Seguidores

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

FREI EMOÇÃO

 Clerisvaldo B. Chagas, 3/4 de novembro de 2022

Escritor Símbolos do Sertão Alagoano

Crônica: 2.795

ESTÁTUA DE FREI DAMIÃO EXIBIDA EM CARREATA, NO ANOITECER DE SANTANA DO IPANEMA (FOTO: ÂNGELO RODRIGUES).
 

Já no cair da tarde do dia 28 passado, Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, entrou numa agitação gigantesca. É que a caravana palmeirense que conduzia a estátua de 15 metros de Frei Damião, de Petrolina, onde fora esculpida, ao Distrito de Canafístula, percorreu parte da cidade de Santana, numa estratégia de arrebanhar turistas e devotos para aquele progressista distrito de Palmeira dos Índios. A estátua de Frei Damião, encomendada em Petrolina, ao escultor Ranilson Viana será colocada no seu pedestal no recém construído Santuário, no próximo dia 6 de novembro dia de aniversário do “Santo do Nordeste”. A estátua, dividida em pedaços montáveis foi conduzida por carretas, acompanhadas por caravana e, à frente, batedores da Polícia   Rodoviária Federal.

O distrito de Canafístula às margens da BR-316, no município de Palmeira dos Índios, era um dos lugares escolhidos por Frei Damião como sede das suas pregações. Graças aos seus movimentos religiosos, proximidade com a sede e fertilidade das suas terras, o distrito saiu do anonimato, cresceu, evoluiu e hoje tem o reconhecimento não só de Palmeira dos Índios, mas de todo o Agreste e além fronteiras como lugar desenvolvimentista e turístico religioso. A fé em Frei Damião continua indestrutível no estado e em todo Nordeste, fazendo com que o distrito de Canafístula tenha destaque nacional e cultive o turismo religioso e suas romarias alimentadas pelos devotos do Frei. Padre Cícero e Frei Damião são figuras de alto relevo nos corações nordestinos, porém, cada um com estilos diferentes e no mesmo objetivo de servir ao Senhor.

Não sabemos se oficialmente ou não, temos nos meios sociais a referência àquele distrito como “Canafístula Frei Damião”. E agora, com o santuário que terá sua inauguração dia 6 de novembro e a estátua do santo que, com o pedestal terá vinte metros de altura, tem tudo para ser um atrativo nacional. Além das romarias que irão alavancar a economia municipal, faltou dizer que o lugar é referência na cultura e na festa da pinha doce. Sua feira de animais adquiriu fama, principalmente referindo-se a bois e cavalos.

E, em Santana do Ipanema, depois do espetáculo rodoviário com o Frei, com certeza as romarias santanenses serão duplicadas rumo ao Distrito aglutinador.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário