Seguidores

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

“DIÁRIO DA MANHÔ – 19.08.1926 LAMPIÃO E SEU GRUPO FAZENDO DESORDENS E PROTEGIDOS POR FAZENDEIROS


O teor desta publicação diz o quão forte e temida era a presença de Lampião e seu grupo naquele pedaço de sertão. Os nazarenos teve lá suas razões para perseguir este filho de José Ferreira.


RIO, 17. (A. A.) – O doutor Paulo Gomide, diretor dos Telégrafos, recebeu o seguinte telegrama de Recife: “Temos desde anteontem famoso bandoleiro Lampião e seu grupo acampados debaixo de nossas linhas entre Custódia e Vila Bela. Como consequência há naqueles pontos interrupção total de nossas linhas, sendo que os nossos guardas e mesmo inspetores se recusaram a sair a encontro dos inimigos que são agora mais rancorosos. O pessoal de Entre Flores e Vila Bela diz que essa interrupção data de 15 dias, quando daqueles lugares se aproximaram os referidos bandidos.

Agora, porém, o caso para nós é mais grave porque é no nosso circuito do interior que está a coisa. Combinei com o governo do Estado medidas garantidoras do nosso pessoal, mas a polícia tem sempre encontrado grandes dificuldades em capturar os bandidos porque estes gozam de certa proteção dos próprios fazendeiros. O grupo dos celerados é hoje de 85 homens armados e montados, segundo boas informações, e requisitam caminhões quando os encontram, que se servem para seus movimentos. Foram lições infelizmente adquiridas nas incursões dos rebeldes neste Estado”.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com‎

O que disseram de Lampião

Por Virgulino Ferreira DA Silva

"- Lampião era um gênio militar de insuperável estrategia" "Lampião era uma raposa de sagacidade atraindo o adversário para os piores campos de combates".  

Tenente Luiz Mariano, grande perseguidor de Lampião.


"- Lampião tinha tática especial de despistamento, nunca se deixando pegar de surpresa".

Tenente Manoel Neto, grande perseguidor de Lampião.


"- Lampião tinha o espírito de Napoleão".

Tenente Liberato de Carvalho, grande perseguidor de Lampião.


"- Dos homens que deixei em armas no Pajeú, só Virgolino poderia chegar a celebridade".

Sinhô Pereira, último chefe de Lampião.


"- Muito cedo Lampião deu provas de admirável capacidade tática e estratégica que assombraram os inimigos".

Major Optato Gueiros, grande perseguidor de Lampião.


"- Lampião dentro de uma trincheira era um leão, capaz de brigar o dia inteiro, destemido".

Tenente Higino Berlamino, grande perseguidor de Lampião.


"- Persegui Lampião durante dez anos, e sei quanto era valente e astucioso".

Tenente Arlindo Rocha, grande perseguidor de Lampião.

Fonte: facebook
Página: Virgulino Ferreira DA Silva

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CASA DA FAZENDA PATOS


Neste local, aconteceu a maior injustiça do Cangaço..., a casa da fazenda Patos, necessita URGENTE, da mesma atenção que teve a casa da Maria Bonita..., o que os amigos sugerem ?


Esta é a casa onde residiu por muitos anos Maria gomes de Oliveira, a  cangaceira Maria Bonita, mas hoje funciona o Museu Maria Bonita.

Fonte: facebook
Página: Adauto Silva

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Sou apaixonado por fotografia e não nego.


Sou apaixonado por fotografia e não nego. Quando eu soube que quando da morte de Lampião seu bornal estava cheio de fotografias de cangaceiros, de coiteiros e dele mesmo eu fiquei maluco. Em 1926 Lauro Cabral propôs a Lampião fotografá-lo com seu grupo, mas este negou, justamente por estar desarrumado e sujo. Dias depois, Lauro é comunicado que Lampião aceitara a empreitada e para surpresa do retratista, o cangaceiro estava de cabelo feito, roupas novas (dos Batalhões Patrióticos) e foram feitas algumas fotos. Umas com a família, outras sozinho e duas clássicas de seu bando (de frente e de costas). Na fotografia do grupo, segundo alguns jornais de época como "O Nordeste" de Fortaleza de 8 de Março de 1926 fala: "Lampião, um pouco afastado, afirma-se como seu chefe". Era sim natural o chefe ter destaque nas fotografias e ainda é, vejam as fotos de políticos. Baseado neste argumento e na história entre Sabino e Lampião, eu notei uma certa similaridade entre as fotos. Vejam que em Limoeiro do Norte quem está em destaque é o Sabino. Então, fica aqui a pergunta: Onde começa o verdadeiro poderio de chefia de Lampião? Será que Sabino "pintava e bordava" realmente em cima do Capitão pelos favores que este devia? Vamos ao debate? Abraço a todos!

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HOJE NA HISTÓRIA - 16 de Setembro de 2014

Por Geraldo Maia do Nascimento

No dia 16 de setembro de 1955 aconteceu um recital no Cine-teatro PAX de Frei José Francisco de Guadalupe Mojica, transmitido pela Rádio Tapuio.
               
Frei José Mojica fora astro cinematográfico mexicano, galã de películas amorosas da cinematografia norte-americana, que abandonara a vida artística pela clausura.
                

José Mojica é o nome artístico de José de Guadalupe Mojica, conhecido por Frei Mojica. Ele nasceu na cidade de San Gabriel Jalisco, México, em14 de setembro de 1895. Logo após a nascimento do menino, morreu seu pai e a mãe resolve mudar-se com o filho para a capital mexicana. José começou seus estudos no Colégio Saint Marie e posteriormente no Colégio San Ildefonso. Queria estudar Agricultura ,mas houve a Revolução Mexicana e a escola ficou fechada.Durante esse lapso de tempo, começou a estudar canto e percebeu que tinha muito jeito para isso Tinha voz muito boa e timbre de tenor. Estudou canto no Conservatório Nacional de Música, sob a orientação do maestro José Eduardo Pierson, muito conceituado e que foi o orientador de cantores que ganharam fama mundial, como: Pedro Vargas, Afonso Ortiz Tirado. A estréia de José Mojica foi no Teatro Ideal. Depois participou da ópera:\" El Barbero de Sevilla\', em 1916, no Teatro Arbeu, e aí já se consagrou junto ao público. Resolveu,porém, ir para Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde arranjou emprego de lavador de pratos, para se sustentar. enquanto aguardava oportunidade para seguir em sua carreira artística. Foi conseguindo papeis secundários. E foi assim que foi ouvido pelo grande tenor Caruso, que se encantou com a voz do mexicano , lhe deu alguns conselhos e o encaminhou para vários trabalhos. Um dos conselhos foi que José Mojica estudasse francês, inglês,italiano. Além de estudar dança, equitação,atletismo.O que Mojica fez. E logo conseguiu uma apresentação, ao lado da grande diva Mary Garden, diretora da Companhia de Ópera de Chicago. Depois disso ele foi convidado a gravar pelo selo Édison\",onde gravou trechos de óperas e músicas tradicionais mexicanas. Mojica foi também convidado para participar do filme:\"One Mad Kiss\". Nos sets de cinema, o cantor ficou até 1938, tendo galgado posto alto, comparável aos grandes cantores Nelson Eddy e Howard Keel. Mas Mojica resolveu voltar para o México e continuar cinema em sua terra natal. Ali ele filmou:\"El Capitan Aventurero\". Já com fama e com dinheiro, o artista comprou uma grande \"Villa\", para dar a sua mãe, que mudou-se para lá e ali viveu até 1940, quando morreu.
              
A morte da mãe abateu-se sobre o cantor de tal forma, que ele entrou em depressão profunda. E resolveu mudar de vida e entrar para a vida religiosa. Se desfez de todas as suas propriedades, deixou de atuar em filmes , mas fez o filme: \"Melodias de América\", em que cantou : Solamente una Vez\", que marcou um grande sucesso Música de sua autoria.. E foi o seu começo como cantor de músicas dolentes. Em 1942, ele entrou definitivamente no Seminário Franciscano de Cusco no Peru e passou a ser chamado de Frei Mojica. Depois se transferiu para o Monastero de San Francisco de Jesus, na mesma cidade. A sua fama o ajudou a reunir fundos para instalar um seminário em Arequipa, conseguindo ajuda da Argentina e de outros países..
              
Em 1950, recebeu um convite do Brasil, para participar da fase se implantação da televisão no país. E aceitou. Esteve em São Paulo, a convite do jornalista e empresárío Assis Chateaubriand e Frei Mojica participou do show experimental da TV Tupi -PRF3, a primeira emissora do Brasil. Foi um festa montada na Rua Sete de Abril, sede dos Diários Associados, onde houve uma cerimônia e uma apresentação artística. Nela Frei Mojica cantou músicas românticas, entre as quais:\"Besame Mucho\", musica romântica e sensual, que era sua fase. E eram músicas de sua autoria. Foi um verdadeiro acontecimento, com muita divulgação, muitas fotos e certamente Mojica conseguiu angariar fundos para suas construções religiosas. O fato se deu no dia 4 de junho de 1950.
              
Em 1958, Mojica escreveu o livro:\"Yo Pecador\", que fez muito sucesso e foi passado para o cinema e narrava a vida do cantor, então já frei. A Ciudad del México, seu país, resolveu prestar-lhe muitas homenagens, pois ele havia ganho fama internacional.
              
Frei Mojica, no entanto, voltou à sua vida religiosa no Peru, onde, sob os cuidados de uma anciã surda e muda, morreu, vítima de um ataque cardíaco, em 1974.
              
José Mojica fez em Hollywood cerca de 10 filmes, no México, seu país, fez seis e na Argentina fez um. Tendo tido uma vida cheia de altos e baixos, como cantor, ator e compositor musical, Frei Mojica gostava de dizer que o que mais fez na vida foi se dedicar a Deus, seu Pai e Senhor.

Geraldo Maia do Nascimento

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

http://www.blogdogemaia.com/#

  
                

Museu do Sertão resgata a história de vida do interior do nordeste


Enviado pelo professor e pesquisador do cangaço 
José Romero Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Boa recuperação

www.azougue.org

O radialista Antonio Pereira de Melo o coroné Pereira foi cirurgiado e já faz mais de uma semana, e informamos aos nossos leitores e aos seus amigos que ele está muito bem. A sua recuperação tem sido excelente. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com
http://sednemmendes.blogspot.com