Seguidores

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

LIVRO

    

Saiu a 2ª tiragem da Biografia de Maria Bonita....para adquirir: 75-988074138

https://www.facebook.com/groups/1893861520873829

http://blogdomendesemendes.blogspot,com

LIVRO

   Por José Mendes Pereira

Você leitor, e eu, vamos participar do casamento de José Ferreira da Silva (Santos) com a dona Maria Sulena da Purificação (Maria Lopes) pais dos irmãos Virgolino Ferreira da Silva, Antonio Ferreira da Silva, Levino Ferreira da Silva e Ezequiel Ferreira Silva.

Vamos chegar devagarinho! Pés às alturas, como se nós estivéssemos flutuando em um picadeiro de circo, silêncio total, sem pigarrearmos em momento algum, para vermos o que irá acontecer durante esta união familiar. Não se preocupe, os irmãos Ferreiras não estão aqui entre nós, eles ainda irão nascer, primeiro Antonio Ferreira, depois Levino Ferreira, depois Virgolino Ferreira e por último (dos homens) Ezequiel Ferreira da Silva.

O casamento destes famosos e futuros pais de 4 cangaceiros você irá adquirir toda história no livro: "Lampião a Raposa das Caatingas", do escritor e pesquisador do cangaço José Bezerra Lima Irmão - a partir da página 70.

Esta maravilhosa obra você irá encontrá-la através deste e-mail: franpelima@bol.com.br, com Francisco Pereira Lima, o professor Pereira, lá de Cajazeiras no Estado da Paraíba.

A maior obra já escrita até hoje sobre cangaço, e sobre a família Ferreira, do afamado Lampião.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/.../lampiao...

Fotos:

1 - Livro: "Lampião a Raposa das Caatingas";

2 - José Ferreira da Silva e Maria Sulena da Purificação os pais de Lampião;

3 - O autor do livro José Bezerra Lima Irmão.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

     Por José Mendes Pereira


Recentemente o escritor e pesquisador do cangaço Guilherme Machado lançou o seu trabalho sobre o mundo dos cangaceiros com o título "LAMPIÃO E SEUS PRINCIPAIS ALIADOS". 

O livro está recheado com mais de 50 biografias de cangaceiros que atuaram juntamente com o capitão Lampião. 

Eu já recebi o meu e não só recebi, como já o li. Além das biografias, tem fotos de cangaceiros que eu nem imaginava que existiam. São 150 páginas. Excelente narração. Conheça a boa narração que fez o autor. 

Pesquisador Geraldo Júnior

Prefaciado pelo pesquisador do cangaço Geraldo Antônio de Souza Júnior. Tem também a participação do pesquisador Robério Santos escritor e jornalista. Duas feras no que diz respeito aos estudos cangaceiros.

Jornalista Robério Santos

Não deixa de adquiri-lo. Faça o seu pedido com urgência, porque, você sabe muito bem, livros escritos sobre cangaços, são arrebatados pelos leitores e pelos colecionadores. Então cuida logo de adquirir o seu! 

Pesquisador Guilherme Machado

Adquira-o através deste e-mail: 

guilhermemachado60@hotmail.com
Ou dê um pulinho lá em Cajazeiras:

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

LAMPIÃO CONTRA A FAMÍLIA RIBEIRO

 Por Nas Pegadas da História

https://www.youtube.com/watch?v=OBVgwm2ukXM&t=160s&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

LAMPIÃO PUNE COM A MORTE O CANGACEIRO SABIÁ.

 Por No Rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=2JwQ2UE9ZsE&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

Lampião, o Rei do Cangaço, ao saber que um cangaceiro do seu grupo havia estuprado a filha de um coiteiro amigo seu, enfurecido, pune o miserável com a morte, e ordena que o enterrem numa cova rasa. Fonte: Lampião - A Raposa das Caatingas, de José Bezerra Lima Irmão. Caiçara dos rios dos ventos.blogspot.com Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. #NoRastroDoCangaço Vejam também: https://youtu.be/xxI3SMSW_d0 https://youtu.be/rdsFsqPrINU https://youtu.be/WgJ2gzzmbXQ https://youtu.be/w689lMdvUN0 https://youtu.be/sqhWYPAy2uE https://youtu.be/ZEE32oCF7oA https://youtu.be/HH4xN9FOiQg https://youtu.be/cRvkUIonWEc https://youtu.be/3wuCmkQyaII https://youtu.be/Y1kh7Js_lhA https://youtu.be/rl0RucODGec https://youtu.be/pmPvnN9JRL8 https://youtu.be/cPMXW02sFGs UM FORTE ABRAÇO!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANGICO, O ÚLTIMO COVIL DE LAMPIÃO

 Por André Feijó

https://www.youtube.com/watch?v=44DfFkeFY7U&t=43s&ab_channel=Andr%C3%A9Feij%C3%B3

Após o grande sucesso do primeiro documentário “Os Últimos dias do Rei do Cangaço”, a equipe da TV EDUCATIVA DE ALAGOAS, liderada por João Marcos de Carvalho e André Feijó, junto com o perito Vitor Portela, volta a Piranhas, em Alagoas. Desta vez para Vitor determinar onde estava as volantes. Angico, o Último Covil de Lampião.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E A MORTE DO NAZARENO ILDEFONSO FLOR NA FAZENDA XIQUE - XIQUE

 Por No Rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=R1KJtdtamf4&t=26s&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, o rei do cangaço, chefiando seu bando de cangaceiros, enfrenta a Força Volante de Nazaré, os Nazarenos, na fazenda Xique-Xique, próximo à Vila Bela, atual Serra Talhada, numa batalha sangrenta, onde a Volante dos Nazarenos, entre eles Davi Jurubeba, Manoel flor, João Domingos Ferraz, Ildefonso Flor e vários outros, encurralam o grupo de cangaceiros.

Vejam os detalhes dessa importante história do cangaço nordestino, Lampiônico, que culminou na morte do Nazareno Ildefonso de Souza Ferraz "Ildefonso Flor".

Fonte: Livro O canto do Acauã - Marilourdes Ferraz Temas relacionados:

Sertão Nordestino, Lampião e Maria Bonita, Grota de Angico, Contos do cangaço no sertão, cangaço Lampiônico, Cangaceiros de Lampião, cabras de Lampião, História Nordestina, Literatura do Sertão Brasileiro, Crime de castração, história do eunuco, lampião a raposa das caatingas, o governador do sertão, lampião mata inocente, crimes de Lampião, lampião herói ou bandido, Volantes Policiais no cangaço, volante policial Nazarenos, Volante Zé Rufino, Volante Mané Neto, Padre Cícero, Rota do cangaço, cangaceiro Corisco, cangaceiro Moreno, Cangaceiro Zé Baiano, cangaceiro Gato, histórias e contos, filmes completos, canais de cangaço, A morte do cangaceiro Corisco.

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. #NoRastroDoCangaço Vejam também: https://youtu.be/caVfy_ZGplw https://youtu.be/4gtfGPPxnV4 https://youtu.be/7jWUGL3MZqo https://youtu.be/n66BehWFWto https://youtu.be/ej1LY1Wztms https://youtu.be/3wuCmkQyaII https://youtu.be/Y1kh7Js_lhA https://youtu.be/rl0RucODGec https://youtu.be/pmPvnN9JRL8 https://youtu.be/cPMXW02sFGs
UM FORTE ABRAÇO!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ESQUECIDA PELA HISTÓRIA, GUERRA DO CONTESTADO TERMINOU HÁ 100 ANOS

 Por Senado Federal

https://www.youtube.com/watch?v=clz3NhqPUf0&ab_channel=SenadoFederal

Um dos conflitos mais sangrentos ocorridos no Brasil no século 20 terminou há cem anos. A Guerra do Contestado opôs o Exército a grupos de sertanejos no interior de Santa Catarina. 

Entre as causas do conflito, estavam uma disputa de limites entre Paraná e Santa Catarina e a expulsão de posseiros para a construção de uma estrada de ferro do magnata americano Percival Farquhar. 

Estima-se que 10 mil pessoas tenham morrido em quatro anos de guerra. A reportagem de Tatiana Beltrão, para a seção Arquivo S, publicada na próxima segunda (4) no Jornal do Senado, conta esse episódio pouco conhecido da história brasileira.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HISTÓRIAS DO BRASIL - CANUDOS

 Por TV Senado

https://www.youtube.com/watch?v=OtytnH59p3o&ab_channel=TVSenado

O líder messiânico Antônio Conselheiro e o massacre da comunidade de Canudos, no interior da Bahia. Publicado na internet em 08/08/2017.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SIMÃO DIAS NA HISTÓRIA - CANDEEIRO E A CIDADE QUE NÃO QUERIA DEIXAR OS CANGACEIROS PASSAREM

 Manoel Dantas Loyola o "Candeeiro" narrou para Aderbal Nogueira sua prisão, da escolta de Zé Rufino e de uma cidade no Centro-Sul de Sergipe que não queria estar no trajeto dos condenados.

Aperte o play


http://lampiaoaceso.blogspot.com/search/label/An%C3%A1polis

http://blogdomendesemendes.blogspot.com