Seguidores

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

SE O LIVRO FALASSE!

 Por José Mendes Pereira

Estes livros você os encontrará com o professor Francisco Pereira Lima em Cajazeiras
através deste e-mail: franpelima@blo.com.br

Infelizmente, o livro não fala porque ele é mudo. O livro não ouve porque ele é surdo. O livro não vê porque ele é cego. O livro não discute porque ele se acomoda e se adapta em qualquer lugar do universo com o ser humano. O livro não odeia porque ele além de ser generoso e educado é o mais sábio do nosso planeta. O livro não critica porque ele sabe que aqueles que dizem coisas sem nexo, não são rudes, ignorantes, apenas sentem falta de um mestre para ensiná-lo e apresentar as belas histórias de sua cidade, de seu Estado, do seu país ou de todos os países do mundo.

O livro concorda com tudo e com todos, porque ninguém sabe mais do que ele o passado, o presente e o futuro que há de vir e será guardado por ele. Ele não advinha o futuro, mas aguarda o que há de vir para guardá-lo.

Guarda os seus livros com muito cuidado e carinho! Não confia na informática, porque terá dia que você não encontrará nela o que procura, simplesmente por falta de transmissão pela internet. Infelizmente, ela está fora, e sem ela para navegar, como você fará o seu trabalho hoje?

Se os seus livros estão guardadinhos eles não te deixarão sozinho. Estarão ao seu lado a todo o momento.

Veja se cada um deles está no seu lugar na estante.

Eles choram quando são maltratados por quem não os zelam e não retornam aos seus lugares na estante.

Não desgruda o seu olhar um só instante. Livros são como filhos. Todas as noites você os conta para saber se estão nas suas redes ou se falta algum. E quando falta, você fica se perguntando: “- Para onde o meu filho foi sem me avisar?”.

Ame muito os seus livros, assim como você ama a você mesmo.

Parabéns para o livro! Parabéns por você se preocupar com as nações mundiais do universo, registrando todos os fatos que acontecem no dia a dia com a humanidade!

Você é para ser homenageado todos os dias, todas as noites e todas as horas.

Estes livros você os encontrará com o professor Francisco Pereira Lima em Cajazeiras
através deste e-mail: franpelima@blo.com.br


LIVROS SOBRE CANGAÇO É COM O PROFESSOR PEREIRA

Por José Mendes Pereira

Se você está interessado a algum livro sobre cangaço é só entrar em contato com o professor Pereira, através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br

A compra é feita na cidade de Cajazeiras, no Estado da Paraíba. Será entregue em sua casa o mais rápido possível.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO

 Por Luiz Serra

Sobre o escritor

Licenciado em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Linguagem Psicopedagógica na Educação pela Cândido Mendes do Rio de Janeiro, professor do Instituto de Português Aplicado do Distrito Federal e assessor de revisão de textos em órgão da Força Aérea Brasileira (Cenipa), do Ministério da Defesa, Luiz Serra é militar da reserva. Como colaborador, escreveu artigos para o jornal Correio Braziliense.

Serviço – “O Sertão Anárquico de Lampião” de Luiz Serra, Outubro Edições, 385 páginas, Brasil, 2016.

O livro está sendo comercializado em diversos pontos de Brasília, e na Paraíba, com professor Francisco Pereira Lima.

franpelima@bol.com.br

Já os envios para outros Estados, está sendo coordenado por Manoela e Janaína,pelo e-mail: anarquicolampiao@gmail.com.

Coordenação literária: Assessoria de imprensa: Leidiane Silveira – (61) 98212-9563 leidisilveira@gmail.com.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ALCINO - MENTIRAS E MISTÉRIOS DE ANGICO

 Por Aderbal Nogueira - Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=y7jqB65ikwI&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Alcino Costa, o Caipira e Poço Redondo. Um homem simples e querido por todos, um homem que conheceu e foi parente de muitos remanescentes do cangaço, aquele a quem todos os pesquisadores procuravam para obter informações preciosas. Aqui em uma palestra polemica, mas o que seria do cangaço sem as polemicas?

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CEEC ENTREVISTA - JOSÉ BEZERRA LIMA IRMÃO

 
https://www.youtube.com/watch?v=ukE1FHeStQs&ab_channel=CEEC-CentrodeEstudosEuclydesdaCunha

CEEC - Centro de Estudos Euclydes da Cunha

José Bezerra Lima Irmão é membro da Academia Gloriense de Letras. Natural de Alagadiço, município de Frei Paulo. Aos cinco anos, sua família se mudou para a Barra das Almas, no município de Glória, e depois para o povoado Piabas. Reside atualmente em Salvador. É pesquisador apaixonado do cangaço e de tudo o que diz respeito à história do Nordeste, envolvendo suas figuras míticas, tais como Padre Cícero, Antônio Conselheiro, José Lourenço, Severino Tavares e Quinzeiro, e os trágicos episódios de Canudos, Caldeirão, Pau-de-Colher, Serra do Rodeador e Pedra Bonita do Reino Encantado ou Pedra do Reino. Fruto de onze anos de pesquisa, publicou um imenso tratado sobre o cangaço "Lampião - A Raposa das Caatingas". A obra, de 736 páginas, sucesso de público e de crítica, em pouco mais de um ano, já se encontra na terceira edição. 

Leia mais: https://www.academiagloriensedeletras... Inscreva-se no canal do CEEC: https://www.youtube.com/channel/UCw6t... 

FACEBOOK: https://www.facebook.com/ceecuneb/ TEL: (71) 3321-5081 Rua do Cabeça, n. 10 – Ed. Marquês de Abrantes, 8º Andar – Sala 812, Salvador-BA, Brasil. CEP:40060-230

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JUAZEIRO EM PAUTA

 Por Aderbal Nogueira - Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=fS5XFq84uOc&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Divulgando nosso próximo vídeo gravado com o pesquisador Roberto Júnior, do site Cariri das Antigas. Imperdível! https://cariridasantigas.com.br/ https://youtube.com/channel/UCbQbnjn7... https://instagram.com/cariridasantigas/ https://www.facebook.com/cariridasant...

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MORREU O MOTIVO DA TRADIÇÃO

 Clerisvaldo B. Chagas, 8 de janeiro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.447

Acaba de falecer o motivo do tradicional título do lugar Maracanã no Bairro Camoxinga em Santana do Ipanema. Maracanã é a palavra mais citada diariamente na cidade. É ponto de convergência e divergência do grande bairro, referência em toda a região. Há mais de sete décadas ali foi instalada uma churrascaria que recebeu o nome Churrascaria Maracanã, gerando o nome do lugar. (sua história se encontra no livro “O Boi, A Bota e a Batina; História Completa de Santana do Ipanema”, ainda inédito. Pois bem, após longas tentativas de venda, o prédio da Churrascaria Maracanã (há muito desativada) agora, no dia 4 de janeiro de 2021, foi iniciado como um grande empreendimento, transformado em Centro Médico de Saúde Fácil, com fachada total reformada.

O Centro Médico de Saúde Fácil, é um empreendimento santanense, particular, pertencente aos irmãos médico Pedro Salgueiro e o engenheiro André Salgueiro, família da saudosa professora Iracema Salgueiro. O Centro foi planejado para facilitar consultas médicas e exames laboratoriais a preços moderados, oferecendo várias facilidades para que a população de menor poder aquisitivo possa usar satisfatoriamente a medicina em seu favor. Santana do Ipanema agradece aos filhos da terra que não mediram esforços em investir na Rainha e Capital do Sertão, principalmente numa área tão nobre quanto esta. Quem passar no Largo do Maracanã, agora, sentirá falta da imagem da antiga churrascaria que lhe emprestou definitivamente o nome. Em seu lugar, porém, verá uma bela fachada, atestando o progresso da cidade como mais uma opção médica para o estado de Alagoas.

Faleceu o motivo da tradição do nome do Largo, mas ninguém vai deixar de continuar chamando o ponto de referência do Bairro Camoxinga e da cidade pela mesma denominação construída há mais de meio século. Santana do Ipanema tem se transformado tão rapidamente que se torna impossível o acompanhamento pari passu, como fazíamos sempre. Mesmo assim continuamos descrevendo para os ausentes, o que está acontecendo nas terras abençoadas de Senhora Santana. A priori, a vizinha farmácia Santa Cruz, chamada Farmácia de Jânio, fará parte do empreendimento com o nome Farmácia MedFácil, com descontos de até 80% nos medicamentos, segundo divulgação.

Parabéns mais uma vez aos empreendedores santanenses que dão exemplo de investimentos na terra.

“Nada desaparece, tudo se transforma”.

(em breve publicaremos extra a fachada do Centro Médico)

EXTERTORES DA HISTÓRICA CHURRASCARIA MARACANÃ.

(RARA FOTO: B. CHAGAS).



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O MESTRE GENIVAL LACERDA.

 Por Giovani Gomes

No dia que passei de fã para filho !

Estava em 2013, em São Paulo-SP, voltando para o nordeste , esperava o meu voo no Aeroporto Internacional de Guarulho , tranquilamente quando o Mestre Genival Lacerda sentou ao meu lado, então levantei dirigir a ele , pedi um autrografo , rapidamente ele levantou-se e gritou em voz alto MEU FILHO! . 

As pessoas ao redor olharam sem entender, fiquei com vergonha, mas logo entrei na brincadeira. Ele me deu aquela abraço apertado, pediu para sentar ao seu lado e conversamos por horas. Fez questão de abrir sua maleta e me presentear com seu CD, João Lacerda seu filho ficava olhando as besteiras que conversamos no sagão do Aeroporto. Os seus fãs quando chegavam para lhe pedir um autógrafo, ele dizia: esse é meu filho buchudo. As pessoas começaram a acreditar. Embarcamos para o Recife-PE, depois pegamos outro voo para Petrolina-PE, ele sempre gentil e brincalhão com todos. 

Em 2016, em viagem à Petrolina, estava no Bodromo no Restaurante do Ângelo. Ele já estava lá, nos reencontramos fui logo conversar com ele. Perguntei lembrar de mim. Ele olhou e diz SER BESTA CABRA!, Aonde vou esquecer do meu filho buchudo, e completou "Somos unidos pelo os buchos". Assim nasceu nossa amizade. Hoje o nordeste perdeu um grande artista, icone do forro autêntico.

Imagino alegria de Gonzagão pedindo a São Pedro. Abra a porta Pedim ! Deixe o homem entrar! Gritou Gonzagão, Dominguinho foi logo pegando a sofona, Sivuca também, e Genival Gritou ! hoje vamos virar o céu ao averso. E a Festa começou!

Viva Mestre Genival Lacerda!

VAai deixa saudades em seus fãs e principalmente do seu filho de buchodo.

Foto 01 : No Aeroporto Internacional de Guarulho-PE.

Foto 02: Bodromo, Petrolina-PE.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CERCO AO CANGACEIRO CHICO PEREIRA NA FAZENDA PAU FERRADO (CAJAZEIRINHAS - PARAÍBA).

Por Geraldo Júnior 
https://www.youtube.com/watch?v=WprsBsb77ik&fbclid=IwAR2JDGIQYA4MnkEfPD2EsZclaTkxITZ45rNJIfyUqvlcLarMG_7Y-VGGS6c&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Cangaçologia

Um cerco policial formado em torno de uma casa de fazenda. Um cangaceiro completamente cercado e um desfecho inusitado. O resto eu deixo por conta do nosso amigo pesquisador José Tavares de Araújo Neto e Carrinho Farias... lá da terra da Cabocla Maringá. Sem mais delongas. 

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. 

INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. 

Forte abraço... Cabroeira! 

Atenciosamente: 

Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MANE NETO

Colorido pelo baiano professor, escritor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DIÁRIO DE NOTÍCIAS

 Do acervo do Adelson Mota

Carta oferecendo,fotos a Roberto Marinho fotos de Lampiao, para furo de reportagem de O Globo, e diz que Maria teria Morrido em 1936 proposta por Edmar Morel/credito.

https://www.facebook.com/photo?fbid=400508164567899&set=gm.1170384953431383

http://blogdomendesemendes.blogspot.com