Seguidores

domingo, 8 de setembro de 2013

Gosto de polemizar, camaradas.

Por: Aderbal Nogueira

Vejam esse depoimento de SILA - segundo muitos, "a mentirosa". Quando defendo Sila em algumas coisas é porque convivi com ela 6 meses de uma vez e 4 messes de outra vez, fora viagens e encontros em seminários. Não falo apenas por ouvir dizer nem só pelo que li, falo porque convivi. Isso não a isenta, por exemplo, de críticas minhas em algumas situações nem tão pouco em dizer que, para mim, ela foi uma FORA DA LEI. 
YouTube - Vídeos desse e-mail




Esse depoimento falando de REZA e COSTURA é bem lúcido e, importante, dito por ela e não em livro escrito em nome dela. Analisem a coerência da coisa e veja se Sila era a dissimulada que muitos pensam. Aqui apenas uma síntese mas não alterei em nada seu conteúdo. Uma hora dessas faço um vídeo na íntegra.

Abraço, camaradas.

Enviado pelo cineasta do cangaço Aderbal Nogueira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PIRANHAS, GROTA DO ANGICO E AS MARCAS DAS BALAS NONDE MORREU LAMPIÃO.

Por: João de Sousa Lima


 A cidade de Piranhas em Alagoas ficou marcada na história do cangaço por ter visto a primeira exposição macabra das onde cabeças dos cangaceiros. o soldado Josias Valão montou o altar macabro na escadaria da prefeitura da cidade onde foi realizado a famosa fotografia.

Agora em setembro de 2013 estive lá com minha filha Stéfany para seguirmos com o barqueiro Nito e o casal Jarlam e Juliana para fotografarmos as marcas das balas que ficaram nas pedras e foram estudadas por um perito da polícia federal que esteve na companhia do barqueiro e pontuou os lugares.

A viagem além de ser para estudo serviu para conhecermos o simpático casal de professores, Jarlam e Juliana, que nos acompanharam na aventura. Depois do trabalho fomos curtir a bela cidade e a culinária que é inesquecível.


Stéfany e João: Pai ensinando os caminhos da história para uma das filhas amada.


O barqueiro Nito, João de Sousa Lima, Jarlan, Juliana e Stéfany na Grota de Angico

 Foto

Foto

Nito mostra uma das pedras que guardam as marcas do tiroteio do dia 28 de julho de 1938


Nito mostrando marcas eternas nas rochas



O professor e policial Jarlan que acompanhou a aventura com a esposa


Enviado pelo escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima

www.joaodesousalima.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Pela Varig

Contribuição: Roberto Bulhões
Gonzaguina e Gonzagão - www.lastfm.com.br

Essa, eu estava na hora em que Luiz Gonzaga chegou ao gabinete do prefeito de Juazeiro do Norte - CE, Manoel Salviano, em 1985.

Dispensando qualquer cerimônia e simples como ele só, entrou acompanhado por alguns funcionários que o admiravam e foi dizendo:

- Prefeito, estou chegando do Rio de Janeiro pela Varig e antes de seguir pro meu Exu, vim lhe fazer um pedido muito importante.

O prefeito já estava de pé e foi logo abraçando Gonzaga e respondeu imediatamente:

- Pode pedir seu Luiz. Um pedido seu aqui na terra do Padre Cícero é uma ordem!.

Gonzagão foi enfático e praticamente deu um ultimato ao prefeito:

- Em nome do povo de Juazeiro e do meu Padim Pade Ciço Romão Batista, faça uma correspondência à Direção da Varig e peça que a Companhia determine aos seus pilotos, que quando vierem para pouso em Juazeiro do Norte, procedam da mesma forma como procedem no Rio de Janeiro! Lá, Salviano, eles, os pilotos, fazem questão de anunciar que, do lado tal da aeronave, está o monumento do Cristo Redentor.  Por que não fazer o mesmo procedimento em Juazeiro, dizendo que ao lado esquerdo da aeronave está o monumento ao padre Cícero?..."

Não deu outra:

A solicitação foi feita no mesmo dia, à Varig, através do seu presidente Hélio Smith, que determinou o procedimento.

E, a partir desse dia, em todas as aeronaves, no momento do pouso, os pilotos falavam o jeito que Gonzagão pediu.

"Senhores Passageiros, estamos procedendo a um pouso normal, de escala, na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. Do lado esquerdo da Aeronave os senhores podem observar a magnífica estátua do Padre Cícero Romão Batista, Padroeiro da cidade e de todo o Nordeste! Sejam bem-vindos e... Viva o Padre Cícero!"

Oxente! Rei é Rei!...
Contribuição: Roberto Bulhões

http://www.luizluagonzaga.mus.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O MENINO E O CALANGO

Por: Rangel Alves da Costa(*)
Rangel Alves da Costa

O MENINO E O CALANGO 

O calango não era nem daqueles pequenos lagartos acostumados a viver embrenhados nas moradias, subindo pelas paredes de barro ou se escondendo nas tocas existentes por todo canto. Não. Este era um réptil de mataria, com moradia por cima da terra e lajedos e sempre avistado por cima das pedras grandes.

Não há quem goste mais de tomar sol do que o calango. Sertões adentro e onde houver uma pedra robusta ali haverá de estar uma cabeça-de-frade e um calango. Estranhamente, o cacto achatado e de cabeça rosácea nasce por cima do rochedo e ali permanece uma eternidade como prova dos mistérios da natureza.

Já o calango sempre é avistado por lá porque é considerado bicho curioso demais, sempre atento ao que se passa ao redor. Além de não fechar os olhos um só instante, não para de balançar a cabeça de canto a outro. E se um predador chega por trás e lhe acerta o rabo, ali mesmo deixa o pedaço e foge como um foguete, ziguezagueando pela terra abrasada.

Foi numa dessas correrias que o calango foi parar na malhada da casa do menino. Tapera sertaneja, feita de barro, cipó e graveto como ripa, nem telhado possuía. Acaso chuva caísse por ali certamente um tanto empoçaria o barro do chão e o outro escorreria pelas folhagens secas. E dentro dela uma família sertaneja: o pai, a mãe e o filho.

Na correria que chegou, o calango se entocou numa loca de pedra que ficava bem ao lado da moradia. Seu objetivo era ficar no local o tempo suficiente para que seu rabo despontasse novamente, e seria coisa de não demorar muito. No dia seguinte, colocou a cabeça do lado de fora e avistou um meninote brincando pelo chão com duas pontas de vaca.


Percebeu o menino, ficou admirando seu jeito paciente de tanger sua boiada de dois, mas não foi percebida. No dia seguinte a mesma coisa. Quando sentiu que já estava refeito para novamente enfrentar aquele chão sertanejo cheio de pedras, espinhos e asperezas, então decidiu tomar banho de sol de corpo inteiro. E subiu na pedra, bem defronte de onde estava o menino brincando.

Dessa vez o pequeno sertanejo lançou-lhe um olhar mais que admirado. Já havia avistado muitos calangos, bribas, catengas, lagartixas e até teiús, mas não daquele modo. Pela primeira vez sentia que o animal não se assustava, não saía em disparada, não se danava no oco do mundo. Pelo contrário, aquele calango parecia olhar bem no seu olhar, mirando e admirando como a um velho conhecido.

O sertanejinho colocou as pontas de lado e se arrastou até mais perto da pedra. E o calango parecia imóvel e de olhos nele fixados. Foi quando ouviu da miúda boca sertaneja que era melhor ele ir embora, pois diante daquela situação de fome, certamente ele iria ser assado se fosse encontrado por seu pai. E em seguida espantou-o para que descesse da pedra e seguisse adiante.

Contudo, no dia seguinte e na mesma hora, eis que o pequeno fazendeiro de ponta de vaca olha de lado e lá encontra o altivo réptil em cima da pedra, mirando-o. E quase repetiu a advertência: Gostei muito de você, viu seu calanguinho. Até que eu ia achar muito bom se você descesse daí e também quisesse brincar comigo. Mas hoje não há nada pra comer em casa e se meu pai aparecer você vai ser comido com farinha seca. Então vá embora, vá! E novamente fez com que o outro sumisse dali como raio.

Mas a mesma cena no dia seguinte. Dessa vez o calango achou o menino mais triste, mais cabisbaixo, parecendo choroso, agoniado. Voz tivesse para perguntar o que tanto lhe afligia. Também estranhou foi o fato de não ser repreendido, de não ser forçado a pular da pedra e ir embora. Estranho demais, pensou o calango. E desceu da pedra devagarzinho e foi se juntar ao menino. Os seus olhos estavam molhados, chorosos, logo percebeu.

O calango ali continuou, se fez de brinquedo, correu de canto a outro, tudo tentou para alegrar o menino. Mas este calado estava e calado ficou, mas só até o momento em que o rastejante quis subir na sua mão. Então resolveu segurá-lo cuidadosamente, levantou até os olhos e disse: Pela última vez, não quero mais você aqui de jeito nenhum. Como amigo peço que vá embora agora mesmo se não quiser ser encontrado e acertado por meu pai. Hoje foi a vez de minha mãe chorar de barriga vazia, mas não por ela. Você sabe por quem. Então vá.

O calango não voltou no dia seguinte. Mas no outro sim. A mãe estava prostrada enfraquecida numa cama e o pai em tempo de enlouquecer, sem saber o que fazer pra encontrar qualquer alimento. E foi quando o seu filho entrou levando à mão um calango morto. Toma pai, asse na brasa e dê a mãe. Disse chorando.

Rangel Alves da Costa, nascido em 1963, é natural de Poço Redondo, no Alto Sertão Sergipano do São Francisco. É advogado e escritor, e reside em Aracaju. Já publicou os seguintes livros: Estórias dos Quatro Ventos (crônicas), Memória Cativa – O Sertão em Prosa e Verso, Sertão - Poesia e Prosa, Tempestade (romance), Ilha das Flores (romance), Evangelho Segundo a Solidão (romance), Desconhecidos (romance), Todo Inverso (poesias), Já Outono (poesias), Poesia Artesã (poesias), Andante (poesias), O Livro das Palavras Tristes (crônicas), Crônicas Sertanejas (crônicas), Crônicas de Sol Chovendo (crônicas), Três Contos de Avoar (contos), A Solidão e a Árvore e outros contos (contos), Poço Redondo – Relatos Sobre o Refúgio do Sol, Da Arte da Sobrevivência no Sertão, Estudos Para Cordel (prosa rimada sobre o cordel). Participou também da coletânea Gandavos - Contando outras histórias. Possui outros livros prontos para publicação, dentre os quais Nas mãos de Deus: um romance de injustiça e Entre a Ficção e a História - O Cangaço Imaginário. Colabora com artigos para o Jornal do Dia, de Aracaju. Diversos sites também publicam seus textos.

Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUIZ GONZAGA E AS PILHAS EVEREADY

Contribuição Roberto Bulhões
liciafabio.com.br

Nos anos 60, Luiz Gonzaga andou pelo Nordeste inteiro divulgado as Pilhas Eveready.

Por onde a caravana passava, distribuía prêmios nas cidades; e as capitais eram alvo principal da divulgação.

Natalense de nascimento e desde pequeno ouvindo minha mãe cantar as músicas do Rei do Baião, fui ao lançamento da Eveready na minha cidade.

Foi ai que tudo aconteceu:

Tive a honra e o privilégio de ganhar um belo cascudo de Gonzagão nos anos 60, em Natal, Rio Grande do Norte, justo no lançamento das Pilhas Eveready, na praça Gentil Ferreira, no Alecrim.

Do alto do caminhão transformado em palanque, Gonzagão chamou uma pessoa para cantar a música das Pilhas Eveready. Eu fui o primeiro a subir no caminhão. Garoto, 13 a 14 anos, nunca tinha cantado nada e nesse dia inventei de cantar acompanhando o saudoso Luiz Gonzaga. Nem precisa dizer que passei longe do tom de sua sanfona. A vaia comeu de esmola e fui agraciado com um cascudo e a frase:

"Você sabe cantar nada, seu coisa!".

Não deu para esquecer!

Ainda hoje eu lembro a letra da música:

"Pilhas Eveready 
Pilhas Eveready
Pilha Eveready 
Minha luz, minha alegria!
Com minha lâmpada,
Com minha lâmpada,
Eu vejo a estampa 
Da estrela de Maria!"

Contribuição: Roberto Bulhões

http://www.luizluagonzaga.mus.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com