Seguidores

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

ANO DE 1929, MUNICÍPIO DE JEREMOABO

 Acervo do Caio lorenzo

Ano de 1929, município de Jeremoabo, Sertão da Bahia. Lampião era um caboclo alto, um tanto corcunda, cego do olho direito, óculos ao estilo professor, manco de um pé (baleado três anos antes), com moedas de ouro costuradas na roupa. Exalava mistura forte de perfume francês com suor acumulado de muitos dias. O cangaceiro podia até não preencher os requisitos de um bom partido, mas foi com esses atributos que conquistou a futura mulher, filha de casal com uma dezena de filhos.

Maria Gomes Oliveira tinha 18 anos quando subiu na garupa do cavalo de Virgulino Ferreira da Silva. Corpo bem feito, olhos e cabelos castanhos, um metro e cinquenta e seis de altura, testa vertical, nariz afilado. Era bonita, habilidosa na costura (assim como era Lampião) e adorava dançar. Foi o suficiente para Virgulino quebrar a tradição do cangaço e permitir o ingresso de uma mulher nos bandos, o que abriu precedente para várias outras.

Felipe Torres

 https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOÃO FERREIRA, IRMÃO DE LAMPIÃO.

 Por Histórias do Brasil

Raríssimo Retrato do sr. João Ferreira, irmão de Lampião colocando algumas flores no local em que Mataram Lampião, Grota do Angico ano de 1953.

Fonte: Adriano Carvalho.
Segue nossa página, curte e compartilhe

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CHARLIE CHAPLIN.

Por Xe 9DD

Essa é uma das últimas fotos de Charlie Chaplin, tirada em 1977. Na imagem, ele aparece em uma cadeira de rodas, sendo empurrado por sua esposa, Oona O'Neill, enquanto passeiam à beira de um lago na Suíça, onde ele viveu seus últimos anos.

Chaplin, um dos maiores ícones do cinema mudo, faleceu no dia 25 de dezembro de 1977, aos 88 anos, em sua residência em Corsier-sur-Vevey, Suíça.

Chaplin passou seus últimos anos em reclusão na Suíça, ao lado de sua família, depois de uma carreira brilhante e também marcada por desafios.

Durante a década de 1950, ele enfrentou polêmicas políticas nos Estados Unidos, o que acabou dificultando seu retorno ao país. Mesmo assim, seu legado no cinema permaneceu inabalável, e ele foi homenageado anos depois com um Oscar especial pelo conjunto da obra.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1076353117840877&set=a.455014069974788

https://blogdomendesemendes.blogspot.com/

FOGO NA NOITE DA SERRA DO DOUTOR – Uma Narrativa sobre a Resistência Sertaneja à Revolta Comunista de 1935

 Por Epitácio de Andrade Filho

Em 23 de novembro de 1935, forças revoltosas tomaram a capital, instalaram um Comitê Popular Revolucionário, destituíram o governo e formaram colunas expansionistas, destinadas à conquista do Interior do Estado do Rio Grande do Norte. 

Chico Amarante com Epitácio Andrade e Monumento à resistência em Campo Redondo

Uma dessas seguiu em direção ao Seridó e na subida da Serra do Doutor, à altura da comunidade rural Malhada vermelha, no município de Campo Redondo, se deparou com a resistência armada de um grupo de sertanejos. Numa entrevista concedida em 30 de abril de 2011 para o livro Fui ao Croatá... Uma geolovehistory, o ex-combatente Francisco Anominondas Filho, na época com 94 anos, narrou que estava na fazenda Boa Vista, município de Frei Martinho, no vizinho Estado da Paraíba, distante 10 km do fatídico conflito, que ficou conhecido como “Fogo na Noite da Serra do Doutor”, quando ouviu estampidos do enfrentamento. 

Chico Amarante com violão e Epitácio Andrade

Segundo Chico Amarante, como era chamado, as tropas comunistas eram constituídas por fuzileiros, atiradores, caçadores e granadeiros, que usavam fuzis, metralhadoras e granadas, enquanto o grupo de sertanejos, juntamente com a tropa da Polícia de Caicó, comandada pelo tenente Pedro Siciliano, usaram fuzis, rifles, espingardas, revólveres e pistolas. O embate, que ocorreu em 25 de novembro daquele ano, terminou praticamente com a completa dispersão dos combatentes de ambos os lados. A Revolta de 1935, protagonizada pela ANL(Aliança Nacional Libertadora), que era uma organização política formada por forças esquerdistas, lutava contra o nazismo,fascismo e integralismo. Tinha intenção de expandir o socialismo.

Francisco Anominondas filho

Em março de 2025, a Turma do Boneco (Bloco carnavalesco formado por militantes de direitos humanos e esquerda) sairá às ruas para lembrar e referenciar os 90 anos da insurreição que fez Natal ser durante 4 dias, capital do primeiro estado comunista fora do leste europeu.

Insurreição de 1935 - Camiseta Turma do Boneco 2025

Enviado pelo médico, escritor e pesquisador do cangaço Dr. Epitácio de Andrade Filho.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com