Seguidores

sexta-feira, 8 de março de 2024

O ESCULÁPIO.

 Por José Mendes Pereira

A foto é só ilustração do texto.

Há dois dias que o jovem lambreteiro chegara à região de gente desnutrida e infeliz, montado em sua velha e desarrumada lambreta, fabricada no ano de 1964; conduzindo uma bolsa a tiracolo, um boné atufado à cabeça, com óculos de grau, olhos avantajados e orelhudo, vestido numa calça azul e camisa cinza, e uma sacola preta enfiada ao guidão do seu invejado transportezinho.

A foto é só ilustração do texto. - https://pt.dreamstime.com/desenho-animado-sorrindo-um-cara-magro-com-%C3%B3culos-e-chap%C3%A9u-bon%C3%A9-image222180812

Ninguém sabia nada sobre a vida daquele forasteiro tão esquisito. De onde vinha aquele sujeito feioso, que mais parecia uma ruma de ossos em movimento? Além do mais, tísico? Quem o era? O que queria daquele lugarejo tão paupérrimo? 

Apesar da sua aparência feiosa e desajeitada os moradores já censuravam que aquele indivíduo era um fiscal do governo, um espião das coisas do Estado, ou simplesmente, um delinquente sem rumo e sem pretensões para o futuro, que  havia fugido de alguma casa de saúde, para tratamento de pessoas com problemas mentais.

Só como ilustração do texto - https://www.google.com/

Vez por outra, o jovem lambreteiro caminhava em direção ao bar da freguesia, para beber uma loirinha, cervejinha gelada, e ao chegar, era observado pelos fregueses do bar, que todos eles, o viam com  maldosos rabos de olhos e acotovelando uns aos outros. 

https://br.stockfresh.com/image/5163740/cartoon-smoker-sitting-at-a-bar

Já preocupado com a presença do forasteiro o dono do bar quis saber um pouco sobre a sua vida, e com voz tímida e compassada, perguntou-lhe:

- Por mal pergunta que lhe faço, se isto não lhe incomoda, qual o nome do jovem, e de onde é, e qual é a sua ocupação na vida?

- Meu nome é Valentim Carrasco Leão - respondeu com educação. Eu sou do Estado de Pernambuco do Virgolino Ferreira da Silva. o afamado capitão Lampião, e além do mais, sou seu conterrâneo, lá de Serra Talhada. Terra dos homens que não medem tamanho de bigodes e nem temem macho nenhum. E me orgulho bastante por isso.

Só como ilustração - https://www.google.com.br/

Eu sou "esculápio" - continuava o interrogado - com diploma registrado no órgão competente, e filho de dona Valentina Carrasco, a reconhecida viúva do ex-sargento policial da corporação militar de Pernambuco, o João Leão, o  homem de nome e renomado Mão Pesada.

O capitão Lampião

O comerciante encerrou ali mesmo as suas perguntas. De imediato, deduziu que, apesar do seu corpo de caveira, aquele jovem não era boa peça. E também, nunca ouviu falar nesta tal profissão, "esculápio". Achava ele que, o jovem já tinha dito tudo, um marginal de primeira classe, filho de uma mulher de nome Valentina Carrasco, e de um homem chamado João Leão, com o apelido de "Mão Pesada", era sem dúvida, um perverso e criminoso qualquer.

O jovem lambreteiro saiu do bar e o comerciante chamou a atenção dos fregueses, que tivessem cuidado! Aquele sujeito mais parecendo com uma caveira humana, disse que era "esculápio", e todos ficassem de olho nele, porque, ele mesmo, não era conhecedor deste nome.

Na verdade, o homem mais instruído no lugarejo era ele, o dono do bar. E se não conhecia esta profissão, o caveira poderia ser mesmo um marginal, um pistoleiro afamado e de primeira categoria.

A foto é só ilustração do texto. - https://www.pbcm.org.br/santos-vicentinos/beatas-odila-baumgarten-e-maria-vaillot-03062020-143226

Assim que a notícia se espalhou pelas pequenas ruas do lugarejo duas beatas que todos os dias rezavam terços na capela, organizaram logo uma procissão com velas e lamparinas acesas. Era preciso de imediato. Só assim, o jovem "esculápio" sairia da vila o mais rápido possível.

A foto é só ilustração do texto. - Imagem da internet

Em uma das reuniões no conselho comunitário do lugarejo, o presidente alertou aos moradores, que o jovem poderia ser um assassino cruel, e que todos evitassem manter contato com ele, só assim, iria se sentir excluído, e desapareceria o mais rápido do lugar.

No momento em que acontecia a reunião no conselho comunitário o médico que dirigia um pequeno posto de saúde, ao descer do automóvel, estava acompanhado do jovem que se dizia ser "esculápio". 

Os presentes ficaram assustados e se perguntando? Por que o nosso médico se mistura com um sujeito tão feio e perigoso assim?

Os dois entraram na sede do conselho comunitário.

O médico pediu a palavra ao presidente, pois precisava apresentar o novo funcionário do Posto de Saúde. E deu início dizendo-lhes:

A foto é só ilustração do texto.

- Meus amigos! Este jovem que me acompanha e que está ao meu lado esquerdo, será o novo cuidador da saúde de vocês nesta comunidade. Ele é um capacitado médico  do nosso Estado. Formado pela USP - Universidade de São Paulo. Espero que todos vocês  o recebam com muito carinho.

A foto é só como ilustração do texto - https://br.freepik.com/fotos-premium/dois-amigos-medicos-em-estilo-de-caricatura-de-desenho-animado_51695590.htm

Todos ficaram de boca aberta, pois jamais esperariam que um sujeito tão feio, magro, com aspecto tuberculoso, desajeitado, sem presença física chegaria a ser médico. 

Esculápio significa "Médico".

Moral da minha historinha: "As aparências enganam".

Minhas Simples Histórias 

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro. 

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo: 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SAÚDE, FELICIDADE,

Por José Di Rosa Maria


Saúde, felicidade,
Sucesso no que pratica;
Que a vida seja rica
De paz e boa amizade;
Que na sua alta idade,
Seja muito bem vivida
Sua velhice assistida
Por Deus nosso criador,
Parabéns meu professor
Por mais um ano de vida!
José Di Rosa Maria
Feliz aniversário mestre!

https://www.facebook.com/jose.ribamar.3939

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

GRANDES PROFESSORES!

 Por José Mendes Pereira

Foto do Relembrando Mossoró

Ambos foram meus professores no curso de Letras (ILA), da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte - (FURRN), nos dias de hoje, UERN.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIROS...

Por Helton Araújo

Todos os cangaceiros nessa foto sobreviveram ao cangaço.

Registro fotográfico do bando de Zé Sereno, em Amparo do São Francisco SE, no ano possivelmente de 1937.

Do início da fila ao final, são os seguintes: Zé Sereno, Marinheiro, Quina-Quina, Saracura e Ponto-Fino.

Observações importantes: Marinheiro era irmão de Sila, sendo assim, cunhado do chefe Zé Sereno.

Quina-Quina e Ponto Fino eram irmãos, porém temos que ter cuidado para não os confundir, com o Quina-Quina morto na Maranduba e nem com o Ponto Fino (Ezequiel Ferreira) irmão de Lampião. São pessoas diferentes com o mesmo vulgo.

Saracura em um futuro não distante seria um dos destaques do bando de Ângelo Roque, vulgo Labareda. Chegando até ser exaltado pelo lendário chefe de volantes José Osório de Farias, o afamado Zé Rufino.

ADENDO:

Amigo leitor, se quiser conhecer um pouco sobre o cangaceiro Ponto Fino (que não era irmão de Lampião, clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2016/06/o-cangaceiro-ponto-fino.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENEDINA DE CAJAZEIRA

   Por José Mendes Pereira