Seguidores

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

LIVRO

   Por José Mendes Pereira

Você leitor, e eu, vamos participar do casamento de José Ferreira da Silva (Santos) com a dona Maria Sulena da Purificação (Maria Lopes) pais dos irmãos Virgolino Ferreira da Silva, Antonio Ferreira da Silva, Levino Ferreira da Silva e Ezequiel Ferreira Silva.

Vamos chegar devagarinho! Pés às alturas, como se nós estivéssemos flutuando em um picadeiro de circo, silêncio total, sem pigarrearmos em momento algum, para vermos o que irá acontecer durante esta união familiar. Não se preocupe, os irmãos Ferreiras não estão aqui entre nós, eles ainda irão nascer, primeiro Antonio Ferreira, depois Levino Ferreira, depois Virgolino Ferreira e por último (dos homens) Ezequiel Ferreira da Silva.

O casamento destes famosos e futuros pais de 4 cangaceiros você irá adquirir toda história no livro: "Lampião a Raposa das Caatingas", do escritor e pesquisador do cangaço José Bezerra Lima Irmão - a partir da página 70.

Esta maravilhosa obra você irá encontrá-la através deste e-mail: franpelima@bol.com.br, com Francisco Pereira Lima, o professor Pereira, lá de Cajazeiras no Estado da Paraíba.

A maior obra já escrita até hoje sobre cangaço, e sobre a família Ferreira, do afamado Lampião.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/.../lampiao...

Fotos:

1 - Livro: "Lampião a Raposa das Caatingas";

2 - José Ferreira da Silva e Maria Sulena da Purificação os pais de Lampião;

3 - O autor do livro José Bezerra Lima Irmão.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

   Por João de Sousa Lima

Saiu a 2ª tiragem do livro Terra de Brava Gente..... A história da Cangaceira Dulce....para adquirir: direto como autor - 75-988074138 ou supermercado Suprave e hotéis San Marino e Bellavista.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

  Por Luma Hollanda

Gratidão a Deus e a todos que compareceram ao lançamento do meu 3⁰ livro, na Livraria do Luiz. "Lugares de Memória" do Cangaço, reuniu familiares e amigos que estavam tão distantes! Um beijo no coração de cada um.



https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2047160255492908&notif_id=1667657649112606&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVO LIVRO DO ESCRITOR E PESQUISADOR DO CANGAÇO JOSÉ BEZERRA LIMA IRMÃO.

 Por José Irari

Prezados confrades estudiosos e pesquisadores do tema nordeste e cangaço!! Novo livro do renomado escritor José Bezerra Lima Irmão!! Desta vez sobre Maria Bonita, recomendo sem medo de decepcionar... escritor de pesquisas honestas e fundamentais para estudos do tema. Adquirir meu exemplar via professor Francisco Pereira Lima. Desde já, parabéns nobre amigo José Bezerra Lima Irmão. 

Que venham outros trabalhos!

https://www.facebook.com/photo?fbid=1840307199637948&set=a.210423149293036

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

O TERRÍVEL CANGACEIRO MORENO ...

 Por Helton Araújo

https://youtu.be/7flrIY5FuVI

Conhecem a história de Antônio Ignácio da Silva vulgo Moreno ?

Ele foi um dos cangaceiros mais perigosos e cruéis do bando de Lampião. Sobreviveu ao cangaço depois de passar por inúmeros combates em uma vida regada a muita violência, sofrimento e sangue.

Para assistir o vídeo basta clicar no link que está abaixo. Ajude o canal deixando o seu like e comentando no vídeo, desde já agradeço.

https://youtu.be/7flrIY5FuVI

 https://www.facebook.com/groups/414354543685373

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COMUNICADO IMPORTANTE !

 Por Helton Araújo

Devida a alguns problemas envolvendo questões de saúde com alguns familiares, além da difícil tarefa de conciliar os trabalhos na farmácia, canal e área social, venho através deste informar que não teremos mais as lives do " EU, VOCÊ E O CANGAÇO " neste ano, podendo claro, no mês de dezembro caso o quadro mude, voltarmos a programação. Porém até no momento a previsão é de retorno apenas em janeiro de 2023.

Peço desculpas a todos, mas as dificuldades são grandes e o tempo não vêm sendo suficiente para todas as obrigações.

Espero que me entendam e saibam que o motivo para eu continuar trazendo os vídeos aqui no canal são vocês, que sempre me dão força. Pois de fato a valorização em termos da plataforma e em números não compensam.

Seguimos no nosso compromisso inabalável de presevar e propagar a história do cangaço com respeito e imparcialidade.

Deus os abençoe.

Att : Helton Araújo

https://www.facebook.com/photo/?fbid=196455082864868&set=gm.664114192042739&idorvanity=414354543685373

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ESTADO DE SAÚDE DE PELÉ - COMO ESTÁ A SAÚDE DE PELÉ HOJE, 01/12? Veja últimas notícias sobre o tratamento de câncer do 'Rei do Futebol'

 Cadastrado por Julianna Valença

Pelé voltou a ser internado, mas está com quadro estável, segundo os médicos responsáveis - FOTO: GLOBO/REINALDO MARQUES.

Consagrado mundialmente como o 'Rei do Futebol', o craque brasileiro Pelé enfrenta problemas de saúde; veja seu estado de saúde hoje, 01/12.

Com informações da AFP

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, de 82 anos, é um dos maiores ídolos nacionais. Consagrado mundialmente como o 'Rei do Futebol', o craque brasileiro enfrenta problemas de saúde.

PELÉ: CONHEÇA A TRAJETÓRIA DO REI DO FUTEBOL

SAÚDE DE PELÉ 

Pelé foi internado no hospital Hospital Albert Einstein de São Paulo para regular seu medicamento para tratamento contra o câncer, informou nesta quarta-feira (30) nas redes sociais Kely Nascimento, filha do ex-jogador.

"Meu pai está internado, está regulando medicamento. Não tem surpresa nem emergência", escreveu Kely em sua conta no Instagram.

"Eu não estou pulando num voo para correr lá. Os meus irmãos estão no Brasil visitando e eu vou no Ano Novo", acrescentou a filha de Pelé, que vive nos Estados Unidos.

O 'Rei', de 82 anos, visita periodicamente o hospital para receber quimioterapia como parte do tratamento de um câncer detectado em setembro de 2021. Ele foi submetido então a uma cirurgia para remover um tumor no cólon detectado em exames de rotina.

Nos últimos dias, Pelé se mostrou ativo nas redes sociais, seu meio de comunicação habitual, desejando sorte e acompanhando os jogos do Brasil na Copa do Mundo do Catar.

NOTÍCIAS DO PELÉ HOJE, 01/12

Segundo o último boletim médico divulgado pela unidade de saúde, Pelé está estável e se mantém capaz de realizar suas funções vitais.

“Edson Arantes do Nascimento foi internado para uma reavaliação do tratamento quimioterápico do tumor de cólon identificado em setembro de 2021. Após avaliação médica, o paciente foi levado a um quarto comum, sem necessidade de internação em uma unidade semi-intensiva ou UTI. O ex-jogador está com pleno controle das funções vitais e condição clínica estável”, informou o hospital.

https://jc.ne10.uol.com.br/cultura/2022/12/15133037-como-esta-a-saude-de-pele-hoje-01-12-veja-ultimas-noticias-sobre-o-tratamento-de-cancer-do-rei-do-futebol.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OPINIÃO MARIA BONITA

 Por Ângelo Cibela




Há gestos marcantes que definem a beleza espiritual da Vida. E, contrapondo-se ao conceito geral, há atitudes que possuem a força maga de produzir milagres.
 
A própria psicologia profunda imerge ante as renovações constantes da vida. Maria Bonita, no gesto louvo de defesa de seu amado, produziu o milagre da transfiguração do espírito sobre a matéria.
 
O seu gesto urdiu um poema de encantamentos e um cântico aos imperativos do coração. Se o seu gesto heroico fosse marmorizado, Rodim, o gigante da escultura, ao certo, teria revelado a sua obra-prima.
 
Nem os fenômenos dramáticos da miséria social conseguem obumbrar o gesto de Maria Bonita que, na sublimidade intencional de seu amor, superou em relevo e importância a história amorosa de Balzac, Dumas e outros.
 
Ressurreição admirável em que a fera se transforma e assinala a sensibilidade dos grandes corações. Salomão em seus cânticos disse que “o amor é mais forte do que a morte”.
 


O seu amado era o seu amor e a morte cedeu o seu trono à glorificação de uma força maior.

Se Stendhal e Ingenieros tentassem compreender esse traço vertiginoso de beleza ante a policromia adusta de um cenário selvagem, ao certo a “cristalização do amor” teria outros foros e as cartas desapareceriam ante a igualdade fundamental das manifestações humanas.
 
E Maria Bonita teve a máxima ventura, rara aos amantes, de alar o seu espírito para as alturas de mãos dadas com o seu companheiro, razão única de seu viver.
 
E — senhores meus — isolando o fato, circunscrevendo-o à análise psicológica do amor, sejamos cavalheiros e no longo gesto medieval, saudemos Maria Bonita como o símbolo agreste do sacrifício.



Ela, Maria Bonita, é a encarnação admirável do amor que não conhece fronteiras e nem decálogos.

Mais forte do que a morte, esculpiu sua própria eternidade, testando à posteridade um traço luminoso de excepcional beleza.
 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
*Nota de Archimedes Marques, (01 de junho de 2011):

- O esplendor de texto assinado pelo jornalista Ângelo Cibela em 1938, para o CORREIO DE ARACAJU (jornal extinto há muito tempo) fora capturado com a autorização do escritor sergipano, Antonio Corrêa Sobrinho, autor do livro “O fim de Virgulino Lampião – O que disseram os JORNAIS SERGIPANOS”2ª edição, páginas 137/138, que rompeu meses de trabalho de pesquisa debruçado nos velhos arquivos da nossa Aracaju e além fronteiras para trazer ao público as pertinentes matérias jornalísticas de Sergipe, no período pós-morte de Lampião, em trabalho exaustivo que por certo servirá de parâmetro e ajuda em novos livros, de novos ou velhos autores, sobre esse tema que canta e encanta e que é sem sombras de dúvidas, de inesgotáveis fontes, jamais saturado, sempre em busca da verdade absoluta dos fatos que marcaram para sempre a história nordestina.

Não só recomendo a leitura do livro, como entendo ser necessário colecionar a referida obra na sua biblioteca, como sendo de excelente fonte de pesquisa e aprendizado, para tanto, sugiro a sua aquisição através do contato via endereço de e-mail com o autor Antonio Corrêa Sobrinho: tonisobrinho@uol.com.br 

Atenciosamente
Archimedes Marques

http://lampiaoaceso.blogspot.com/search/label/Antonio%20Corr%C3%AAa%20Sobrinho

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FIM DE MÊS

 Clerisvaldo B. chagas, 1 de dezembro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.807

Chega o final do mês de novembro, como foi previsto pelos espíritas “tudo vai mudar”, E não somos nós apenas que estamos notando as mudanças no mundo, principalmente sobre o tempo. Novembro, o mês dos ventos para nós do sertão, este ano não aconteceu tantos ventos fortes assim. Final de outubro, quis ensaiar os sopros consistentes, mas ficou por aí. E também sobre a secura do mês que geralmente não chovia e que poderia acontecer ou não uma trovoada, foi diferente. Um mês praticamente chuvoso com alternância dos dias, mas coisa nunca vista por aqui. Hoje mesmo, dia 30, o dia foi nublado com pancadas de chuvas e aspecto de inverno em algumas horas do dia. Quer dizer, tudo está bem diferente após os castigos divinos do Covid 19.

Em várias horas do período, vamos dar uma espiada na rua e até nos causa arrepios. Nem uma viva alma, nem um gato, nem um bicho... E retornamos ao interior da residência pensando: “Será que estamos sozinhos no mundo?”. Tudo, tudo de fato diferente. Quanto ao tempo para o campo, uma riqueza, coisa nunca vista pelos mortais de mais de 70 anos de zona rural. Por algumas poucas horas, os jogos da copa conseguem quebrar a monotonia que se abate pela urbe. E nem presta para engendrar ideias de como será o mês de dezembro na situação temporal da Terra, mas para esquecer as diferenças existenciais, podemos prever boa movimentação financeira no período natalino, com aquelas mesmas esperanças que insuflam a consciência no aniversário de Jesus.

E se os jogos da copa, não só do Brasil, mas de todas as seleções vão mostrando suas curiosidades, também correndo as lembranças dos jogos do interior; nas ruas, nos campinhos, nos areais do rio seco Ipanema. Bola cobrindo o adversário, era lance chamado “banho de cuia”. Bola passando por entre as pernas do oponente era drible “por debaixo da saia” e, bola por um lado e alcance por outro, chamava-se “arrodeio”. Estamos traduzindo o ontem do hoje, respectivamente: ‘chapéu”, “caneta” e “drible da vaca”, será que deu para entender? Estar bem pertinho de terminar essa euforia da copa. Será que a monotonia pós-Covid retorna ou vamos continuar levando da Natureza o drible da vaca?

Paciência, Zé.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AS ARMAS DE FOGO NO CANGAÇO

 Por fatos na História

https://www.youtube.com/watch?v=Ujjbbkz4Oq4&ab_channel=FatosnaHist%C3%B3ria-Canga%C3%A7oeNordeste

Conheça aqui as armas de fogo que foram utilizadas durante o cangaço no nordeste brasileiro. Referências: ."As armas dos cangaceiros nordestinos", por Luan Kowalski .Mundo das Armas .Sala de Armas Fotos: Site "Mundo das Armas"

http://blogdomendesemendes.blogspot.com