Seguidores

domingo, 19 de março de 2023

QUEM FOI ANTÔNIO AMAURY?

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=ivK-SBs_sig&t=192s&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Cangaço - Quem foi Antônio Amaury Vídeo com o Prof. Antônio Amaury falando alguns fatos interessantes do cangaço como os primeiros cangaceiros, a morte do pai de Lampião, o cangaço moderno, entre outros. O filho de Antônio Amaury, Carlos Araújo fala um pouco de quem foi seu pai. Link desse vídeo:    • Cangaço - Quem fo...  

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - ANTÔNIO AMAURY E SUAS CONSIDERAÇÕES.

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=7blbq_ApFMA&t=261s&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Cangaço - Antonio Amaury e suas considerações Antônio Amaury e algumas considerações sobre: - Pedro e Durval - Angico - A morte do pai de Lampião Link desse vídeo: • Cangaço - Antonio...  

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


ANTONIO AMAURY E PAULO GASTÃO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=jDc0nPpkzUA&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Entrevista durante o julgamento simulado de Lampião em serra Talhada.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FALTA DE POSTAGENS...

 

Estamos com sérios problemas, porque o sistema não nos ajuda. Acho que é assim.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PAULO GUTEMBERG DE NORONHA COSTA

 Por Relembrando Mossoró

Dr. Paulo Gutemberg de Noronha Costa.

EM 19 DE MARÇO DE 1987 – A cidade de Mossoró lamentava a perda do empresário Paulo Gutemberg de Noronha Costa, conhecido e tratado por todos, simplesmente como Dr. Paulo Gutemberg, vindo a falecer em Natal-RN, vítima de um infarto no miocárdio. Por ele ter sido um grande empresário local foi colocado em sua homenagem uma rua com o seu nome, localizada no Loteamento Gurilândia, bairro Santo Antônio, através da Lei N° 620/92 de 23 de março de 1992, uma proposta do então vereador João Newton da Escóssia Júnior.

Ele nasceu no dia 12 de abril de 1926, na cidade de Mossoró-RN; filho de Antônio de Araújo Costa Filho e Maria Mavignier de Noronha da Costa.

Dr. Paulo Gutemberg cursou o Primário e Ginasial no Colégio Diocesano Santa Luzia; Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito da Universidade do Ceará, em 1949, sendo um dos oradores da turma. Depois de formado em Direito retornou à Mossoró, onde passou a exercer a profissão, somente mais tarde fundou a Rádio Difusora de Mossoró, em 07 de setembro de 1950, juntamente com seu irmão Renato de Araújo Costa e outros sócios. Em Mossoró ele exerceu as seguintes atividades profissionais como advogado, professor, jornalista e radialista, tendo sido um dos pioneiros da radiofonia desta urbe.

Foi Diretor-Superintendente da Rádio Difusora de Mossoró, por longos anos, como também redator e um dos dirigentes do Jornal do Oeste; além de poeta e compositor, tendo sido um dos compositores do Hino da Resistência de Mossoró; Diretor da empresa e proprietário dos Cinemas “Caiçara” e “Jandaia”, em Mossoró e “Miramar”, em Areia Branca; Diretor da Rádio Difusora de Areia Branca Ltda.; Diretor da Editora Comercial S/A e do Jornal Oeste; Deputado Estadual à Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, entre os anos de 1963 a 1966; Diretor Jurídico da Fiação e Tecelagem de Mossoró S/A – FITEMA, 1966 a 1967; Diretor do Núcleo do SESI, em Mossoró; Delegado Regional da Fazenda Estadual, com sede em Mossoró, entre os anos de 1964 a 1966; Secretário de Administração da Prefeitura de Mossoró; Professor de português da Escola Normal de Mossoró, em 1951 e professor concursado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Ele foi candidato a deputado estadual por mais de uma vez. Dr. Paulo era casado com Maria Helena Nogueira e dessa união nasceram os filhos: Constância Maria Nogueira da Costa, Paulo Roberto Nogueira da Costa, Luiz Antônio Nogueira da Costa e Ricardo Jorge Nogueira da Costa.

ADENDO:

"Tive a honra de ser seu funcionário na Editora Comercial S.A. durante 12 anos, e por ele, fui colocado como estagiário no controle da Rádio Difusora de Mossoró durante três meses, mas a minha preferência, foi pela Editora, onde ali eu achei mais interessante do que rádio. Nunca me arrependi de ter desistido do controle de rádio". 
José Mendes Pereira. 

https://www.facebook.com/groups/4678520748858463

 http://blogdomendesemendes.blogpsot.com

PROFESSOR ROCHA.

 Por José Mendes Pereira

O professor Rocha também fez parte como aluno da nossa extinta querida "Casa de Menores Mário Negócio".  Filho de Pierre Rocha e da professora dona Inalda Cabral, e irmão da jornalista Lúcia Rocha. 

Professora Inalda Cabral

Dona Inalda Cabral foi diretora do antigo NURE - Núcleo Regional da Educação, que nos dias de hoje é a DIRED -  Diretoria de Estudos Educacionais. Era um dos meus desejos fazer uma foto com dona Inalda, mas infelizmente não foi possível. Fiquei de ir lá com Rocha e Lirete para este fim, mas ela faleceu e não consegui.

Ao seu lado é a sua esposa professora Lirete Rocha, e nós três,  durante muitos anos, trabalhamos juntos na Escola Estadual Professor José Martins de Vasconcelos, localizada no conjunto Liberdade. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com