Seguidores

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

DEPRESSIVO

Por Hélio Xaxá


Sinto saudades irresistíveis
E penso que o tempo parou...
Deu voltas incompreensíveis
Passa tudo e ele não passou...
Na cela morna do meu quarto
Ouço o fraco pulsar do coração...
Prosto-me ao passado e parto
Navego nas ondas da depressão.
Se a saudade fosse doença
A única cura possível seria
Lembrar sem sentir dor.
Sentir em si aquela presença
Abraço inefável que arrepia
O afago suave do amor...


Hélio Xaxá

https://www.facebook.com/photo/?fbid=122129075822067723&set=a.122103501824067723

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HONRADO...!

 Por Geraldo Júnior

TIVE A HONRA E O PRAZER DE CONHECER PESSOALMENTE E CONVIVER COM UMA DAS MAIORES, SE NÃO A MAIOR, AUTORIDADE REFERENTE AOS ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE O FENÔMENO CANGAÇO DE TODOS OS TEMPOS.

O doutor Antônio Amaury Corrêa de Araújo foi um dos mais aclamados e respeitados estudiosos do fenômeno cangaço e seus trabalhos contribuíram imensamente para a construção da história cangaceira no formato que hoje conhecemos.

Antônio Amaury Corrêa de Araújo nos deixou no dia 27 de fevereiro de 2021 aos 86 anos de idade e deixou para essa e as futuras gerações um legado histórico de valor incalculável que servirá como eterna fonte de conhecimento para todos aqueles que quiserem conhecer e estudar o fenômeno cangaço em todas as suas variantes.

Ao mestre o meu eterno respeito e gratidão por tudo que nos proporcionou ao longo de sua vida e por todos os seus esforços empreendidos durante as quase sete décadas que dedicou ao resgate e preservação da história cangaceira.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=2603007909863089&set=pcb.2603008149863065

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

3.000 MIL CRÔNICAS

Clerisvaldo B. Chagas, 27 de novembro de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.000

Para se chegar a essas 3.000 crônicas, foi preciso debulhar semanas, meses... Anos; rindo, chorando, emocionado, alegre e tristonho. E a chegada ao pico, só foi alcançada por causa da presença constante e fiel do meu Divino parceiro, o Espírito Santo, Espírito de Deus Vivo que nunca falhou em um só dos meus pedidos e em nenhuma dessas peças literárias. Sua presença me soprava ao ouvido, acalmava o perispírito e enxugava-me as lágrimas para continuar servindo aos meus “leitores de Alagoas, do Brasil, da Europa, da América do Norte, da Ásia, presente na Rússia, no Novíssimo continente através da Austrália e em alguns países africanos. Na Terra, importante demais foi a compreensão de leitores, principalmente os mais conscientes e os sertanejos que deixaram a terrinha há muito e que vivem em outras paragens precisando alimentação cultural/informativa da “Rainha do Sertão”.

Para isso, deixei em segundo plano os temas globais, percebendo as necessidades dos conterrâneos que deixaram o sertão logo cedo e muitos nem puderam mais visitar o semiárido. Passei a alimentar suas almas e a minha de Sertão, Sertão, Sertão, em leitura simples, sadia, direta e nutricional do ego, da autoestima, do orgulho de ser um sertanejo ou uma sertaneja nordestina. Saindo da linguagem dos meus romances (por sinal estou terminando mais um: O Ouro das Abelhas) tive que me adaptar à escrita da crônica, o texto mais curto da literatura, para poder me comunicar mais facilmente com leitores e seguidores. O romance é cheio de subterfúgios linguísticos, coloridos, frases de efeito... A crônica é mais simples e objetiva, quase sempre dizendo do cotidiano.

Os estímulos são feitos através de curtições e compartilhamentos. E se as curtições forem abaixo de trinta, o autor fica desestimulado e sem vontade de continuar. De qualquer maneira

estamos voltando, mas ainda capenga com o equipamento que está dando problema. A qualquer hora poderemos parar até que seja tudo consertado, coisa que não é tão fácil no interior. Agradeço a todos os parceiros que nos estimularam direta ou indiretamente, tal o amigo Sebastião Malta, que muito antes profetizou as 3.000 crônicas. Vale dizer que nunca ganhei um computador, uma impressora... Um patrocínio e sequer um carnê de Internet. São 3.000 crônicas banhadas de suor, lágrimas enxugadas e coração cheio de amor aos meus leitores. Daqui em diante só Deus sabe!

Obrigado a todos, abraços e beijos.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2023/11/3.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NORDESTE: DELMIRO GOUVEIA - BIOGRAFIA

 https://www.youtube.com/watch?v=q5oHjmqaYhY&ab_channel=FatosnaHist%C3%B3ria-Canga%C3%A7oeNordeste

"...o pioneiro Delmiro Gouveia, que instalou em Pedra uma grande fábrica e deu vida nova ao povoado. Ele nasceu em 1863 e, em circunstâncias misteriosas, morreu com apenas 54 anos. Foi o mais inovador dos empresários nordestinos de seu tempo, tanto no aporte de tecnologias quanto na gestão de recursos humanos..." Referências: https://pioneiros.fea.usp.br/delmiro-... Acessado em 26/11/2023 Imagens: https://pioneiros.fea.usp.br/delmiro-...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E SUAS MENINAS NO COMANDO.

Por Helton Araújo


Lampião, Maria Bonita e Cristina de Português.

Ano : 1936

Foto : Benjamin Abrahão Calil Botto / Aba Film

Deixarei abaixo, três links com vídeos sobre esses personagens.

Sobre Lampião 👇

https://youtu.be/g_oC1kI-CYI?si=nxfmXq46TBdOePzP

Sobre Maria Bonita 👇

https://youtu.be/ilt4Axj4Vcg?si=b3TGHOMQlb2EAqsF

Sobre Cristina de Português 👇

https://youtu.be/OCloE1ecn3k?si=8K4UO386ffnFo6co

 http://blogdomendesemendes;blogspot.com

LIVRO LANÇAMENTO.

Livro sobre Cangaço será lançado nesta terça-feira, 28 de novembro, a partir das 18 horas, na Biblioteca Estadual Câmara Cascudo - Natal/RN.

A saga de um personagem do cangaço é o tema do lançamento do livro “As Andanças de Antônio Silvino pelo Sertão do Seridó e Curimataú”, da escritora Fabiana Agra.

Em seu mais novo livro, a autora desvenda a história ainda não contada da região onde vive – dessa vez acrescentando o vizinho Curimataú -, percorrendo os últimos anos do século XIX e primeiros anos do século XX - período em que o cangaceiro Antônio Silvino reinava absoluto pelos sertões de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Neste livro, Fabiana Agra trata das andanças do “Capitão” pelos sertões do Seridó potiguar e paraibano e do Curimataú.

Fabiana Agra é advogada, jornalista, pesquisadora e escritora. Autora das trilogias “Picuí do Seridó”, “Retirantes da Democracia”. Escreveu o livro “A Diáspora no Sertão do Seridó”, anotações que tratam da presença de descendentes dos cristãos-novos na região do Seridó e coautora em doze livros sobre política, publicados pela Editora ComPactos.

 https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PADRE SÁTIRO CAVALCANTE FOI EM BUSCA DE DEUS!

Por José Mendes Pereira 

Dizem que quando morre um padre bem religioso, quando o céu toma conhecimento, ele chora. Verdade. Hoje após a morte de Padre Sátiro Cavalcante Dantas, o céu chorou. Nunca mais tinha chovido em Mossoró, e de repente passou uma boa nebrina,  anunciando a sua partida para o céu.

HOMENAGEM

PADRE SÁTIRO, O NOSSO FRANCISCANO!!

Gilson Cardoso

22 de janeiro, 1930, nascia na comunidade de Poço de Pedra, município de Pau dos Ferros, aquele que se tornaria um dos maiores educadores e sarcedotes desse estado. Filho do seu João Fernandes Dantas e de Dona Erondina Cavalcanti Dantas, o nosso querido Padre Sátiro Cavalcanti Dantas. Feliz é quem teve e tem o privilégio da sua companhia e amizade ao longo de todos esses anos.

No auge dos seus 92 anos carrega uma lucidez privilegiada, algo assim divino. Por isso que hoje estamos agradecendo a Deus por tê-lo entre nós. Seja como Educador ou Sacerdote, a missão desse servo de Deus tem sido cumprida com extrema maestria. Padre Sátiro, assim como eu, é um apaixonado por comunicação. Por isso vai aqui minha gratidão, primeiramente a Deus, por me permitir conhecer e conviver com este ser humano admirável e único. Agradeço por fazer parte da sua equipe na rádio 105. Afinal, foi através de Padre Sátiro que Mossoró ganhou sua primeira emissora de rádio de frequência modulada. Eu passaria o dia aqui falando sobre ele, destacando seus feitos, suas obras e ações, mas prefiro me ater a sua simplicidade e humildade.

Um franciscano nato! Como disse anteriormente, feliz é quem tem o privilégio de passar boa parte da sua vida ao lado do Padre Sátiro. Nesses 5 anos que estou na rádio 105, aprendi muitas lições. Por exemplo: nunca vou esquecer no dia que o Padre Sátiro, quando completou 90 anos, disse que ainda sentia falta da presença da sua mãe, dona Erondina Cavalcanti.

Padre Sátiro é daqueles seres humanos que quando levamos um assunto ao ao seu conhecimento em busca de uma resposta, ele sempre diz que vai rezar e pedir orientação a Deus. Certa vez o perguntei por que não tinha um carro melhor para suas viagens (até pela questão física e da idade), ele disse que não precisava.

Padre Sátiro é um homem desprovido de vaidade! Vocacionado para o sacerdócio e a educação. Padre Sátiro poderia ter entrado para a política, afinal convites não lhe faltaram. Poderia, quem sabe, ter sido prefeito de Mossoró, deputado, ou qualquer outro cargo político. Mas ele sempre demonstrou saber que a missão dele aqui na terra é outra. Vejo que a classe política procura muito o padre Sátiro para conselhos. Se botassem em prática seus ensinamentos, a nossa educação seria outra. Hoje estamos todos felizes, a comunidade do bairro Dom Jaime Câmara, a Diocese de Mossoró, e, principalmente, lá no céu, dona Erondina Cavalcanti, orgulhosa da semente que plantou, junto com seu João, pelos frutos maravilhosos. Que Deus, com sua infinita bondade, nos permita muitos e muitos anos mais ao lado desse ser humano iluminado.