Seguidores

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

TENENTE ZÉ RUFINO DE PERFIL

Por Geraldo Antônio de Souza Júnior

... o célebre Tenente Zé Rufino (José Osório de Farias) comandante de uma Força Volante e apontado como o maior matador de cangaceiros de toda a história do cangaço. Foi certamente um dos maiores e temíveis inimigos de Lampião.

https://www.youtube.com/watch?v=EnuYLH31_aQ

Zé Rufino foi o militar que matou o maior número de cangaceiros em todo o ciclo do cangaço. Entre os cangaceiros mortos por Zé Rufino está o famoso Corisco o "Diabo Loiro".


https://cangacologia.blogspot.com.br/2017/11/tenente-ze-rufino.html?spref=fb

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A MORTE DO ÚLTIMO IMPERADOR


A bela e, para sua época, atrevida infanta Dona Maria Eulália (1864-1958), filha da Rainha Dona Isabel II da Espanha e do Duque de Cádiz, registrou em suas memórias a morte do nosso D. Pedro II, amigo de sua família, no hotel Bedford, em Paris, em outubro de 1891.

Princesa espanhola dona Maria Eulália

A Princesa espanhola diz que tinha voltado à capital francesa quando a prima, a Princesa Dona Isabel do Brasil, mandou um recado informando que o pai estava passando mal, com problemas pulmonares... 

Rainha Dona Isabel II de Espanha

Quando o filho de Dom Pedro I Dom Pedro II morreu no dia 5 de outubro de 1891 em Paris, estavam no quarto apenas a Princesa espanhola dona Maria Eulália, a Princesa Dona Isabel e seu marido o Conde d'Eu.

Princesa Dona Isabel e seu marido, o Conde d'Eu

Em suas memórias, a infanta conta que sua mãe, a Rainha Dona Isabel II, “sempre tão comedida em suas expressões”, ao entrar no quarto não acreditou que o grande amigo estivesse morto.

— Protestava, bradando que o Imperador estava vivo, que não podia estar morto com uma fisionomia tão tranquila, e que íamos enterrá-lo vivo. Foi preciso a presença de dois médicos de sua confiança para convencê-la da dolorosa verdade.


http://odiarioimperial.blogspot.com.br/2017/05/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOCUMENTO COMPROVA O DIA, MÊS E ANO DO FALECIMENTO DO DOM PEDRO II

Do acervo do professor Adinalzir Pereira

“Nós, abaixo assinados, Professores da Faculdade de Medicina e doutores em medicina, certificamos que Dom Pedro II d’Alcantara morreu em 5 de Dezembro de 1891 à meia noite e 35 (da manhã) no hotel Bedford, 17 rue de l’Arcade, em Paris, em conseqüência de uma pneumonia aguda do pulmão esquerdo.


Paris, 5 de dezembro de 1891

J.M Charcot
C. de Motta Maia
Bouchard

https://www.facebook.com/adinalzir.pereira?fref=pb&hc_location=profile_browser

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CASTELO ARMORIAL RESGATA A ARTE EM SÃO JOSÉ DE BELMONTE...




Castelo Armorial

Quem sai do sul do estado do Ceará com destino a Pernambuco pela BR 116, mas precisamente para a região do Pajeú e da Serra Verde, optando pela entrada das confluências das Rodovias CE 153 e PE 430 invariavelmente passa por São José de Belmonte e passando pelo centro daquela agradável urbe vai se deparar de forma surpreendente com uma edificação incrivelmente inusitada, no meio do sertão nasce um dos mais significativos exemplos da força da arte Armorial: O Castelo Armorial de São José de Belmonte.
Castelo Armorial por Ingrid Rebouças... 
 As torres nos remetem a Idade Média: Mouros e Cristãos 
no alto do céu de nosso sertão...

A iniciativa do empresário e pesquisador Clécio de Novaes Barros, surpreende pela grandeza, ousadia e pela riqueza de todos os elementos que se fazem presentes no Castelo Armorial de São José de Belmonte, nos transportando para o extraordinário universo do Movimento Armorial, criado pelo Mestre Ariano Suassuna. Clécio investiu dinheiro, suor, e muita determinação para a construção de seu sonho: Foram 14 anos entre o planejamento e a construção do Castelo, ao final mais de 2 milhões de reais investidos numa obra extraordinariamente inédita e sem precedentes.
Castelo Armorial por Ingrid Rebouças...  

O Castelo Armorial tem uma área de cerca de 1.500 metros quadrados distribuídos em salões, auditórios, salas de exposição, salas de aula e ainda um último andar onde os visitantes poderão encontrar em "tamanho real" as mais significativas figuras do universo sertanejo sob o olhar armorial; são cenários, personagens e figuras que em sua grande maioria estiveram presentes na mini-série da Rede Globo, a Pedra do Reino, elementos conseguidos pelos proprietários do lugar junto a Ariano Suassuna.

Clécio Novaes mantém no Castelo Armorial peças que nos trazem a maravilha e o encanto de todas as manifestações artística do sertão, ali ainda poderemos encontrar várias cópias de quadros confeccionados por Ariano e dona Zélia Suassuna; réplicas de Xilogravuras de J.Borges, e uma extensa e rica exposição de fotografias de época retratando a sociedade do começo do século passado, além de artefatos, quadros diversos, peças antigas e de grande valor histórico.

Castelo Armorial por Ingrid Rebouças... 
São José de Belmonte, fronteira entre os estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba

Os principais elementos arquitetônicos do Castelo Armorial estão centrados nas representações do "Reino Encantado de Dom Sebastião" . Logo na entrada, sua torre central com esculturas do próprio Rei Quaderna, personagem principal de "A Pedra do Reino" mostram a força da arte armorial. Inúmeras e esmeradas esculturas ornamentam todo o espaço, muitos dos trabalhos são de artesãos de Tracunhaém, na Mata Norte, também em Pernambuco. 

"São José do Belmonte ainda não é destino turístico. Nosso principal atrativo é a Cavalgada à Pedra do Reino, em maio. Pretendemos incluir o município nesta rota, com apresentações de teatro e música e agora com a chegada do Cariri Cangaço a São José do Belmonte, trazendo pesquisadores de todo o Brasil, com certeza estaremos dando um passo importante nessa direção." Ressalta Clécio Novaes.

Visita do Cariri Cangaço ao Castelo Armorial em novembro de 2017

Castelo Armorial por Ingrid Rebouças... 
 Cenários e Personagens em "tamanho real" das mais significativas figuras do universo sertanejo sob o olhar armorial; em sua grande maioria estiveram presentes 
na mini-série da Rede Globo

A Arte Armorial Brasileira é aquela que tem como traço comum principal a ligação com o espírito mágico dos "folhetos" do Romanceiro Popular do Nordeste (Literatura de Cordel), com a Música de viola, rabeca ou pífano que acompanha seus "cantares", e com a Xilogravura que ilustra suas capas, assim como com o espírito e a forma das Artes e espetáculos populares com esse mesmo Romanceiro relacionados.”
Ariano Suassuna ;Jornal de Semana, 20 de maio de 1975
 A Origem do Movimento Armorial
De 1969 a 1974, Suassuna atuou como Diretor do Departamento de Extensão Cultural da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).Foi com apoio desse Departamento que Suassuna, ao lado de outros artistas, criou o movimento armorial em 18 de outubro de 1970.Na ocasião, realizada na Igreja de S. Pedro dos Clérigos no centro da cidade de Recife, houve uma exposição de artes populares e ainda, um concerto.A ideia central do movimento era criar uma arte erudita a partir de elementos populares. Nessa perspectiva, o sertão nordestino é valorizado mediante a riqueza de valores culturais e artísticos.Embora tenha sido iniciado no âmbito acadêmico, o movimento se expandiu. Posteriormente, teve apoio da Prefeitura do Recife e da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.O objetivo central era criar uma arte brasileira singular baseada nas raízes populares.Idealizado pelo escritor paraibano Ariano Suassuna, essa manifestação abrangeu a literatura, música, dança, teatro, artes plásticas, arquitetura, cinema.  Fonte-https://www.todamateria.com.br/movimento-armorial/
Vem aí...

Cariri Cangaço São José de Belmonte 2018
Manoel Severo Barbosa
https://cariricangaco.blogspot.com.br/2017/12/castelo-armorial-resgata-arte-em-sao.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DURVINHA

Por João de Sousa Lima


http://lentescangaceiras.blogspot.com.br/search/label/Durvinha%20%28Jo%C3%A3o%20de%20Sousa%20Lima%29

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PROFESSOR BENEDITO VASCONCELOS MENDES LANÇARÁ SEU LIVRO “AS ARTES NA CIVILIZAÇÃO DA SECA", NA ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS, EM NATAL.

Professores Benedito Vasconcelos e sua esposa Susana Goretti

Por ocasião do evento  sociocultural “Chá das Cinco“, que ocorrerá a partir  das  18 horas do próximo dia 14 do corrente mês (14-12-2017), quinta-feira, no salão de eventos da Academia Norte-rio-grandense de Letras-ANRL, em Natal , será lançado o novo livro do Professor Benedito Vasconcelos Mendes, intitulado “ As Artes na Civilização da Seca”.  


A apresentação do referido livro será feita pelo Acadêmico Manoel Onofre Júnior.  Chá das Cinco é um evento tradicional da ANRL.  Este é o vigésimo segundo livro de autoria do Professor Benedito.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVROS SOBRE CANGAÇO É COM O PROFESSOR PEREIRA


A bibliografia sobre o Cariri Cearense e Padre Cícero é extensa. São centenas de livros a disposição dos estudiosos e pesquisadores do assunto. Vejamos.

Tenho todos esses livros mais outros a disposição dos amigos. Contato: franpelima@bol.com.br e whatsapp 83 9 9911 8286.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO LAMPIÃO, CANGAÇO E NORDESTE


O EXCELENTE LIVRO, LAMPIÃO, CANGAÇO E NORDESTE da professora Aglae Lima de Oliveira, que teve 20 anos de pesquisas, sendo lançado a 1ª edição em 1970, com 5 mil exemplares, esgotou em 01 semana... É uma obra indispensável para aqueles que gostam de estudar o tema. O livro está esgotado, mas ainda é possível encontrá-lo em sebos e sites, ao preço que varia de 150 a 300 reais...

Não tenho certeza, mas acho se você procurar com o professor Pereira através deste e-mail franplima@bol.com.br irá encontrá-lo.

Confira na matéria , abaixo...
Fonte: O Cruzeiro, 1970

Postado no facebook por Volta Seca pesquisador

https://www.facebook.com/HistoriasdoCangaco/photos/a.435268929895318.1073741828.435240783231466/1443070722448462/?type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SUPOSTO EZEQUIEL IRMÃO DE LAMPIÃO EM SERRA TALHADA

Vídeo do Aderbal Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=jDc0nPpkzUA&pbjreload=10

Sobre o aparecimento de uma suposta pessoa em Serra Talhada-PE, há décadas atrás, se dizendo ser o "EZEQUIEL"  irmão de Lampião, vejamos o que disse a respeito do assunto, o mestre no estudo do cangaço ( autor de 15 livros ), O DR. ANTÔNIO AMAURY CORREIA DE ARAUJO, ao repórter Dr. Paulo Gastão.

Vídeo com o selo Aderbal Nogueira.
Publicado em 17 de dez de 2014
Entrevista durante o julgamento simulado de Lampião em serra Talhada.
Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

http://blogdomendesemendes.blogspot.com