Seguidores

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

A MORTE DO ÚLTIMO IMPERADOR


A bela e, para sua época, atrevida infanta Dona Maria Eulália (1864-1958), filha da Rainha Dona Isabel II da Espanha e do Duque de Cádiz, registrou em suas memórias a morte do nosso D. Pedro II, amigo de sua família, no hotel Bedford, em Paris, em outubro de 1891.

Princesa espanhola dona Maria Eulália

A Princesa espanhola diz que tinha voltado à capital francesa quando a prima, a Princesa Dona Isabel do Brasil, mandou um recado informando que o pai estava passando mal, com problemas pulmonares... 

Rainha Dona Isabel II de Espanha

Quando o filho de Dom Pedro I Dom Pedro II morreu no dia 5 de outubro de 1891 em Paris, estavam no quarto apenas a Princesa espanhola dona Maria Eulália, a Princesa Dona Isabel e seu marido o Conde d'Eu.

Princesa Dona Isabel e seu marido, o Conde d'Eu

Em suas memórias, a infanta conta que sua mãe, a Rainha Dona Isabel II, “sempre tão comedida em suas expressões”, ao entrar no quarto não acreditou que o grande amigo estivesse morto.

— Protestava, bradando que o Imperador estava vivo, que não podia estar morto com uma fisionomia tão tranquila, e que íamos enterrá-lo vivo. Foi preciso a presença de dois médicos de sua confiança para convencê-la da dolorosa verdade.


http://odiarioimperial.blogspot.com.br/2017/05/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário