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sexta-feira, 28 de junho de 2024

ANILDOMÁ WILLANS

 Por Anildomá Willans

Expedita Ferreira, eu, Vera Ferreira neta de Lampião e filha da Expedita, e Manoel Dantas Loyola o ex-cangaceiro Candeeiro, no ano de 1993.

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ALTO DO TAMANDUÁ

Clerisvaldo B. Chagas, 27 de junho de 2024.

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.067

O Alto do Tamanduá no município de Poço das Trincheiras estar localizado na fronteira com o município de Santana do Ipanema.  Divide-se entre as duas margens da BR-316 e foi formado por quilombolas migrantes de outra sede quilombola bem perto e localizada no mesmo município à margem do rio Ipanema: Tapera do Jorge. Aliás, Tapera do Jorge foi um dos centros dispersores de negros no Sertão de Alagoas. Sua habitação imediatamente vizinha, é o sítio Baixa do Tamanduá, mas já dentro do município de Santana e tem as mesmas origens dos moradores do Alto do Tamanduá. São quilombolas também. Alto do Tamanduá não, mas a Baixa do Tamanduá, conhecida também como Lagoa do Mijo, aparece no primeiro documento sobre Santana do Ipanema que se conhece e vai se encaixando na vida moderna com essa última denominação.

POÇO DAS TRINCEIRAS, BANHADO PELO RIO IPANEMA. (FOTO: PREFEITURA).

Lugar agradabilíssimo e pacato, o Alto do Tamanduá com seus artesãos, sempre abasteceram a feira de Santana Ipanema com artefatos de barro como panelas, potes, porrões, pratos, brinquedos como éguas e seus caçuás, cavalos e bois, tudo de argila de boa qualidade. Essas eram as incumbências das mulheres, enquanto os artesãos trabalhavam com caçuás de cipó e balaios. Fonte de pesquisa sobre diversos assuntos, tem acesso fácil e  rápido pela sua posição estratégica na BR-316 e na fronteira de dois municípios. Também fica muito próximo do Poço das Trincheiras cidade, como seu povoado mais perto da sede. Dali da sua rua avista-se toda a beleza da serra da Caiçara, já na cidade de Maravilha.

Da Tapera do Jorge vieram duas pessoas pretas que se tornaram muito populares na segunda metade do Século XX. O carregador de malas chamado Zacarias que morava com a família no Bairro Floresta no lugar Alto do Negros; e o “Major”, zelador da Matriz de Senhora Santana e o sineiro mais famoso de todos. Um mestre nos domínios dos sinos da torre da Igreja. Negro velho, educado, generoso e querido por todos de Santana do Ipanema e que morreu dormindo num compartimento nos fundos da Igreja. De Santana do Ipanema para a Baixa do Tamanduá e o Alto do Tamanduá, deve ser apenas dois ou três quilômetros de distância da sede.

Nunca vi um tamanduá de perto, mas conheço o povoado.

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ORGULHO DO PAI TER PARTICIPADO DA RESISTÊNCIA AO BANDO DE LAMPIÃO

 Por Relembrando Mossoró

Nossa querida assistindo chuva de bala,no país de Mossoró 2024.

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CORAÇÃO MENINO

Por Hélio Xaxá


Não sou velho

Sou precoce de idade...

Da vida, o relho

Lanhou-me a mocidade.


Os cabelos brancos

São sinais pios de virtude

Encimam os flancos

De minha velha juventude.


Meu coração menino

Brinca de viver alegremente...

Por ironia do destino


O corpo envelhece precocemente...

Na alma, eu desatino

Por dentro ainda sou adolescente.


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ZÉ FELIPE (PAI DE MARIA BONITA) E O ESCRITOR JOAQUIM GÓIS.

 Helton Araújo

Vamos para mais uma foto, pouco divulgada com relação ao cangaço.

Na Malhada da Caiçara, onde nasceu Maria Bonita, conversam no alpendre da casa, Zé Felipe (pai de Maria Bonita) e o escritor Joaquim Góis.

Fonte: "Lampião o Último Cangaceiro"

De: Joaquim Góis.

Data: Década de 60

 https://www.facebook.com/groups/893614680982844

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MEMÓRIAS DA VÁRZEA DA CAATINGA

Por Dr. Epitácio de Andrade Filho

Airene capa do livro Memórias da Várzea da Caatinga

No dia 07 de fevereiro de 2020, em Parnamirim, região metropolitana de Natal, o tabelião (notário e registrador) Airene José Amaral de Paiva e o radialista Josivan Santos Oliveira lançaram Memórias da Várzea da Caatinga. “Os versos e crônicas escritos neste livro são resgates construídos da vida singular de um pequeno torrão nordestino em luta constante pela sobrevivência, no interior do Rio grande do Norte”. A obra mostra aspectos do cotidiano dessa gente, com o objetivo de preservar memórias que o mundo digital pode desfazer. Presente ao evento, o médico psiquiatra Epitácio de Andrade Filho recebeu dos autores o autógrafo: “Nossa cultura é sua luta.”

Várzea da Caatinga (área alagada na vegetação típica do Sertão Nordestino) foi a primeira e bonita toponímia do atual município de Rafael Godeiro, localizado no Médio-oeste Potiguar.

Airene capa do livro Memórias da Várzea da Caatinga (1)

Airene e Josivan Autógrafo (1)

Rafael Godeiro antigamente

Enviado pelo o autor.

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ANTÔNIO ROSA VENTURA

Acervo do Jaozin Jaaozinn

Antônio Rosa Ventura, o Antônio do Gelo, natural de Mata Grande/AL, foi irmão de criação dos Ferreira, participando tanto da vida de almocreve quanto na vida de bandoleiro.

No ano de 1922, já com a entrada por completo dos manos no cangaço, Antônio acaba sendo um cruel e frio cangaceiro; virando bandoleiro independente, agindo por conta própria, mas participando de combates com seus colegas e "irmãos" contra forças volantes que os perseguiam. Foi um dos pequenos chefes de subgrupos que existiram no primeiro período da era Lampiõnica, em tempo limitado, onde fazia suas estripulias e barbaridades sem motivo. Mesmo sendo seu mano de consideração, O Cego não concordava com as ações de Antônio, já que atrairia mais problemas para o grupo, além de desrespeitar algumas regras que o Ferreira cobrava.

Em certo tempo, no ano de 1924, Antônio do Gelo vai em direção ao povoado São João do Barro Vermelho/PE, que conhecia muito bem, acompanhado de três cabras seus. Ao chegarem no local, param na casa de Constantino José Prefeito (ou João Constantino), amigo de Virgolino. Constantino, sabendo da maestria que o novo cangaceiro tinha com armas, acabou mostrando o seu rifle para O Gelo, e este ficou totalmente apaixonado por ela.

Pediu para ficar, mas o seu dono não queria nem dar e muito menos vender. Segundo algumas versões, dias depois, Antônio volta para Barro Vermelho e segue destino a casa de Constantino, acaba dando um tiro em sua cabeça e rouba a então arma, no dia 13 de fevereiro de 1924 (em outras fontes, apontam que o episódio ocorreu no mesmo dia). Depois do acontecido, o grupo segue para a Paraíba, se reintegrando com o bando principal. Seus irmãos não sabiam desse assassinato.

Meses depois, surgem boatos de que a população, revoltada com a morte do senhor, estava montando um grupo para confrontar Lampião e bando, caso este decidisse voltar à localidade. Virgolino recebe as notícias da morte do amigo e da possível resistência através de Afonso Gomes, acompanhado por Basto Paulo Barbosa, primo do cangaceiro.

Na conversa entre Afonso e Virgolino, Livino acaba escutando, e com o sangue quente, pede para que fosse informado à família do falecido que "por dez mil réis, nunca mais Antônio pisaria em São João".

No dia 08 de julho de 1924, Lampião seguiu junto com Antônio do Gelo para a Fazenda Situação, de Francisco Baião, perto do riacho São Domingos, região da Serra Vermelha/PE. Chegaram de noite, com os homens fadados por causa da viagem, principalmente o irmão encrenqueiro. Antônio, meio adoentado, decide deitar-se mais cedo, amarrando uma rede no oitão da casa do fazendeiro.

Nesse exato momento, enquanto pendurava sua rede no armador, atrás dele por uma janela, se encontrava Livino e mais dois cabras, Mourão e Enéas (ex-cangaceiros de Clementino Quelé), que dispararam contra o jovem facínora. Antônio Rosa recebe os balaços nas costas e cai no chão sem dar um gemido só.

No amanhecer, os moradores locais enterram o bandoleiro e a tropa segue destino. Dias depois, uma força de Nazaré, possivelmente comandada por Euclides Flor, chega à propriedade de Francisco e pergunta pelo cangaceiro morto. Após saber que este fora enterrado, pede que abrissem novamente a cova para ter certeza que aquele era o afamado Ventura. Vendo o estado do corpo, o comandante diz "tá certo, pode deixar ele dormir agora". Com a morte deste, não só a população iria dormir razoavelmente em paz como também Lampião, tirando um fardo enorme de suas costas.

𝐹𝑂𝑁𝑇𝐸𝑆: 𝐼𝑣𝑎𝑛𝑖𝑙𝑑𝑜 𝑆𝑖𝑙𝑣𝑒𝑖𝑟𝑎; 𝐵𝑙𝑜𝑔 𝑑𝑜 𝑀𝑒𝑛𝑑𝑒𝑠; 𝐶𝑎𝑛𝑎𝑙 𝐴𝑑𝑒𝑟𝑏𝑎𝑙 𝑁𝑜𝑔𝑢𝑒𝑖𝑟𝑎 - 𝐶𝑎𝑛𝑔𝑎𝑐̧𝑜; 𝐿𝑎𝑚𝑝𝑖𝑎̃𝑜, 𝐴 𝑅𝑎𝑝𝑜𝑠𝑎 𝑑𝑎𝑠 𝐶𝑎𝑎𝑡𝑖𝑛𝑔𝑎𝑠 - 𝐽𝑜𝑠𝑒́ 𝐵𝑒𝑧𝑒𝑟𝑟𝑎 𝐿𝑖𝑚𝑎 𝐼𝑟𝑚𝑎̃𝑜.

.𝑪𝑨𝑵𝑮𝑨𝑪̧𝑶 𝑩𝑹𝑨𝑺𝑰𝑳𝑬𝑰𝑹𝑶.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2464668727075390%2C2463226820552914%2C2463226920552904%2C2462847450590851%2C2462847453924184%2C2462361167306146%2C2461970804011849%2C2461148694094060%2C2461172787424984%2C2461015817440681&notif_id=1719049190632413&notif_t=group_highlights&ref=notif

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MARIA BONITA

Por MM Divulgações

Maria Bonita nasceu no dia...,1910 em Malhada da Caiçara, no atual município de Paulo Afonso, na Bahia. Era filha de José Gomes de Oliveira e Maria Joaquina Conceição de Oliveira.

Sua história é marcada por seu relacionamento com o cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião. Ela se tornou a companheira de Lampião em meados da década de 1930, e foi a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros.
A vida de Maria Bonita no cangaço foi curta, mas intensa. Ela faleceu em 28 de Julho de 1938 em uma emboscada da polícia junto com Lampião. Seus corpos foram decapitados e expostos ao público em Maceió.
A história de Maria Bonita se tornou um símbolo da resistência feminina e da luta contra a opressão. Ela é uma figura importante na história do Brasil, e sua memória é preservada até hoje.
Curiosidade: Maria Bonita era conhecida por sua beleza e personalidade forte. Ela era uma mulher independente e não se submetia às regras tradicionais da sociedade.

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