Seguidores

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Pôla Pinto participou de evento em Campo Grande

Vereador Pôla Pinto e Fátima Bezerra
A convite da deputada federal Fátima Bezerra (PT), o vereador Pôla Pinto (PT), participou nesta segunda-feira (19), da inauguração da ponte de Campo Grande e do ato que marcou o início da obra da BR 110.

Estiveram presentes no evento, a governadora Rosalba Ciarlini, o prefeito Bibi de Nenca (PMDB), o vice-prefeito Caramuru (PT), o superintendente do DNIT Ézio Gonçalves, além de diversos prefeitos de municípios vizinhos como Assú, Messias Targino, Upanema e Caraúbas.
Após o evento de inauguração o vereador acompanhou Fátima Bezerra durante uma entrevista em uma FM local, onde a deputada destacou a luta para a chegada o beneficio.
Vereador discutiu com Fátima sobre investimentos para Messias Targino
O vereador Pôla Pinto (PT), discutiu com a deputada federal Fátima Bezerra (PT), sobre investimentos para o município de Messias Targino para o ano de 2012.

Além das emendas parlamentares que já foram indicadas pela deputada para o município, Fátima assegurou que em breve estará buscando a liberação dos investimentos para a construção da Creche Modelo para que seja construída no município no valor de mais de um milhão de reais.
Pôla Pinto, Shirley e Fátima Bezerra
Os dois também tiveram uma rápida conversa sobre as eleições municipais de 2012, aonde o PT vem buscando seu fortalecimento. O secretário municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), Manoel Cardoso Neto também participou das duas atividades.
Fonte:

A MISTERIOSA VIDA DE LAMPIÃO - Uma obra ao alcance de todos estudantes do cangaço

Foto principal de A Misteriosa Vida de Lampião   Autor: Cicinato Ferreira Neto

Autor: Cicinato Ferreira Neto

Para adquiri-lo,
basta um contato para: 


Preço: R$: 25,00 reais, já

com frete.


Um preço que cabe no seu bolso.
Peça logo o seu, antes que a edição
se acabe

Livros escritos com responsabilidade sobre o cangaço,  se demorar para fazer o
pedido, ficará sem eles.

Peça logo o seu para aumentar a sua coleção de livros sobre o cangaço.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com/ 

UM LIVRO ESCRITO POR QUEM ENTENDE DE CANGAÇO

Lampião sua morte passada a limpo
Por: Bassetti e Megale

Se você ainda não tem  em sua coleção, peça logo antes que a edição se acabe. 
Peça-o pelos fones:
(11) 4029 4209/ 9795 - 8943
 ou por e-mail:
e-mail - sabinobassetti@hotmail.com

O preço é R$ 35,00
incluso o valor do frete
Um preço que cabe no seu bolso
Não deixe de adquirir esta grande obra.

Uma tragédia no ar - 01 de Julho de 2009

Por: Geraldo Maia do Nascimento

Em 12 de junho de 1951, numa quinta-feira, uma tragédia viria abalar profundamente o Rio Grande do Norte, principalmente a Cidade de Mossoró. Num desastre aéreo ocorrido às 9:0h da manhã daquele dia, morria um dos mais ilustres dos seus filhos, o Governador Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia. Junto com o governador morria também o agrônomo Felipe Pegado Cortez, Secretário da Agricultura, José Borges de Oliveira, Diretor Geral do Departamento das Municipalidades e José Gonçalves de Medeiros, Diretor da Imprensa Oficial.
O desastre ocorreu no Rio do Sal, nas proximidades do campo de pouso de Aracaju, em Sergipe, com o avião de prefixo PP-LPG das “Linhas Aéreas Paulistas, LAP”. 
Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia nasceu em Mossoró a 25 de março de 1911 e pertencia a uma das mais ilustres famílias da região oeste. Era um homem de trabalho, industrial de aguda percepção, de contagiante otimismo realizador e popularidade, o que o tornava a esperança de um governo admirável. Havia sido eleito como terceiro Prefeito constitucional de Mossoró, tomando posse a 31 de março de 1948, tendo renunciado em 1950 para assumir o cargo de Governador do Estado do Rio Grande do Norte, o que ocorreu em 31 de janeiro de 1951. O motivo da viagem que estava realizando era o de conseguir um empréstimo de 30 milhões de Cruzeiros, que serviriam para reforçar os serviços de água em Natal, que na época era muito precário, como também abastecer as cidades de Caicó e Mossoró. Os serviços terminaram sendo feitos por seu sucessor no governo, Sylvio Pizza Pedrosa, que cumpriu fielmente o programa traçado por Dix-sept Rosado. 
Ficheiro:Estátua-Dix-Sept-Rosado-Mossoró.jpg
O povo do Rio Grande do Norte presta homenagem ao seu ilustre filho, através de um monumento em bronze na principal praça pública de Mossoró. Esse monumento, que fica na Praça Vigário Antônio Joaquim, em frente à
Catedral de Santa Luzia, é o maior e mais importante monumento histórico da cidade. Foi executado pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, sob a direção do professor Otoni Zorline, sob a supervisão do professor Pedro Suzana e pesa 54.978 Kg. 
A inauguração se deu no dia 30 de setembro de 1953, com a presença do Governador Sílvio Pizza Pedrosa, na qualidade de chefe do executivo potiguar e orador oficial da cerimônia, em companhia de vários auxiliares da administração e representações do Tribunal de Justiça do Estado, Assembléia Legislativa e Prefeitos de vários municípios do Estado. Proferiram discursos o Dr. José Fernandes Vieira, juiz de Direito da Comarca, que falou em nome da Comissão promotora e do poder público municipal, O vereador Manuel de Aguiar Gusmão, representando o município de Ceará Mirim, sede da idéia do monumento, levantada na Câmara daquela cidade pelo vereador Antônio Eduardo Freire, discursando ainda o Padre Francisco de Sales Cavalcanti, representando o Governo Diocesano de Mossoró. Encerrando a cerimônia falou o então
Deputado Federal Jerônimo Dix-huit Rosado Maia em nome da família do Governador homenageado. 
Mossoró também prestou homenagem ao seu filho ilustre emprestando seu nome a uma artéria, no centro da cidade, e também ao aeroporto local. 
Outra grande homenagem prestada a Dix-Sept Rosado foi quando no dia 25 de junho de 1951, poucos dias depois de sua morte, era aprovada a lei municipal nº 16, da mesma data, mudando o nome do município de São Sebastião para Governador Dix-Sept Rosado. 
Saiba mais: DIX-SEPT ROSADO, Hélio Galvão, Coleção Mossoroense, vol. CLXXXIX – 1982 – Impressão e composição “Clima” – Natal/RN
Geraldo Maia do Nascimento
Todos os direitos reservados 
É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Hoje na História - 25 de Junho de 2009

Por: Geraldo Maia do Nascimento


Em 25 de junho de 1923 deu-se uma catástrofe aérea na cidade do Aracati (Ceará), com o avião
 Junker D-2-18, de origem alemã, explodido ao levantar vôo naquela cidade na continuação do raide Havana-Buenos Aires, morrendo carbonizados os aviadores Werner Junker e Hermann Muller. 
Mossoró deplorou o acontecimento que encheu de tristeza a aviação mundial e como uma recordação guardou por longo tempo uma relíquia daquela aeronave, moldada de seu próprio alumínio, representada por um bola de futebol, oferta da Câmara Municipal do Aracati à delegação do
Humaitá Futebol Clube, quando a referida equipe mossoroense esteve em 1922 na vizinha cidade cearense.
Todos os direitos reservados 
É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.
Autor:
Geraldo Maia do Nascimento

Ilustre visita no estande do Gonzagão:

Por: Guilherme Machado
[semp+020.jpg]

 Na Vila da Cultura de Paulo Afonso Bahia
 
A minha grande amiga Nely Conceição,


filha de Moreno e Durvinha. Últimos pares do angaço.


Nely Maria da Conceição nasceu em Augusto de Lima - Minas Gerais, no dia 2 de Setembro de 1950. É a segunda dos 5 filhos do casal de ex-cangaceiros Moreno e Durvinha. Ilustre visita no Estande do Gonzagão: Na Vila da Cultura de Paulo Afonso -  Bahia: A minha grande amiga Nely Conceição.  
Extraído do blog: Portal do Cangaço de Serrinha - BA,
do amigo Guilherme Machado.

VÍDEO DE NATAL

Por: Aderbal Nogueira

Olá, amigos.
Venho aqui fazer uma justa homenagem a uma grande família que agora pertencemos, que é a família SBEC, GECC e CARIRI CANGAÇO.
Desejo a todos um ótimo final de ano e um futuro de muita paz, saúde e realizações.
Esse simples vídeo, cantado pelo representante da paz John Lennon nada mais é que um reconhecimento a pessoas que agora fazem parte de nossas vidas.
Por favor, sintam-se todos representados nesse clip.
Aderbal Nogueira 

Aderbal Nogueira
Diretor GECC- Membro SBEC
Conselheiro Cariri Cangaço
Laser Vídeo laser. Video@ter
Enviado pelo autor: Aderbal Nogueira

"A ARTE DA COMUNICAÇÃO"

Por: Professora Angélica
[100_3532.JPG]

"A ARTE DA COMUNICAÇÃO"
Obs: Imagem extraída do site: http://opiniãojovembrasil.blogspot.com/
Uma sábia e conhecida parábola árabe, tem muito a nos ensinar sobre: "ARTE DA COMUNICAÇÃO", nesta podemos aprender profundas lições que podem ajudar em nossas relações na sociedade, em nosso trabalho e no nosso sucesso profissional. Eis a parábola: 
Certa vez um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou, mandou chamar um adivinho para que interpretasse seu sonho.
- Que desgraça, senhor! - exclamou o adivinho. Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade.
- Mas que insolente! - gritou o sultão, enfurecido. Como te atreves a dizer-me semelhante coisa? Fora daqui!
Chamou os guardas e ordenou que lhe dessem cem açoites. Mandou que trouxessem outro adivinho e lhe contou sobre o sonho.
Este, após ouvir o sultão com atenção, disse-lhe:
- Excelso senhor! Grande felicidade vos está reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes.
A fisionomia do sultão iluminou-se num sorriso e ele mandou dar cem moedas de ouro ao segundo adivinho. E quando este saía do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado:
- Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao primeiro ele pagou com cem açoites e a você com cem moedas de ouro.
- Lembra-te meu amigo - respondeu o adivinho - que tudo depende da maneira de dizer... Por isto é muito importante: " A ARTE DA COMUNICAÇÃO". 
Um dos grandes desafios da humanidade é aprender a arte de comunicar-se. Da comunicação depende, muitas vezes, a felicidade ou a desgraça, a paz ou a guerra. 
Que a verdade deve ser dita em qualquer situação, não resta dúvida. Mas a forma com que ela é comunicada é que tem provocado, em alguns casos, grandes problemas. 
A verdade pode ser comparada a uma pedra preciosa. Se a lançarmos no rosto de alguém pode ferir, provocando dor e revolta. Mas se a envolvemos em delicada embalagem e a oferecemos com ternura, certamente será aceita com facilidade. 
A embalagem, nesse caso, é a indulgência, o carinho, a compreensão e, acima de tudo, a vontade sincera de ajudar a pessoa a quem nos dirigimos. 
Ademais, será sábio de nossa parte se antes de dizer aos outros o que julgamos ser uma verdade, dizê-la a nós mesmos diante do espelho. 
E, conforme seja a nossa reação, podemos seguir em frente ou deixar de lado o nosso intento. 
Importante mesmo, é ter sempre em mente que:
O que fará diferença é a maneira de dizer as coisas... ou seja como nós expressamos:

"A ARTE DA COMUNICAÇÃO".


Obs: Parábola foi retirada do site:
http://radioriocaete.blogspot.com/
Postado por Maria Angélica Corrêa dos Santos 

Natal recebe Cariri Cangaço-GECC Por:Heldemar Garcia

Honório de Medeiros, Manoel Severo e Ivanildo Silveira

Mais uma vez tivemos a oportunidade de rever os companheiros do Grupo de Estudos do Cangaço de Natal, em uma noite proveitosa a pauta nos trouxe entre outros, a Nova Onda do Cangaço, onde, apesar de percebermos muitas obras sem qualquer qualificação ou credibilidade , temos ainda muita gente boa procurando aprofundar a pesquisa e buscar a partir de um olhar mais científico entender esse fenômeno que marcou nosso nordeste e nosso Brasil por tanto tempo.

Mais uma vez o grande colecionador do Cangaço, Conselheiro Cariri Cangaço, Ivanildo Silveira, foi provocado a nos brindar com um volume ou mil volumes, onde nos permitiriam conhecer a partir de seu espetacular acervo iconográfico, mais um pedaço importante, da história do cangaço. Ivanildo Silveira, nosso Reverendo, dessa vez se fez de rogado... Ainda não conseguimos convencer o homem, mas...falta só "uma laminha".

...falta só "uma laminha"!

Na verdade, Ivanildo Silveira iniciou sua "coleção" há cerca de oito anos e com muita dedicação e persistência conseguiu formar um acervo realmente precioso, "muitas destas fotografias precisei de meses, suor e paciência para conseguir" lembra Ivanildo. Não seria preciso dizer que durante esse tempo todo, o Reverendo colheu além de fotos, muita coisa boa para nos contar... agora é esperar.

Honório de Medeiros, também Conselheiro Cariri Cangaço, nos trouxe mais detalhes sobre o embrólio dos bastidores da invasão de Lampião a Mossoró, "Rodolfo sabia que Massilon participava de um engenhoso plano para matá-lo" e conclui: "Se existem heróis na ressistencia de Mossoró, Rodolfo Fernandes foi o grande e verdadeiro responsável pelo desfecho daquele episódio". Ainda houve tempo para "dissecar" alguns dos emblemáticos personagens de outro espetacular episódio de nossa história: Sedição de Juazeiro. "Gostaria de escrever sobre Floro Bartolomeu..." emendou Honório de Medeiros.

gostaria de escrever sobre Floro Bartolomeu... 

João Simplíco, como um franco atirador, ao lado do confrade Carlos Alberto, desfilavam argumentos a desafias a todos: "É necessário uma respostas a esses absurdos que escrevem por aí..."´e mais: "Lampião que começou com vingador, fora da lei, agora tá terminando com sua masculinidade em jogo..." e ainda: "É tanta bobagem que se vê por aí, que encontramos até placas ' Neste solo sagrado pisou Virgulino Lampião!". Pois é companheiros e a vida segue.

João Simplício...neste solo sagrado pisou Lampião

Ao final ainda houve tempo para reflexões sobre o próximo Cariri Cangaço. O ano de 2012 é um ano em que teremos eleições municipais e tradicionalmente o evento acontece em Setembro; assim, compreendendo as naturais dificuldades em conciliar a agenda de muitos de nossos parceiros, já estamos nos dedicando a encontrar, nesse ano de 2012, um novo período para realizar o Cariri Cangaço 2012. Até a primeira quinzena de janeiro, deveremos ter a nova data, é aguardar.

Carlos Alberto
Honório de Medeiros, Heldemar Garcia e Ivanildo Silveira
Mais uma noite Cariri Cangaço-GECC e o Grupo de Natal

A agenda é intensa, já nos próximos dias teremos mais um representante Cariri Cangaço-GECC na capital potiguar, desta vez o Conselheiro Cariri Cangaço e diretor do GECC, documentarista Aderbal Nogueira, estará protagonizando mais um encontro entre o Ceará e o Grupo de Natal.

Heldemar Garcia, jornalista
Assessor de Imprensa e Marketing
Cariri Cangaço


Dadazinha e Maria Bonitinha em Natal

Manoela e Bárbara

E olhem só quem acabou aparecendo na noite
Cariri Cangaço-GECC em Natal, duas pequenas cangaceirinhas: Dadazinha e Maria Bonitinha; encantos e razão de nossas vidas.
 
Manoel Severo e Honório de Medeiros 

NOTA CARIRI CANGAÇO: Manoela é filha de Manoel Severo, Bárbara é filha de Honório de Medeiros, as duas; cada uma a seu jeito, não confessam, mas...possuem uma paixão enrrustida pelo cangaço... Que elas não nos leiam !!!

Extraído do blog: Cariri Cangaço
 
http://cariricangaco.blogspot.com/
 
http://blogdomendesemendes.blogspot.com/

Luiz Pedro - leal até na morte

Por: Capitão Alfredo Bonessi

Luiz  Pedro  - leal até na morte
Apelidado de Catitu  por Maria Bonita, que apelidava  todos os  componentes  do  Grupo de Cangaceiros,
Neném do Ouro, Luiz Pedro e Maria Bonita
Luis Pedro ficou comprometido  em morrer ao lado de Lampião após o acidente de tiro que vitimou Antonio Ferreira, irmão desse.
Lampião e Antonio Ferreira
Era estimado e respeitado  por todos os cangaceiros e tido como um homem de coragem.  
A cangaceira Sila
Segundo Sila, a sua mulher Nenê morrera logo após apanhá-la e ao pular uma cerca foi alvejada, sendo escudado o baque do seu corpo de encontro ao solo por aqueles que iam a sua frente. Luis Pedro foge da luta,  mas depois tenta resgatar o corpo dela, sendo impedido a força pelos demais companheiros. Segundo registros,  a policia pôs um cachorro para violentar o cadáver de Nene. Talvez essa morte tenha sido o maior golpe da vida desse cangaceiro. Depois disso não temos registros dos seus feitos na vida cangaceira, mas episódios apenas, como daquela vez que após as brigas dos cachorros, de sua propriedade com o do Lampião, o chefe puxa a pistola para atirar no cachorro vencedor  de  Luis Pedro e esse arma o fuzil para atirar no chefe. Um  lance para ser questionado: a vida do leal amigo por um cão? – que amizade é essa?
O cangaceiro Volta Seca
Outro que disse que puxou arma para Lampião foi Volta Seca – o que Sila contesta: se alguém fizesse isso Lampião matava  na hora!.   Outro que disse que também engatilhou arma para Lampião foi Labareda e se cuidava dele quando estava  “danado da vida”.
O cangaceiro Labareda
Já falamos que o grupo de Lampião não era comandado de uma maneira militar, com rigidez e disciplina como eram as volantes do Exército e da Policia. Havia respeito  e consideração pelo chefe, que possuía uma intuição privilegiada, sabia mais,  mas não na base do  temor em relação a ele. Todos se respeitavam e seguiam   Lampião como um líder carismático. Ele mesmo se cuidava de sua segurança interna, pois tinha sempre um homem   de confiança   a sua retaguarda, ora
O cangaceiro Juriti
Juriti, ora Amoroso, ora Quinta-Feira, ora  Luis Pedro. A noite, ao dormir, armava a sua rede, depois pegava as suas cobertas e ia dormir em outro lugar, no chão a maioria das vezes e durante a madrugada se  acordava várias vezes,  espreitava   ao redor e depois voltava a dormir novamente.
Não se pode negar que Luis Pedro era íntimo de Lampião e de Maria Bonita, muito próximo a eles, a ponto de dar uma palmada nas  nádegas de Maria Bonita e os três, após isso, darem sonoras gargalhadas. Pergunto: você possui um amigo tão sincero assim  e de confiança a ponto de poder dar uma palmada na traseira de sua mulher  e você achar graça?
O fato que quando nos lembramos de Luis Pedro  construímos    uma imagem de homem leal, de amigo, de homem bom-  predicados impróprios para  foras da lei -  e mesmo para soldados volantes daqueles tempos, muitos deles mais criminosos que os próprios cangaceiros. A grande diferença era que os  militares  estavam a serviço da Lei e os cangaceiros eram  perseguidos em nome da Lei.   
Não temos notícias que o viúvo Luis Pedro, em dois anos restantes da sua vida cangaceira, tenha se aproximado de outra mulher dentro do bando ou fora do bando. Uma mulher acusou-o de tê-lo visto   aos amassos   com Maria Bonita dentro de uma canoa – coisa que não acreditamos – Maria era uma mulher de vergonha e de  caráter  - não iria  macular a união fruto de um amor sincero com o homem que amou até na hora da morte, além do mais essas coisas quando acontecem na vida das pessoas, se espalham mais que fogo em macega seca – mais hoje, mais amanhã,  ele saberia e o mundo viraria de cabeça para abaixo.
Para falarmos mais de Luis Pedro, era dele a ideia de executar as cangaceiras que,  viúvas e sem maridos, optavam para retornar para a casa dos familiares, com a desculpa de se fossem presas poderiam denunciar  a rotina dos cangaceiros. Foi assim com Cristina, que já na estrada rumo ao seio de seus familiares, foi perseguida por Luis Pedro, Juriti e
Candeeiro, e assassinada a punhal por eles, a mando de Lampião e com o consentimento de Maria Bonita, aproximadamente em junho de 1938 - fato esse que originou a desavença  de
Corisco e Dada  para  com Lampião e Maria. Corisco,  ouvindo o gado mugindo triste, quase como um lamento, vaticinou: que é isso, parece que tá tudo se acabano !!!!!! – De fato, um mês depois foi a vez de Lampião e de Maria e dois anos depois, dele mesmo passar por essa experiência derradeira de dizer adeus a vida e dormir para sempre nos braços da morte.
Com relação ao fim da vida de Luis Pedro, testemunhas declararam que,  iniciado o tiroteio, ele já estava fora do cerco quando retornou.
Segundo Balão era  na tentativa, entre muitas já realizadas, para  apanhar o ouro que estava no interior  das latas de óleo, na barraca de Lampião, bem de frente aos fuzis da volante que cuspiam fogo sem cessar. Outros afirmaram que era para cumprir o juramento feito ao chefe, de que morreria no dia que este morreria - não acreditamos nisso.
Foi apanhado em cheio pelo fuzil de Mané Véio, soldado volante do Pelotão do tenente João Bezerra,  que vinha em sentido contrario, descendo rumo a gruta de Angicos  - foi um tiro só e tudo se acabou para aquele cangaceiro rico e tido como boa gente.
Iniciado o tiroteio na madrugada de 28 de julho de 1938, na grota de Angicos,  Maria Bonita leva um tiro  na altura do ombro que saiu na frente, Lampião já está caído e se contorce, com um tiro que levara no lado esquerdo do umbigo. Maria leva um segundo tiro por detrás que lhe rasga o frente, ainda corre e vai cair junto a Lampião.  Cessado o tiroteio, quando a volante invade o reduto, Lampião ainda se mexe e Maria, ainda viva,   balbucia palavras intelegíveis – com certeza assistiu a tudo o que aconteceu naquele buraco. Quando o Tenente João Bezerra chega lá embaixo, Lampião está acabando de morrer e o Aspirante Ferreira de Melo já está com duas cabeças cortadas de cangaceiros dependuradas em ambas as mãos. Mais tarde afirma que Maria não foi degolada viva.  As últimas palavras escritas  nas páginas da História pertencem  sempre aos vencedores,  aos vivos  que restaram para contar as suas versões sobre os fatos. Não há literato que consiga expressar e substituir a visão e a experiência de quem realmente participou daquele cerco, bem sucedido, naquela histórica e  invernosa  manhã  ao lado do Rio São Francisco, quando  o estado-maior do cangaço deixou de existir para sempre.
Não se pode negar que metade da população nordestina comemorou o feito policial de Angicos, outros tantos guardaram silencio não acreditando e não retiraram o rifle detrás da porta por longos anos, como foi o caso de
Zé Saturnino;  outros se lamentaram e ficaram entristecidos porque a alegria do Sertão tinha se acabado com Lampião e os seus leais companheiros.
Alfredo Bonessi – Professor –Pesquisador – Estudante – Membro Fundador do GECC – SBEC – negritojorge@gmail.com

Eniviado pelo autor Capitão Alfredo Bonessi

QUE BOM SERIA QUE TODAS SUPERVISORAS DE ESCOLAS TOMASSEM CONHECIMENTO DESTES CONSELHOS!

Por: José Mendes Pereira

Se todas supervisoras de Escolas tomassem conhecimento do artigo que segue, quantos conselhos repassariam para os pais em uma reunião escolar, e quantos filhos ficariam gratificados pelas as aproximações dos seus genitores? 

O que o autor fala neste artigo são conselhos dirigidos aos pais, e que se fossem praticados dentro dos lares, das escolas, poderia surgir uma nova família de paz, de compreensão, de amizade, e sobre tudo, menos um filho que não desviaria da vida feliz para o caminho da morte. 

Os especialistas dizem que a cada dia o número de dependentes (Droga), vem aumentando assustadoramente. Se nós, país, não tomarmos esta causa para nó mesmos resolvê-la, estaremos aceitando que os nossos queridos filhos sejam as próximas vítimas da morte.

Segue o Artigo escrito pela campanha

"Abrace seu filho antes que o crack o faça"




campanha está sendo desenvolvida em Nova Petrópolis. Reprodução Banner está sendo divulgada em diversos meios de comunicação.

O município de Nova Petrópolis lançou campanha contra o Crack. Serão publicados os "Sete princípios contra a dependência de drogas", dirigido a pais e educadores. É um material elaborado por pesquisadores alemães, que enfoca a prevenção desde a mais tenra infância.

1º. Princípio: As crianças precisam de segurança emocional

Esta é a premissa mais importante para o desenvolvimento psíquico sadio de seu filho, e para a proteção contra os vícios no futuro. As crianças precisam de segurança emocional. Concretamente isto significa que necessitam estar certas do amor e da dedicação de seus pais e de outros adultos que fazem parte do seu mundo.
Neste contexto é muito importante lembrar o seguinte: não basta apenas amar seu filho. É necessário demonstrar esse amor de forma clara, de modo que ele o perceba. O que está em jogo aqui são os sentimentos, e as crianças têm uma forma particular de lidar com eles.
De acordo com a faixa etária, as necessidades emocionais das crianças se manifestam de formas diferentes. Desde o ventre materno a criança ouve a voz de seus pais e provavelmente pode sentir seu amor e dedicação. No caso de bebês e crianças pequenas, o contato da pele é muito importante. Mesmo as crianças maiores querem ser afagadas e abraçadas. Os pais devem tirar o tempo necessário para satisfazer esta necessidade de contato físico com os filhos. Com o tempo, a própria criança dará o parâmetro de quanto tempo de contato físico necessita.
Normalmente as crianças expressam suas emoções de forma mais direta e intensa que os adultos, o que muitas vezes leva a desentendimentos. Os pais não deveriam deixar-se influenciar por isso. Muitos têm, durante muitos dias e também muitas noites, a impressão de estarem sendo super-exigidos por seus filhos. Nem sempre conseguem ter a paciência e a tolerância necessárias para enfrentar essas situações.
Não existem nem jamais existirão pais perfeitos. Enquanto os desentendimentos e as brigas entre pais e filhos não são constantes e não se caracterizam por gritarias e espancamentos, o problema não é tão grave assim. Todavia, existe uma situação na qual você sempre deverá ter a mesma atitude: quando seu filho desejar se afagado e abraçado, seus braços deverão estar sempre abertos.
As crianças necessitam de alguém que as pegue no colo. Principalmente depois de uma briga. Você deverá estar disposto a perdoar e a ceder, mesmo se no momento você esteja convicto de estar com a razão! É muito doloros para uma criança se os seus pais lhe privam o afeto durante horas, ou se os mandam para cama sem um gesto de perdão.
Segurança emocional significa poder dizer: "Mesmo que eu esteja estressado, ou que não tenha tempo para você, ou que estejamos nos desentendendo, apesar de tudo, pode ter certeza de que o amo, assim como você é."
As crianças precisam dessa confiança básica de outras pessoas para que possam criar confiança em si mesmas. Aquelas que têm autoconfiança e que sabem procurar ajuda com outras pessoas, mais tarde não precisarão fugir para as drogas.

(Colaboração do Pastor Paulo Einsfeld, pela Equipe Ecumênica de Nova Petrópolis/RS)
Autor:   A campanha está sendo desenvolvida em Nova Petrópolis - (Colaboração do Pastor Paulo Einsfeld, pela Equipe Ecumênica de Nova Petrópolis/RS)

Extraído do Blog: "Folha do delegado, do Delegado de Polícia Civil no Estado de Sergipe.
licoes+de+vida/+abrace+seu+filho+antes+que+o+crack+o+faca+
O QUE VOCÊ PODERÁ FAZER PARA TAMBÉM COLABORAR COM ESTA CAMPANHA?