Seguidores

sábado, 15 de setembro de 2018

BENEDITO EM BRASÍLIA (BENEDITO EM BRASÍLIA)


AGRADECIMENTO Comovido, agradeço a Esplendorosa Recepção, Que OS conterrâneos de Sobral, Membros da AQQB Sobral / DF e da Casa do Ceará de Brasília, fizeram A Minha pessoa, AO desembarcar Ontem (13-09-2018) sem Aeroporto Internacional de Brasília. Desejo destacar como Presenças sem Aeroporto, faça Presidente da AQQB Sobral / DF e fazer Presidente de Honra da Associação CITADA, Senhores Agapito Cavalcante de Vasconcelos e Antônio Carlos Aguiar, respectively. 

Hoje à Noite, como 19:30 horas Farei palestra Sobre Cultura Nordestina e lançarei meu Livro “Lembranças Campestres“, na sede da Casa do Ceará (910 Norte). Aproveito uma Oportunidade Pará convidar Os Amigos e conterrâneos that moram em Brasília, para prestigiarem o Lançamento do Meu Mais novo Livro. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO DE BENEDITO EM BRASÍLIA (LIVRO DE BENEDITO EM BRASÍLIA)







http://blogdomendesemendes.bogspot.com

CASA DO CEARÁ EM BRASÍLIA E AQQB Sobral/ DF REALIZARAM UM DOS MAIORES EVENTOS CULTURAIS DE SUAS HISTÓRIAS

Por Benedito Vasconcelos Mendes
             
Um significativo número de escritores cearenses radicados em Brasília se fizeram presentes na palestra e no lançamento do livro do Prof. Benedito Vasconcelos Mendes. O evento cultural organizado pela Casa do Ceará e pela AQQB Sobral/DF contou com as presenças das seguintes autoridades culturais: Agapito Cavalcante de  Vasconcelos (Presidente da AQQB), Osmar Alves de Melo (Representante da Academia de Letras de Brasília e Presidente da Casa do Ceará), escritor Adirson Vasconcelos, escritor Inocêncio Viegas (Presidente da Academia Maçônica de Letras do Distrito Federal), Comendador Albery Mariano (Academia Latino Americana de Ciências Humanas), escritores e empresários Antônio Carlos Aguiar e Ladir Aguiar (Presidentes de Honra da AQQB), Intelectual  e líder classista João Vicente Feijão Neto, escritor João Bosco Serra e Gurgel, José Sampaio de Lacerda (Diretor da Casa do Ceará), Antônia Lúcia Guimarães (Superintendente da Casa do Ceará), Manuel Andrade (Conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal), jornalista Luís Roberto Vieira Costa e muitos outros intelectuais.                  

Após a palestra sobre Cultura Cearense, proferida pelo Professor Benedito, houve a solenidade de lançamento do livro “Lembranças Campestres “, de autoria do Prof. Benedito Vasconcelos Mendes. A professora e escritora mossoroense Susana Goretti Lima Leite, esposa de Benedito, organizou o lançamento do livro. A apresentação do Prof. Benedito e de seu livro foi  feita pelos Presidentes da Casa do Ceará e da AQQB, respectivamente, Agapito Vasconcelos e Osmar Alves de Melo. No final da solenidade foram  servidos salgadinhos, refrigerantes e outras bebidas, que prolongou até altas horas, este momento de cultura, lazer e congraçamento.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HAVIA AMOR NO CANGAÇO?


Eis a resposta.

“Não havia, porém, muita disponibilidade para o amor: A relação homem x mulher era como a minha e de Zé Sereno, Luiz Pedro e Nenê, Criança e Dulce, Lampião e Maria Bonita. Era tudo igual. Não tinha essa coisa de abraços. Beijos. Meu bem ou minha querida. Não era como agora. Esse carinho que muitas vezes é “tapiação”. O homem beija e abraça a mulher em casa ou nos encontros sociais e depois sai para “tapiar” (Namorar)”.

Ilda Ribeiro de Souza “Sila” antiga integrante do bando de Lampião.

Mesmo diante de tantos fatos e depoimentos de remanescentes da época, há quem insista em enxergar romantismos e paixões nas relações entre os casais cangaceiros.

Geraldo Antônio De Souza Júnior

https://cangacologia.blogspot.com/2018/09/havia-amor-no-cangaco.html?spref=fb

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EX-CANGACEIRA DULCE E, PARTE DE SUA HISTÓRIA


Por Voltaseca

Ao deixar o cangaço, Dulce passou a conviver com o Sr. Anastácio, com quem teve quase 20 filhos.

Na foto, acima, vê-se a mesma, ainda, bem jovem, ao lado do amado.

Hoje, Dulce mora no Estado de SP e, conta com 94 anos de idade, mantendo-se lúcida e, rememorando a sua fantástica história junto com seus filhos e netos....

Ela tem seu nome gravado na história do nordeste e do Brasil. Parabéns mulher guerreira..!

Foto: cortesia Martha Menezes Ruas

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=917589301783348%2C917567945118817%2C917303175145294%2C917226761819602%2C917190165156595&notif_id=1536955587286555&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.bogspot.com

NOTA DE PESAR!!!


Por Lindomarcos Faustino

O Relembrando Mossoró vem comunicar o falecimento do amigo Fernando Lins, o "Fernando Rayovac", que estava internado no Hospital São Lucas há vários dias, em Natal-RN. Nossa solidariedade aos familiares e amigos.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1717317828394015&set=a.183548778437602&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.bogspot.com

A MORTE DE ROSINHA E O TÚMULO DE LÍDIA | O CANGAÇO NA LITERATURA #172

https://www.youtube.com/watch?v=d6nPz8Jjbms

Publicado em 18 de jun de 2018

Pois é... voltamos lá pra gravar sobre Rosinha e tivemos uma grande revelação. Não deixa de se inscrever no canal antes de assistir! Abraço@! Ajude o canal Robério Barreto Santos Caixa Econômica Federal AG 0561 Conta Corrente 0008012-7 CPF 007004475-98

Categoria

http://blogdomendesemendes.bogspot.com

ENTREVISTA CADIM MACHADO, ÚLTIMO COITEIRO DE CORISCO

https://www.youtube.com/watch?v=Vs9kLhbDokU&t=88s

Publicado em 4 de mai de 2016
Categoria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AGRADECIMENTO PELO RECEBIMENTO DE LIVRO

Por Claudia Reina

]Com alegria e gratidão, recebo nesta data, o livro "O Sertão anárquico de Lampião - Cangaço, canudos, padre Cícero, Coluna Prestes, coronelismo e Estado Novo - O Nordeste no início do século XX" do estimado escritor Luiz Serra

A obra é bem construída, repleta de informações, fotografias e registros da época. Um resgate histórico! Parabéns! Sucessos merecidos!

https://www.facebook.com/

http://bogdomendesemendes.blogspot.com

RELEMBRANDO


Por Luiz Serra

COM MUITA ALEGRIA, AOS AMIGOS, ME REFIRO A OUTRO MODESTO TRABALHO, QUE BREVE SE CONCRETIZARÁ EM NOVO ENSAIO, CUJO TEMA INTITULA-SE....A COMUNA DE CONSELHEIRO e a imprensa intolerante do final do século XIX (sob o clamor de Canudos)......Da mesma forma, faço agradecer a tantos estimados amigos e amigas que acolheram o nosso Sertão Anárquico de Lampião, com toda a carga de conflitos e possíveis reexames naquele cenário abscôndito sertanejo nordestino. 

O LIVRO AINDA ESTÁ SENDO ACOLHIDO COM MINHA PENHORADA GRATIDÃO.... O Face relembra a receptividade da nobre amiga, Cláudia Reina, magistrada, doutora, crítica, pensadora, leitora com afinco de luminares da literatura mundial.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1760758954196482&set=a.1383716451900736&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANDEEIRO_ A ILUSÃO DO CANGAÇO


Por Aderbal Nogueira

Ter tido a oportunidade de conhecer, conversar, criar amizade e gravar com remanescentes da época do cangaço é uma coisa que me marcou profundamente. 

Foram muitas histórias ouvidas, confidenciadas e muitas delas nunca contadas nem aos próprios familiares. Até hoje não sei como e porque isso aconteceu comigo. A única coisa que faço é agradecer por ter tido esse privilégio. Eu não ouvi de quem ouviu para contar, eu ouvi de quem viveu para contar. 

Alguns deles choraram ao narrar seus sofrimentos e as lágrimas desciam. Outros choravam por dentro, sem lágrimas, mas esses tenho certeza eram memórias muito mais sofridas, guardadas por uma vida. 

Uma coisa eu sei, a vida e os significados dela me mudaram profundamente e as banalidades da vida eu posso dizer que não tenho, pois de imediato lembro das histórias de dor e sofrimento que ouvi. 

Um dia, quem sabe, colocarei isso tudo em livro, não a história do cangaço, que já foi muito comentada, mas a experiência dessa vivência com essas pessoas. 

Esses velhos amigos já se foram, os cangaceiros, os policiais volantes, os coiteiros e as testemunhas oculares, mas suas recordações estão marcadas em mim a ferro e fogo.

https://www.youtube.com/watch?v=_pfrMpCcIO4&index=172


Publicado em 25 de mar de 2014

Os poucos que conheci arrependeram-se amargamente da vida que tiveram. Alem disso sabiam perfeitamente o mau que fizeram a tantas pessoas.

Categoria

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MULHERES NO CANGAÇO -


Palestrante João de Sousa Lima
https://www.youtube.com/watch?v=e9QsM5rtugw&feature=youtu.be

Palestra do pesquisador/historiador joão de sousa lima sobre o chefe cangaceiro Lampião em Paulo Afonso, BA, e as mulheres que fizeram parte do cangaço.

Esse evento foi registrado pelo pesquisador cearense aderbal nogueira durante um Cariri Cangaço em 2009.

Publicado em 19 de fev de 2018

Meu amigo e grande pesquisador do cangaço João de Sousa Lima. Uma grande palestra sobre Lampião em Paulo Afonso e sobre as mulheres no cangaço, simplesmente sensacional.

Categoria


https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/?fb_dtsg_ag=Adzni3BVcPGQDDukoODzleaM_iQHRJ0bly2_jC8iIMTU5w%3AAdyrV4z_bPqTjMLp8-eFUd_EokMAO3lZe6NaeV4xspZJ5A

http://bogdomendesemendes.bogspot.com

ANGICO NESTE SÁBADO EM FORTALEZA !


Hoje 15 de setembro de 2018, às 10:00 horas no Café Patriota, Avenida Santo Dumont, 1453 - Fortaleza-CE.

http:blogdomendesemendes.blogspot.com