Seguidores

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

LAMPIÃO NA SERRA VERMELHA - O TRÁGICO E COVARDE ASSASSINATO DE JOSÉ NOGUEIRA

 Por: Luiz Ferraz Filho


Os livros sobre a história brasileira sempre trouxeram no capitulo sobre a Coluna Prestes o simbolismo da liberdade. Porém, nada foi mais aterrorizante para a população do Sertão do Pajeú, no mês de fevereiro de 1926, do que esses revoltosos sulistas. Vinda da Paraíba em direção ao Pajeú sob o comando do general Isidoro Dias Lopes, a Coluna Prestes contou com o "reforço" da boataria que estava alinhada ao bando de Lampião, para assim aterrorizar ainda mais o sertanejo. 
 
General Isidoro Dias Lopes
 
E foi esse boato que fez muitos fazendeiros da região abandonarem suas casas para se embrenhar na caatinga como esconderijo. Somada a isso, tinha também um batalhão patriótico para combater os revoltosos e que confundia ainda mais a população. Ao passarem por Betânia (PE), onde esfomeados saquearam o comercio local, os revoltosos marcharam em direção ao povoado de São João do Barro Vermelho (Tauapiranga), distrito de Serra Talhada. De lá, desceram pelas margens do Riacho São Domingos em direção a lendária vila de São Francisco, também distrito de Serra Talhada. 

Serra Vermelha vista da Fazenda de Zé Nogueira

Entre essas duas localidades, os revoltosos encontraram a Fazenda Serra Vermelha, na época fonte rica para o abastecimento da tropa composta de seiscentos ou oitocentos soldados. Com a barriga cheia, precisavam eles de uma pessoa da região para servir como "guia dos revoltosos" e nada melhor que um homem conhecido e respeitado por todos para usarem como "escudo". E foi assim que o influente dono da fazenda, José Alves Nogueira, acabou "sequestrado" pelos revoltosos. Três dias sem nenhuma regalia, andando a pé sob olhares dos soldados até ser libertado próximo ao povoado de São João do Barro Vermelho (Tauapiranga). 

Cruz no terreiro da casa demarcando o local 
onde foi covardemente assassinado 
Zé Nogueira pelo cangaceiro Antônio Ferreira.

Aliviado, mal podia imaginar José Nogueira que voltando para sua Fazenda Serra Vermelha passaria por situação ainda pior. Ao chegar, José Nogueira pediu para um dos moradores ir avisar aos parentes e familiares que estava tudo bem com ele e que  estava em casa. E nisso, aproveitou para ir na vazante (plantação no baixio) olhar uma cacimba que abastecia o lugar. Depois de algum tempo lá, José Nogueira recebeu um recado de Antônia Isabel da Conceição (Isabel de Luis Preto) que inocentemente disse que a força volante de Nazaré (comandada por Manoel Neto) estava no terreiro da casa esperando ele. Desconfiado, José Nogueira ainda perguntou: - Tem certeza que é a força ?. Tenho sim, respondeu Isabel. 

O fazendeiro João Nogueira (neto de Zé Nogueira 
e bisneto do major João Alves Nogueira), 
na calçada onde foi assassinado o avô em fevereiro de 1926.
 
 
Domingos Alves Nogueira 
(neto de José Nogueira) 

Ao subir da cacimba em direção ao terreiro da casa, José Nogueira avistou o bando de Lampião com 45 cangaceiros enfurecidos após saírem derrotados na tentativa de invasão ao povoado de Nazaré do Pico. Homem de firmeza, continuou José Nogueira o trajeto mesmo sabendo que dificilmente escaparia da morte. Nisso, o cangaceiro Antônio Ferreira, aproximou-se dele e falou: - É hoje José Nogueira. Ele ele respondeu: - Seja o que Deus quiser. 

Lampião mandou todos baixarem as armas e começou a conversar com o velho fazendeiro. Após a palestra, Lampião observou ele muito cansado, doente e asmático, liberando o fazendeiro. Deu voz de reunir e começou a seguir no destino da caatinga quando escutou um tiro. Tinha sido o cangaceiro Antônio Ferreira que havia covardemente atirado nas costas de José Nogueira. Vendo o ocorrido, Lampião reclamou dizendo que o velho estava doente e quase "morto". Então, Antônio Ferreira (que era irmão mais velho de Lampião) falou:

- Matei , tá morto e pronto. 

Era 26 de fevereiro de 1926. Calçou Antônio Ferreira as alpercatas (sandálias de couro) do falecido e seguiu junto ao bando caatinga a dentro. Segundo o fazendeiro João Nogueira Neto (neto de José Nogueira), durante anos o local onde o avô paterno foi assassinado ficou manchado com o sangue nas pedras. No local, os filhos do fazendeiro depois fincaram uma cruz para demarcar a tragédia. O corpo de José Nogueira foi enterrado no dia seguinte, do outro lado do riacho, no cemitério da Serra Vermelha. 
 
Deixou ele a viúva Francisca Nogueira de Barros (Dona Dozinha, tia dele) e sete filhos. 

Luiz Ferraz Filho, é pesquisador, Serra Talhada - Pernambuco
 
FONTE: (LIRA, João Gomes de - Memórias de Um Soldado de Volante) 
- (AMAURY, Antônio e FERREIRA, Vera - O Espinho de Quipá) - (FERRAZ, Marilourdes - O Canto do Acauã) - (SOBRINHO, José Alves - Zé Saturnino - Nas Pegadas de Um Sertanejo).  
 
FOTOS/ENTREVISTADOS: 
João Nogueira Neto e Domingos Alves Nogueira (netos de José Alves Nogueira).
 
Pescado no Cariri Cangaço

http://lampiaoaceso.blogspot.com/search/label/Antonio%20Ferreira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOSÉ MUTTI DE ALMEIDA EX-COMPANHEIRO DE ANTONIA GOMES DE OLIVEIRA IRMÃ DE MARIA BONITA

 Por José Mendes Pereira

Major reformado do exército José Mutti de Almeida - foto do acervo de Rubens Antonio escritor e pesquisador do cangaço.

Este senhor é o Major reformado do exército, José Mutti de Almeida, que fora companheiro de Antonia Gomes de Oliveira, irmã de Maria Bonita, e é aquele que esteve com o escritor e pesquisador do cangaço Dr. Antonio Amaury Correia de Araújo, e o pesquisador ouviu o seu relato que  teria ouvido de Dona Maria Déa, mãe de Maria Bonita, que o Ananias era filho do "homem", filho de Lampião com Maria Bonita.

Após o parto, Maria Bonita teria deixado Ananias sob os cuidados de Dona Déa, que criou o neto como seu verdadeiro filho, e também como irmão gêmeo de Arlindo de Oliveira – esse, sim, irmão de Maria Bonita.

CONHEÇA O MAJOR JOSÉ MUTTI ATRAVÉS DESTE MATERIAL DO PROFESSOR, ESCRITOR E PESQUISADOR DO CANGAÇO RUBENS ANTONIO.

José Mutti de Almeida
* - 1908 - Alagoinhas
+ - 1988 - Salvador

Militar do Exército, comandou, como 3-o sargento, contratado como provisório locado na Força Pública da Bahia, uma volante que travou dois fogos com o bando de Lampeão, em 1933.

Teve um relacionamento com Antônia, irmã de Maria Gomes de Oliveira, a "Maria Bonita". Tiveram um filho, João Mutti de Almeida, que chegou a brigadeiro, na Aeronáutica.

Casou-se José Mutti de Almeida duas vezes e teve outros filhos.

Reformou-se como major do Exército.

Autorou "Reminiscências de um ex-comandante de volante.", publicada em brochura, pelo mesmo, em 1982, em Alagoinhas, Bahia.

Falecido no hospital do Exército, em Salvador, foi sepultado em Alagoinhas.

Sargento José Mutti de Almeida, à esquerda.
.

Sargento José Mutti de Almeida
.

Major José Mutti de Almeida
.


Major José Mutti de Almeida

Sertanejo José Mutti de Almeida
.

Confraternização no Tiro de Guerra 0110. José Mutti de Almeida, que aparece em terno preto.
.

Capa do livro de autoria de José Mutti de Almeida.

https://cangaconabahia.blogspot.com/2019/02/jose-mutti-de-almeida.html?fbclid=IwAR18FIVOzUc54Vl_BRpX77ECst_IsUlsVzRggKr0DdNGP68qzFzPkRCX9yg

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AH, SE EU ME ENCONTRASSE COM A MINHA FAMÍLIA EM MALHADA DA CAIÇARA!


Em minha humilde opinião Maria Bonita não só estava cansada da vida que levava, como já havia adquirido o medo de viver embrenhada às matas, sabendo que a qualquer hora, poderia ser morta pelas volantes policiais.

José Gomes de Oliveira pai de Maria Bonita

Oséas irmão de Maria Bonita

Maria Bonita quando se embrenhou às matas estava dominada pelo cupido, e depois de tantos sofrimentos, descobriu que havia se enganado, pois a sua loucura pelo o movimento do capitão Lampião era uma simples ilusão. Por esta razão, exigia do seu companheiro a desistência com urgência, daquela amaldiçoada vida.

D. Maria Joaquina Conceição Oliveira - Dona Déa Mãe de Maria Bonita e José Gomes de Oliveira
Joana irmã de Maria Bonita  

Foram oito anos vividos e perdidos entre os serrados. A vida do cangaço era um verdadeiro inferno, sofrendo naquelas matas como se fosse um animal, e como saldo, apenas ganhara o sol forte, poeiras, chuvas, dormindo no chão, desprovida de um acomodado teto, distante das festas decentes que aconteciam na sua querida terra Malhada do Caiçara, a solidão presente a todo instante, muita fome, fome e muita fome. 

Arlindo irmão de Maria Bonita 

Saudade daquelas pessoas que lhe viram nascer, frequentando uma escolinha para, pelo menos alfabetizá-la. Saudade das missas aos domingos, quando ela e outras amigas da mesma idade caminhavam para receberam a bênção do padre da pequena paróquia. Saudade dos pais, irmãos, familiares, amigos, parentes e aderentes.

Benedita - irmã mais velha de Maria Gomes

Maria Bonita viveu o inferno que ela mesma o desejou. Queria voltar ao seu amado chão, abraçar os velhos e sofridos pais, irmãos, e lhes dizer que: a partir daquele dia, passaria a ser a nova Maria de Déia, a Maria de antes, a Maria que gozava dos divertimentos que a população da comunidade gozava, e por favor, não mais falassem em Maria Bonita, a Maria do cangaço, a Maria marginal, a Maria que roubava e odiava os que traiam o seu grupo. A partir daquele dia, queria ser uma outra Maria. Maria desejada pela aquela rapaziada lá de Malhada do Caiçara.

Amália irmã de Maria Bonita

José Gomes irmão de Maria Bonita

Mas Maria Bonita apenas imaginava a desistência do cangaço, e não tinha coragem de fugir da presença do seu companheiro. Não queria tomar esta atitude, pois a Rosinha de Mariano fora assassinada a mando de Lampião, e ela mesma, sabia que sendo a verdadeira companheira do chefe do cangaço, e se fugisse em busca dos seus familiares, com certeza, seria seguida e morta pelos cangaceiros, todos ordenados por Lampião.

Ananias irmão de Maria Bonita

Francisca irmã de Maria Bonita

As caatingas são bem melhores do que a prisão

Mas Lampião lá na sua central administrativa, como chefe de bando, para ele, liberdade, somente entre os serrados, apenas livrando-se de estilhaços de balas. 

Isaías irmão de Maria Bonita

Jamais sairia da caatinga, pois se assinasse a desistência do cangaço, com certeza, iria passar pelas mãos vingativas de policiais. Não desistiria e nem autorizaria a saída de sua companheira do cangaço. Lampião bateu o martelo com toda força do seu braço:

Antonia irmã de Maria Bonita

" - Não aceito a desistência de Maria do cangaço! Maria Permanecerá comigo até que um dia alguém nos matem! Não quero passar por covarde, assinando a desistência do cangaço. Esta é a vida que eu escolhi". Se me fizeram marginal, marginal serei até morrer".

Olindina irmã de Maria Bonita

 Corrigindo o meu equívoco:

Em outra postagem eu coloquei que estas fotos pertenciam ao acervo do escritor Gilmar Teixeira. Mas, todas as fotos da família de Maria Bonita aqui no texto, pertencem ao acervo do escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima.

Alerta ao leitor: Não use o que eu escrevi como material pertencente à literatura lampiônica. É apenas um pouco do meu pensamento, e na finalidade de publicar as fotos dos pais e irmãos de Maria Bonita. E de forma alguma prejudicará o que os escritores, pesquisadores e cineastas escreveram e gravaram. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2016/03/a-homenagem-do-grupo-oficio-das.html 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NÃO DEIXA DE LER ESTE EXCELENTE TRABALHO DO HISTORIÓGRAFO ROSTAND MEDEIROS, SOBRE MARIA BONITA E SUA IRMÃ AMÁLIA FERREIRA.


Clique no link e sinta-se em família. 

https://tokdehistoria.com.br/2012/03/09/familiares-narram-a-imprensa-sobre-a-maria-do-capitao-lampiao/
https://tokdehistoria.com.br/2012/03/09/familiares-narram-a-imprensa-sobre-a-maria-do-capitao-lampiao/

Se o link não abrir, leve-o ao google.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOIS VALENTES CANGACEIROS.

 Por Guilherme Velame Wenzinger

Essa fotografia é uma das que mais gosto do cangaço, quanto mais antigos os registros, mesmo que desfocados, para mim tem um "quê" mais especial. Nela encontram-se os cangaceiros Luiz Pedro e Felix Caboje/Felix da Mata Redonda. Retrato tirado entre os anos de 1924-1927. A fonte não tenho ao certo, mas se não me engano ela está ilustrada no livro "A maior batalha de Lampião" de Louro Teles e pertence ao acervo de Diana Lopes. Se estiver errado algum estudioso/pesquisador do grupo pode me corrigir.

https://www.facebook.com/search/top?q=guilherme%20velame%20wenzinger

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

IRMÃO DE MARIA BONITA.

 Por Guilherme Velame Wenzinger

Este é Arlindo Gomes de Oliveira, irmão de Maria Bonita.

Fonte: “Maria Bonita” livro de Antônio Amaury.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=1812863298922606&notif_id=1641565066756642&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASCRIM/PRESIDENCIA –“RETROSPECTIVA PROVIDÊNCIAS REF ”37 RESOLUÇÃO ASCRIM Nº 007/2020. - OFÍCIO. Nº 058/2021.

 1481522002230_PastedImage

ASCRIM/PRESIDENCIA –“RETROSPECTIVA PROVIDÊNCIAS REF ”37 RESOLUÇÃO ASCRIM Nº 007/2020. - OFÍCIO. Nº 058/2021. 

  

MOSSORÓ-RN, 25 de NOVEMBRO de 2021.  

 

Excelentíssimo Vereador DR. LAWRENCE AMORIM,  

M.D PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ  

RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SER ASSIM CONSIDERADO(a).’ 

 

 “REF ”37 RESOLUÇÃO ASCRIM Nº 007/2020”.- RETROSPECTIVA TODAS AS INFORMAÇÕES(ORDEM CRONOLÓGICA) IMPORTANTES, RECENTES, SOBRE A INSTITUIÇÃO DO TÍTULO HONORÍFICO DE ALTÍSSIMA HONRA ““ASCRIM/ACADEM/CMM/TCM-10 LEGADO DE HERÓI IMORTALIZADO NO COMBATE AO COVID-19” 

            

 1.  AGRADECENDO TODAS AS ATENÇÕES, CONFORME ASSUNTO PERTINENTE, CONVERSADO RECENTEMENTE EM AUDIÊNCIA COM V. EXCELÊNCIA, SEGUE RESUMO(ANEXO) DE TODAS AS PROVIDÊNCIAS ENCETADAS, PELA ASCRIM, PARA A CONTINUIDADE DOS EVENTOS DE OUTORGA DAS COMENDAS AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE/RN, ENVOLVIDOS NO COMBATE AO OBTUSO COVID19, SUGERINDO - S.M.J. - V. MEDIDAS, EM PRINCÍPIO, ALÉM DE OUTRAS DE V. SAPIENTE ALÇADA NESSA PRESIDÊNCIA, PARA CONSECUÇÃO DOS OBJETIVOS.:  

REF. “REF ”37 RESOLUÇÃO ASCRIM Nº 007/2020”, alínea “a” do inciso II - INSTITUIR O TÍTULO HONORÍFICO DE ALTÍSSIMA HONRA ““ASCRIM/ACADEM/CMM/TCM-10 LEGADO DE HERÓI IMORTALIZADO NO COMBATE AO COVID-19 EM (escrever na comenda país/cidade/u.f./data /ano), COM ATRIBUIÇÃO DE COMENDA””, para outorga aos profissionais indicados pela COMISSÃO ASCRIM  HERÓIS IMORTALIZADOS NO COMBATE AO COVID-19-CAHIC19(supedâneo da alínea “d” do inciso II desta) notoriamente destacados, na área locativa em que atua(ram), no COMBATE ao covid-19, preenchidos os requisitos da presente “37 RESOLUÇÃO ASCRIM Nº 007/2020”, DE 31.03.2021 (supedâneo nos ensaios de tese nos itens 1, 2, 3, 4, 5, 6, e 7 do Inciso I desta . 

 

2. PUBLICAÇÃO DE LEI QUE TRATA DA MATÉRIA, CORROBORANDO A MANIFESTAÇÃO DO INTERESSE DESSA PRESIDÊNCIA/CMM PARTICIPAR DO P.A.S., (supedâneo na alínea “b” do inciso II DA ”37 RESOLUÇÃO ASCRIM Nº 007/2020”.  

REF. “REF ”37 RESOLUÇÃO ASCRIM Nº 007/2020”, ordinal 1º, alínea “a” do inciso II -A CMM, através do Excelentíssimo Vereador DR. LAWRENCE AMORIM, M.D PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ, -indicado pelo ex-então Excelentíssimo Vereador FLÁVIO TÁCITO DA SILVA VIEIRA - manifestará apoio à PARCERIA ASCRIM SOLIDÁRIA(consoante caput da alínea “b” do inciso II desta), encaminhando por meio de ofício, à ASCRIM, após aprovação na CMM, Projeto de Lei Simples com base nesta Resolução que dela fará parte, amparado nos lídimos regulamentos protocolares da CÂMARA, observado que: 

1. O EVENTO: SESSÃO SOLENE DE OUTORGA DAS COMENDAS AOS “HERÓIS IMORTALIZADOS” NO COMBATE AO COVID-19, acontecerá na Câmara dos Vereadores de Mossoró-CMM, com anuência dessa, que será representado pelo Exmo. SR PRESIDENTE DR. LAWRENCE AMORIM.  

2. Todo o aparato da SESSÃO SOLENE DE OUTORGA DAS COMENDAS AOS “HERÓIS IMORTALIZADOS NO COMBATE AO COVID-19 será administrado pelo Cerimonial da CMM, no rigor do seu estilo, que se responsabilizará, inclusive pela confecção dos Convites e Comendas.  

2.1. O Cerimonial da CMM, enviará tempestivamente aos Coparticipantes da “PARCERIA ASCRIM SOLIDÁRIA”, Homenageados e Familiares, Convite informando os requisitos para comparecerem à SESSÃO SOLENE DE OUTORGA DAS COMENDAS AOS “HERÓIS IMORTALIZADOS NO COMBATE AO COVID-19, - no formato remoto, enquanto perdurar a pandemia covídica e, alternativamente na forma presencial, obedecidas as medidas protetivas sanitárias e de bio-segurança, decretadas pela OMS, Brasil, Estado e Município onde se realiza o evento, o que for mais viável, preconizado nesta Resolução.  

3. SEGUE, PARA SUBSIDIAR A REDAÇÃO DA LEI(supedâneo in fine da alínea “b” do inciso II da ”37 RESOLUÇÃO ASCRIM Nº 007/2020”),  QUE SERÁ INSTITUÍDA PELA CMM, PASSOS SEGUINTES: 

REF. “REF ”37 RESOLUÇÃO ASCRIM Nº 007/2020”, ordinal 1º, alínea “c” e seguintes do inciso II: 

c) CONCEDER, obedecida as disposições desta RESOLUÇÃO:  

1º. Ao profissional indicado, (consoante alínea “a” do inciso II desta), em SESSÃO SOLENE DE OUTORGA DAS COMENDAS (consoante caput do item 1, ordinal 1º, alínea “b”, do inciso II desta), a entrega do TÍTULO HONORÍFICO DE ALTÍSSIMA HONRA ““ASCRIM/ACADEM/CMM/TCM-10 LEGADO DE HERÓI IMORTALIZADO NO COMBATE AO COVID-19 em (escrever na comenda país/cidade/u.f./data/ano), COM ATRIBUIÇÃO DE COMENDA””por seu elevado destaque de inestimável valor, combinado com seus atributos pessoais de honra ao juramento profissional, coroando sua trajetória humanística, na luta histórica contra o COVID-19, observado que:  

1. Caso o profissional indicado(consoante ordinal 1º da alínea “c”, do inciso II, desta), esteja ausente ou tenha ido a óbito, O TÍTULO HONORÍFICO DE ALTÍSSIMA HONRA, ““ASCRIM/ACADEM/CMM/TCM-10 LEGADO DE HERÓI IMORTALIZADO NO COMBATE AO COVID-19 EM (escrever na comenda país/cidade/u.f./data /ano)  será entregue ao  parente vivo mais próximo, ou a representante legal da Instituição a qual pertence(ia) o homenageado, que será outorgado com o JUS DO MÉRITO DESIGNADO de “GUARDIÃO DO ““ASCRIM/ACADEM/CMM/ TCM -10 LEGADO DE HERÓI IMORTALIZADO NO COMBATE AO COVID-19 EM(escrever na comenda país/cidade/u.f./data /ano - acrescido do nome do outorgado).  

2. O TÍTULO HONORÍFICO DE ALTÍSSIMA HONRA ““ASCRIM/ACADEM/CMM/TCM-10 LEGADO DE HERÓI IMORTALIZADO NO COMBATE AO COVID-19 EM(escrever na comenda país/cidade/u.f./data /ano), COM ATRIBUIÇÃO DE COMENDA,”” POR OPÇÃO PESSOAL, será entregue AO PRÓPRIO HOMENAGEADO, se estiver VIVO.  

3. A ASCRIM, A CMM, e a TCM-10 far-se-ão representar por mandatário legal,  em local e hora previamente comunicado pelo cerimonial da  CMM,  para assinatura e outorga do TÍTULO HONORIFICO ““ASCRIM/ACADEM/CMM/TCM-10 LEGADO DE HERÓI IMORTALIZADO NO COMBATE AO COVID-19 EM (escrever na comenda país/cidade/u.f./data /ano), COM ATRIBUIÇÃO DE COMENDA””. 

4.  Os familiares do homenageado, juntamente com o Presidente da Instituição a qual se vinculava o agraciado, deverão apresentar biografia simples com histórico da atividade profissional deste, contemplando os feitos concernentes ao jus do TÍTULO HONORÍFICO DE ALTÍSSIMA HONRA ““ASCRIM/CMM/TCM-10 LEGADO DE HERÓI IMORTALIZADO NO COMBATE AO COVID-19 EM (escrever na comenda país/cidade/u.f./data /ano)COM ATRIBUIÇÃO DE COMENDA””encaminhando à COMISSÃO ASCRIM  HERÓIS IMORTALIZADOS NO COMBATE AO COVID-19-CAHIC19corroborando preencher os requisitos desta resolução. (consoante caput da alínea “d” do inciso II desta).  

 

4. PORTANTO, AGUARDAMOS RESPOSTA DOS EXCELENTÍSSIMOS PRESIDENTES E ILUSTRÍSSIMOS SENHORES DELEGADOS DOS CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO RN-CREMERN– DELEGACIA EM MOSSORÓ-RN., M.D. DR. MANOEL DE FREITAS NOBRE, BEM COMO DO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM-COREN/RN, M.D. DR. MANOEL EGIDIO, PARA ENSEJARMOS ENCAMINHAMENTO, À V. EXCELÊNCIA, DOS PRIMEIROS NOMES DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE(IN MEMORIAM), VISANDO A ENTREGA DAS COMENDAS ““ASCRIM/CMM/TCM-10 LEGADO DE HERÓI IMORTALIZADO NO COMBATE AO COVID-19. (V.CÓPIA(ANEXA) DOS EXPEDIENTES OFÍCIO Nº 055/2021, DE 12 de Novembro de 2021 E OFÍCIO Nº 052/2021, 08 de Novembro de 2021). 

  

5. NA CERTEZA DO ACOLHIMENTO, AGRADECEMOS ANTECIPADAMENTE, COLOCANDO-NOS A DISPOSIÇÃO PARA QUAISQUER OUTROS ESCLARECIMENTOS. 

  

SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS, 

 

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO 

-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM ACADEM- 

 

MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO 

-PRESIDENTA EXECUTIVA INTERINA DA ASCRIM-  

 

OBS.: CELULAR PARA CONTATO 84-99150-8664 

 

P.S.: 1. CONSIDERANDO A ESSÊNCIA DA HUMANIDADE INTELECTUAL, INSERIDA NA REPRESENTATIVIDADE DE TODOS SEGMENTOS SOCIAIS ABAIXO RELACIONADOS, ENCAMINHA-SE ESTA CÓPIA ORIGINAL, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO AOS  INSIGNES DIGNITÁRIOS: 

    

P.S.: PARA CONHECIMENTO AOS PARTICIPANTES DA PAS E AO CORPO SOCIAL DA ASCRIM E ACADEM 

  

 

-c/cópia para o EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA RN-CREMER,– DELEGACIAS EM NATAL-RN, MOSSORÓ-RN E ASSU(RN).   

-c/cópia para o ILUSTRÍSSIMO SENHOR DELEGADO DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO RN-CREMER, DR.MANOEL DE FREITAS NOBRE  – DELEGACIA MOSSORÓ-RN. 

-c/cópia para o EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM-COREN/RN, M.D. DR. MANOEL EGIDIO, 

-c/cópia para o Excelentíssimo VICE-PRESIDENTE DR RUI. Integrante do CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM-COREN/RN – DELEGACIAS EM NATAL-RN, MOSSORÓ-RN E ASSU(RN).  

-c/cópia para o EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM-COREN/RN, DR. MANOEL EGÍDIO – DELEGACIAS EM NATAL-RN, MOSSORÓ-RN E ASSU(RN).   

-c/cópia para o Excelentíssimo VICE-PRESIDENTE DR RUI. Integrante do CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM-COREN/RN – DELEGACIAS EM NATAL-RN, MOSSORÓ-RN E ASSU(RN).   

-c/cópia para a Excelentíssima DRA. ZILENE CONCEIÇAO CABRAL FREIRE DE MEDEIROS, M.D. Diretora Presidente da TCM-10. INT. DA PARCERIA ASCRIM SOLIDÁRIA-PAS.  

-c/cópia para o Excelentíssimo Vereador DR. LAWRENCE AMORIM, M.D PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ. INT. DA PARCERIA ASCRIM SOLIDÁRIA-PAS.  

-c/cópia para os Excelentíssimos PRESIDENTES DESIGNADOS DA ASCRIM, DR. WILSON BEZERRA DE MOURA e DR. ELDER HERONILDES DA SILVA-CONSELHEIROS.   

-c/cópia para o Excelentíssimo Ex-Vereador FLÁVIO TÁCIO DA SILVA VIEIRA.  ENTUSIASTA DA INSTITUIÇÃO DO TÍTULO HONORÍFICO RESOLUÇÃO 07/2020 

-c/cópia para a Ilustríssima Sra MARIA LUZIA PAIVA BESSA VALE -ENFERMEIRA - COREN RN º 48696 – MEMBRO DA CAHIC19.  

-c/cópia para a Ilustríssima Sra TANIA JANAINA DA SILVA MELO FARIAS – ENFERMEIRA -COREN RNº 658425 MEMBRO DA CAHIC19.  

-c/cópia para o Ilustríssimo Dr. JERÔNIMO DIX-SEPT ROSADO MAIA SOBRINHO - CRM 1527 RN (ACADÊMICO DA ASCRIM)MEMBRO DA CAHIC19.  

-c/cópia para os insignes ACADÊMICOS DA ASCRIM:  

-DR.BENEDITO VASCONCELOS MENDES. MEMBRO DA CAHIC19.  

-REV. PE.MANOEL VIEIRA GUIMARÃES NETO. MEMBRO DA CAHIC19.  

-DRA.MARIA DO SOCORRO CAVALCANTI. MEMBRO DA CAHIC19.  

----------------------- 

P.S2.: ESTA É UMA CÓPIA ORIGINAL, ENCAMINHADA EM CARÁTER PESSOAL DIRETO PARA O(A)S:  

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, MAÇONICAS E MILITARES. 

REVERENDÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS. 

MAGNÍFICOS REITORES E AUTORIDADES DE UNIVERSIDADES. 

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS. 

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES. 

ILUSTRÍSSIMO(A)S DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, EDUCACIONAIS E DE CIDADANIA. 

ILUSTRÍSSIMO(A)S JORNALISTAS E COMUNICADORES. 

ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM. 

POTENCIAIS CANDIDATO(A)S A ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM.  


Enviado pela ASCRIM.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com