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quinta-feira, 23 de maio de 2019

ZÉ SATURNINO NA POLÍCIA


Se você quiser saber como foi que Zé Saturnino entrou para a polícia e num só dia passou de soldado a sargento é só adquirir o livro "Lampião a Raposa das Caatingas" escrito por José Bezerra Lima Irmão,  e lá, você encontrará mais ainda:  Batismo de fogo de Zé Saturnino na Favela. Tudo isto está a partir da página 216 a 217.


O livro "Lampião A Raposa das Caatingas" do José Bezerra Lima Irmão contém tudo que você está procurando, isto é sobre cangaço e sobre a família Ferreira a de Virgulino Ferreira da Silva o Lampião. Ele contém 736 páginas, tamanho ofício e 4 centímetros de altura. 

E para você adquiri-lo basta entrar em contato com o professor Francisco Pereira Lima lá na cidade de Cazajeiras no Estado da Paraíba através deste e-mail:

  franpelima@bol.com.br 

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COMEÇA AMANHÃ!!!

Por Manoel Severo


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NOS CONFINS DOS SERTÕES

*Rangel Alves da Costa

Muita gente sequer imagina existir. Tão distante é esse mundo que muita gente jamais ouviu falar ou já esteve lá. Mas existe. Uma distância nas distâncias que provoca encontros inesperados, pois quase tudo desconhecido ao urbano ou citadino. Ninhos nas cumeeiras, candeeiros crepitando ao anoitecer, um vaga-lume passando, um grilo escondido no oco do pau. Um mundo assim existe lá nos confins, nos sertanejos confins. Quase como um realismo fantástico, mas uma verdade vivenciada na simplicidade e humildade de um povo. É assim lá nos confins dos sertões.
Confins são lonjuras, são fins de mundo, são distâncias, são escondidos de além. Confins são lugares extremos, são fronteiras de existência, são localidades distantes e desconhecidas ou pouco conhecidas. Confins são terras, lugares ou povoações, pouco visitadas e, por isso mesmo, permanecendo com feições eternizadas no antigo e no antigamente. Os confins dos sertões seriam exatamente aqueles pouco conhecidos sertões.
Nos confins dos sertões, o tempo parece vagarosamente passar, ou simplesmente nunca passa. O novo é tão antigo que nada parece mudar. Os costumes passados de geração a geração continuam como se naquela primeira gestação. O mundo lá fora pouco importa aos confins, eis que tudo vive e se basta no seu próprio interior. As notícias que chegam dizem apenas do próprio povo, dali de perto ou de mais adiante. O artista é o homem da terra, a novela é a página da vida, o novo é o que está feito naquele momento, apenas.
A mesma poeira parece despontar todos os dias da mesma curva da estrada. As folhas secas que esvoaçam certamente que são as mesmas folhas secas de outros outonos. Nada muda, nada parece mudar. A ventania possui um sopro conhecido demais. O vento, e sempre o mesmo vento, só falta mesmo dar bom dia e boa tarde aos moradores. Conhece as janelas e portas, conhece ruas e estradas, sempre se nega a soprar demais durante a batida de feijão ou do peneiramento do café batido em pilão.
Antes da chegada, nenhum ronco de veículo. Nunca um carro apontou na última curva da estrada e antes de chegar perante a igrejinha de barro batido. Motocicleta por ali seria vista como uma estranheza do mundo. Quanto o poeirão levanta na estrada, logo já sabem da chegada ou da partida de animais. Para ir de canto a outro somente no lombo do cavalo, do jegue ou do burro. Também há carro-de-boi e pé afoito para seguir caminho. Um povo que nunca cansa. Desde o madrugar ainda escurecido que os ofícios simples começam a ser exercidos, sempre envolvendo a lida com a terra.


Pelo ar, os cheiros próprios dos confins tomam conta de tudo e se espalham pelos arredores e mais adiante. Cheiro de cuscuz ralado no fogão de lenha, cheiro de carne assada por cima das brasas, cheiro de ovos passados na banha de porco, cheiro de café torrado e batido em pilão borbulhando na chaleira. Que cheiro estranho e tão corriqueiro do rapé passando de nariz a nariz, do fumo no cigarro de palha, da casca de pau derramada no copo e virada num gole só. Cheiro de barrufo de terra na chegada da chuva. Cheiro de estrume de curral e do couro da sela e do gibão.
Vida mansa, leve, andante sem pressa. Um tamborete na calçada, um tronco de pau na malhada, uma rede espalhada na sala pro menino deitar. Amigos proseiam debaixo dum pé de pau enquanto uma mocinha vai passando com feixe de lenha na cabeça. Senhoras levam sacos de pano para lavar no riachinho e amigas conversam enquanto varrem as calçadas de areia. Não há praça, não há banco de praça, não há calçamento algum. Tudo um descampado só, entremeado de moradias rústicas, rotas, na singeleza do mundo. Casebres de barro e cipó, telhados de palhas, quintais que se confundem com a mataria.
Seu Totonho diz a Bastião: “Pois é cumpade, ansim mermo a vida. Mió mermo é que o mundo de lá fora num venha aqui pa dento. Num sei nem o que acuntece lá fora e nem quero saber. Como do meu feijão, do meu mio, da minha batata, da minha melancia. Munta caça ainda tem pur aqui, preá do bom e mocó tomem. Deixe os bicho de cria se criar, a num ser que seja um bodinho, uma cabra, um porco. Entonce tem de ser a mistura do feijão com farinha. Adespois nóis num tem essa peorcupação das cidade grande. Nóis frome inté de porta aberta, na fresca boa e sem ninguém atrapaiá o cochilo. Riqueza é essa, a da paz e do sossego. Nunca vi ninguém que arribou daqui pa despois vortá e dizer que lá fora é mió. Se aqui é mió, entonce que a gente viva aqui. Num é mermo cumpade?”.
Doença pouca, remédio muito. E tudo do quintal mesmo, do mato, da sabedoria matuta. Fartura de boldo, hortelã, mastruz e muito mais. Também as velhas rezadeiras e benzedeiras que vão afastando os malefícios do corpo e limpando os espíritos para as lidas do dia a dia. Bastam três raminhos de mato e muita coisa ruim é afastada do corpo. As mãos velhas e hábeis vão passando os ramos pela cabeça e corpo, sussurrando velhas orações e rezas fortes, e depois basta jogar fora o mato já totalmente seco. Os ramos secam e esturricam por que chamaram para si as mazelas existentes na pessoa, daí o definhamento repassado.
Assim a vivência nos confins dos sertões. E nada de ficção. Ainda existem muitas comunidades e povoações vivendo assim, como se traçando seus destinos e sinas.

Escritor
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ACADEMIA DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES DE MOSSORÓ

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RESOLUÇÃO ASCRIM Nº 005/2019
1. CONSIDERANDO que, EMBORA O PATENTE INTERESSE DA MINORIA DOS ASSOCIADOSEM CUMPRIR AS OBRIGAÇÕES INERENTES ÀS ATIVIDADES DA ASCRIM, EXISTEM PENDÊNCIAS FINANCEIRAS E SOCIAIS DA MAIORIA DOS ACADEMICOS, MERECENDO ZELOSO TRATAMENTO E CONTATO PARA INFORMAR A SITUAÇÃO DE IMPASSE REQUERENDO IMPRESCINDÍVEIS MEDIDAS DE AJUSTES.
2. CONSIDERANDO QUE, GRANDE NÚMERO DE ASSOCIADOS, TENDEM DISTANCIAR-SE, POR MOTIVOS ÓBVIOS PESSOAIS DIVERSOS, DAS ATIVIDADES PROTAGONIZADAS E/OU PATROCINADAS PELA ASCRIM OU POR ENTIDADES CULTURAIS CONGÊNERES, FATOR DIMINUENTE DO FLUXO DE FREQUÊNCIA MÉDIA.
3. CONSIDERANDO que, NA ASCRIM,
a) CONSIDERA-SE INADIMPLENTE FINANCEIRO, O ASSOCIADO QUE ESTIVER EM ATRASO NO PAGAMENTO DAS DESPESAS DE EVENTOS OU ESTIVER EM ATRASO NO PAGAMENTO DAS ANUIDADE DA ASCRIM REF. OS PERÍODOS DE -OUT/2015 A SET/2016, -OUT/2016 A SET/2017, -OUT/2017 A SET/2018, RESSALTANDO-SE QUE A INADIMPLÊNCIA INICIA-SE A PARTIR DO 1º DIA DE MARÇO DO ANO EM CURSO QUE VIGER A ANUIDADE INADIMPLIDA;
b) CONSIDERA-SE INADIMPLENTE SOCIAL, O ASSOCIADO QUE ESTIVER EM ATRASO NA ENTREGA DA OBRA LITERÁRIA AUTORAL OBRIGATÓRIA, QUE NÃO TIVER FEITO O RECADASTRAMENTO, NÃO TENHA CUMPRIDO ASSIDUIDADE E TENHA CONTUMAZ FALTA AO DECORO INTELECTUAL NAS ATIVIDADES DA ASCRIM.
3.1. ESCLARECIDOS OS ÓBICES, SUPRAMENCIONADOS NAS ALÍNEAS “a” E b” supramencionadas, SUGERE-SE, RESPEITADO O DIREITO AO CONTRADITÓRIO, AS MEDIDAS ADEQUADAS PARA RESOLVER AS SITUAÇÕES DE INADIMPLENCIA:
a) APRESENTAÇÃO PELO ASSOCIADO INADIMPLENTE, DE PROPOSTA, DO PAGAMENTO TOTAL DAS ANUIDADES E DESPESAS DE EVENTOS EM ATRASO, PARCELAMENTO EM ATÉ CINCO (05) MESES, SEM ACRÉSCIMOS, EXCLUÍDA ANUIDADE VINCENDA, A INICIAR-SE NA DATA DA ASSINATURA DA “CAPA”;
b) ENTREGA DA OBRA LITERÁRIA AUTORAL OBRIGATÓRIA, NO PRAZO DE ATÉ 60 DIAS CORRIDOS, A INICIAR-SE NA DATA DA ASSINATURA DA “CAPA”;
c) COMPROMETER-SE, CUMPRIR ASSIDUIDADE INTELECTUAL, DECORO INTELECTUAL NAS ATIVIDADES COMO ASSOCIADO DA ASCRIM, E RENOVAÇÃO DO CADASTRO, A INICIAR-SE NA DATA DA ASSINATURA DA “CAPA”.
4. CONSIDERANDO que, EM 30.05.2018 SERÁ PUBLICADO NA AGE-013/2019, O EDITAL DE INSTALAÇÃO E FUNDAÇÃO DA ACADEMIA DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ACADEM,INSTRUINDO OS PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS PARA ABERTURA DE VAGAS DOS TITULARES/PATRONOS, ALERTA-SE SOBRE A SIMILITUDE  SINTÔNICA DA VIA PORTA À PRIMAZIA DE INGRESSO AOS ASSOCIADOS DA ASCRIM, OS QUE ESTIVEREM ADIMPLENTES FINANCEIRA E SOCIALMENTE.
R E S O L V O
5. A PARTIR DESTA DATA, USANDO DAS ATRIBUIÇÕES E PODERES QUE ME CONFEREM O ESTATUTO DA ASCRIM, APOIANDO E GARANTINDO A RESILIÊNCIA DOS ASSOCIADOS, AMPARADO NO MESMO SUPEDÂNEO, CAPUT DO ITEM I DESTE, POR SER NORMA CONCEITUADA NO ESTATUTO:
a)ENCAMINHAR, BREVÍSSIMO, EM CARÁTER SOLIDÁRIO, NO INTERESSE COLETIVO, VIA EMAIL PARA O ENDEREÇO ELETRÔNICO DE CADA ASSOCIADO INADIMPLENTE OU NÃO,“CARTA DE AJUSTE DE PENDÊNCIAS NA ASCRIM-CAPA”, ONDE SE CONTÉM, DETALHADAMENTE, TODOS OS ITENS DESTE EDITAL, COM PROTOCOLO DOCUMENTALFÍSICO ASCRIM PROTOCOLO ENTREGA DE OBJETO-APEO, ORIENTANDO COMO PROCEDER PARA ADERIR À “CAPA”.
b) SUSPENDER EXCEPCIONALMENTE, AOS QUE ADERIREM À CAPA” (ITEM 5.a) TODAS AS SANÇÕES DISCIPLINARES RELACIONADAS COM INADIMPLÊNCIA EM ANDAMENTO, CONTRA OS ASSOCIADOS.
c) CORROBORANDO A DITOSA SUSPENSÃO DAS SANÇÕES SOBREDITA NA ALÍNEA “b”, TODO ASSOCIADO TEM CARTA-BRANCA PARA PARTICIPAR DAS ATIVIDADES CULTURAIS DA ASCRIM, INCLUSIVE COMPARECER À ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA AGE-013/2019, NO DIA 30.05.2019, OBSERVANDO-SE:
1. OS ASSOCIADOS REGULARES INSCRITOS E OS INSCRITOS REGULARMENTE, QUE NÃO ESTIVEREM EM GOZO DOS SEUS DIREITOS ESTATUTÁRIOS, ESTÃO IMPEDIDOS DE PARTICIPAREM DOS RITOS OBRIGATÓRIOS DA ASCRIM (ENTRONIZAÇÃO, DIPLOMAÇÃO E POSSE), ATÉ APRESENTAREM JUSTIFICATIVA CIRCUNSTANCIAL FUNDAMENTADA TEMPESTIVA, DA SITUAÇÃO. 
II. O ASSOCIADO INTERESSADO NA “CAPA”(ITEM 5.a) PODERÁ DIRIGIR-SE À SALA DAS ACADEMIAS, LOCALIZADA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL NEY PONTES DUARTE, NO PERÍODO DE 24.05(SEXTA-FEIRA) A 24.06.2019(SEGUNDA-FEIRA) (EXCETO SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS), NO HORÁRIO DE 09:30HS A 10:30HS E 15:30HS A 16:30HS, QUE SERÁ ATENDIDO PARA ESCLARECIMENTOS E PROVIDENCIAS CABÍVEIS SOBRE O ASSUNTO EM COMENTO.  
III. CONCITANDO, ADREDE, QUE A “CAPA” TERÁ CONOTAÇÃO DE RELAÇÕES HARMÔNICAS, CONTUDO SE FOREM INOBSERVADAS SUAS NORMAS, PARA EVITAR QUE SE REPITA A INADIMPLENCIA “ad aeternum”, EM CARÁTER EXTREMO, ESSA REPETIÇÃO NO FUTUROSERÁ ENCARADA SOB ASPECTO DISCIPLINAR.
IV. OS RESULTADOS DA EXPRESSA MANIFESTAÇÃO DOS ACADÊMICOS DA ASCRIM, SEJAM QUAIS FOREM, SERÃO EXAMINADOS JUNTO A DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHO FISCAL DA ASCRIM, PARA DECISÃO SUASÓRIA EM BENEFÍCIO DA ASCRIM E DE TODO O CORPO SOCIAL. EM SEGUIDA, ATO CONSENTÂNEO, CASO NECESSÁRIO, SERÁ CONVOCADA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, OBJETIVANDO VOTAR SOBRE OS PROCEDIMENTOS QUE SERÃO ADOTADOS PARA RESOLVER AS PENDENCIAS FINANCEIRAS E SOCIAIS, COMO FUNDAMENTO INICIAL PARA DECIDIR COM SABEDORIA OS PRÓXIMOS PASSOS QUE DEVEM NORTEAR O FUTURO DA ASCRIM.
TERMOS EM QUE SE EXPEDE E CUMPRA-SE, REVOGANDO-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

MOSSORÓ(RN), 20 DE MAIO DE 2019,
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM-

Enviado pela ASCRIM 

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ACADEMIA DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM ASSOCIAÇÃO DOS...

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I. EU, FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO, Na qualidade de Presidente da ASCRIM, REFERENCIANDO A SOLIDEZ DO EDITAL ASCRIM AGE-013/2019, DE 25.04.2019, CUMPRO nesta “ASCRIM RESOLUÇÃO Nº 004/2019”, RELATIVIZAR E ZELAR O BERÇO DA INVESTIDURA DOS ELEITOS PARA A GESTÃO ADMINISTRATIVA DA ASCRIM BIÊNIO 2017/2018, EM TODA SUA PROFUNDIDADE, APOIANDO QUE ESSES NÃO PRESCINDAM DA FRUIÇÃO DO OFÍCIO E DA MEMÓRIA INERENTE, VISANDO A HARMONIA DA INTERAÇÃO ENTRE MANDATÁRIOS, CONFORME ME FACULTA AS DISPOSIÇÕES ESTATUTÁRIAS:
1. Considerando que, a posse dos honrados nomes dos eleitos para a GESTÃO ADMINISTRATIVA ASCRIM DO BIÊNIO 2017/2018,- anunciada para inclusão nos “ATOS SOLENES DA ASCRIM” da AGE-011/2018, acontecido em 09.07.2018-, aos respectivos:  a)CARGO DE 1ª SECRETÁRIA EXECUTIVA, acadêmica MARTA NOBERTO DE SOUSA AQUINO DE MEDEIROS b) CARGO de DIRETORA DE CERIMONIAL E DE EVENTOS, acadêmica SUSANA GORETTI LIMA LEITE c) cargo de VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL, acadêmico MANOEL VIEIRA GUIMARÂES NETO, deixou de acontecer por motivo de falha técnica no cerimonial, alheio à vontade daqueles, eis porque não aconteceu a DIPLOMAÇÃO,
2. Considerando que permanecem VACANTES DE INVESTIDURA OS CARGOS DE DIRETORES EXECUTIVOS E DE CONSELHEIRO, RELACIONADOS no item 1 acima, mormente delineados no ASCRIM, EDITAL AGE-011/2018, em obediência estatutária, tendo SEUS TITULARES MANIFESTADO INTERESSE EM TOMAR POSSE, ANTES DE ENCERRAR A GESTÃO ADMINISTRATIVA ASCRIM DO BIÊNIO 2017/2018, em conformidade com a ASCRIM/RESOLUÇÃO Nº 002/2018, de 09.06.2018 e c/c o ASCRIM/ATO PRESIDENCIAL Nº 002/2018, de 10.05.2018,
R E S O L V O:
2.1. VALIDAR A DIPLOMAÇÃO E POSSE dos acadêmica abaixo relacionados para ASSUMIREM os respectivos cargos para os quais foram eleitos da GESTÃO ADMINISTRATIVA DA ASCRIM BIÊNIO 2017/2018, remanescente:
a) CARGO DE 1ª SECRETÁRIA EXECUTIVA, acadêmica MARTA NOBERTO DE SOUSA AQUINO DE MEDEIROS b) CARGO de DIRETORA DE CERIMONIAL E DE EVENTOS, acadêmica SUSANA GORETTI LIMA LEITE c) CARGO de VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL, acadêmico MANOEL VIEIRA GUIMARÂES NETO.
II. Desta forma, amparado no mesmo supedâneo, caput do item I deste, por ser norma conceituada no estatuto:
C O N V O C O
1. O ESPECIAL PRONUNCIAMENTO DOS PARTICIPANTES DELIBERATIVOS DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA EXECUTIVA Nº 013/2019, de 30.05.2019, E ALTERNATIVA OU CONCOMITANTEMENTE DOS DIRETORES EXECUTIVOS DA ASCRIM, O QUE OCORRER PRIMEIRO, PARA O “AD REFERENDUM” desta “ASCRIM RESOLUÇÃO Nº 004/2019,MANIFESTANDO-SE, RESPECTIVAMENTE, NESTA DATA, ATRAVÉS DE VOTO PRESENCIALOU EM DATA POSTERIOR ATRAVÉS DE EMAIL, OBSERVANDO-SE QUE OS EFEITOS DO PRESENTE ATO, RETROAGEM NA FORMA ESTATUTÁRIA, CASO HAJA MANIFESTO CONSENTÂNEO.
III - AS ASSINATURAS DOS PARTICIPANTES DELIBERATIVOS, EXARADAS NO ANVERSO DA FOLHA 1 DESTA “ASCRIM RESOLUÇÃO Nº 004/2019”, QUE SE INTEGRA A ATA DA AGE-013/2019, DE 30.05.2019, REGISTRA O PROBATÓRIO DOS VOTOS FAVORÁVEIS AO PRESENTE “ASCRIM RESOLUÇÃO Nº 004/2019CONDITIO SINE QUA NON” DO HOMOLOGATÓRIO DESTA CONVOCAÇÃO.
IV - Esta “ASCRIM RESOLUÇÃO Nº 004/2019entra em vigor na data de sua publicação, transmitido para todo o corpo social da ASCRIM - por analogia literal do art. 47.
EXPEDE-SE, PUBLIQUE-SE, REGISTRE-SE NOS ANAIS DA ASCRIM E CUMPRA-SE, revogando-se, as disposições em sentido contrário.
MOSSORÓ(RN), 18 DE MAIO DE 2019,
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO - PRESIDENTE DA ASCRIM
* ASCRIM RESOLUÇÃO Nº 004/2019
*LEITURA SUBMETIDA COM APROVAÇÃO DO “AD REFERENDUM” NA AGE-013/2019, DE 30.05.2019
Enviado pela ASCRIM
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25 DE JANEIRO DE 1927, NO "O COMBATE":

Papeis invertidos
Lampeão não depredou Limoeiro... Mas a força parahybana quasi arrasa tudo!
Uma sensaccional entrevista com o prefeito daquella cidade.

Fotografia de Lampeão e bando em Limoeiro

25 de janeiro de 1927, no "O Combate":
Papeis invertidos
Lampeão não depredou Limoeiro... Mas a força parahybana quasi arrasa tudo!
Uma sensaccional entrevista com o prefeito daquella cidade
.
FORTALEZA, 25 [Agencia Brasileira " Pelo Submarino] " O prefeito de Limoeiro agora chegado do interior, tem sido alvo das attenções dos reporters e dos photographos avidos de detalhes sobre a invasão dessa cidade pelo bando de Lampeão.

Depois de vaias recusas resolveu o mesmo falar aos jornaes e da forma seguinte:
Reporter: " Poderia descrever a acção de Lampeão em Limoeiro?

Prefeito: " Com muito gosto. Este bandido esteve, de facto, em Limoeiro, onde passou um dia e uma noite, esta numa fazenda afastada umas tres legoas da cidade.

Manda a justiça que se diga não ter elle nem qualquer dos seus homens praticado a menor depredação, nem desrespeitado a quem quer que fosse.

Excessos mesmos, de quem bebe cachaça, e que é uma coisa natural nessas gentes, elles não praticaram alli,

Reporter: " Mas, dizem, entraram na cidade ovacionando as autoridades.

Prefeito: " É certo que invadiram aquella localidade dando hurralis ás autoridades, como tambem é veridico ter sido a sua primeira ordem: aqui não se pega naquilo que não for nosso.

Reporter: - Constou aqui que o senhor teria estabelecido perfeita cordialidade com Lampeão.

Prefeito: - Lampeão, ao penetrar na cidade, mandou me solicitar uma audiencia especial, e, coisa interessante marcava, elle proprio, logar e hora para a realisar.

Em virtude do mêdo reinante, e procurando poupar o municipio ao saque, accedi em ter contacto com o cangaceiro. Fui muito bem recebido.

A principio, um certo respeito, depois fui tratado com muita gentileza lá ao modo do facinora, que não tardou a se acamaradar de uma maneira petulante. Mais ou menos senhor da scena, jogou com o seu intento: - precisava de dinheiro e queria o. Recursei seccamente o pedido. Elle insistiu, tendo nova recusa de minha parte. Tornou a insistir, obrigando me a dizer lhe que eu não tinha dinheiro e que o municipio tambem não tinha um real. Voltou-se para o seu ajudante de campo, um tal Sabino e disse:

- "veja só! a gente pede, torna a pedir de bons modos e recusam, quando se rouba gritam..."

A ameaça era grave e, a despeito de me pegar de surpreza não fez com que perdesse a minha presença de espirito. Depois de dar um passeio vagaroso pela quadra onde estavamos os tres pergunta me:

- "onde anda o Moysés"

"O major Moysés, respondi, não estava em Limoeiro, no momento"

Novo passeio terminado com a seguinte phrase: - Não estou satisfeito, por que não gosto de vir ao encontro de alguem ou de alguma coisa para se rmal succedido. Se encontrasse o Moysés teria que ajustar com elle umas contas velha..." Depois de assim monologar despediu-se dizendo me que pensasse sobre o dinheiro.

Mais tarde encontram-nos de novo.

Eu ia com o padre Guedes, e Lampeão com o Sabino. Lampeão abordou me de novo. Exigiu dez contos de réis. Tornei a recusar, mas notei caracteristico movimento contrafeito de Lampeão, que olhou para Sabino. Offereci-lhe dois contos, de minhas economias.

Neste momento o "ajudante de campo" interrompeu a conversação dizendo:

"Ué... dois contos... isso, moço, não é dinheiro p"ra nós..."

Tinha um ar de mofo e deboche, despido de qualquer affectação e midos de seu indifferentismo por quantias pequenas.

O padre Guedes compreendeu tudo e voltando para Sabino bateu-lhe no hombro, num gesto de camaradagem e disse-lhe: - "É pouco, mais o que se pode dar, antes pouco que nada."

Lampeão riu-se e reolveu acceitar os dois contos de reis.

Não os trazia commigo, mas fiquei de dal-os mais tarde. Ja estavamos partindo quando o cangaceiro falou:

- "Dois contos, mas numa condição: precisamos de balas e vocês nol-as darão." Retruquei logo: deste artigo não ha aqui na praça. Caso se convença da sua existencia me avise para que possa intervir no sentido de ser satisfeito seu pedido, e " com todo geito, prosegue o prefeito o ia evando o bandido. A minha prudencia chegava mesmo a me causar impressão. Já tinhamos andado quando Lampeão voltando se disse

" "Olhem: podem avisar por ahi que me responsabilisarei por tudo que tomarem os meus homens, salvo bebidas, pois, não as reputo genero de primeira necessidade.

Reporter: - Quando se foram os bandidos.

Prefeito: - Muita esperança tivemos de que mal recebesse os dois contos partir-se, mas dali foram aalmoçar a contento, todos elles, e depois, correram ás casas commerciaes adquirindo do melhor e pagando tudo por altos preços, sem regatearem.

Á tarde desse dia Lampeão deu donativo para a igreja e em frente desta, cercado de toda a garotada local, deu a seguinte ordem: - "Despejem esses bolsos de nickels e pratas aqui. Vocês não são burros de carga!"

De facto, sem a menor repulsa, todos despejaram seus bolsos que estavam abarrotados de prata e nickel. Em seguida passou a fazer " galinha gorda " com a meninada. Emquanto esta luctava e se esmurrava, Lampeão e os seus riam-se á vontade divertindo-se a valer, com os meninos. Foi tanto dinheiro jogado ás creanças a despeito de seu grande numero a que menos logrou apanhar pratas colhei dez mil réis. Antes disso já havia dado esmolas aos cégos e aleijados, de cedulas de dez mil réis.

Foi, no adro da igreja que fui ter com Lampeão para lhe entregar o dinheiro. Recebeu-o e ia guardal-o quando adverti:

"É conveniente contar."

Retrucou:

- "Qual nada. Não costumo tratar com que não seja serio".

Creia que me revoltava tudo aquillo, mas, soffria calado as affrontas para poupar a cidade ao saque.
Guardando o dinheiro disse ainda:

"Confio no senhor. Em seguida trato a bolsa de couro, a tira collo.

Com dificuldade a abriu e não menor foi a para conseguir que o dinheiro coubesse lá dentro, pois a mesma estava transbordando de cedulas graudas. Já declinava o dia. Todos nós convenceramos que, ao receber dinheiro elle levantasse acampamento. Qual nada, e travo ia continuar, para mim e todos os dalli.

De repente disse-me.

" Preciso falar para Aracaty, á noite é preciso que o telegraphista não avise coisa alguma. Quero ir consigo.

A hora aprazada lá estava Lampeão na estação telegraphica " Falou: o direto para Aracaty, ordenou para o telegraphista:

- "Repita a ligação para Russas.

- Não posso, pois não tenho linha livre...

- Reputa já disse...

E como o telegraphista tentasse subtilmente isolar o apparelho.

Não desligue o apparelho... quero falar com Russas.

Foi feita, afinal, a ligação, e, veio se a saber estarem alli forças da Parahyba. Cheio de raiva, mandou que pedisse o rapaz do telegrapho confirmação da noticia. Esta veio. Sem que ninguem esperasse falou alto:

- "Vou defender esta cidade"!

E incontinente passou a dar ordens a Sabino. Foram expedidas patrulhas, distribuidos piquetes nas estradas e atalhos da região. Tudo aquillo impressionava a todos, pois o homem se revelava tão conhecedor do lugar como nós mesmos.

Antes dessas ordens voltou-se para mim e disse:

"Bóta tudo p"ra fora. Aqui só fica eu, voce e aquelle senhor.

Referia-se ao telegraphista. Não precisava pedir nem dar ordens. Todos comprehenderam pela entonação da voz do bandido que elle estava fulo de raiva.

A meia hora que se seguiu foi para mim de angustias. Por todos os meios convencer o faccinora que elle não devia insistir em ficar alli. Mostrei-lhe que só quem tinha a perder era a população. Alleguei o modo por que tinha sentido tratar. Emfim depois de uma grande discussão acabei convencendo o homem que devia partir.

Lampeão chamou novamente Sabino transmittiu lhe contra-ordem, a qual foi recebida com contrariedade da parte deste.

Exigia, porem, que lhe indicassemos uma fazenda onde pudesse pernoitar com os seus homem, garantindo elles, que não sofreriam nem a fazenda nem os seus moradores. Era questão de palavra.
Indicaca a fazenda, partir Lampeão seguido de seus companheiros.

Era um pesadello que parecia passar.

Reporter: - Tinha, mesmo, força em Russas?

- Prefeito: - Sim tinha. Mas, antes não tivesse esta sob o commando de tenente parahybano. Quelé deu entrada no outro dia pela manhã, em Limoeiro onde praticaram todas as sortes de desatinos.

Postado por Rubens Antonio no Cangaço na Bahia em 9/30/2012 


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BAIXAS

A terrível morte do cangaceiro "Mariano"  
O cangaceiro Mariano (vide foto abaixo) nasceu no município de Afogados da Ingazeira,PE, no ano de 1898. Seu nome completo era Mariano Laurindo Granja, sendo filho de fazendeiro, de algum conceito.
Entrou para o cangaço, no ano de 1924. Era negro, muito forte, andando sempre com uma palmatória de baraúna dependurada na cintura, com a qual surrava suas vítimas. Acompanhou Lampião por muito tempo, sendo uns dos poucos que cruzaram o Rio São Francisco, em agosto de 1928 com destino a Bahia.

Ele esteve com Lampião na visita a Juazeiro do Norte; participou do massacre na cidade de Queimadas, onde foram mortos 07 soldados. Participou do massacre a Mirandela, distrito de Pombal/BA. Participou do do ataque a Aquidabã, SE, em outubro de 1930. Depois, passou a chefiar o seu próprio grupo.

O tenente José Rufino arranca do Raso da Catarina, numa das batidas mais célebres de que se tem lembrança na campanha de repressão ao banditismo, e após cobrir centenas de quilômetros, ao longo do sertão baiano, chega às cidades de Porto da Folha e Gararu, no Estado de Sergipe.

É aí que se encontra com o árabe Abraão Benjamim, cineasta amador, possuído da mania de filmar um combate real e autêntico, entre as volantes e o grupo de Lampião.

Não movia ao árabe o desejo louvável de realizar um documentário histórico, mas a ambição comercial de ganhar dinheiro coma exibição do filme nos cinemas de todas as cidades.

No seu linguajar estropiado e difícil, pede ao tenente José Rufino que lhe facilite a filmagem, admitindo-o, na sua tropa.

A resposta do comandante da volante foi ríspida e dura:
— Dentro de pouco tempo vou brigar com os cangaceiros, mas não sei o lugar e nem a hora e, para ser melhor entendido, nem o senhor e nem ninguém me acompanhará.

Voltou-lhe as costas, bruscamente e, à frente dos seus homens, atirou-se no aberto das caatingas à procura do rastro dos bandidos na terra de ninguém.

Nos meandros da vereda a tropa move-se no passo silencioso dos felinos.
A noite aninha-se devagar no seio da caatinga e pousa sobre a areia, ainda quente, dos despovoados.
O tenente José Rufino encurva em anel a sua tropa e cerca a casa do afamado coiteiro, Mané Véio.

Aqui abro uns parênteses na narrativa de Joaquim Góis (escritor) para um esclarecimento ao leitor.
Como se vê não eram somente cangaceiros, contratados ou soldados que tinham apelidos ou nomes de guerra. Havia na força de Alagoas, nesse tempo, um soldado natural da região de Santa Brígida, aparentado até com Maria Bonita, o nosso amigo Euclydes Marques da Silva, também chamado por Antônio Jacó, e no seio dos seus camaradas conhecido como "Mané Véio".

Foi esse soldado um dos participantes da tropa que o tenente João Bezerra utilizou no combate em que Lampião morreu e foi minuciosamente descrito no livro "Assim Morreu Lampião". Pois esse Mané Véio de que trata Joaquim Góis nada tem a ver com o outro, a não ser a coincidência do apelido.

Prossigamos com a narrativa:

"O oficial sabia de cor e salteado, a história inteira do perigoso delator, a crônica do coiteiro mais astuto e manhoso de Lampião.

Ninguém melhor do que ele possuía a arte da simulação, no modo como guiava os volantes para os lugares e esconderijos de que seu terrível patrão estava sempre ausente.

E o fazia com a simplicidade convincente de quem dizia a verdade, de quem conhecia o roteiro transitado pela horda de malfeitores, cuja pista ele disfarçava na informação errada, na indicação, propositadamente, contrária, rumando para os pontos opostos aqueles em que se ocultavam os bandoleiros.

Os homens do tenente José Rufino vigiam, pacientemente, a casa do esperto coiteiro Mané Véio.
Ninguém entra e ninguém sai. Gritam pelo coiteiro e os seus gritos envolvem tudo. Mané Véio estava ausente, despistando mais uma vítima da sua manobra traiçoeira. Sargento da polícia sergipana, Odon Matias, para a fazenda Barriguda, local apontado por ele e em que Lampião estaria no descanso das longas jornadas.

José Rufino acampa num velho curral, sem perder dos olhos a casa do coiteiro, já agora, ocupada por dois dos seus soldados. Escuta os rumores que correm dentro da noite escura e misteriosa do sertão.
Escuta e espera.Os galos cantavam quando Mané Véio volta à casa. Preso e apresentado a José Rufino, este o interroga a seu modo. Não ameaça, não amedronta e nem espanca. Conversa, argumenta, convence.

Mané Véio já o conhecia pelos pedaços de informações que os outros coiteiros lhe transmitiram. Mentir era inútil e tentar enganá-lo era perder tempo.

Volante de Zé Rufino, sendo ele, na fila da frente, o primeiro da esq. para a direita.

Defrontaram-se, dentro daquele velho curral dois sertanejos formados na ciência dos subterfúgios, na arte das vinganças, no jogo psicológico dos truques entre a verdade e a mentira.

José Rufino bate em cheio no que quer saber e o que diz ao coiteiro é mais uma afirmativa do que uma pergunta:

— Por que você guiou o sargento Odon Matias para a Barriguda, sabendo que os cangaceiros não estavam lá?
— Pra num sê morto pru eles, seu tenente.
— E onde estão os bandidos?
— Tão no Cangalêcho. O sinhô quê eu vô li bota in riba dêles.


Na resposta ao oferecimento do coiteiro é que se reflete e se revela a prudência do tenente Zé Rufino; o cuidado que ele tinha pela vida dos desgraçados, colocados entre as balas dos cangaceiros se os delatassem e o fuzil da polícia se lhe mentissem.

— Não, Mané Véio, você não vai. Preciso de você vivo. Se os bandidos souberem que você fez isso, eles o matarão. Basta que você me diga se existe casa aqui por perto.

— Inziste inhô sim, a coisa dum quarto de légua, vosmicê vai incontrá uma. E pode preguntá qui o dono sabe adonde é o Cangalêcho.

A manhã se retirava das caatingas quando José Rufino encobria-se com a sua tropa, na mataria falha de um chão eriçado de pedras miúdas, contorcido em curvas e aberto em ralos vazios e rentes. Seguir os rastros dos bandidos foi sempre uma tarefa árdua, um quebra-cabeça intrincado, pois, esses filhos do sertão conheciam todos os disfarces do terreno e todos os passes de mágica com que iludiam os menos avisados.

Marginavam caminhos andando sobre as pedras, sobre a face dura do chão, arrastando feixes de matos que lhes apagavam as pegadas. Veredas, entradas, saídas, desvios, cruzamentos, rodeios, curvas, atalhos, todo um emaranhado de acidentes que eles gravavam na memória, mapas vivos desenhados pela experiência de todos os dias.

O sol estava naquelas alturas quando José Rufino dá entrada na fazenda Cangalêcho.

Em torno de uns dos tanques (buracos nas pedras que acumulam água), para espanto seu, a rastaria dos bandidos bate nos olhos de todos, às claras de mais, como feitas de propósito. Mas só na terra que circundava o tanque, pois além poucos metros, o chão estava limpo, sem o menor vestígio de pés humanos na sua superfície. Era tão absurdo o que os olhos de todos viam que deu lugar a que a ignorância do contratado "Capão", alvitrasse esta explicação ridícula:
— Seu tenente! Num será qui os homes tão dentro do tanque!
Os rastros existentes ali, ficavam ali mesmo, nem saíam nem entravam. O tenente José Rufino, homem afeito a todas as surpresas nas coisas e nos acontecimentos do sertão, não atinou com uma explicação para aquilo.

Ele mesmo foi rastejar, procurando ler e adivinhar na página naquele pedaço de terra o significado do que via sem poder compreender. Mandou que dois dos seus homens ficassem de sentinela nas duas entradas dos caminhos, que se dirigiam para o tanque. Um sol de asfixia parava no meio do céu, quando o rastejados Gervásio indica à tropa os sinais da pista por ele descoberta.

Ao mesmo tempo, dois contratados trazem para o tenente um menino de doze anos, conduzindo entre as mãos um embrulho enrolado num lenço vermelho, cheirando a perfume de feira. O conteúdo do embrulho: um quilo de café moído. Os bandidos estavam perto e ninguém duvidava mais que em pouco tempo haveria tiroteio. Interrogado o garoto, nada se pode saber diante da barreira do seu silêncio obstinado.

Nem agrados, nem promessas, nem insinuações, nem presentes, nada conseguiu romper a teimosia daquela criança fechada numa resistência de espantar. José Rufino recorre à medida extrema, advertindo ameaçador ao menino:
— Já que você não quer dizer onde estão os bandidos, vai ser sangrado.
E voltando-se para o contratado "Capão", ordena seca e fingidamente enfurecido:
— Sangre este corninho na goela.
A lâmina do punhal de "Capão" escorrega da bainha, suja de nódoas de ferrugem, mortal como uma serpente, já mordendo a carne tenra da garganta da criança, pára, numa pausa cheia de expectativa."Capão" grita, rouco de raiva:
— Diga aonde tão os bandido seu pestinha ou eu li arranco a muéla pulas costa.
O garoto parece talhado no miolo da aroeira ou da baraúna, rijo, impenetrável, rebelde.
Era bem um símbolo do meio saturado de descrença, indiferente ao medo, fatalista e resignado.

Mudo, inacessível diante das investidas selvagens do contratado "Capão", para tudo e para todos só oferecia uma resposta:
— Num sei de nada, quê matá, mate.
Devia existir um motivo poderoso para a atitude corajosa daquela criança. E havia.

No coito em que se refugiavam os bandidos estava também o coiteiro João do Pão, pai do garoto. Comove a resistência desse pirralho e a gente sente vontade de tê-lo apertado ao peito para beijá-lo pela coragem do seu gesto.

O tenente José Rufino, sertanejo para quem a alma de sua gente é clara e aberta como o sol que incendeia a terra bravia, sabe que aquele rebento novo de uma raça de mártires, resume no seu comportamento toda a história amarga da região oprimida, da parte agreste do Nordeste, onde a vida é uma adivinhação sem esperança de ser explicada. Desiludido de que do mutismo daquele menino não lograria nenhum indício revelador do coito dos criminosos, José Rufino segue o rastejador que a pouco descobrira a pista dos perseguidos.

De súbito, José Rufino sente nas costas a pancada de uma pequena pedra, certeiramente jogada pelo contratado Genésio. Olha para trás, por sobre o ombro e recebe em gestos o sinal do seu comandado, apontando para o lado esquerdo. À sua vista, surgiam, armadas, grotescamente, as barracas dos bandidos, todos absorvidos no jogo, seu vício e passatempo nas horas de folga, passadas na segurança dos coitos".

Vamos reviver a luta e seu desideratum, baseados no que nos contaram o soldado "Bem-te-vi" e o cangaceiro "Criança" que estavam presentes, como já dissemos:
— Nóis tava jogando, no coito, que a gente quando tava discansano u que mais fazia era jogá. Era o Vinti-um, Trinta i-um, Suéca i si passava o tempo jogano. Tinha um na imboscada (de sentinela) i de repente foi tiro. 
— Demorou muito o combate? — perguntei a Criança.
— Olha, num sei, mais num passô di meia hora. E, não foi mais di meia hora. A volante chegô di surpresa, atirando i logo acertaro cumpadre Mariano, i Pavão ou Zepelim não sei bem, vi ferido Pae Véio. Nóis ainda tentamo tira eli, qui tava baliado, mais tornaro acerta eli i mataro, i nóis deixamo nu chão prá podê corre.
Perguntei ao cangaceiro "Criança" (baseado no que Joaquim Góis escreveu e nas conversas que mantivemos por várias vezes na sua casa, em Aracaju):
— Mas dizem que Pae Véio estava vivo quando a polícia entrou no coito e Mariano também.
— Não sinhó, nóis num dexava nunca um baliado, prá num dá o gosto da polícia matá. Quando nóis vimo qui tava morto mesmo foi qui nóis deixamo. Agora, di cumpadri Mariano num sei, nóis tava brigando assim um pouco longe. Quando nóis vimo qui num dava mais prá briga, qui nóis só ia até tê prejuizu maiô, aí nóis corremo.
Novamente ocorreu-me perguntar a "Criança" sobre os que estavam presentes. Pois o livro "Lampião, o último cangaceiro" afirmava a presença de "Deus-Te-Guie" nesse grupo, e no mês de janeiro de 1970, em Paripe, fomos recebidos em sua casa. Levados pela mão amiga de Dadá, estabelecemos conversa e perguntamos se o mesmo estivera presente no fogo do Cangalêcho.
— Não, nunca estive ali. Prá falar a verdade nem mesmo cheguei a conhecer Mariano. Quando entrei pro cangaço foi no grupo de Ângelo Roque, o Labareda, e que já tinha acontecido a morte de Mariano tempos atrás.
Cel. Zé Rufino e soldado "Bem-Te-Vi"
"Criança" respondeu-nos:
— Dali nóis saímos, eu, Santa Cruz, num sei se Pavão ou Zepilim, um dos dois morreu i outro saiu com nóis, Rosinha a mulher de Mariano, i parece que tinha mais um, num sei.
Baseados nas informações de Joaquim, dissemos:
— Não seria o cangaceiro "Diferente"?
— Num sei. Mais acho qui não, "Diferente" era aparentado cum "Zé Sereno" i costumava a andá mais eli. Não mi lembro.
Deixemos os cangaceiros e vamos ouvir o policial, "Bem-te-vi":
"Quando o tenente tirou a pista dos cabras, eli feiz sinal cum a mão prá gente i avançanu cum cuidado, sem fazê baruio. Mais elis tinha um cangaceiro emboscado, qui deu u alarma. 
O tiroteio cerrou-se pur poco tempo, nóis peguemo elis de surpresa i cum coisa di u'a meia hora já tava acabado. Aí fomo terá arguma pista dus qui fugiro, prá vê si tinha argum baliado. Argum sangue qui deixasse, nu chão, nas fofa di mato. Num tinha. Vortemos pru coito onde tava as barraca qui elis; tinha armado. Tinha trêis pessoa caída. U coiteiro qui tava jogano cum elis i foi baliado i tava morto, dois cangacero ferido quase morreno i otro qui elis quizero arrastá cum elis quandu fugiro tinha caído mais longe um poco i nóis cortemo a cabeça i trotemo prá li.
O tenente Zé Rufino discubriu qui um dos baliado era o chefe delis, Mariano". 
Aqui vamos abrir novamente um parênteses e voltar ao nosso escritor Joaquim Góis, que nos conta a cena do fim de Mariano.

"Aproximando-se novamente de Mariano, José Rufino chama 'Bem-Te-Vi' e, mostrando-o ao inferior, explica-lhe:
— Este é o assassino do seu pai. Você pode saciar a sua vingança. Ele ainda está vivo.
" Bem-Te-Vi "', como um louco, saca do punhal escanchase no quase cadáver de Mariano e sua mão sobe e desce em golpes. brutais. Apunhala com tanta fúria o corpo do bandoleiro, que se ouve aquele ranger estridente e áspero da ponta da arma branca atravessando as carnes e os nervos da vítima, furando e mordendo a terra seca ". Jamais um homem matou com tanta alegria, com tanta volúpia, com tanto sadismo.

Era a vingança do filho estraçalhando o corpo daquele que abatera, friamente, o autor da sua vida. Era a lei, a terrível e inflexível lei das caatingas." Voltemos à conversa com o soldado, "Bem-te-vi", cujo nome real é Severiano:
— Nóis peguemos as armas dos cangacero, us anéis, u dinheiro, us borná, punha, cartuchera, u qui tinha ali se pegô. Já tinham cortado a cabeça de Pae Véio i do otro cangacero i nóis vortemos prá dondi tinha ficado Mariano ...

Recorremos novamente à pena vibrante do escritor Joaquim Góis. "O que vê estarrece e assombra.

O cangaceiro a quem o punhal vingativo de ' Bem-te-vi ' e balas de José Rufino haviam prostrado como morto, vivia ainda e num esforço que se poderia chamar de o milagre do desespero, ensaiava levantar-se.

Os dedos enorme e crispados tentavam afastar dos olhos enevoados a pasta dos cabelos empapados de sangue, a cabeleira escorrendo uma espécie de mingau feito de suor e sangue. Ele todo era uma sangria, um corpo todo aberto em talhos profundos de punhal, de pedaços de aço incandescentes que as descargas da polícia despejaram sobre ele.

Uma visão para não se esquecer.

`Bem-te-vi' ao ver Mariano vivo contra todas as probabilidades do possível, face ao número absurdo de punhaladas que ele sofreu das suas próprias mãos e dos balaços recebidos, desembainha a Colt e encostando-a no peito do assassino de seu pai, prepara-se para o tiro de misericórdia.

Corta o ar a advertência de José Rufino:
— Tenha cuidado com a cabeça que eu preciso dela.
Detonações ensurdecedoras, à queima-roupa, perfuram o corpo já todo esburacado de Mariano e a resistência física do bandido pára na imobilidade da morte". Bem, esse foi o fim desse chefe de grupo, do qual todos os companheiros, com quem tenho conversado, gostavam. Aliás, até mesmo alguns paisanos falam favoravelmente a Mariano.

Dizem que era um dos que tinha mais humanidade e benevolência. Afirmam até que era incapaz de uma crueldade. Teria sido mesmo ele o autor da morte do pai de "Bem-te-vi"? Segundo os companheiros, é impossível!

 Findaram caboclos, em 10 de outubro de 1936

Ué, dois Zeppelins?


No último Seminário Cariri Cangaço a maioria dos pesquisadores presentes, analisando fatos posteriores concordaram que esse último seria o cangaceiro "Pavão" e não Zepellim como identificado na legenda. Atualizada em 07 de Outubro de 2010

Bem, esse foi o fim desse chefe de grupo, do qual todos os companheiros, com quem tenho conversado, gostavam. Aliás, até mesmo alguns paisanos falam favoravelmente a Mariano.

Dizem que era um dos que tinha mais humanidade e benevolência. Afirmam até que era incapaz de uma crueldade. Teria sido mesmo ele o autor da morte do pai de "Bem-te-vi"?
Segundo os companheiros, é impossível!

 E Rosinha?

Mas vejamos o fim de sua companheira Rosinha. Ela e sua irmã Adelaide (que também estava em adiantado estado de gravidez, como já o dissemos), escaparam com vida e acompanharam os sobreviventes.

Estabeleceram um coito num pé de serra e aguardaram a hora do nascimento das crianças.
Chegou por fim o dia e mais uma desgraça abateu-se sobre o grupelho. Adelaide morreu do parto e o bebê também. A criança de Rosinha foi enviada a um padre.

Pouco depois encontraram-se com outros grupos. Murmúrios. Confabulam os chefes de grupo, os maiorais do cangaço opinam. Uns acham que a "viúva" pode e deve continuar no grupo de qualquer maneira. Outros são de opinião que deve ser mandada para casa de parentes e calar a boca.

Luiz Pedro se faz porta-voz de um grupo que conseguira convencer com sua argumentação. Achava, esse grupo, que toda mulher cujo companheiro morresse, e a mesma não achasse um substituto nos bandos, deveria ser eliminada para que o segredo dos "pontos", dos coiteiros não fossem revelados, colocando em perigo a segurança dos fornecedores e protetores.

Corisco foi contra essa tese. Dizia que encontraria outros "pontos", outros abastecedores de armas e munição. Foi voto vencido.

Rosinha teve o azar de não despertar o desejo do concubinato em nenhum dos companheiros. Luis Pedro fez valer seu parecer, sua sentença. As últimas frágeis resistências foram facilmente vencidas.

Enviaram Santa Cruz, Criança e outros elementos que tinham pertencido ao grupo de Mariano buscar munição em um "ponto" distante Removido esse primeiro obstáculo, disseram à Rosinha que ela seria mandada para a casa dos pais. Apronta-se para viajar.

Seu companheiro de jornada seria Pó Corante, o segundo, pois o primeiro com esse apelido foi morto juntamente com Nevoeiro e Jurema lá para os lados de Macururé, já levando ordens precisas dos chefes de como deveria agir.

Pó Corante ao retornar prestou contas a quem lhe incumbira de executar tão traiçoeira missão.

Rosinha fora morta a punhal e enterrada em cova rasa no meio de uma caatinga brava. Outra versão diz que Pó Corante eliminou-a durante a travessia do Rio São Francisco, quando a canoa em que viajavam estava próxima da margem alagoana, e o cadáver atirado às águas.


FONTES BIBLIOGRÁFICAS :

1º) Lampião as mulheres e o Cangaço - Antonio Amaury Correia de Araújo;

2º) Lampião - O último Cangaceiro - Autor: Joaquim Góis

3º) Lampião e o Estado Maior do Cangaço - Hilário Lucetti

4º) O cangaceirismo no Nordeste. Bismarck Martins de Oliveira.

5º) Lampião na Bahia - Autor: Oleone Coelho Fontes.


Um abraço a todos.
IVANILDO ALVES SILVEIRA
Colecionador do cangaço.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com