Seguidores

quinta-feira, 3 de junho de 2021

SANTO ANTÕNIO ALÉM DO CARMO

Por Conrado Matos

Foto: Santo Antônio Além do Carmo, Salvador (BA). Casarios coloniais coloridos abrigam ateliês, bares, restaurantes, cafés e moradores vanguardistas. FONTE: INFONET

O Bairro do Santo Antônio Além do Carmo em Salvador é constituído de uma arquitetura muito antiga, do século XVII. Formado por casarões e igrejas, ambas de construções antigas. Fica no bairro Santo Antônio a mais antiga Detenção de Salvador. Existe também o Oratório Cruz do Pascoal, situado em uma área entre três ruas. A Rua do Carmo, Rua Direita do Santo Antônio e a Rua dos Marchantes. Na Rua Direita do Santo Antônio se encontra a antiga Igreja do Boqueirão.

Eu já mencionei em uma das minhas crônicas que quando cheguei para morar em Salvador, no início de 1982, eu fui residir na localidade do Bairro Macaúbas, uma região pertencente ao Barbalho que se liga ao Santo Antônio. Para ir ao Pelourinho a pé, eu teria que passar pelo Barbalho, pela frente do Colégio ICEIA, Rua Direita do Santo Antônio. No período do Carnaval de Salvador, fazia este mesmo trajeto andando.

Havia no Santo Antônio, por volta de 1982, um grande silêncio a alta hora da noite, parecia meio nostálgico. O seu único bar mais famoso ficava na Cruz do Pascoal, oratório erguido em 1873 por Pascoal Marques de Almeida, um morador do local, natural de Lisboa. O Santo Antônio era um bairro tão silencioso que fazia medo de andar. Um bairro calmo, existindo apenas algumas brigas pela noite entre jovens beberrões, sem crimes graves De vez em quando um bate boca qualquer entre um morador e outro.

À noite eu não venho passando atualmente pelo Santo Antônio. Já andei pelo dia para ir ao Pelourinho e o comércio. O movimento das ruas está um pouco maior, por motivo do aumento de veículos. Mas, o bairro ainda parece o mesmo de antes, pela noite, exceto, no horário do funcionamento dos bares, nos finais de semana e no final do ano com a chegada dos turistas. Além do mais, maior parte dos moradores conserva as suas casas no estilo de arquitetura antiga, mantendo a tradição.

Acho o Santo Antônio um bairro lindo. Você sai andando a partir dali da Cruz do Pascoal, seguindo pela Rua Direita até o Largo do Santo Antônio e só ver arquiteturas de bonitos casarões.

A famosa Cruz do Pascoal fora construído ao seu redor um gradil para lhe proteger. A Cruz é considerada patrimônio histórico. Foi tombada em 17 de junho de 1938 pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Acho que a maior parte dos baianos sabe onde fica esta cruz, no bairro do Santo Antônio. Fica bem próximo ao Plano Inclinado do Pilar.

Penso que fazer carnaval no bairro do Santo Antônio com passagem de Trios Elétricos é uma afronta descabida ao patrimônio histórico. Gosto muito do carnaval, porém, acho que deve deixar o bairro histórico fora do circuito. O máximo que pode ter neste bairro durante o carnaval seria a passagem de fanfarras e bloquinhos. Isso com pouca intensidade para não incomodar todos os dias os moradores. Primeiro que, o Santo Antônio, é um bairro de moradores idosos e deve preservar estes habitantes antigos.

Eu não sou morador do bairro, porém quando se trata de conservação de arquiteturas antigas, eu costumo defender. Peço desculpas aos que se incomodam com a minha postura da extensão do carnaval, envolvendo os Trios Elétricos para essa área. Inclusive, as ruas são estreitas e caminhões terão dificuldade de manobrar nesta localidade.

Conrado Matos – Psicanalista, Filósofo, Poeta e Escritor sergipano, radica em Salvador. Autor dos livros A RECEITA da Felicidade vem de VOCÊ e de O SERtão em Versos.

 https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - COMBATE COM LAMPIÃO E CORISCO, POR JOÃO GOMES DE LIRA

 Por Sálvio Siqueira

https://www.youtube.com/watch?v=69wxuNQDH5M&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

https://www.youtube.com/watch?v=69wxuNQDH5M&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Nosso amigo pesquisador documentarista Aderbal Nogueira em frente a casa do ex volante João Gomes de Lira, no Distrito de Nazaré do Pico, Floresta - PE, numa conversa prá lá de boa sobre sua ida para Bahia para combater Lampião.

Uma produção Laser Vídeo.

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?multi_permalinks=1945524078945032&notif_id=1622750128474245&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - LAMPIÃO NO POVOADO SANTO ANTÔNIO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=zUpzxllAIKw&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Uma prosa dessas não tem dinheiro que pague. Nesse vídeo uma das ultimas testemunhas oculares da historia Lampiônoca.

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?multi_permalinks=1945524078945032&notif_id=1622750128474245&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

REVENDO - MOMENTOS INESQUECÍVEIS

  Por Neli Conceição - publicado em 2013

Ana Lúcia, Lili e Wescley Rodrigues

Querido Manoel Severo, mais uma vez vivi momentos de verdadeiras felicidades neste ano de 2013; sob seu comando e na companhia dos nossos amigos no inesquecível Cariri Cangaço 2013 em setembro, aí no Ceará.

 A família Cariri Cangaço está repleta de momentos indescritíveis . O Cariri Cangaço é tudo de bom é a família que tenho no nordeste.
Você sempre muito atencioso com todos e sempre com um sorriso cativante que trazemos com muitas saudades. 
Obrigada por sempre se lembrar dessa sertaneja caipira. 
Sou uma saudade única.

Quero mandar meu abraço de feliz 2014 a toda família Cariri Cangaço e que muitos outros momentos possamos ter para reviver a verdadeira história de nosso amado nordeste, Grande abraço da sua admiradora.
Lili  Cangaceira.

Neli Conceição é filha do casal de cangaceiros, Moreno e Durvinha.

https://cariricangaco.blogspot.com/2013/12/momentos-inesqueciveis-por-neli.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ABRINDO O BAÚ...LEMBRANÇAS DE 2010

  Por Manoel Severo

Ao lado do pesquisador e escritor Magérbio de Lucena, participando do mais tradicional programa de rádio do Cariri; Jornal do Cariri, do jornalista Antônio Vicelmo; naquela oportunidade estávamos realizando a divulgação promocional do Cariri Cangaço 2010. Magérbio de Lucena acabara de contar um pouco mais sobre o "fogo da Piçarra" quando tombou sem vida o cangaceiro Sabino e nós estávamos discorrendo sobre a Programação do Evento para aquele ano, que aconteceu no mês de agosto.


Ao lado da professora Anna Christina, professora da URCA e Diretora do Ponto de Cultura Lira Nordestina e do artesão José Lourenço. Naquele momento estávamos fechando a aquisição de 150 das famosas sandálias do Cariri Cangaço; presente do  município do Crato aos participantes do evento no ano de 2010. A arte em xilogravura, gravada em sandálias de borracha, tipo havaianas, traz as figuras de Lampião e Maria Bonita. criação de José Lourenço.


Uma das mais tradicionais famílias do Cariri, também do berço dos Terésios, é a família Macedo, da lendária Marica Macedo do Tipi, protagonista de um dos principais épicos de nossa região: O Fogo do Taveira. Naquela noite, ao lado dos confrades Ângelo Osmiro e Aderbal  Nogueira, fomos recepcionados para jantar pelo escritor Vicente Landim de Macedo, autor de Marica do Tipi.

  

O Grupo Empresarial Porto Freire promoveu a Exposição Cangaceiros, em seu Centro Cultural em Fortaleza. Para o lançamento, além das presenças da jornalista Vera Ferreira, neta de Lampião e do produtor Ricardo Albuquerque, o GECC se fez presente através de seus sócios; Ângelo Osmiro, Manoel Severo, Aderbal Nogueira, Edilson Cláudio, Haroldo Felinto, entre outros.


Em outra oportunidade novamente vamos abrir a tampa do 
Baú de nossas lembranças !

Manoel Severo

https://cariricangaco.blogspot.com/2011/12/abrindo-o-baulembrancas-de-2010.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VIRGULINO, O UNGIDO POR SINHÔ PEREIRA

Por João Costa

A tradição oral e relatos de pesquisadores convergem no sentido de que o Sinhô Pereira, antes de deixar o cangaço, tratou de forrar sua poupança para a longa escapada até Goiás, ao mesmo tempo em que preparava a sucessão no bando – ele nem escondia seus planos, pelo menos para coiteiros abastados na divisa entre a Paraíba e o Ceará.

Conta-se que numa visita relâmpago a parentes em Bonito de Santa Fé(PB), e recebido amistosamente com seu bando por um certo chefe político local, de nome capitão Francisco Timótheo, teria esboçado seus planos.

- Eu não nasci para esta vida não. Estrei nela porque fui obrigado e ainda permaneço porque é o jeito. Tenho aqui em meu alforje uma carta do padre Cícero, pelas mãos do major Zé Inácio, do Barro, com recomendações para eu largar tudo e me mudar para Goiás – e é o que eu vou fazer: obedecer ao padre Cícero”, teria dito Sinhô Pereira ao capitão-coiteiro.

Coitos localizados nas divisas entre Paraíba-Pernambuco-Ceará sempre foram seguros para o Bando de Sinhô Pereira, como haveria de ser no futuro para o seu sucessor, Virgulino Ferreira, Lampião.

Daí o trânsito e pernoites seguros em fazendas e povoados até que, em abril de 1922, na fazenda Tabuleiro, do coiteiro Manoel Alves Terto, o “Neco Alves”, a rotina foi quebrada porque volantes paraibanas e pernambucanas estavam emboscadas e de armas engatilhadas.

O combate foi pesado, segundo relato do próprio Sebastião Pereira ao Jornal do Brasil muitas décadas depois.

- De longe avistamos uns homens, mas confundimos tudo, achando que eram dos nossos; Lampião estava como cabecilha do bando ao lado de Levino, os macacos atiraram e erraram, Virgulino pulava para se livrar dos tiros, perdeu o chapéu; voltou para apanhar, mas se deu mal: levou dois tiros um na virilha e outro acima do peito”.

O tiroteio recrudesceu dos dois lados, com xingamentos de parte a parte.

- Mesmo ferido, Virgulino saiu cambaleando caindo um pouco adiante, quando foi socorrido por Meia Noite e Levino que o arrastaram para dentro do mato, escapamos para uma fazenda de amigos, onde pedi socorro médico, acrescentou Pereira.

A sorte havia bafejado Virgulino porque o ferimento não era grave; Virgulino fora atingido por tiro de rifle e não de carabina, arma de calibre mais grosso.

- Por um triz a bala pegava na bexiga e a espinha, avaliou doutor Mota, o médico que cuidou dos ferimentos naquele jovem bandoleiro que viria a ser pouco tempo depois o “rei do Cangaço”.

A saga dos irmãos Ferreira no Bando de Sinhô Pereira durou treze meses, de meados de 1921 a agosto de 1922, quando Sinhô Pereira reuniu o bando em Serrita(PB), na fazenda Preá, para comunicar sua retirada para Goiás e organizar a sua sucessão.

Mas por quais razões Virgulino Ferreira foi o ungido por Sinhô Pereira?

- Virgulino se mostrava um homem de muitos planos, habilidoso e cordato, ao contrário de Antônio Ferreira, que tinha a cara amarrada, e era o oposto do corpulento e truculento Levino, foi a explicação dada muitos anos depois por Pereira.

- Ele, Virgulino, conseguiu coisas no bando que eu mesmo não seria capaz, teria dito Sinhô Pereira a seus parentes ao comentar o saque à baronesa de Água Branca, certamente o primeiro ataque do bando planejado e executado por Virgulino.

Enquanto Sinhô Pereira dava prosseguimento aos preparativos na sua retirada para o estado de Goiás, Virgulino Ferreira, naquele mês de agosto de 1922, ajustava contas da família Ferreira com os delatores que criaram condições para que a volante do tenente Zé Lucena cercasse a casa do velho Zé Ferreira (pai de Lampião) e o matasse.

Implacavelmente um tal Manoel Cypriano de Souza, delator, tombou com três tiros na caixa dos peitos e sua casa incendiada; pelo mesmo motivo Virgulino elimina mais um dos Quirino, uma família de Jatobá de Tacaratu, em que quase todos foram dizimados quando atuavam na volante de Zé Lucena.

Eis que chegara o momento para que a transição de comando fosse concluída e para tanto foi organizado um evento em que Sinhô Pereira anunciaria seu ungido para chefiar o bando.

Um regabofe na fazenda da Pedra, em setembro de 1922, inclusive com a presença do prefeito eleito naquele ano do município de Triunfo(PE) e do juiz de Direito de Princesa Isabel(PB).

Assim se formou o primeiro bando sob o comando de Virgulino Ferreira, tendo ao seu lado os dois irmãos Antônio e Levino, mais Antônio Rosa, o Toinho de Gelo (garoto que fora criado pela família Ferreira), Joaquim. o Coqueiro; Plínio, Bem-Te-Vi, Patrício, Raimundo Agostinho; João de Genoveva; Pedrão, Zé Dedé, o Baliza, José Melão, Laurindo; João e Antônio Mariano.

Antes de deixar o comando Sinhô Pereira impôs a Virgulino apenas o compromisso de poupar parentes e aliados seus, mas pediu, encarecidamente, que Virgulino promovesse uma reparação moral a um primo de nome Crispim Pereira, conhecido como Yoyô Maroto.

Um certo coronel Luiz Gonzaga Gomes Ferraz, importante latifundiário do Pajeú, se desentendera com Yoyô Maroto e, em represália, encomendara a um tenente chefe de volante de nome Peregrino de Albuquerque, que aplicasse um corretivo. A tal surra em Maroto não foi dada, mas ele e sua família passaram por acocho e humilhações por parte da volante.

Lampião atendeu prontamente ao pedido do ex-chefe. Ao atacar a fazenda de Gonzaga, determinou ao cangaceiro Cajueiro que prendesse num quarto a esposa de Gonzaga e os filhos, enquanto o resto do bando invadia o sobrado de dois andares.

O tiroteio durou cinco horas entre o bando de Lampião e o destacamento de São José do Belmonte, sob o comando do sargento José Alencar que de tanto disparar seu fuzil a arma explodiu; um soldado e dois civis parentes de Gonzaga foram mortos.

O coronel Gonzaga também foi morto, seu sobrado saqueado em muito dinheiro, joias e depois incendiado.

Foi neste tiroteio de estreia de Lampião como chefe de bando que o cangaceiro Baliza foi morto pelo “fogo amigo” de Antônio Ferreira, mas aqui já é outra história.

Fonte de consulta: Lampião na Paraíba, de Sérgio Augusto de Souza Dantas.

Apagando Lampião – Vida e Morte do Rei do Cangaço, de Frederico Pernambucano de Mello.

Acesse: blogdojoaocosta.com.br

Foto1. Sinhô Pereira. Foto2. Virgulino Ferreira, na juventude.

https://www.facebook.com/groups/471177556686759/?multi_permalinks=1207749399696234%2C1206520109819163&notif_id=1622549040210343&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

( BALA - PUNHAL)

 Por Luís Bento

BALA - Na primeira visita de Lampião a fazenda Piçarra em março do ano de 1926, seu Tonho recebeu de presente de Lampião, uma. caixa de bala e um fuzil Mauser. Hoje uma das balas ainda intacta, pertence ao acervo cultural de Luís Bento.

PUNHAL - Esse punhal ( foto ) pertencia a

Antônio Noberto, Cangaceiro Oliveira, em março de 1928 de passagem pelo Sítio Belza em JATI Ce, propriedade de José Mota Sobrinho, Zé Mota, recebeu de presente do Cangaceiro. Hoje pertence ao acervo cultural de Luís Bento.

Pesquisador:

LUÍS BENTO

JATI 03/06/21

https://www.facebook.com/photo/?fbid=960117358086316&set=a.101105477320846

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SÍTIO DOS NUNES - PALCO DE CRIME CRUEL PRATICADO PELO BANDO DE LAMPIÃO.

 Por Gerlado Júnior

https://www.youtube.com/watch?v=TfCdofMrMoM&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7oAderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Cangaçologia

Localizado no município de Flores no estado de Pernambuco o Sítio dos Nunes foi no passado rota de passagem de cangaceiros e serviu como cenário de um crime bárbaro cometido pelo afamado cangaceiro Sabino das Abóboras em janeiro de 1928, quando juntamente com outros cangaceiros do bando de Lampião, assassinou um viajante na frente de dois filhos menores de idade, após esse ter feito um comentário que o desagradou. Nesse documentário levaremos vocês numa viagem virtual ao centro do Sítio dos Nunes tão citado nos livros de história, mas que é pouco conhecido, inclusive por um vasta quantidade de pesquisadores e estudiosos que ainda não tiveram a oportunidade de visitar o local. Breve outras histórias ligadas ao cangaço lampiônico ocorridas na região serão apresentadas aqui no canal... Cangaçologia. 

INSCREVAM-SE TAMBÉM: https://www.youtube.com/channel/UCjSU... 

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. 

Forte abraço... Cabroeira! 

Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOÃO GOMES DE LIRA - 1996

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=Hn0cX-D3lJY&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

BASTIDORES CANGAÇO 1996 - CANDEEIRO E TENENTE POMPEU

Por Aderbal Nogueira 

https://www.youtube.com/watch?v=SUgEAqgH7Ss&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

1996 minha primeira vem com dois personagens importantes na historia do nordeste.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com