Seguidores

sexta-feira, 17 de maio de 2019

O MASSACRE DE QUEIMADAS

Por José Mendes Pereira
Esta foto não pertence ao livro do escritor e nem consegui o seu link porque não abre.

Se você quiser conhecer mais um pouco sobre o "Massacre de Queimadas" feito pelos cangaceiros da "Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia., empresa do afamado e perverso capitão Lampião adquira o livro "Lampião a Raposa das Caatingas" escrito por José Bezerra Lima Irmão através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br.

O autor José Bezerra Lima Irmão e o escritor João de Sousa Lima.

Se você o adquirir irá fazer uma gostosa  leitura, e este assunto está no livro a partir da página 340 até a página 344. Não deixa de adquiri-lo, pois será imediatamente atendido pelo professor Francisco Pereira Lima lá em Cajazeiras no estado da Paraíba.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A ÚLTIMA CANGACEIRA DO BANDO DE LAMPIÃO.



TEM VÍDEO NOVO CHEGANDO LÁ NO CANAL CANGAÇOLOGIA (YouTube). 

Uma entrevista exclusiva com Dulce Menezes dos Santos a última cangaceira do bando de Lampião, sobrevivente de Angico, ainda viva.

Dulce Menezes dos Santos foi retirada do ambiente familiar contra sua vontade aos 14 anos de idade e forçada a acompanhar um cangaceiro do bando de Lampião conhecido como Criança (Vitor Rodrigues Lima), integrante do subgrupo liderado pelo cangaceiro Zé Sereno (José Ribeiro Filho), grupo pertencente ao bando de Lampião. 


Durante aproximadamente sete meses, Dulce Menezes acompanhou o bando em companhia do seu "companheiro" e esteve presente em Angico na ocasião do ataque da Força Policial Volante alagoana ao bando, onde forma mortos onze cangaceiros, incluindo o casal Lampião e Maria Bonita, além de um soldado pertencente a Força policial, morto durante o confronto.

Dulce e Criança foram alguns dos cangaceiros que conseguiram escapar do ataque e sobreviver ao cangaço.

Pouco tempo após a morte de Lampião alguns dos remanescentes do bando começaram a se entregar às autoridades e foram agraciados com a anistia presidencial concedida pelo então presidente Getúlio Vargas, obtendo a liberdade definitiva e o perdão pelos atos cometidos durante o tempo em que estiveram na lida da canga.

Dulce ainda acompanhou o cangaceiro durante algum tempo após ter deixado o cangaço, porém se separaram pouco tempo depois e seguiram rumos diferentes.

Dulce Menezes dos Santos completará noventa e seis anos de idade no próximo dia 23 de maio de 2019, sendo a última sobrevivente de Angico e a última testemunha ocular dos acontecimentos que acarretaram na morte de Lampião e parte de seu bando, na manhã fria do dia 28 de julho de 1938, na Grota do Angico em Sergipe.

Nesse documentário vocês terão acesso a uma entrevista exclusiva concedida ao nosso canal, com essa "peça" legítima da nossa história e conhecerão alguns fatos e acontecimentos que foram por ela presenciados durante o período em que esteve integrada ao cangaço.

Ao final deixem seus Linkes e suas opiniões, críticas e sugestões.

Meus agradecimentos em especial a Martha L. Anastácio Menezes, filha de dona Dulce Menezes dos Santos, sem a qual não teríamos conseguido realizar esse trabalho e a todos vocês que fazem do nosso canal uma referência sobre o assunto. 

Geraldo Antônio De Souza Júnior


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO CANÁRIO E SEU SUBGRUPO



Canário o primeiro da direita para esquerda, e seu algoz, terceiro da direita para esquerda. Está ao meio dos dois cangaceiros. Penedinho matou Canário e levou sua cabeça em busca da anistia do governo, um caso igual o de Barreira com Atividade.





O cangaceiro Barreira e a cabeça de Atividade, 5 de setembro de 1938, propriedade Santo Antônio, Pão de Açúcar, Alagoas. 



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PROFESSOR FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA

Por José Mendes Pereira

A vida ou a morte ninguém sabe bem explicar, mas uma delas é covarde. A gente batalha, batalha para se manter, finalmente, viver, mas de repente, a gente é surpreendido por uma delas. Vem de mansinho, sem avisar e logo interrompe todos os nossos desejos, os nossos sonhos, as nossas amizades, afasta-nos dos nossos ente queridos, seja quem for, vai embora sem nem ao menos dizer adeus aos que fizeram parte da sua amizade aqui na terra! 

Francisco das Chagas Silva era natural da cidade de Augusto Severo, atualmente Campo Grande, no Estado do Rio Grande do Norte, mas há anos que era radicado em Mossoró residindo no bairro Doze Anos. Nasceu no dia 30 de setembro de 1950 e  Faleceu no dia 13 de janeiro de 2016 e a causa da morte ataque do coração.

Este é seu irmão Francisco de Assis Silva mais conhecido por "Chiquito", também nasceu na cidade de Campo Grande-RN, no dia 23 de setembro de 1937. Foi Professor no Colégio Diocesano Santa Luzia de Mossoró e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte também em Mossoró. Atualmente se encontra com Alzheimer em sua residência, no bairro Doze Anos, grande Professor de Matemática.

Foto feita hoje pelo escritor Lindomarcos Faustino do professor Chiquito

Era filho de Francisca Beatriz Silva dona Loló costureira, e de José Adones. Irmão de  Francisco de Assis Silva (Chiquito) professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN. Fransquim era casado com Maria Vanusa Oliveira sua prima e pai de Maria e Marlane. Ele deixou uma neta filha da Marlane.

Engenheiro e radialista Antonio dos Santos Lima

Segundo seu primo e cunhado (porque Francisco era casado com uma irmã do Dr. Lima) engenheiro Agrônomo Antônio dos Santos Lima que  reside na cidade de Cruz no Estado do Ceará, antes de ser professor Francisco das Chagas foi sapateiro. Ganhou um jumento de presente de seu tio Benedito que era tropeiro e denominou-o de Menino. Era Espírita. Fez Ginásio e Científico no Colégio Diocesano Santa Luzia de Mossoró. Certo dia, vinha da faculdade de moto, quando foi atropelado e fraturou um perna.

Escola Estadual José Martins de Vasconcelos

Fui professor com ele no meio de uma porção de professores e amigos, como: Juciene Veríssimo, Lirete Rocha, professor Rocha, pastor Antonio Teixeira, Terezinha, Genivaldo Galdino, Geriluz Batista, Rosa Pinto, Laete Vital Amorim, Lassali, Benedita, Chaguinha, Riomar Mendes ..., na Escola Estadual Professor José Martins de Vasconcelos em Mossoró, e juntos, trabalhamos mais de 15 anos, tanto no turno vespertino como no turno noturno. 

Francisco das Chagas foi um professor que viveu alguns anos naquela escola e que era querido por todos alunos, alunas, professores, professoras e funcionários. Mantinha um respeito e tranquilidade com todos os seus colegas, alunos e funcionários.

Adeus meu grande amigo professor Francisco das Chagas, você foi muito cedo. Mas todos daqui têm certeza que você está num lugarzinho bem cuidado por Deus.

Um dia nós nos encontraremos, mas desta vez na casa do Senhor. A estrada poderá ser outra, mas o caminho será exatamente o mesmo que você foi em busca do pai eterno. 


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CALDEIRÕES E TANQUES DAS CAATINGAS


Por Sandro lee

Uma das formas em que mais servio de armazenamento de água pura e saudável sem soma de dúvidas foram os famosos "Caldeirões das caatingas", também conhecidos como pias e tanques, variam de nomes em cada Estado.


São largas, fendas escupidas pelo tempo em Rochas de formas Arredondadas ou compridas com funduras entre 5.E.6.E.1. metro, varia a profundidade aos períodos chuvosos enchem esses tanques naturais com as águas das chuvas, podendo ficarem até dois anos cheios servindo a sim, as famílias para consumo e atividades do lar, como lavar e cozinhar. 


Esses dois caldeirões nas fotos serviram muitas vezes para Lampião e seu bando. O caldeirao grande fica nas terras de seu Pedro Gomes pai da cangaceira Durvinha a Durvalina e o outro fica no Raso da Catarina na Baixa do Chico.


O caldeirão grande servio de água para banho e bebedouro para os cabras Lampião, Virgílio e volta seca, Ezequiel, Corisco, Ângelo Roque e tantos outros cabras em que cruzaram aquelas terras no ano de 1931.


hoje esta la apenas para admiração pois o progresso já chegou com a água em canada no povoado a Rasta pé...em paulo Afonso Ba.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com