Seguidores

quarta-feira, 6 de maio de 2020

DO AMOROSO CADERNO

*Rangel Alves da Costa

Do amoroso caderno, com escritos de mais ilusões que de possíveis amores, eu recolhi estas palavras que nem sei se valeram a pena terem sido escritas. Não sei, não sei...
Ao meu amor... Assim começar um poema, assim iniciar uma cartinha, assim introduzir palavras que traduzam todo o amor sentido. Mesmo sabendo que as palavras sequer se aproximam do que é mostrado pelo olhar, pelo sentimento e pelo coração.
Mas escrevo assim mesmo. E para mais uma vez dizer:
Minha bela, minha namorada. E de repente um livro aberto foi revelando o que jamais pensei ser escrito. E nas suas linhas o que nos foi determinado na estrada de mãos dadas e no passo a dois: sigam!
Imaginei ser tão distante e tão difícil de encontrar o horizonte chamado amor. Mas basta a presença, basta o olhar, basta o sorriso, basta o desejo, basta a certeza de que ela está aqui: minha bela, minha namorada.
Mesmo na distância, é na saudade que o amor tem asas. Mesmo na tristeza, é na certeza do breve encontro que tudo se se transforma em esperança. E é nas asas da saudade e da esperança que sempre estou diante de minha bela, de minha namorada.
Em você pensar e em todo pensar avistar o que os meus olhos já não conheciam. As belezas simples, as flores ocultas, os aromas da brisa, as canções do vento, as poesias das borboletas e dos colibris: a minha bela, a minha namorada.
Já não sou eu senão dividido, já não caminho só senão a dois, já não tenho nada senão compartilhado, já não tenho o egoísmo de me possuir senão a humildade de me dividir e minha outra parte a ela doar: à minha bela, à minha namorada.


À minha bela, à minha namorada, presenteei com concha de mar e dentro dela um segredo de vento dizendo assim: se as águas chegam para apagar os passos na areia, então é preciso aprender a voar sobre a areia. Eis o mistério de amar: aprender a voar.
Ó minha bela, ó minha namorada, que sempre olhemos os lírios do campo. A grandeza está na simplicidade e não no brilho, a riqueza está na humildade e não no deleite, a essência está apenas no que é. E precisamos ser além de nós para sermos mais?
Em teu colo repouso, minha namorada. Sobre tuas mãos me acolho, minha bela namorada. E em momentos assim, de simples ternura e meiguice, novamente em menino me torno e para sonhar beijando uma boca. E encontro a sua.
Minha bela, minha namorada. Como é bom novamente encontrá-la e tê-la só minha. Como é bom encontrá-la para nos meus braços deitar o seu corpo e sentir suas pétalas debruçadas sobre um jardim. E ser abelha na sua colmeia. Tanto mel, todo mel, tudo meu e seu.
Agora, diante de mim, como se sobre minha mente, meu olhar e meu coração, soprasse a mais doce inspiração: a minha bela, a minha namorada. Ela chegou e entrou pela porta. Caminhou sobre mim e sentou no meu colo, viajou sobre mim e bebeu na minha fonte, deitou sobre mim e saciou sua fome.
Entre nuvens e panos, ela também adormece e sonha. Mas ela levantou do seu sono, acordou do seu sonho, e ao abrir os olhos e ao sorrir nos lábios, então me senti refletido pelo mesmo sol e pela mesma lua, tudo nela: a minha bela, a minha namorada.
Já não sei a extensão do beijo, ou o adocicado do  mais doce sabor que possa existir, pois bastando o toque no favo de mel para sentir o paraíso da boca e do seu céu, no céu estrelado dela: a minha bela, a minha namorada.
E nos seus lábios leio poesia e carta de amor, bilhete e recado apaixonado, um livro aberto onde cada palavra é tão verdadeira como tudo nela: na minha bela, minha namorada.
E ainda junto aos seus lábios, como poeta ávido de qualquer soneto, quase em silêncio canto: não quero além do viver ter o prazer de estar ao lado dela, pela estrada, com ela, minha bela, minha namorada.
Por que o passo é curto demais nessa vida. Por que a estrada não se distancia demais nessa vida. Por que tudo simplesmente um dia termina no próprio ser humano, é que temos de seguir adiante na semeadura do que a nós mesmos prometemos: amor.
Amor, amar. E no amor a eternidade daquilo que a vida nos chamar a viver sem medo: a felicidade.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.comk

ANIVERSÁRIO

Por Manoel Severo

Hoje é o aniversário da querida amiga, companheira de trabalho, Conselheira do Cariri Cangaço e nossa Presidente da Academia Lavrense de Letras, Cristina Couto; mas na verdade olhem que quem ganha o presente é o Cariri Cangaço !!! Avante e por enquanto TODOS EM CASA E SE SAIR , SAIA DE MÁSCARA !!! Se cuidem...


http://blogdomendesemendes.blogspót.com

HOTEL THERMAS - PARAÍSO DAS ÁGUAS TERMAIS



Mossoró tem um diferencial a mais que agrada a todos os visitantes: as águas minerais e termais. E um bom mergulho nessas águas com toda a comodidade pode ser desfrutado no Thermas Hotel & Resort.

O hotel foi erguido sobre uma rica província mineral. Seus 200 mil metros quadrados de área abrigam 11 piscinas de águas termais, jardins e muito verde e reservam ao hóspede um mundo de lazer num cenário perfeito para uma estadia saudável. Os não-hóspedes podem também desfrutar das águas termais pagando uma taxa de entrada. Aos hóspedes, o acesso é liberado.

O Thermas fica no perímetro urbano da cidade de Mossoró, em localização estratégica entre as cidades de Natal/RN (270km) e Fortaleza/CE (240km). A área de lazer comporta o restaurante bar, lago artificial com pedalinhos e caiaque, área verde, campo de futebol, quadras poliesportivas, academia de ginástica, squash, quadras de tênis, salão de jogos, toboágua gigante, rampa molhada, playground molhado, voleibol de areia, rapel, pista para caminhadas, as 11 piscinas termais e uma de temperatura normal. O hotel conta com 148 apartamentos.

O Hotel Thermas de Mossoró (nome original) foi inaugurado em 12 de janeiro de 1979, com o projeto do Governo do Estado de interiorizar o turismo aproveitando as potencialidades das águas termais. Nessa época, o Governo do Estado percebeu que o Hotel Thermas traria grande crescimento econômico para a cidade de Mossoró, além da oportunidade de servir como melhor referência em hotelaria.

Ciente das dificuldades, que eram enormes, para administrar um gigantesco hotel com gerência na atividade pública, a administração do Hotel Thermas foi entregue ao grupo hoteleiro francês Novotel, que permaneceu até 1991, quando o hotel foi privatizado.

A história do hotel está associada à descoberta de petróleo na cidade de Mossoró. Essa ligação é marcada por um fato pitoresco: quando as piscinas estavam sendo abastecidas pela primeira vez. As bombas passaram a noite trabalhando e, pela manhã, as piscinas estavam cheias de petróleo.

A descoberta marcou o início da exploração de petróleo em terra no Rio Grande do Norte. A economia do município mudou de perfil e a Petrobras foi incorporada à vida do mossoroenses. O poço continua em funcionamento até hoje.

Outro poço foi perfurado e cedido pela Petrobras para fornecimento d´água, e dele a água jorrou quente, quase fervendo. Foi o começo da história das águas quentes.

Fonte: Hotel Thermas


Informação: 

Infelizmente o Hotel Thermas de Mossoró fechou esta semana deixando sem empregos 250 pessoas. Que pena!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MORTES DOS ALMOCREVES



A história do assassinato de um grupo de almocreves que foram surpreendidos e enganados pelos cangaceiros do bando de Lampião e sumariamente executados sem piedade alguma. Essa é apenas mais uma história sangrenta, entre tantas outras, ocorridas no sertão nordestino em uma época em que predominava a lei do mais forte. A lei das armas. Um tempo de medo, mortes e sofrimentos. Como diria Leonardo Motta: No tempo de Lampião. Texto: Livro "O canto do Acauã" de Marilourdes Ferraz. Narração e edição: Geraldo Antônio de Souza Júnior.

Categoria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

JOÃO DE SOUSA LIMA E SEUS ENTREVISTADOS


Por João de Sousa Lima

Escritor João de Sousa Lima com o irmão de Maria Bonita Oséas Oliveira a esquerda e João Maria do Olho d'água, à direita, o homem que matou o sargento Deluz...

Adendo http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Era uma das minhas vontades conhecer o João Maria Marinho o matador do sargento  Deluz. João Maria era pai de Dalva que tanto sofreu nas mãos deste sargento.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIAO E O TERRIVEL TIROTEIO DAS CARAIBAS:

Lampião ficou entrincheirado aqui

NA MANHÃ DE 4 DE FEVEREIRO DE 1926 (QUINTA FEIRA), A FORÇA VOLANTE TOMARA CHEGADA NAS CASAS DA LOCALIDADE POR NOME DE SACO, ALDEIA DOS CABOCLOS DO NAVIO, MUNICÍPIO DE FLORESTA-PE, ENCONTRANDO AS MULHERES. OS HOMENS ESTAVAM ESCONDIDOS NAS CAATINGAS, DEIXANDO ASIM A VOLANTE DESCONFIAR QUE ESTARIAM ELES COM LAMPIÃO. PERGUNTARAM AS MULHERES ONDE ESTAVAM OS CABOCLOS, ELAS RESPONDERAM QUE NÃO SABIAM PRA ONDE TINHAM IDO. LOGO EM SEGUIDA CHEGOU UM GAROTO E VENDO A VOLANTE PERGUNTOU SE ERA GENTE DE LAMPIAO. A VOLANTE RESPONDEU QUE SIM, E PORQUE O GAROTO PERGUNTOU. O MENINO DISSE QUE ERA PORQUE O PAI DELE ESTAVA ESCONDIDO COM LAMPIÃO ATRÁS DE UMA ROÇA, TINHAM MATADO UM BOI E TINHA MUITA CARNE NO RANCHO.

Local onde foram enterrados os soldados
.
O MENINO PERGUNTOU SE ELES QUERIAM IR PARA ONDE ESTAVAM OS CANGACEIROS, RESPONDERAM QUE SIM. E SEGUIRAM PARA O LUGAR CARAÍBAS, ONDE O MENINO FALOU QUE ESTAVAM.

NO CAMINHO ENCONTRARAM UMA CABOCLA E PERGUNTARAM SE ELA SABIA DOS CANGACEIROS, ELA RESPONDEU QUE NAO SABIA DE CANGACEIROS NENHUM, QUEM DEVIA SABER ERA ELES QUE ERA A FORÇA. A MULHER DIZIA ISSO GRITANDO, PARA OS CANGACEIROS OUVIREM, E AO OUVIREM, SE ORGANIZARAM PRA UMA EMBOSCADA NUM SERROTE DENTRO DO RIACHO DO NAVIO. A FORÇA CAIU NA EMBOSCADA, LOGO TENDO GRANDE PREJUÍZO.

A TODO CUSTO LAMPIÃO PROCURAVA ENVOLVER TODA VOLANTE. OS CABRAS QUE ESTAVAM ENTRINCHEIRADOS NO SERROTE, AVISTARAM MANÉ NETO E GRITARAM PARA O SERROTE, DIZIAM QUE FOSSE LIGEIRO, QUE QUEM ESTAVA NO SERROTE ERA A VOLANTE. MANÉ NETO VIU QUE NAO ERA COMPANHEIROS E CONTINUOU SEGUINDO, FOI QUANDO BEM PRÓXIMO DO SERROTE O SOLDADO JOÃO JURUBEBA DE ´SÁ NOGUEIRA, CONHECIDO POR "JOAO GATO" DISSE A MANÉ NETO QUE ERAM OS BANDIDOS QUE ESTAVAM NO SERROTE. MANÉ NETO DISSE QUE SABIA QUE ERAM ELES, MAIS IA ENFRENTÁ-LOS DE CERTO. MANÉ NETO FOI ATINGIDO NO BRAÇO DIREITO, FICANDO FORA DE COMBATE. MANÉ NETO BALEADO FOI TIRADO PRA BETÂNIA PELOS COMPANHEIROS PEDRO THOMÁS DE SOUZA, JOAO JURUBEBA, SOLDADO JACOBINA E OUTROS.

OS CANGACEIROS VENDO MANÉ NETO BALEADO SALTARAM DO SERROTE GRITANDO:

" Vamos pegá Mané Neto a mão pra sangrar"

A BRAVURA DOS COMPANHEIROS DE MANÉ NETO, OS CANGACEIROS NÃO CONSEGUIRAM REALIZAR O INTENTO.

FOI FERIDO TAMBÉM NO BRAÇO O BRAVO TENENTE HIGINO BELARMINO. O TIROTEIO DAS CARAÍBAS FOI UM DOS MAIS VIOLENTOS TRAVADOS NO SERTÃO CONTRA O BANDITISMO. LAMPIAO NESSE DIA DIA PERDEU CINCO CABRAS, A VOLANTE PERDEU TRÊS COMPANHEIROS, SOLDADOS ARISTIDES PANTA DA SILVA, BENEDITO BEZERRA DE VASCONCELOS E ANTONIO BENEDITO MENDES.

BALEADOS: TENENTE HIGINO BELARMINO, ANSPEÇADA MANOEL NETO, ANTONIO JOSÉ DOS SANTOS (BATOQUE), JOÃO CAVALCANTE, ALTINO GOMES DE SÁ, JOAO PEREIRA DOS SANTOS E JOAO PEREIRA COSTA. TODOS SE RESTABELECERAM.

(FONTE, "MEMÓRIAS DE UM EX-SOLDADO DA VOLANTE, PAG. 252/253. JOAO GOMES DE LIRA "IN MEMORIAN").

OBS: NA PRIMEIRA FOTO, LOCAL ONDE LAMPÃO SE ENTRINCHEIROU. NA SEGUNDA FOTO, LOCAL ONDE FORAM ENTERRADOS OS SOLDADOS:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E O SEGREDO DA VELHINHA


Osvaldo Abreu ( Abreu)
Alto da Compadecida, 6 de maio de 2020

E a chuva saltitava no telhado
E naquele dia, chovia o dia inteiro,
A chuva corria pelo regado,
Era mês de julho,
O milho se molhava no terreiro
Casa de chão batido, a segurança é o esteio

A chuva continuava a cair.
Vivia saudade a velhinha,
Lembrava da coleguinha Lili,
Dadá a chamava de Descaradinha,
Se entregava acolá e ali...
Era tão bonitinha.

Viver a dois é melhor sem traição.
O cangaceira Moita Brava a amava,
De amor morre e se mata de paixão.
Beijar quem não se gosta, trava.
Pobre Lili, tiro na cabeça, foi ao caixão.
Traição no cangaço se matava.

Chovia no sertão,
Estava tão velhinha, a ex-cangaceira,
Casinha de batido chão,
De passos lentos ia à feira.
Tão silenciosa em seu torrão.
Nada dizia, não falava besteira.

Era preciso conservar à memória
Do capitão Virgulino, Lampião,
Sem muita conversa e sem muita história.
Não era um homem falador, não.
Guerreiro, determinado a toda hora,
Dadá dizia: “Lampião era um pai, um irmão.”

Era chuva que caía...
Era chuva de invernada...
A velhinha ria
Com a correnteza de água na estrada.
A Padim Cícero ela agradecia
E a nossa Senhora, a imaculada.

O sertanejo não sabia
Que aquela inofensiva velhinha
Foi uma cangaceira que da volante corria,
Uma cangaceira, de Lampião uma cabrinha.
E se soubesse o que diria?
Todas tinham como uma coitadinha.

A chuva trouxe recordação,
Massacre de Angico,
Traíram Lampião,
Pedro de Cândido, fogo amigo.
Será que lá foi morto o capitão?
A velhinha tinha isso dentro do espírito.

A chuva caia na madrugada,
Em Sergipe, Porto da Folha,
A gente só vai na hora marcada,
Fugir da velhinha foi a escolha,
A velhinha ficou de boca calada.
Sangue não se tira com vassoura.

Cabeças foram cortadas,
Mortos cangaceiros e cangaceiras,
28 de julho de 38, período de invernada.
Tristonha e medonha bagaceira.
Em Salvador, cabeças expostas pra nada.
O Instituto Nina Rodrigues virou feira.

E foi num dia de chuva que a velhinha morreu.
A cachorra Lalá latia demasiadamente,
O menino triste uma velinha acendeu.
Guardou seu segredo de cangaço em mente
E fé que Lampião em Angico não morreu.
Angico é mistério e quem desmente?

Informação: 

O massacre de Angico ocorreu em Porto da Folha, a partir de 1950, foi criado o município de Poço Redondo em Sergipe. A área do Massacre passou a pertencer ao criado município.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DEPEN ABRE CONCURSO COM SALÁRIOS DE R$ 6.023,23 E VAGAS EM MOSSORÓ-RN

Presídio Federal de Mossoró — Foto: Célio Duarte

Seleção oferece 309 vagas, sendo 294 de agente federal de execuções penais. Aprovados poderão ser lotados em Mossoró ou em uma das 5 penitenciárias federais.

Departamento Penitenciário Nacional publicou nesta terça-feira (5) edital para concurso com 309 vagas de nível médio e superior, com salários iniciais de R$ 6.023,23 para agente federal de Execuções Panais e R$ 5.865,70 para especialistas. Os candidatos aprovados poderão ser distribuídos em cinco presídios federais, entre eles o de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

A seleção oferece vagas para os cargos de Especialista Federal em Assistência à Execução Penal, nas especialidades de Enfermagem (9), Médico Clínico (1), Médico Psiquiatra (1), Odontologia (1), Psicologia (1), Serviço Social (1) e Terapia Ocupacional (1), todos de nível superior. Já para nível médio, são 294 vagas para o cargo de Agente Federal de Execução Penal.

Conforme o edital (veja aqui), as inscrições serão abertas entre os dias 15 de maio e 05 de junho de 2020, pelo site do Cebraspe, com valor de R$ 120,00 para o cargo de agente e R$ 130,00 para o cargo de especialista.

A prova objetiva e discursiva para ambos os cargos (especialista e agente), será realizada nas 26 capitais do país e no Distrito Federal, além dos municípios de Mossoró, no Rio Grande do Norte e Catanduvas, no estado do Paraná, no dia 06 de setembro de 2020.

O Teste de Aptidão Física (TAF) também será realizado em todas as capitais, em data a ser divulgada. Já o Curso de Formação será realizado em local a ser divulgado posteriormente pelo órgão.

"Os candidatos serão lotados na Sede do DEPEN, em Brasília/DF, ou em uma das cinco penitenciárias federais, localizadas nas cidades de Brasília/DF, Campo Grande/MS, Catanduvas/PR, Mossoró/RN e Porto Velho/RO, de acordo com o interesse e a necessidade da Administração", informa o edital.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENTENDA O QUE É DISTANCIAMENTO SOCIAL



Aprenda! (Foto Afrânio Mesquita)


Da cidade de Areia Branca no Rio Grande do Norte, vem um bom exemplo que muitos não seguem.

Quatro cachorros descansam na calçada – guardando distanciamento social.

Até para passar carrapatos é mais difícil.

Para que todos entendam e a gente não precise desenhar, distanciamento social é assim.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com