Seguidores

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

SILOÉ E A IGREJINHA

Clerisvaldo B. Chagas, 8 de novembro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.002
Primeira igrejinha. Foto: Livro 230.
Em Santana do Ipanema, a segunda igrejinha do serrote do Cruzeiro, foi construída sobre as ruínas da primeira. Isso aconteceu em torno dos anos 60, através do, então, deputado Siloé Tavares.  Deve ter sido motivo de promessa assim como a igrejinha do Padre Cícero no Lajeiro Grande e mesmo a primeira do serrote. Houve muita festa nas faldas do monte. Todo dia tinha feijoada para os trabalhadores e para a bandinha de pífanos que acompanhava os trabalhos, animando o povo. Muita gente subia o serrote carregando tijolos à cabeça. Era um sobe e desce de formiguinhas ao som do zabumba, cujo movimento era visto e ouvido pela parte sul da cidade.
Na passagem do século XIX para o século XX, foi colocado no chamado Morro da Goiabeira, um cruzeiro de pau para marcar a importante data. O lugar passou a ser denominado serrote do Cruzeiro. Na mesma data também foi construída a igrejinha/monumento dedicada a Nossa Senhora da Assunção. Em torno de 1915, foi edificada a primeira igrejinha do Cruzeiro, através do sargento Antides, como motivo de promessa. Como essa capela não resistiu ao tempo, veio à segunda construção através do deputado. O alto passou desde cedo a ser visitado pelos santanenses, caracterizando-se como o monte sagrado da cidade.
Mas a segunda capela – dedicada a Santa Terezinha – também ruiu. Depois de anos de intervalo, pessoas abnegadas construíram a terceira capela sobre as ruínas das anteriores. Isto aconteceu nos anos 90, cuja igrejinha saiu com estilo diferente. Felizmente esta terceira capela ainda resiste. Vez em quando pessoas sobem o morro para pagamento de promessa, mas as visitas mais frequentes acontecem durante a Semana Santa. A paisagem das cercanias vista do serrote do Cruzeiro mostra beleza e uma paz infinita. Difícil afirmar ser santanense e não conhecer o monte santo da Rainha do Sertão.
Um recolhimento espiritual significativo.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COZINHAS E QUINTAIS

*Rangel Alves da Costa

Quanta memória boa rebusco agora. Vejo-me caminhando em direção à cozinha da casa e, um pouco mais adiante, à porta troncha que dá passagem ao quintal.
Já não avisto nem minha avó nem sua avó. Minha bisavó subiu aos céus encantada de tempo. Agora só restam as cozinhas e os quintais nas lembranças.
Na cozinha, de barro batido ou na taipa mal-acabada, o fogão de barro tomando um canto inteiro. No barro estendido, blocos ou tijolos sustentando a grelha.
Boca de fogão aberta, faminta, querendo muita lenha e muito mais carvão. A madeira queimando vai se contorcendo como de dor de partida, e para logo virar brasa e carvão.
Por cima da grelha ou apenas dos blocos, sentindo a labareda e a fúria ardente do fogo em chamas, a panela de barro, a chaleira antiga, o tacho para fazer doces.
Depois de tudo cozido, preparado, fervido, as cinzas juntadas para serem recolhidas. Mais ao lado, no outro canto, uma trempe com pote em cima.
Pote pequeno, mas de boca graúda, sempre com água suficiente para que a caneca não se afundasse tanto. Abaixo, no fundo do pote, uma rodilha sempre molhada.
E também um pano todo branquinho para tampar a boca. Quando o pote fica suado, ou a rodilha para reter a água ou a lama vai se formar mais abaixo.
Um pouco acima do pote, penduradas na parede em pequenas forquilhas, três ou quatro canecas d’água, todas de alumínio e sempre brilhosas de tanto serem arejadas.
Ao centro, uma pequena mesa de madeira velha tendo por riba um jarro com flores de plástico. Não há casinha de antigamente onde não houvesse um jarro com flores mortas.
Flores de cinzas, acinzentadas, quase sem cor, mas tão cheias de vida naquele viver humilde. Endurecidas de tempo, quebradiças dos anos, mas sempre ali.
Um alguidar em cima de uma banquinha, uma fruteira por riba do guarda-comida de pouco uso. Já envelhecido demais, mas sempre bonito na sua madeira de lei.
Mas o guardado lá dentro é de valor sem igual: um jogo de porcelana herança familiar. Tudo sempre assim, tudo sempre no seu lugar.
De vez em quando um cheiro de café torrado, um aroma gorduroso de tripa assada, um perfume especial de cuscuz de milho ralado.
Saindo desse velho e primoroso ambiente, logo adiante o quintal. Que saudade daqueles tempos dos quintais, daqueles cercados com árvores frutíferas e galinhas ciscando ao redor.
Onde estão os quintais, os belos quintais com seus cantos de plantas medicinais, do boldo, do manjericão, do mastruz, da raiz curativa pra qualquer doença?
Quintais de poleiros, de mamoeiros e cajueiros, de varais e de tanques de lavar roupa. Quintais de tronco largo para sentar, de tamborete para fumar o cigarrinho de palha, de purrão para juntar água de chuva.
Quintais de pontas de vacas e de meninos brincando de fazendeiro. Não. Não existem mais os quintais. Mas ainda assim eu vou além da porta da cozinha só para imaginar outros tempos.
Ali está uma mulher estendendo a roupa e cantarolando uma velha canção: “Tardes sertanejas que se vão, logo chamam as luas do sertão. E eu aqui tão triste, ai como dói meu coração...”. Será minha mãe? Será sua mãe? Não sei. Não sei. Só sei que dá saudade. Eu sei.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

SE FALAR EM CANGAÇO LEMBRE-SE DA LIVRARIA DO PROFESSOR PEREIRA


Lampião na Paraíba é mais novo livro do escritor Sérgio Augusto de Souza Dantas. E para você adquiri-lo entre em contato com o professor Pereira lá da cidade de Cajazeiras que será atendido o mais rápido possível. 

E-mail para contato: 

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

REVISTA "O CRUZEIRO" DE 23 DE ABRIL DE 1932. ANO IV. NÚMERO 25.



Matéria: Lampião - O terror dos sertões nordestinos (Página 37)

Para download em alta resolução.

Fonte: Biblioteca Nacional.

Geraldo Antônio de Souza Júnior

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

REVISTA "O CRUZEIRO" DE 09 DE ABRIL DE 1932.

ANO IV. NÚMERO 23.


Matéria: Lampião - O terror dos sertões nordestinos (Página 37)

Para download em alta resolução.

Fonte: Biblioteca Nacional.

Geraldo Antônio de Souza Júnior














































https://cangacologia.blogspot.com/search/label/Revistas%20%22O%20Cruzeiro%22

http://bogdomendesemendes.bogspot.com