Seguidores

sábado, 18 de novembro de 2023

RENATO E SEUS BLUE CAPS - (RENATO E SEU BONÉS AZUIS).

 Por José Mendes Pereira

https://www.youtube.com/watch?v=3cfG92Uund8&ab_channel=AntonioAurydeMac%C3%AAdoTorquato

Renato e Seus Blue Caps é uma banda brasileira de rock formada em 1959, que se notabilizou por versões de canções internacionais.

É a banda em atividade mais antiga do mundo, segundo seus integrantes.[1] Tornaram-se um sucesso se apresentando no programa Jovem Guarda, em shows, festas e bailes.

O conjunto continua até hoje em plena atividade[2] com Cid Chaves (vocal), Darci Velasco (teclado), Bruno Sanson (contrabaixo), Chi Lenno (guitarra) e Fabrício Motta (bateria).[3]

Imagem da Internet.

História

Foi formado em 1959 pelos três irmãos da família carioca Vieira de Barros Renato BarrosEd Wilson e Paulo César Barros[4], jovens moradores do bairro de PiedadeRio de Janeiro; Euclides de Paula (futuro guitarrista-solo e arranjador do grupo instrumental The Pop's) e Gelson Moraes, com o nome "Bacaninhas do Rock da Piedade"[4]. Participaram pela primeira vez do concurso "Hoje é Dia de Rock" da rádio Mayrink Veiga.[3] Este primeiro nome foi censurado e inspirados num conjunto norte-americano de rock and roll e rockabillyGene Vincent and His Blue Caps.[nota 1] mudaram o nome para Renato e Seus Blue Caps, sugerido por Jair de Taumaturgo[3].

O grupo se apresentava em rádios e em programas de televisão, como Brotos No Treze, da TV Rio e Os Brotos Comandam, da TV Continental, ambos apresentados por Carlos Imperial.[1][7][8]

A banda começou a ganhar visibilidade em 1962[4], ano em que gravaram o primeiro compacto. Em 1963, Ed Wilson saiu do grupo e iniciou carreira solo, sendo substituído por Erasmo Carlos, que teve uma participação breve no grupo. O grupo passaria ainda por várias mudanças em sua formação.

Contratado em 1964 pela CBS, gravadora que concentrou a maior parte do elenco de ídolos da Jovem Guarda, foram o conjunto designado pela companhia para tocar em discos de estrelas como WanderléaJerry Adriani e Roberto Carlos.[4]

O primeiro álbum, intitulado Viva a juventude!, saiu em 1965 e apresentou "Negro gato" (Getúlio Cortes), composição que seria popularizada por Roberto Carlos em gravação de 1966, em repertório que destacou sobretudo "Menina Linda", versão em português de Renato Barros para "I Should Have Known Better" (John Lennon e Paul McCartney, 1964), canção dos Beatles.[4]

Com o estouro de "Menina Linda", os posteriores álbuns tiveram grande sucesso: Isto é Renato e seus Blue Caps (lançado ainda em 1965), Um embalo com Renato e seus Blue Caps (1966), Renato e seus Blue Caps (1967) e Renato e seus Blue Caps (1968).[4] Se notabilizaram principalmente pelas versões que faziam de músicas de língua inglesa (a maioria britânicas), como "Não Te Esquecerei", versão de "California Dreamin'", de The Mamas & The Papas[9] e "Até o Fim", versão de "You Won't See Me", dos Beatles.[8]

Em 1966 apareceram no filme Rio, Verão & Amor.[8]

Com o fim da Jovem Guarda, o grupo gravou discos de forma regular até o fim da década de 1970.[4] Depois, os álbuns foram rareando, mas não os shows, apresentados por todo o Brasil.[4]

Em 28 de julho de 2020, o vocalista, guitarrista e líder da banda, Renato Barros, faleceu aos 76 anos.[8][10][11] Com o falecimento do líder, entrou para a banda o guitarrista Chi Lenno.[3]

Com o falecimento de Gelsinho Moraes em 28 de janeiro de 2022, entrou em seu lugar o baterista Fabrício Motta.[3]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Renato_e_Seus_Blue_Caps#:~:text=Foi%20formado%20em%201959%20pelos,nome%20%22Bacaninhas%20do%20Rock%20da

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

Projeto para a Praça dos Seresteiros em Mossoró

 Por: Oseas Lopes - o cantor Carlos André

Amigo Mendes,

A Praça dos Seresteiros é Cultura Popular, e como a nossa cidade de Mossoró é considerada a capital da cultura popular do Rio Grande do Norte, essa Praça muito que já era para estar pronta, em homenagem, não somente ao Cocota, mas toda classe artística  de nossa cidade.

Francisco de Almeida Lopes - o seresteiro Cocota. Foto do acervo do pesquisador do cangaço: Kydelmir Dantas.

Ali, também será uma homenagem a toda classe artística, onde pretendemos fazer um pequeno palco, e nas paredes, colocaremos quadros dos grandes do Rádio na época como: Paulo Gutemberg, Genildo Miranda e tantos outros. Todos serão lembrados

Da esquerda para direita: José Renato, foi meu patrão na Editora Comercial, este sendo sobrinho de Paulo Gutemberg de Noronha Costa, também foi meu patrão na Editora Comercial, sendo sócio da sociedade, e o radialista Nilo Santos, todos já falecidos. - José Mendes Pereira.

Genildo Miranda está no centro da foto

No paredão da barragem faremos caricatura de todos os artistas da terra. Ali também serão colocadas algumas mesas, com a seguinte inscrição: "MESA DA FAMA", com nomes de seus artistas que se destacaram no cenário artístico Nacional. (A título de ilustração, nos Estados Unidos da América, existe a calçada da fama).  

Na praça será um dia o encontro de toda classe artística da cidade. Por cima da barragem, teremos que fazer, de acordo com o projeto, uma ponte de madeira, tipo passarela, por cima da barragem, ligando o local onde fica a ARTE DA TERRA" e a "PRAÇA DOS SERESTEIROS." Quem estivesse na Arte da Terra, não precisaria pegar o carro e dar a volta até a Praça, e sim, atravessaria a passarela. Esta passarela teria (e tem) um toque turístico cultural, com o rio cheio, então que seria bonito ficar na passarela bem em cima da barragem. Logicamente, que aos lados da passarela, teremos uma proteção aos lados fechados, para evitar alguma surpresa de algum descuido. 

A Praça dos Seresteiros às sextas feiras, teremos Mossoró ao Luar, com Seresta, e as quartas feira à noite do chorinho com artistas da terra. será incluído também uma lanchonete barzinho, que ainda estou estudando o nome bem popular que se identifique com o local.

Vamos se falando quando surgirem outras lembranças.

Grande abraço.

Oseas Lopes (Carlos André

Tel. 55 (81) 3422.0605 / (81) 9121.4485

Facebook: www.facebook.com/oseas.carlosandre

Twitter: www.twitter.com/carlosandrecant

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

ABA FILM, 1936, POR BENJAMIN ABRAHÃO.

 Acervo do Guilherme Velame Wenzinger

Moreno do da esquerda e Gorgulho, à esquerda.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANIVERSARIANDO ESCRITORA MARILURDES FERRAZ.

 Por Odilon Nogueira

Com minha prima maravilhosa Marilurdes Ferraz em Nazaré do Pico-PE!

https://www.facebook.com/photo/?fbid=25046660798266481&set=a.378189938873576

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VAMOS PARABENIZÁ-LA!

Sil de Jesus.

HOJE ESTOU FAZENDO 108 ANOS E NEM MEUS FILHOS ME PARABENIZARAM ATÉ AGORA. SERÁ QUE EU MEREÇO OS PARABÉNS?

Seu facebook é Sil de Jesus.

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

CANAL DO ALAN JONES.

 Por Alan Jones - Cantor

https://www.youtube.com/watch?v=MHuchiXp-gg&ab_channel=CLUBEDARADIOLAPODCAST

Parabéns Alan Jones, pela sua criatividade, abrir um espaço no youtube, garantindo o passado destes artistas, para as futuras gerações tomarem conhecimentos que estas bandas passaram por Mossoró e fizeram muito sucesso.  

Relembrar o passado é garantir o futuro sempre. Toda essa gente é merecedora de elogios, e que quase todos são esquecidos por muitos que ampararam, apoiaram, incentivaram e valorizaram durante sucesso. 

Grande Alan Jones, aqui um roteiro sobre a banda de "O forró do João de Mocinha. Ainda existem pessoas vivas para você procurá-las e fazer um um excelente trabalho. Nesta banda tiveram 2 parentes meus: No triângulo - João Batista (vulgo Doidelo), este é meu primo de 2º grau, porque as nossas avós eram irmãs. Ainda no triângulo e bateria o Antonio Airton de Carvalho (já falecido) e no baixo o Edilson de Teotônio irmão de Alcimar dos Teclados. 

Quando Edilson saiu do grupo, quem assumiu o contrabaixo foi o Geniel, também meu primo de 2º grau, filho do Olegário Ismael Jácome e de Francisca de tia Adelaide Maria da Conceição. Na guitarra era responsável pelo som um jovem com o vulgo de Chico Cascudo.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

Por João Tavares Calixto Júnior

Só hoje chegou às minhas mãos a maravilhosa coletânea 'Cangaço em Perspectiva - o Sertão em lutas' organizada pelo Prof. Adriano de Carvalho @adcadu

Nesta tive a honra de colaborar com mais um artigo que narra o período fatídico dos coronéis e cangaceiros em nossa região, sobretudo, Aurora e Lavras.

A compilação de 40 textos, vários de caráter inédito, de pesquisadores reconhecidos em todo o País é um esforço que merece o nosso reconhecimento e agradecimento.

O Nordeste não é só a gênese do Brasil, mas é a alma do Brasil. Hoje e amanhã.

https://www.facebook.com/groups/179438349192720

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NAZARÉ DO PICO PARA O MUNDO !

Por Manoel Severo

A partir da tecnologia do QRcode , os principais cenários da vila mais famosa do Cangaço , em suas mãos.



Cariri Cangaço no lançamento do Projeto Museu a Céu Aberto; em Nazaré do Pico, Floresta, Pernambuco.

04 de novembro de 2023.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com