Seguidores

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

DESERTO

Clerisvaldo B. Chagas, 3 de fevereiro de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.181

DESERTO (FREEPIK).

Geralmente o deserto é descrito como uma zona árida, com precipitações atmosféricas irregulares ou escassas, vegetação inexistente ou rara e relevo formado por determinadas rochas. O maior deserto do mundo é gelado que é a Antártida. Mas vamos falar no deserto quente. Na linguagem popular deserto é um lugar desabitado ou com raríssimos moradores humanos. Os solos costumam ser arenosos e grosseiros e esses lugares possuem uma grande amplitude térmica, isto é, são enormes as diferenças de temperaturas entre o dia e a noite. A fauna do deserto é bem diversificada, mas cada deserto no mundo tem suas características própria. Pode ser encontrado animal que existe em um tipo de deserto, mas em outro não.

Obs. Na crônica costumamos economizar espaço, sem obedecer parágrafos em mudança de assunto.

No sentido abrangente podemos encontrar nos desertos, animais como o Camelo, o dromedário, o antílope, a cabra, ratos, lagartos, cobras, aranhas, insetos, aves migratórias, gazelas, hienas ursos, marsupiais, lebres, cangurus e escorpiões. Um deserto pode ser muito extenso e ser conhecido por um nome geral, porém, por onde ele vai passando, vai recebendo nomes locais.  Se no deserto, pouco chove, se o deserto é pouco habitado, mas sempre tem aquela pessoa, cuja natureza pede muito pelo seu isolamento. Pessoas que sentem o prazer da solidão, assim como outras que da solidão têm medo. E as primeiras vão viver no deserto, numa caverna, numa loca de pedra, num ranchinho feito de lata, de terra, de qualquer coisa assim. Sentem um prazer enorme nessa condição de eremita.

Muito pior do que o deserto físico, é o deserto do coração humano. Quando o coração da pessoa se torna árido, seco, duro, sem amor, sem compaixão, sem o mínimo de afeto, pode concorrer com o Saara, com o Kalahari, com o Atacama que por também sentem certo não será negado o merecido troféu. Com certeza já estamos vivendo a Nova Era, tão falada lá atrás, porém, devido a influência forte dessa divisória, difícil fazer comparações entre os seres humanos, com tantos absurdos por eles provocados. O psicólogo, o analista, o observador atento, também sentem intensa dificuldade em decifrar essa mentalidade nova das últimas encarnações, para o bem ou para o mal.  Mas um deserto é sempre um deserto.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2025/02/deserto-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VISITE!

 Clerisvaldo B. Chagas, 5 de fevereiro de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.182

HISTORIADOR ORAL, DANIEL MANOEL (FOTO: B. CHAGAS).

Você já ouviu falar no livro documentário SANTANA REINO DO COURO E SOLA. O único livro da cidade que fala sobre o auge dos Curtumes, das fabriquetas de calçados, dos sapateiros, dos artesãos do couro e de uma época áurea de Santana do Ipanema, graças a minha vivencia da época e o complemento de muito mais de 50% por do cidadão, Daniel Manoel Filho que no momentos de várias entrevistas a mim concedidas, contava com 84 anos de idade, Um homem que eu só o tinha visto na minha infância e que trabalhou em todos os curtumes de Santana, falando de cátedra o que tem no livro, Um livro de poucas folhas, mas de uma riqueza cultural enorme com detalhes que impressionam e ainda o único sobre esses assuntos. Não existe na cidade uma só palavra impressa a respeito do que abordamos. Livro relíquia.

Pois bem, voltei à casa do senhor Daniel Manoel, para que esse historiador oral, me contasse detalhadamente sobre dois episódios de violências, acontecidos na área do livro e que foram de enormes repercussões na época. Na pesquisa anterior não tive coragem de registrar os dois fatos históricos do Bairro Maniçoba/Bebedouro, mas agora surgiu uma vontade súbita em fazê-lo e fui à casa de Seu Daniel que me detalhou ambos os casos. Estou pensando em inclui-los na próxima edição de SANTANA O REINO DO COURO E DA SOLA, com a narração exclusiva e detalhista do senhor Daniel.  E ainda surgiu um outro caso de violência naquela área, já registrado pelo nosso conterrâneo e saudoso escritor Oscar Silva.

Todavia, Seu Daniel que morava perto de todos os três episódios brutos, discorda em um ponto, do escritor. Ficamos de retornar à sua casa para esclarecimento do que realmente ocorreu. Nesse caso, como o livro é Documentário histórico, iremos colocar o texto do escritor Oscar e a correção de Seu Daniel Manoel Filho. Lembramos que apesar de alguns benefícios que o bairro já recebeu, continua sendo isolado pela nova situação rodoviária que o deixou na contramão. Só se vai ao Bairro Maniçoba/Bebedouro se tiver negócio. É como Fernão Velho, em Maceió. Mas chega a doer, a falta de pesquisadores sobre a nossa história municipal. Será que eu vou gritar sozinho:

“Viva Santana do Ipanema! ”

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2025/02/visitei-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO FURIOSO - MARIA BONITA É BALEADA NO FOGO DE SERRINHA DO CATIMBAU

 Por No Rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=5joXOo3YfHw&t=267s

Virulino Ferreira da Silva, Lampião, o Rei do Cangaço, sua companheira Maria Bonita, Maria Ema e os cangaceiros Medalha, Fortaleza, Moita Braba, Gato e Maçarico, no dia 20 de julho de 1935, adentraram no Povoado Serrinha do Catimbau, atual Paranatama – PE, onde sofreram o contra-ataque dos moradores locais, no combate conhecido como o Fogo de Serrinha do Catimbau, no qual saiu baleada Maria Bonita, a Rainha do Cangaço e também o cachorro Dourado morreu crivado de balas, deixando o rei do cangaço furioso...

Curtam mais essa fascinante história do cangaço nordestino.

Fonte: Livro Lampião a Raposa das Caatingas - José Bezerra Lima Irmão.
Relacionados: Sertão Nordestino, Lampião e Maria Bonita, Grota de Angico, Contos do cangaço no sertão, cangaço Lampiônico, Cangaceiros de Lampião, cabras de Lampião, História Nordestina, Literatura do Sertão Brasileiro, Crime de castração, história do eunuco, lampião a raposa das caatingas, o governador do sertão, lampião mata inocente, crimes de Lampião, lampião herói ou bandido, Volantes Policiais no cangaço, volante policial Nazarenos, Volante Zé Rufino, Volante Mané Neto, Padre Cícero, Rota do cangaço, cangaceiro Corisco, cangaceiro Moreno, Cangaceiro Zé Baiano, cangaceiro Gato, histórias e contos, filmes completos, canais de cangaço, A morte do cangaceiro Corisco, Maria Bonita foi baleada.

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações.
#NoRastroDoCangaço Vejam também:    • LAMPIÃO LIVRA UM MÉDICO DA MORTE      • A MORTE DO CANGACEIRO CIRILO DE ENGRÁ...      • A MORTE DO CANGACEIRO MANÉ MORENO, LÍ...      • LAMPIÃO E A MISTERIOSA MORTE DE SEU I...      • VOLANTE DE ZÉ RUFINO MATA O CANGACEIR...      • A MORTE DE ANTÔNIO FERREIRA, IRMÃO DE...      • LAMPIÃO E O TRISTE FIM DO CABO MILITÃO      • LAMPIÃO FUZILA O VAQUEIRO JOVENTINO      • LAMPIÃO SENTENCIOU: QUEM É VALENTE TE...      • NOVO TEMPO CANGACEIRO DE LAMPIÃO E A ...   UM FORTE ABRAÇO!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO ACABA FESTA DE CASAMENTO DE SUA PRIMA

 Por Nas Pegadas da História

https://www.youtube.com/watch?v=ef3OxpHuZVQ

DICAS DE LIVROS SOBRE O CANGAÇO.

Nossa livraria
Lampião e Maria Bonita: Uma história de amor entre balas
Lampião. Herói ou Bandido?
Lampião, as mulheres e o Cangaço
O Cabeleira: 155
Assim Morreu Lampião
A história de lampião contada através dos cordéis
O covil do diabo
De olho em lampião
Benjamin Abrahão: Entre anjos e cangaceiros
Um repórter do futuro no bando de Lampião
O Governador do Sertão
Apagando Lampião – Vida e morte do rei do cangaço
Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço
Cangaços
A história de lampião contada através dos cordéis

CONHEÇA O CANAL ROSINHA VIDA MINHA ACESSANDO O LINK ABAIXO:    / @rosinha-vidaminha7399  

CONHEÇA O CANAL DO Pr. FLÁVIO NERES ACESSANDO O LINK ABAIXO:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A DERROTA DO VAQUEIRO

Texto e foto de Dalinha Catunda

Jurei que não te queria,
Era a mais pura invenção
Porque no fundo sabia
O tamanho da paixão
Foi duro fugir do laço
Lançado por tua mão.
*
Matreira desconfiava
Qual seria meu papel
De laçada a dominada
No começo flor e mel
E mais uma que montava
Na sela do teu corcel.
*
Eu não caí em teu laço,
Nessa tal competição.
Pois nem sempre o bom vaqueiro
Derruba uma rês no chão.
Tem rês arisca e tinhosa
Que derruba o campeão.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=10162373445248007&set=a.10155197202403007

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

THOMAS FULLER FOI UM AFRICANO VENDIDO COMO ESCRAVO EM 1724 AOS 14 ANOS.

 Por Crônicas Históricas

Thomas Fuller foi um africano vendido como escravo em 1724 aos 14 anos. Ele era conhecido pelo nome de "calculadora da Virgínia" por sua extraordinária capacidade de resolver problemas matemáticos complexos apenas usando sua mente. Ele foi perguntado quantos segundos havia em um ano, e ele respondeu rapidamente que havia 31.536.000 segundos em um ano.

Perguntaram novamente quantos segundos um homem de 70 anos, 17 dias e 12 horas viveu, e em um minuto e meio ele respondeu que o número era de 2.210.500.800 segundos ao todo. Um dos homens que tentava resolver o problema com lápis e papel informou a Fuller que ele estava errado porque o número era muito menor. Fuller simplesmente respondeu que “oh, mas você esqueceu de incluir anos bissextos. Quando os segundos extras dos anos bissextos são adicionados, o número final corresponde.

Fuller foi um dos primeiros casos registrados de síndrome do sábio na literatura, quando em 1789 Benjamin Rush, o pai da psiquiatria americana, descreveu a incrível capacidade de Fuller de calcular sem ter recebido qualquer educação ou treinamento em matemática. Sua habilidade foi usada como prova de que os afro-americanos escravizados eram iguais aos brancos em termos de inteligência, algo que deu força ao discurso pró-abolicionista.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=122216007362199301&set=a.122187435578199301

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LÁ VEM SABINO MAIS LAMPIÃO...

 Por Helton Araújo

Sabino e Lampião - Velha guarda.

LÁ VEM SABINO MAIS LAMPIÃO, CHAPÉU DE COURO, FUZIL NA MÃO 🎶

QUAL SUA MÚSICA FAVORITA DO TEMA CANGAÇO?

Se inscreva em nosso canal, link logo abaixo.

https://youtube.com/@cangacoeterno?si=v8qATaqmvStHfRwj

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

LAMPIÃO EM CABROBÓ...

Por Luiz Gonzaga Bione Ferraz

Pessoal.

Após postar a matéria anterior, despertei para postar algo acerca de Lampião. Vejam a seguir.

Há poucos anos eu publiquei esse livro cuja foto está em anexo.

Nele existem registros acerca do Cangaço, referentes à estadia de Lampião em Cabrobó, no ano de 1926.

Ali eu contestei informações de alguns autores, restringindo-me a fatos da passagem dele por Cabrobó; em alguns casos com prova documental.

Registros do número de cangaceiros nas brigas de Lampião às vezes carecem de comprovação. Cito aqui um exemplo: há autor que afirma que ele se fazia acompanhar por 124 homens, quando da passagem dele por Cabrobó. No livro eu afirmo, com documento, que esse número não passa uma dezena de 100 cangaceiros.

No livro de Cabrobó, todavia, há necessidade de uma correção envolvendo tenente Arlindo Rocha (meu tio por matrimônio) e o Fogo dos Pilões.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

ANO 1929, LAMPIÃO ERA...

Por Felipe Torres

Ano de 1929, município de Jeremoabo, Sertão da Bahia. Lampião era um caboclo alto, um tanto corcunda, cego do olho direito, óculos ao estilo professor, manco de um pé (baleado três anos antes), com moedas de ouro costuradas na roupa. Exalava mistura forte de perfume francês com suor acumulado de muitos dias. O cangaceiro podia até não preencher os requisitos de um bom partido, mas foi com esses atributos que conquistou a futura mulher, filha de casal com uma dezena de filhos.

País de Maria Bonita - José Felipe Gomes de Oliveira e Maria Joaquina Conceição de Gomes.

Maria Gomes Oliveira tinha 18 anos quando subiu na garupa do cavalo de Virgulino Ferreira da Silva. Corpo bem feito, olhos e cabelos castanhos, um metro e cinquenta e seis de altura, testa vertical, nariz afilado. Era bonita, habilidosa na costura (assim como era Lampião) e adorava dançar. Foi o suficiente para Virgulino quebrar a tradição do cangaço e permitir o ingresso de uma mulher nos bandos, o que abriu precedente para várias outras.
https://www.facebook.com/photo/?fbid=2297704033928464&set=a.115268495505373

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOTA DE PESAR !

Por Lindomarcos Faustino

O Relembrando Mossoró vem comunicar o falecimento da professora Francisca Maria Araújo da Costa, exerceu a função de Professora e trabalhava no Museu Histórico Lauro da Escóssia, nossos sentimentos aos familiares e amigos.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=966691458765230&set=gm.8947391562010861&idorvanity=768856323197800

http://blogdomendesemendes.blogspot.com