Seguidores

sábado, 6 de março de 2021

CANGAÇO - LUITGARDE BARROS - PARTE 1

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=2Ie_Krnu6Ww&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Cangaço - Luitgarde Barros - parte 1 A Profª Luitgarde Barros é uma das mais profundas conhecedoras da história de Antonio Conselheiro, Padre Cícero e o mundo dos beatos em geral. Conhece também, profundamente, a história do cangaço, e teve sua mãe e sua tia sequestradas pelo bando de Lampião. Nessa primeira parte, Luitgarde fala de suas raízes, da sua infância no Capim, povoado de Santana do Ipanema (AL), dos ensinamentos do mundo beato, de Lucena Maranhão e do Padre Bulhões. Antropóloga - Doutorado e Mestrado em Ciências Sociais pela PUC-São Paulo; Pós-doutorado em Ciência da Literatura pela UFRJ; Pós-doutorado em Antropologia pela UNICAMP; Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais - UFRJ; graduação em Fisioterapia - Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro. Atualmente é Líder do Grupo de Pesquisa "Pensamento Social: Memória, Espaço Urbano e Cultura" CNPQ/UERJ.Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase nos temas: pensamento social brasileiro; catolicismo popular; antropologia da violência; antropologia da literatura; memória e história oral; movimentos sociais - antropologia política. Autora dos livros: "Pelos Sertões do Nordeste"; "Juazeiro do Padre Cícero A Terra da Mãe de Deus"; "Arthur Ramos e as Dinâmicas Sociais de Seu Tempo"; "A Derradeira Gesta: Lampião e Nazarenos Guerreando no Sertão" e "Nelson Werneck Sodré: um perfil intelectual". Organizadora e co-organizadora de livros sobre Octávio Brandão, Nise da Silveira, Guerra-Peixe, memória e história oral dos bairros portuários do Rio de Janeiro; Arthur Ramos; Padre Cícero e Nelson Werneck Sodré. 

Escreveu mais de uma centena de capítulos de livros e artigos em periódicos e jornais, no Brasil e no exterior. Link do vídeo: https://youtu.be/2Ie_Krnu6Ww

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VIRGULINO E CÍCERO: AMIZADE?

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=rUHaXHiUw5Y&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

A antropóloga Luitgarde Barros fala um pouco sobre a controversa amizade entre Cícero e Virgulino.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DONA ANTONIA - MULHER DE GATO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=tp1P_rWKZSU&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Gravado aproximadamente no ano 2000, quando dona Antônia contava com 98 anos. Graças ao amigo e pesquisador João de Souza Lima conseguimos esse depoimento. Aqui uma pequena parte desse registro.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


RASO DA CATARINA - PRIMO DE GATO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=4Lw7P2Dlvxs&t=188s&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Viagem ao Raso da Catarina ano 2000. Nessa viagem encontramos um primo do cangaceiro Gato. Aqui uma pequena parte da excursão.

Criado com

YouTube Video Editor

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - TIRO EM MARIA BONITA

Por Aderbal Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=h7nUD8UUqdc&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Com o apoio do amigo Antonio Vilela fizemos esse importante registro do dia que Maria do Capitão foi baleada em Serrinha do Catimbau.

Cangaço - Tiro em Maria Bonita Depoimentos gravados em 2005, na cidade de Paranatama (PE), sobre o ataque de Lampião à Serrinha do Catimbau no ano de 1935, onde Maria foi baleada. Link desse vídeo: https://youtu.be/h7nUD8UUqdc

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO...

 Por João Filho de Paula Pessoa

https://www.facebook.com/groups/508711929732768/?multi_permalinks=797035064233785%2C796007807669844%2C796274064309885&notif_id=1614864159725073&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A LINDA HISTORIA DE LASARO CONTADO POR ESTA CRIANÇA, APREDAM!! - IDEXH

Por Inácia Galdino

 https://www.youtube.com/watch?v=-GrnmlWWOtE&ab_channel=In%C3%A1ciaGaldino

Eu encontrei este vídeo no facebook, na página do pesquisador do cangaço Antonio Jose, da cidade de Serrinha, no Estado da Bahia. Não deixa de vê-lo. Veja a inteligência desta criança que diz tudo de acordo com a bíblia. Ela será uma grande serva de Deus e de Jesus. No futuru ela será admirada por todos.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com