Seguidores

sábado, 29 de agosto de 2020

LIVROS "PEREIRAS" DO PAJEÚ E "FEITOSAS" DOS INHAMUNS - HISTÓRIA GENEALOGIA


Outra grande obra com a assinatura do Professor Venicio Feitosa Neves que se avizinha, trazendo a história das famílias "Pereira" do Pajeú e "Feitosa" da região dos Inhamuns no Ceará.

Recentemente o Professor Venicio Feitosa Neves lançou o Livro "O PATRIARCA - CRISPIM PEREIRA DE ARAÚJO (IOIÔ MAROTO", um estudo com 712 páginas, focado na saga dos colonizadores, origens das famílias Feitosa dos Inhamuns e Pereiras do Pajeú, coronelismo, biografia e história do patriarca Crispim Pereira de Araújo e narrativas do cangaço.

Adquira-o através deste e-mail:

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SINOPSE DA HISTÓRIA DA AVIAÇÃO BRASILEIRA IV


Por Dr. Lima

Dez anos após entrar para a história a bordo da Soyuz TMA-8 e se tornar o primeiro astronauta brasileiro a vencer a atmosfera terrestre rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), o coronel da reserva Marcos Pontes se sente dividido entre as melhores lembranças da experiência e as decepções com o programa espacial brasileiro. "Estamos muito aquém do que era o mínimo esperado para um país da categoria e intenções de desenvolvimento que é o Brasil", afirma o paulista de Bauru que passou 10 dias no espaço em entrevista ao Portal EBC. Formado em engenharia aeronáutica e com experiência como piloto de testes da FAB (Força Aérea Brasileira), Marcos Pontes ingressou em 1998 na Nasa,
Astronauta Marcos Cesar Pontes

Astronauta brasileiro
  
Marcos Cesar Pontes (Bauru, 11 de março de 1963) é um tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente na reserva, [3] engenheiro, cosmonauta e político brasileiro filiado ao Partido Social Liberal (PSL). Em outubro de 2018 foi eleito segundo suplente de senador na chapa encabeçada por Major Olímpio. Atualmente é Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Jair Bolsonaro.

Foi o primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço, na missão batizada "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do vôo de Santos Dumont no avião 14 Bis.[4] Em 30 de março de 2006, partiu para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril, a bordo da nave Soyuz TMA-7. Com o feito, Pontes tornou-se o primeiro brasileiro e quinto latino-americano a ir ao espaço.[5]

De 2011 a 2018, atuou como embaixador da Organização da ONU para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO). [6] Em 31 de outubro de 2018, Marcos Pontes aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro para ser ministro da Ciência e Tecnologia.

Dr. Lima


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MORENO E DURVINHA NOS GRANDES ENCONTROS CARIRI CANGAÇO

 Por João de Sousa Lima


Neli Conceição, Lili Neli, ou simplesmente Lili. Um ser humano espetacular, uma vida cheia de desafios sempre encarados com muita lucidez, serenidade, persistência e por que não dizer: entusiasmo, e é com esse conjunto de predicados que nossa querida Lili vai nos contar amanha a saga da descoberta e da nova vida de seus pais, Moreno e Durvinha, os Últimos Cangaceiros... Será uma conversa maravilhosa de quem viveu e sentiu na pele os resquícios do Cangaço de Virgulino Ferreira - Lampião. Para essa conversa nos Grandes Encontros Cariri Cangaço teremos o Mestre João de Sousa Lima e Manoel Severo, e com certeza, você, nosso convidado especial. Entra lá em nosso canal, se inscreve e ativa as notificações, daí nesta sexta/ dia 28 às 20h vc sera lembrado desse encontro espetacular ! Ate la.

https://www.youtube.com/channel/UCWSetStng7pRUXOahy2LziA


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASCRIM

1481522002230_PastedImage
ASCRIM/ACADEM-PRESIDENCIA - CONFIRMAÇÃO E RETRANSMISSÃO AO CONVITE DA LANÇAMENTO DA “AFLAM EM REVISTA E POSSE DA DIRETORIA”. – ofício nº 016/2020 

MOSSORÓ-RN, 28 de agosto de 2020. 

HONRE-NOS COM SUA VISITA AO NOSSO SITE ASCRIM ACADEM, ATRAVÉS DO LINK 
   
  REENVIADO A PEDIDOS 

“RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM/ACADEM O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SER ASSIM CONSIDERADO(A).”  

Quando nos enviam e recebemos um convite, na melhor brevidade, nos reportamos com dignidade e honra ! 
  
   É PRAXE DESTA PRESIDÊNCIA, QUANDO OFICIALMENTE CONVIDADO(VIA EPISTOLAR OU ELETRÔNICA), TEMPESTIVAMENTE(3 DIAS CORRIDOS, ANTES DO EVENTO), -RESPEITADOS OS IMPEDIMENTOS COVÍDICOS -,(notória originalidade deste signatário) DIGNAR-SE RESPONDER, EM TEMPO HÁBIL, AOS ECLÉTICOS CONVITES DOS EXCELENTÍSSIMOS PRESIDENTES DE ACADEMIAS, EXEMPLO QUE NOTABILIZA O VIÉS DE UM DIRIGENTE INTELECTUAL CORRESPONDER A ESSE ECLETISMO, PORQUE SABE A DIFERENÇA ENTRE O LIAME DA PARTILHA E DO PRESTÍGIO QUE ASCENDE E CRESCE, NO INTERCÂMBIO DOS QUE RESPEITAM OS ABNEGADOS DEFENSORES DA CULTURA MOSSOROENSE. 
   NESTA SINTONIA, UM CONVITE PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CULTURAIS/SOLENES E A CONFIRMAÇÃO, PERMUTADA, RECÍPROCA DOS PARTICIPANTES E ENTIDADES SINGULARES, MERECE E FUNCIONA COMO UM “FEEDER”, EVIDENTE, REPASSADO A TODOS OS ACADÊMICOS E INTEGRANTES DE SEUS CORPOS ADMINISTRATIVOS/SOCIAIS, PELO SEU PRÓPRIO DIRIGENTE, CUJO ESSE FEEDBACK ALIMENTA, NATURALMENTE, O FERVOR E A CONSIDERAÇÃO EM QUE SINGRAM OS INTELECTUAIS E SERVIDORES   DESSAS PLÊIADES.  
  
   DESTA FORMA, AGRADECENDO AO CONVITE DA EXCELENTÍSSIMA PRESIDENTA DA ACADEMIA FEMININA DE LETRAS E ARTES MOSSOROENSE-AFLAM, M.D. AFLAMEANA DRA. HELENITA CASTRO SOARES, RESERVO-ME ATRIBUIR MESMO VALOR DE PARTILHA, DIZENDO QUE POR MOTIVOS DILIGENCIAIS DE SAÚDE, É HONRA CONFIRMAR QUE ME FAREI REPRESENTAR PELA VICE-PRESIDENTE EXECUTIVA INTERINA DA ASCRIM, MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO, NO DIA 31.08.2020(segunda-feira), A PARTIR DAS 16H, PARTICIPAR NA 

“LIVE (PELA PLATAFORMA ZOOM) DE LANÇAMENTO DA 4ª EDIÇÃO DA AFLAM EM REVISTA, TRANSMISSÃO DE CARGO E POSSE DA NOVA DIRETORIA DA AFLAM”. 

RELATIVIZO QUE, EM VIÁVEIS CIRCUNSTÂNCIAS VIRTUAIS, EVIDENTE, ESTAREI CONCOMITANTEMENTE PRESENTE.          
       
PORTANTO, REPASSO, COM SATISFAÇÃO, O ASSUNTO DO ALVO CONVITE, DE IGUAL MODO, POR CÓPIA, A0S INSIGNES DIGNITÁRIOS ELENCADOS NO “POST SCRIPTUM”, -OS QUE DISPONIBILIZARAM, GENEROSAMENTE, SEUS ENDEREÇOS ELETRÔNICOS, POR SER DO INTERESSE, CLARO, DOS MESMOS-, TOMAREM CONHECIMENTO E DIGNAREM-SE, DO SEU MISTER, CONFIRMAR SUAS HONRADAS PRESENÇAS, JUNTAMENTE COM AS EXCELENTÍSSIMAS FAMÍLIAS CONSORTES.   
    CONCLAMANDO AOS ACADÊMICOS E POTENCIAIS CANDIDATOS DA ASCRIM E DA RECÉM FUNDADA ACADEMIA DE ESCRITORES MOSSOROENSES-ACADEM,  QUE COMPARECEREM E SE APRESENTAREM COMO TAIS NO EVENTO SUPRAMENCIONADO, DEVEM USAR, RESPECTIVAMENTE, O UNIFORME COMPLETO OFICIAL(PELERINE E MEDALHÃO) DA ASCRIMOU TRAJE A ALTURA DA MAGNA SOLENIDADE, ATRIBUTO SIGNATÁRIO DO DECORO INTELECTUAL E ORGULHO DA MORAL QUE ASSIM OS IDENTIFICA, ENTRE OS PARES, EM ATIVIDADES CULTURAIS DESSA GRANDEZA. 
    
SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS, 
  
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO 
-PRESIDENTE DA ASCRIM/ACADEM-  

P.S.: 1. CONSIDERANDO A ESSÊNCIA DA HUMANIDADE INTELECTUAL, INSERIDA NA REPRESENTATIVIDADE DE TODOS SEGMENTOS SOCIAIS ABAIXO RELACIONADOS, ENCAMINHA-SE ESTA CÓPIA ORIGINAL, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO AOS  INSIGNES DIGNITÁRIOS: 

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, MAÇONICAS E MILITARES. 
REVERENDÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS. 
MAGNÍFICOS REITORES E AUTORIDADES DE UNIVERSIDADES. 
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS. 
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGÊNERES. 
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES EDUCACIONAIS E INSTITUIÇÕES CONGÊNERES. 
ILUSTRÍSSIMO(A)S DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, EDUCACIONAIS E DE CIDADANIA. 
ILUSTRÍSSIMO(A)S JORNALISTAS E COMUNICADORES. 
DIGNOS ACADÊMICO(A)S DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGÊNERES.  
C/CÓPIA PARA PESSOAS, EM GERAL, DA SOCIDADE, 
DIGNOS ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM E DA ACADEM. 
DIGNOS POTENCIAIS CANDIDATO(A)S A ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM E DA ACADEM. 

De: helenita castro soares <lenacarlos2009@hotmail.com>
Enviado: sexta-feira, 28 de agosto de 2020 10:04
Para: acjus@bol.com.br <acjus@bol.com.br>; josafainacio <josafainacio@uol.com.br>; ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES ASCRIM <asescritm@hotmail.com>; gualteracouto@gmail.com <gualteracouto@gmail.com>; Dix-sept Rosado Sobrinho <dixsept@uol.com.br>; Benedito Vasconcelos <beneditovasconcelos@gmail.com>
Assunto: Convite

Enviado pela ASCRIM

http://blogdomendesemendes.blogspo

NERTAN MACEDO, ESCRITOR DO TEMA CANGAÇO


Por Beto Rueda

Nertan Macedo de Alcântara nasceu na cidade do Crato - CE., no dia 20 de maio de 1929. Estudou em colégios do Crato(Educandário Santa Inês), Fortaleza( Colégio Farias Brito, São João e Sete de Setembro), Baturité( Escola Apostólica), Recife(Ginásio Pernambucano), e Rio de Janeiro(Colégio Jurema). Como jornalista iniciou o trabalho em Fortaleza, depois Recife, onde foi redator do "Diário de Pernambuco", "Jornal de Comércio" e fundou e dirigiu o jornal " O Dia". No Rio de Janeiro o "O Jornal", "Vanguarda", "Tribuna da Imprensa" e " Jornal do Comércio", além de várias revistas. Foi diretor do Banco do Estado do Ceará, chefiou o serviço de imprensa do governo do Ceará e a representação da Dasp (Departamento Administrativo do Serviço Público), no Rio de Janeiro. Jornalista, poeta, funcionário público, cronista, teatrólogo, dedicou-se posteriormente aos estudos históricos, descrevendo episódios do cangaço e o sertão nordestino.

Ingressou na Academia Cearense de Letras em 15 de agosto de 1966. Sua obra literária é vasta e tem várias reedições.

Livros:

- Caderno de poesia. Rio de Janeiro: Editora A Noite, 1949.
- Aspectos do congresso brasileiro. Rio de Janeiro: Editora O Cruzeiro, 1956.
- Cancioneiro de Lampião. Rio de Janeiro: Editora Leitura, 1959.
- Rosário, rifle e punhal. Rio de Janeiro: Editora Leitura, 1960.
- O padre e a beata. Rio de Janeiro: Editora Leitura, 1961.
- Capitão Virgulíno Ferreira, Lampião. Rio de Janeiro: Editora Leitura, 1962.
- A morte de Lampião. Rio de Janeiro: in Cadernos Brasileiros, 1962.
- Lampião - capitão Virgulino Ferreira. Rio de Janeiro: Editora Renes, 1962.
- Memorial de Vilanova. Rio de Janeiro: Edições O Cruzeiro, 1964.
- O Clã dos Inhamuns. Fortaleza: Editora Comédia Cearense, 1965.
- O Bacamarte dos Mourões. Fortaleza: Editora Instituto do Ceará, 1966.
- O Clã de Santa Quitéria. Rio de Janeiro: Gráfica O Cruzeiro, 1967.
- Dois poetas pernambucanos. Recife: Imprensa Universitária, 1967.
- Cancioneiro de Lampião e Capitão Virgulino Ferreira, Lampião. Rio de Janeiro: Edições O Cruzeiro, 1968.
- O Padre e a beata e Rosário rifle e punhal. Rio de Janeiro: Edições O Cruzeiro, 1969.
- Antônio Conselheiro. Rio de Janeiro: Editora Record, 1969.
- Floro Bartolomeu – o caudilho dos beatos e cangaceiros. Rio de Janeiro: Agências Jornalísticas Imagem, 1970.
- Cinco históricas sangrentas de Lampião e Mais cinco histórias sangrentas de Lampião. Rio de Janeiro: Editora Monterey, 1970.
- Sinhô Pereira - O comandante de Lampião. Rio de Janeiro: Editora Renes, 1975.
- Abílio Wolney - Um coronel da Serra Geral. Goiânia: Editora Legenda, 1975.
- Da Provence ao Capiberibe. Rio de Janeiro: Editora Renes, 1980.
- Volta Seca, o menino cangaceiro. Brasília: Editora Thesaurus, 1982.
- Agreste, mata e sertão. Fortaleza: Secretaria de Cultura e Desporto, 1984.
Peças Teatrais:
-CANCIONEIRO DE LAMPIÃO, adaptação de José Luiz Ribeiro, Juiz de Fora, 1967.
-A VIAGEM DO ANJO PAULINHO À TERRA (teatro infantil},
Comédia Cearense, nº 2, Fortaleza.
-A GUERRA DO BENZE-CACETE. Comédia Cearense, nº 5, Fortaleza, 1978.
Nertan Macedo faleceu em 30 de agosto de 1989, aos 60 anos de idade.
A trágica história do cangaço, toda feita de dor e de vingança, e a dos clãs pastoris que povoaram o Nordeste brasileiro, tem em Nertan Macedo, que é dos mais que as conheceu, um pintor, sem sombra de dúvidas, admirável.

REFERÊNCIAS:
BORGES, Raimundo de Oliveira. O Crato intelectual. Crato: Gráfica Universitária, 1995.
MACEDO, Nertan. Sinhô Pereira o comandante de Lampião. 2. ed. Rio de Janeiro: Renes, 1980.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com


DELMIRA, DE SANTA ROSA DE LIMA, JAGUARARI, CANGACEIRA, COMPANHEIRA DO CANGACEIRO CALAIS


Por Rubens Antonio


Delmira, de Santa Rosa de Lima, Jaguarari, cangaceira, companheira do cangaceiro Calais, da qual nenhuma foto restou. Reconstituição feita, em 2011, por mim, a caneta, com base no depoimento de Raymundo Gonçalves, que a conhecera. Ele foi orientando. No final, ele aprovou o resultado... "É... Ela era assim, mesmo."

Estou evoluindo o trabalho... Origem, desenvolvendo e atualidade.



INVENÇÕES

Por Aderbal Nogueira

Hoje em dia alguns loucos dizem que Lampião foi uma farsa, que nunca existiu. Já outros dizem que Maria morreu em 1936 e que muitos Cangaceiros eram espiões ou invenção dos pesquisadores. 

Já disseram até que Ferreira de Melo era chefe de bando de Cangaceiros, e que ninguém morreu na fazenda Patos. Angico então é um teatro e que os Cangaceiros nunca estiveram em Mossoró. 


Quanto ao que dizem dos pesquisadores é melhor nem falar, enfim, é como dizia a "fictícia" Sila, pois ela também nunca existiu "Daqui um tempo vão inventar um bocado de coisas, pois não vai ter mais nós pra retrucar".


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LITERATURA DA TERRA: LANÇAMENTO - ESTAÇÃO DE AURORA,

Por José Cícero Silva

uma saudade que não passa...

Próximos de trinta articulistas filhos e amigos de AURORA participam do livro de antologia "ESTAÇÃO D'AURORA - uma saudade que não passa" a ser lançado no próximo dia 7 de setembro comemorativos ao aniversario dis 100 anos da ESTAÇÃO do trem de Aurora.


A obra é composta por uma série de textos que narram às memórias e as impressões experimentadas por diversas pessoas que um dia viram e vivenciaram de perto parte importante da história dos 100 anos da Estação Ferroviária aurorense.

Vários intelectuais da terra e do além fronteira enfeixam a citada antologia. Dentre os quais, o escritor e engenheiro aposentado da RVC/RFFSA dr. Hamilton Pereira, a desembargadora dra. Nailde Pinheiro, o escritor Cezar Carneiro, o des. dr. Evaldo Leite, o cineasta e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira, o dr. Eugenio Marcos, o presidente da AFA prof. Nemésio Ramalho, dr. Vicente Landim da AFA/Brasilia. Além de duas colaborações oriundas diretamente dos EUA, dra.Eliana Albuquerque e Peter Boynton.

Participam ainda: o memorialista Antonio Xavier, pentaneto do famoso Cel. Fco. Xavier de Sousa, bem como os professores Ronaldo Santos, Jose Cícero, Teófilo Neto, Cláudio Ubiratan, Franco Barbosa, Fco. P. Torres, Afonso de Sousa, Diana Barbosa, o pesquisador e escritor Wilson Leal, o poeta e compositor Jose Augusto, o médico Arimateia Macedo, o poeta fortalezense Diogo Fontenelle. Como tb o gerente da agência local do INSS Sebastião Maciel Bastim, entre outros.

O prefácio do livro ficou a cargo do jornalista Henrique Macedo.

Trata-se portanto, de um extenso leque de textos dos mais variados e interessantes narrando em primeira mão, fatos marcantes e inéditos sobre o trem e a estação de Aurora. Como forma de assinalar a passagem dos 100 anos de história deste monumento ferroviário, cujo aniversário acontece oficialmente no próximo dia 7 de setembro.

Além da publicação, haverá ainda, o concurso 'Joaquim Paulino' de musica(autoral e interpretativa), a categoria voltada para às canções de repentistas populares e o festival de gastronomia "ESTAÇÃO dos sabores" dividido em comidas tipicas da região e modernas.

Em face da pandemia as atividades aconteceram de forma online.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FINALMENTE PÁGINAS VIRADAS -MEMÓRIAS DE GARANHUNS REVISADO, AGORA É A DIAGRAMAÇÃO EIMPRESSÃO.


O engenheiro agrônomo, poeta, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano da cidade de Nova Floresta,  no Estado da Paraíba Kydelmir Dantas estará presente no lançamento deste livro do pernambucano de Garanhuns professor, escritor e pesquisador do cangaço Antonio Vilela.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com