Seguidores

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

ESTUDAR CANGAÇO É FANTÁSTICO.

Por José Mendes Pereira

 Cangaço não é bicho de sete cabeças. 

Cangaço é Cultura. 

Estudar cangaço é fantástico.

 Principalmente quando se refere à Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia. do capitão Lampião.

Venha! Junte-se a nós, amigo!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EM 2014 FALECEU O CANGACEIRO VINTE E CINCO.

Depos de Neco de Pautilia, a memória do cangaço perde mais um ícone. Faleceu hoje 15 de junho, na capital alagoana José Alves de Matos, o ex cangaceiro "25". Aos 97 anos de idade, 'Vinte e cinco' era "oficialmente" o último ex-cangaceiro vivo. Dos remanescentes do cangaço "lampionico" resta apenas Dulce que foi companheira do cangaceiro "Criança".

Aposentado como funcionário público estadual, ao longo dos anos o ex cangaceiro recebeu visitas em sua residência  para falar do seu tempo de cangaceiro. O que ajudou a costurar a história desse movimento tão complexo.


Vinte e cinco

Vinte e Cinco era de uma família numerosa, sendo oito irmãos e seis irmãs. Do segundo casamento do seu pai nasceram mais cinco homens e três mulheres. Teve vários primos e sobrinhos com ele no cangaço, tais como: "Santa Cruz", "Pavão", "Chumbinho", "Ventania" e "Azulão 3". No dia que entrou para o bando de Corisco o seu sobrinho Santa Cruz era aceito no grupo de Mariano.
 

Por conta de uma discussão com a cangaceira Dadá saiu do grupo de Corisco para o grupo de Lampião. 

No fatídico 28 de Julho de 1938 ele não se encontrava entre o bando porque havia sido incumbido de ir junto com os dois irmãos Atividade e Velocidade buscar uns mosquetões e umas munições.

 Na ocasião das entregas junto com vários cangaceiros.


Após a morte de Lampião Vinte e cinco se manteve escondido até se entregar as autoridades em novembro de 1938 junto com outros cangaceiros. Permaneceu preso por quatro anos em Maceió e dentro da cadeia começou a estudar, quando recebeu o alvará de soltura conseguiu através de um amigo emprego no estado como Guarda Civil. Quando o governador Ismar de Góis  Monteiro descobriu que ele havia sido cangaceiro convocou o secretário de Justiça do Estado, o senhor Ari Pitombo e disse que não podia admitir um criminoso na guarda ja que ele havia sido cangaceiro, o secretário procurou o chefe da guarda, o major Caboclinho que afirmou com toda convicção que entre os 38 guardas José Alves era o melhor profissional entre eles. 
 

 Vinte e Cinco, Cobra Verde e Santa Cruz
a disposição da justiça.


O Secretário resolveu fazer um concurso entre os guardas e José Alves contratou duas professoras. Esqueceu as festas e curtições e foi estudar bastante o que lhe rendeu o primeiro lugar na primeira fase, na segunda fase se classificou entre os melhores mas quase foi reprovado justamente na "prova" de tiro, pois era acostumado com a Parabellum e teve que atirar com um revolver 38, abriram uma exceção para o candidato que então conseguiu provar sua habilidade e destreza. Atirando com uma parabellum ele acertou o alvo, depois de duas sequencias de erros com a outra arma. 

Segue abaixo uma entrevista concedida a Antonio Sapucaia para o Jornal Gazeta de Alagoas edição de 16 de setembro de 2012.

José Alves de Matos, o conhecido ex-cangaceiro “Vinte e Cinco”, que por cinco anos integrou o bando de Lampião.

Era casado com Maria da Silva Matos desde 1959, pai de uma prole de sete filhos, entre os quais há dentista, economista, assistente social, técnica de saúde e uma funcionária pública federal. Acerca do casamento, dizia que acreditava no destino, considerando que a esposa nasceu em 1938, exatamente no ano do extermínio do grupo de Lampião; ambos não tinham pai nem mãe, e o matrimônio, realizado em Maceió, já dura 55 anos de felicidade.

Considerava-se um homem de bem com a vida, não se arrependeu de nada que fez, principalmente no tempo de cangaceiro, de cuja época dizia ter saudades, “porque ali todo mundo era tratado como igual e todos eram amigos confiáveis. A vida era bastante complicada”, disse com certo ar de tristeza, “mas era muito boa, e se havia momentos de agonia, os momentos de alegria e de prazer eram maiores"

Nascido no dia 8 de março de 1917, em Paripiranga, na Bahia, ingressou no mundo do cangaço aos 16 anos de idade, no dia 25/12/1933, razão porque Corisco o apelidou de "Vinte e Cinco". 


“Ao ingressarem na vida do cangaço”, “todos esqueciam os seus verdadeiros nomes e a partir daí passavam a ser conhecidos pelos apelidos que recebiam. Também recebiam ordem de manter o máximo de respeito entre eles, pois seriam tratados como verdadeiros irmãos e irmãs. Se alguns deles se dispersavam do bando, após algum tiroteio, mesmo que fossem homem e mulher, havia respeito total entre ambos, até que novamente o grupo se reencontrasse. Uma coisa que Lampião fazia questão de manter, aumentando o vigor da voz, era o respeito absoluto entre todos”.

Vinte e Cinco confessou: 

A Polícia era cheia de analfabetos, havia oficial que não sabia sequer atender a um telefonema. Além disso, eram excessivamente violentos, e foi essa violência desmedida que levou muitos jovens a ingressar na atividade do cangaço, entre os quais eu me incluo”.

E continuou: 

“Os policiais, conhecidos como macacos, chegavam à casa dos agricultores e indagavam se Lampião havia passado na localidade; se a resposta fosse negativa, eles apanhavam porque poderiam estar mentindo; se a resposta fosse positiva, apanhavam ainda mais porque não informaram, antes, sobre a presença deles no local”.

A respeito do seu ingresso na vida do cangaço, respondeu: 

“Havia uma família que tinha parentes na Polícia, e fez uma denúncia de que a nossa tinha admiração por Lampião. Daí, terminaram dando uma pisa em um sobrinho meu, que passou três dias acamado. Dias depois, encontramos com um membro dessa família, que já não gostava do meu sobrinho por causa de uma namorada, terminou havendo uma briga entre nós, pelo que fiquei foragido durante dois anos, carregando como lembrança uma cicatriz na cabeça, cujo ferimento foi curado com pó de café”.


“Ao regressar, fui a uma feira colocar sola em um sapato, cujo sapateiro era cabo da Polícia, de nome Passarinho, que me reconheceu. Terminei preso durante doze horas e, como consequência, resolvi fazer parte do bando dos cangaceiros onde eu já tinha cinco parentes. Mantive contato inicialmente com Corisco, que chefiava um grupo, tendo-o encontrado junto com Dadá, sua companheira, e um cachorro de nome ‘Seu Colega’”.

Vinte e Cinco recordou que vez por outra Lampião pedia a Corisco que o colocasse à sua disposição e, em meio a essas oportunidades, terminou ficando com o Rei do Cangaço, até quando ocorreu a chacina de 28 de julho de 1938, em Angico, no Estado de Sergipe.

O regime que imperava no cangaço era rigoroso, mas todos viviam satisfeitos. Não faltava comida – carne de bode, carneiro, boi, farinha, sal, queijo –, uma vez que os fazendeiros ordenavam aos vaqueiros para abastecer os grupos, o que não acontecia com relação aos que faziam parte da Polícia. Do mesmo modo, não faltavam bebidas, mas aquele que as adquiriam era obrigado a experimentá-las antes de serem servidas a Lampião.


Escritor Sérgio Dantas, em visita à "Vinte e cinco"


A propósito – lembrou Vinte e Cinco – Lampião quando passava em lugar que não tinha aguardente ou conhaque, ele deixava dinheiro com alguém para que os produtos fossem comprados. Tinha mais: orientava no sentido de que as bebidas fossem enterradas no quintal da casa, bem arrolhadas, e que um dia retornaria para degustá-las.

Sabe-se que certa vez Lampião deixou alguma importância com determinada mulher para a compra de bebidas e, dias depois, retornou para saboreá-las. Antes de ingeri-las, pediu à mulher que as experimentasse, o que foi recusado por ela. A mulher terminou confessando que a Polícia a havia obrigado a colocar veneno na aguardente. Depois de perguntar como é que a Polícia soube que a bebida estava enterrada no quintal, mandou que a mulher ficasse despida, saísse correndo e se abraçasse com um pé de mandacaru que estava mais adiante.

Nada faltava ao grupo, conforme relata Vinte e Cinco. Havia alegria, principalmente em razão de alguns tocarem realejo, e dinheiro também não faltava, distribuído por Lampião, periodicamente, não sendo verdade que recebiam semanalmente importância fixa, como já foi noticiado.

Não faltavam mulheres para a prática sexual, pois alguns tinham as suas companheiras no bando. Para os solteiros também não faltavam mulheres, quando chegavam às fazendas, e muitas vezes eram mandadas para as suas companhias pelos próprios maridos, pois além de serem bem compensadas financeiramente, presenteavam-nas com brincos, cordão de ouro, anel etc. – relatou Vinte e Cinco

Os cachorros de nome “Seu Colega” e “Guarani” exerciam papel importante, haja vista que, além de serem adestrados para despertar a atenção do grupo quando algum estranho se aproximasse, muitas vezes comiam antes uma parte das comidas que seriam servidas aos cangaceiros para terem a certeza de que não estavam envenenadas.

Sobre Lampião, explicou que “era um tanto fechado, mas em alguns momentos se mostrava brincalhão. Era portador de uma espécie de enxaqueca e, quando amanhecia acometido do mal, falava muito pouco com a gente. Em nenhum momento ouvi dele dizer-se arrependido da vida que levava e, igualmente, nunca manifestou a intenção de abandonar o cangaço, como já foi dito por aí”. Era católico; das 4h30 da manhã para as 5 horas, os cangaceiros acordavam, colocavam os joelhos no chão e começavam a rezar.

Vinte e Cinco confessou que somente Lampião, Luiz Pedro e Quinta Feira sabiam quando e onde eram adquiridas as armas utilizadas pelos bandos. Algumas eram guardadas em ocos dos paus até que delas precisassem, mas era proibido perguntar onde eram adquiridas. Além dos chapéus de couro que portavam e dos apetrechos que conduziam, eram indispensáveis dois cobertores de chitão, um servia para forrar o chão e o outro para cobrir-se.



Barreira, Santa Cruz, Vila Nova e Peitica. 
sentados - Pancada, Vinte e cinco e Cobra Verde.


Vinte e Cinco participou de vários tiroteios, mas preferiu não relacioná-los, referindo apenas ao que ocorreu em Pedra d’Água, em Sergipe, quando morreu "Barra Nova". Nunca foi vítima de ferimentos graves, carregando nos ombros alguns arranhões que não lhe causaram mal algum. Recordou que "Barreira" que foi funcionário da Secretaria da Fazenda de Alagoas – degolou Atividade, colocou a cabeça em um saco e foi se entregar à Polícia.

Sobre Pedro de Cândido, diz que era o homem de maior confiança de Lampião, entre os coiteiros. Recorda que a intimidade era tanta entre os dois que havia uma certa ciumeira por parte dos cangaceiros, ou seja, ele “não entrou no espinhaço do grupo”, expressão que significava não simpatizar, não gostar do outro.

HTTP://LAMOIAOACESO.BLOGSPOT.COM

HTTP://BLOGDOMENDESEMENDES.BLOGSPOT.COM

VIDA E MORTE DOS CANGACEIROS, PRINCIPALMENTE OS CANGACEIROS QUE PERTENCERAM À EMPRESA DE CANGACEIROS LAMPIÔNICA & CIA., DO CAPITÃO LAMPIÃO.

 Por: José Mendes Pereira


Amigo leitor:

Depois de uma longa pesquisa nós organizamos com muito cuidado esta lista de datas da vida e morte dos cangaceiros, mas poderá haver alguns erros de digitação. Todas as datas foram adquiridas em diversos artigos publicados pelos escritores e pesquisadores do cangaço. 
Assim que  encontrarmos outras datas referentes ao cangaço que ainda não estão na lista, iremos colocá-las na lista.

Nota: O http://blogdomendesemendes.blogspot.com foi criado para postar matérias sobre "Cangaço" enviadas pelos escritores e pesquisador do tema, e não tem nenhum interesse de prejudicar quem quer que seja. A finalidade é repassar o que estes profissionais do cangaço escrevem.

Se algum escritor ou pesquisador achar que as suas informações sobre o cangaço não devem ser postadas nesta lista, é só nos comunicar através dos e-mails abaixo, que serão excluídas imediatamente, sem nenhuma mágoa. Tem o direito de protestar sobre as postagens das suas informações.

Se você acessar um site desta página e não conseguir abri-lo é provável que o material foi excluído a pedido do autor, ou excluído pelo próprio administrador do site por uma razão qualquer.

E-mails: josemendesp58@hotmail.com - josemendesp58@gmail.com

1751 – Nasceu José Gomes, o Cabeleira. Consta que o primeiro homem a agir como cangaceiro teria sido o Cabeleira, como era chamado José Gomes. Nascido em Glória do Goitá, pertencente à Vitória de Santo Antão cidade da zona da mata pernambucana, ele aterrorizou sua região. - Fonte: http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.phptitulo=O+Cabeleira,+resumo+do+livro&ltr=o&id_perso=2413
1773 – 1º de Setembro, Jose Gomes, o Cabeleira, ao lado do pai Joaquim Gomes, e outro delinquente de nome Teodósio, assombraram Pernambuco com assaltos e mortes, mais o roubo de armazém. Fonte: -
http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.phptitulo=O+Cabeleira,+resumo+do+livro&ltr=o&id_perso=2413
1775 – José Gomes e o pai Joaquim Gomes, os primeiros cangaceiros do nordeste aterrorizaram os sertões nordestinos. Fonte: Wikipédia
1776 – Em 28 de Março deste ano, José Gomes e sua saga são capturados e levados à forca no Forte das Cinco Pontas, em Paudalho. Fonte: http://www.coladaweb.com/resumos/o-cabeleira-franklin-tavora
1807 - Em 18 de Outubro nasceu Lucas Evangelista, o Lucas da Feira. ou simplesmente o negro Lú como era conhecido, na Fazenda Saco do Limão, entre Belém e Capoeiro sul, município de São Félix, perto de Cachoeira, de propriedade do Padre José Alves Franco. - Fonte: http://portaldocangaco.blogspot.com

1822 - Lucas da Feira, filho de escravos, aos 15 anos foge e passa a viver escondido no mato. Chegou a formar um bando com cerca de 30 homens. – Fonte: http://www2.uol.com.br/lampiao/
1830 – Nasceu o Barão de Pajeú, coronel Andrelino Pereira da Silva, tio avô de Sebastião Pereira da Silva, o cangaceiro Sinhô Pereira. – Fonte: http://www.piracuruca.com/index.php/historia/169-chefe-de-lampiao-foi-expulso-do-piaui 
1844 – No sítio Tuiuiú, da então província de Patu, no Rio Grande do Norte, nasceu Jesuíno Alves de Melo Calado, o cangaceiro Jesuíno Brilhante. Fonte: Wikipédia
1844 – 24 de Março, na cidade do  Crato, no Estado do Ceará  nasceu Cícero Romão Batista, que posteriormente passou a ser conhecido bo Brasil inteiro como Padre Cícero ou Padim Ciço de Juazeiro – Fonte: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/padre_cicero.htm 
1848 - Lucas da Feira, ao ser preso, é levado à Corte Imperial, a pedido de D. Pedro II, que desejava conhecê-lo antes que fosse enforcado em Feira de Santana (BA). – Fonte: http://www2.uol.com.br/lampiao/
1848 – Em 28 de Janeiro foi preso o cangaceiro Lucas da Feira, o Nego Lú. Posteriormente foi julgado e condenado à morte em forma de enforcamento. Fonte: http://portaldocangaco.blogspot.com 

 Observem estas datas: Não batem.
* - 1849 - Em 23 de Janeiro, após ter sido alvejado com um tiro no braço, o perigoso e afamado cangaceiro Lucas da Feira foi preso. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Feira_de_Santana

* - 1849 - Em 25 de Setembro Lucas da Feira, o mais célebre bandido de seu tempo, foi enforcado num patíbulo erguido no campo do gado de Feira de Santana. – Fonte: http://www.ibahia.com/a/blogs/memoriasdabahia/2013/01/30/a-pena-de-morte-na-bahia-na-execucao-de-lucas-da-feira/ 
* - 1849 - 26 de Setembro, o cangaceiro Lucas da Feira foi enforcado no Campo do Gado, em Feira de Santana, no Estado da Bahia. – Fonte: http://portaldocangaco.blogspot.com
1863 – 05 de Junho nasceu em Ipu, no Estado do Ceará "Delmiro Augusto da Cruz Gouveia", mais conhecido como coronel Delmiro Gouveia. Foi um dos pioneiros da industrialização do país e do aproveitamento do seu potencial hidroelétrico, tendo construído a segunda usina hidrelétrica do nosso querido Brasil. – Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Delmiro_Augusto_da_Cruz_Gouveia 
1863 - 07 de Novembro, Jesuíno Alves de Melo Calado casou-se com sua prima Maria Carolina C. de Melo, e foi residir na Fazenda Timbu, de sua propriedade, no Patu. Deste nasceram: Filomena, Alexandrina, Francisca João. - Fonte: livro: Jesuíno Brilhante o cangaceiro romântico. Autor: Raimundo Nonato
1869 - Nasceu Antonio da Silva ou se preferir Antonio Alves dos Santos, o futuro cangaceiro Moita Brava. Era baiano da Várzea da Ema. Era irmão do cangaceiro José Alves dos Santos, vulgo “Carrasco”. - Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2013/04/cangaceiros.html
1871 – Em 25 de Dezembro, Jesuíno Alves de Melo Calado, o  "Jesuíno Brilhante" fez a sua primeira morte, assassinando o negro Honorato Limão. Fonte: http://oestenews-heroismo.blogspot.com). - (livro: Jesuíno Brilhante o cangaceiro romântico. Autor: Raimundo Nonato
1872 – No dia 24 de Maio deste ano nasceu em Portalegre, no Estado do Rio Grande do Norte Rodolfo Fernandes de Oliveira Martins - Fonte: http://oestenewsblog.blogspot.com.br/2009/04/rodolfo-fernandes.html
1874 - 19 de Fevereiro, às duas horas da manhã, numa quinta feira, chovendo bastante, não havendo ronda noturna, Jesuíno Brilhante, seu irmão João Alves Filho, o cunhado Joaquim Monteiro e outros, perfazendo um total de oito cangaceiros, todos montados a cavalos, atacaram de surpresa a Velha Cadeia de Pombal, que na época era guarnecida por um cabo, onze soldados da Guarda Nacional e um da Polícia. A finalidade era liberar seu irmão que estava preso. – Fonte: http://lentescangaceiras.blogspot.com.br/search/label/A%20Cadeia%20Velha%20de%20Pombal%20%28Verneck%20Abrantes%29
1875 - Adolfo Meia-Noite, cangaceiro, nascido em Afogados da Ingazeira (PE), morre na Paraíba, em conflito com a Polícia.– Fonte: http://www2.uol.com.br/lampiao/
1875 - 02 de Novembro nasceu Antonio Silvino, em Afogados da Ingazeira, uma pequena cidade situada às margens do Rio Pajeú das Flores, sertão do Estado de Pernambuco. Era filho de Francisco Batista de Morais e de Balbina Pereira de Morais. Na juventude, ficou conhecido como Batistinha (ou Nezinho). Seus dois irmãos eram Zeferino e Francisco. - Fonte: http://www.selliga.com - Carlos Costa
1876 – 17 de Agosto em Salvador - Bahia, nasceu Floro Bartolomeu da Costa, que posteriormente foi um médico e político brasileiro. Era amigo pessoal de Padre Cícero Romão Batista de Juazeiro. - Fonte: http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Floro+Bartolomeu&ltr=f&id_perso=683
1876 – Morreu Inocêncio Vermelho - Fonte: Vários sites publicaram

1877 - Bandos de retirantes empurrados pela seca invadem e saqueiam povoados. João Calango organiza seu bando de cangaceiros. – Fonte: http://www2.uol.com.br/lampiao/



1877 - Jesuíno Brilhante, célebre cangaceiro, ataca comboios do governo que transportam alimentos e distribui tudo aos necessitados. Sua mulher e seus filhos sempre o acompanham. – Fonte: http://www2.uol.com.br/lampiao/ 
1877 - Quando Antonio Silvino tinha apenas 2 anos de idade, Adolfo Meia-Noite já dominava a região como cangaceiro. Ele com seus dois irmãos Manoel e Nobelino, por uma questão de honra, tiveram que se armar contra o desafeto conhecido como padre Quaresma (apelidado de padre, não se sabe o porquê) um comissário de polícia, subdelegado naquela época. A razão dessa animosidade: uma paixão amorosa. - Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/search/label/Adolfo%20Meia%20Noite
1879 - Em meados, Jesuíno Brilhante esteve em Mossoró, no Rio Grande do Norte, em companhia de Manoel de Ló e seu cunhado Lúcio, para adquirir víveres. - livro: Jesuíno Brilhante o cangaceiro romântico. Autor: Raimundo Nonato
1879 – Em dezembro, no Riacho dos Porcos, município do Brejo do Cruz, no lugar chamado Santo Antonio, no Estado da Paraíba  morreu Jesuíno Brilhante, num tiroteio com a polícia. Foi baleado, mas não conseguiu reagir. - Fonte: diariodonordeste.verdesmares.com - José Romero de Araújo Cardoso. - (livro: Jesuíno Brilhante o cangaceiro romântico. Autor: Raimundo Nonato
1883 - O Dr. Francisco Pinheiro de Almeida Castro, de Mossoró, que era amigo de Jesuíno Brilhante, visitou o túmulo do cangaceiro e levou para Mossoró. Durante anos estava em seu poder. Fonte: Livro "Jesuíno Brilhante" - Raimundo Nonato
1884 – No dia 17 de Novembro nasceu Manoel Benício da Silva, na cidade de Santa Luzia do Sabugi na Paraíba, Tenente-Coronel da reserva (falecido). Ingressou na Polícia Militar da Paraíba em 1908. Foi Delegado em quase todas as cidades do interior do Estado e desde o posto de Sargento comandou o banditismo no sertão do Estado. – Fonte: facebook – Página: Geraldo Júnior 
1886 – Em 3 de Junho, em Entre-Montes, no Estado de Alagoas, nasceu José Bulhões, futuro pai adotivo do cangaceiro Corisco.  – Fonte: facebook – Página: Kiko Monteiro
1889 -  durante uma comunhão, a hóstia consagrada por ele sangrou na boca de uma beata chamada Maria de Araújo. O povo considerou o fato um milagre; as toalhas utilizadas para limpar o sangue tornaram-se objetos de adoração; a notícia espalhou-se, e Juazeiro começou a ser visitada por peregrinos, interessadas nos poderes do Padre.- Fonte: http://www.viagemdeferias.com/fortaleza/ceara/padre-cicero.php
1890 - Nasceu Benjamim Abraão Botto, Zahié Líbano, e foi um fotógrafo sírio-libanês-brasileiro, responsável pelo registro conográfico do cangaço e de seu líder, o temido e sanguinário Lampião. - Fonte: http://pt.wikipedia.org
1894 – 19 de Agosto nasceu o famoso Marcolino Diniz  – Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2008_11_01_archive.html
1896 – 20 de Outubro nasceu Isaías Vieira dos Santos, o futuro cangaceiro o Zabelê, na Fazenda Xique-Xique, em Serra Talhada (PE).  - Fonte:  http://www.blogdeserratalhada.com.br/entrevista-com-zabele-ex-cangaceiro-de-lampiao/

1896 Antonio Silvino entra para o cangaço após o assassinato de seu pai. Com a morte de Luiz Mansidão, Antonio Silvino torna-se o chefe do grupo. Fica famoso por sua coragem e valentia. Exige da Companhia “Great Western Railway” 30 contos de réis, para que a linha de trem passe em terras que diz serem de sua propriedade. Seu bando tem cerca de 10 integrantes, aumentando em certas ocasiões. Têm início as lutas contra a polícia e as autoridades. - Fonte: http://www2.uol.com.br/lampiao/
1897 – 25 de Abril nasceu em Canhoba, Sergipe Eronides Ferreira de Carvalho, um dos amigos de Lampião, que posteriormente o abandonou. Era filho de próspero fazendeiro da região. Entra na Faculdade de Medicina da Bahia, em 1911 e lhe é conferido o grau de doutor em 20.12.1917, com a tese “Do Ópio em Therapêuta Mental” ( 18.12.1917). – Fonte: http://miltonbarboza.blogspot.com.br/2009/10/centenario-de-eronides-de-carvalho_22.html
1901 – 20 de Fevereiro nasceu Manoel de Souza Ferraz, logo ficou conhecido por Manoel Flor, no lugar denominado Catarina, encravado na fazenda Ema, município de Floresta. A casa onde nasceu ficava perto da divisa dos municípios de Floresta e Serra Talhada (antiga Vila Bela), o que fazia com que os primeiros passos do futuro militar fossem dados nos territórios das duas comunidades. - Fonte: facebook - Página: Governador Do Sertão Virgulino.
1893 – José Ferreira da Silva deixou a Ribeira cearense do Jaguaribe e se estabeleceu em Vila Bela, onde, no distrito de Nazaré, adquiriu uma propriedade denominada de Sítio das Pedras. Ali conheceu Maria Sulena da Purificação, com quem contraiu matrimônio. - Fonte: Vários sites publicaram
1895 – Nasceu Antonio Ferreira da Silva, irmão do rei do cangaço, Lampião. - Fonte: http://pt.wikipedia.org
1896 – Nasceu Livino Ferreira da Silva, irmão de Lampião. Fonte: Wikipédia
1896 – No dia 20 de Janeiro nasceu Sebastião Pereira da Silva, o cangaceiro Sinhô Pereira em Vila Bela.  Era descendente do Coronel Andrelino Pereira da Silva, o famoso e bondoso Barão de Pajeú. - Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinh%C3%B4_Pereira
1896 – Desidério Ramos assassinou Francisco Batista de Morais (Batista do Pajeú), o pai do cangaceiro Antonio Silvino. E neste mesmo ano ele entrou para o cangaço acompanhado do irmão Zeferino - Fonte:  http://www.onordeste.com - facebook Robério Santos
1897 - 7 de Julho, data do Registro Civil de Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião. - Fonte: http://pt.wikipedia.org
1898 – 04 de junho nasceu Virgulino Ferreira da Silva, citada em sua Certidão de Batismo, uma das mais citadas na literatura de cordel. - Fonte: http://pt.wikipedia.org
1898 - No dia 24 de junho nasceu João Bezerra da Silva, na Serra da Colônia, município de Afogados da Ingazeira, no Estado de Pernambuco, o futuro matador do rei cangaço Virgolino Ferreira da Silva, o  Lampião. Era filho de Henrique Bezerra da Silva e Marcolina Bezerra da Silva, eram pequenos fazendeiros e tiveram sete filhos. – Fontes: http://www.pm.al.gov.br/3bpm/joao.html Outro site com a mesma informação - http://www.pm.al.gov.br/3bpm/joao.html 
1898 – 03 de Setembro Lampião foi batizado pelo Padre Quincas - Joaquim Antônio Siqueira Torres, da Diocese de Pesqueira, Paróquia de Floresta do Navio, sendo os seus padrinhos: Manoel Pedro Lopes e Maria José Soledade. - Fonte: Publicado em vários sites
1898 – Nasceu Mariano Laurindo Granja, o futuro cangaceiro Mariano, no município de Afogados da Ingazeira, no Estado de Pernambuco. - Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2010/02/terrivel-morte-do-cangaceiro-mariano.html
1899 – 6 de Julho nasceu Isaías Arruda de Figueiredo (cel. Isaías Arruda) na Vila d'Aurora, no Ceará. Era filho de Manoel Antônio de Figueiredo de Arruda e Maria Josefa da Conceição (naturais de Aurora. Foi batizado aos 30 de Julho do mesmo ano pelo Pe. João Carlos Augusto, tendo como padrinhos Antônio Leite de Oliveira (solteiro) e Maria Joaquina da Conceição (casada). (Livro de Registro de Batismos da Paróquia do Menino Deus de Aurora, 1897-1904, p. 80) – Fonte: http://lavrasce.blogspot.com.br/2013/05/consideracoes-sobre-isaias-arruda-o.html
???? - Entre 1899 a 1901, nasceu Virtuosa Ferreira da Silva, irmã de Lampião. - Fonte: http://pt.wikipedia.org
1900 - Antonio Silvino afirmou-se como chefe de um grupo de cangaceiros independentes, como Jesuíno Brilhante, Adolfo Meia Noite e outros. - Fonte: jonatasarquivos.blogspot.com
1901 –Faleceu o Barão de Pajeú, coronel Andrelino Pereira da Silva Fonte: http://www.piracuruca.com/index.php/historia/169-chefe-de-lampiao-foi-expulso-do-piaui - O barão era tio/avô do Sinhô Pereira. - Observação: As palavras que estão com letras  vermelhas não é informação deste site. 
1901 – O cangaceiro Antonio Silvino pressionado pelos policiais entrou na cidade de São João do Sabugi, no Rio Grande do Norte. Fonte: - http://lentescangaceiras.blogspot.com.br/2008/07/antonio-silvino-no-rio-grande-do-norte.html
1901 – o cangaceiro Antônio Silvino acossado pela polícia paraibana penetrou no Rio Grande do Norte. Foi exatamente quando se deu o chamado “Fogo da Pedreira”, na fazenda desse nome, pertencente ao Cel. Janúncio Salustiano da Nóbrega, do município de Caicó. – Fonte: http://lentescangaceiras.blogspot.com.br/2008/07/antonio-silvino-no-rio-grande-do-norte.html
1901 – No dia 05 de Maio nasceu José Leite de Santana, o famoso cangaceiro Jararaca, em Pajeú das Flores,  no Estado de Pernambuco. 
Fonte: http://www2.uol.com
1902 - 10 de Janeiro nasceu Antonio Luiz Tavares, o ex-cangaceiro "Asa Branca". Filho de Antonio Luiz e de dona Maria da Conceição. Ele natural de Cajazeiras do Rio do Peixe, no Estado da Paraíba. - Fonte: http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com
1902 – Nasceu João Ferreira da Silva, irmão de Lampião. O único irmão que não era cangaceiro. - Fonte: Wikipedia
1902 – Em 05 de Fevereiro em Bebedouro (atual cidade da Bahia, de Coronel João Sá, que pertencia à Jaremoabo nasceu Atanásio Gregório dos Santos, ex-vaqueiro, e que na verdade foi um coiteiro de dupla função, pois serviu aos dois lados da força. – Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2014/06/seu-atanasio.html
???? - Entre 1903 a 1907 nasceu Angélica Ferreira da Silva, irmã de Lampião. - Fonte: Wikipedia
1903 - Lampião passou a morar com os avôs: Jocosa e Manoel Lopes, na localidade de Poço Negro, na Vila de Nazaré. - Fonte: Wikipedia.
1903 – Nasceu Virgínio Fortunato da Silva, o Moderno. Ex-cunhado de Lampião. - (Fonte: - Diversos sites publicaram
1905 - Nasceu o cangaceiro Mané Moreno, da família dos Engrácias. - Fonte: http://blogdomendesemendes.blogspot.com - Alcino Alves Costa
1905 – No dia 11 de Agosto nasceu Amâncio Ferreira da Silva, o delegado Deluz, assassino de Manoel Pereira de Azevedo, o cangaceiro Juriti. - Fonte: http://cariricangaco.blogspot.com
1905 – Lampião fez sua primeira comunhão com oito anos de idade, na vila de São Francisco, município de Vila Bella (Serra Talhada) Fonte: http://www.fundacaocasadacultura.com

1906 - As ações de Antonio Silvino voltaram-se cada vez mais contra as autoridades locais. – Fonte:  http://www2.uol.com.br/lampiao/
1906 – 20 de Fevereiro nasce em Pernambuco José Osório Farias, o "Zé Rufino, comandante de volante que mais liquidou cangaceiros. - Fonte: http://cangaconabahia.blogspot.com.br/2013_09_01_archive.html
1907 – 10 de Agosto nasceu Cristino Gomes da Silva Cleto, o cangaceiro Corisco na localidade de Matinha de Água Branca, no Estado de Alagoas.
Fonte: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?
1907 - Final do ano de 1907, mais precisamente no dia 15 de outubro, é morto de emboscada o Padre Pereira, pessoa muito amada e respeitada pela família e por quase toda população de Vila Bela. –Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/search/label/Sinh%C3%B4%20Pereiraoption=com_content&view=article&id=553&Itemid=182
1908 – Nasceu Ezequiel Ferreira da Silva, irmão do afamado e sanguinário Lampião. - Fonte: Wikipédia
1909 – Lampião já trabalhava na agricultura. Vindo a ser almocreve, feirante, artesão e vaqueiro. - Fonte: Diversos sites publicaram
1909 – Em 1º de Novembro em Tacaratu no Estado de Pernambuco nasceu Antônio Ignácio da Silva, o futuro cangaceiro Moreno. – Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Moreno_(cangaceiro) 
1910 – Nasceu Maria Ferreira (Mocinha, irmã de Virgolino Ferreira da Silva, o  Lampião. - Fonte: Wikipédia Algumas correções sobre a idade de dona Maria Ferreira Queiroz - Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/02/dona-mocinha-irma-de-lampiao-morre-em-sp-aos-101-anos.html
1910 – 06 de Setembro, nasceu nas zonas do Riacho São Domingos - Luiz Alves de Barros, o Luiz de Cazuza. – Fonte: http://www.blogdeserratalhada.com.br/ha-3-anos-morria-luiz-cazuza-o-sanfoneiro-do-sao-miguel/
1911 – No dia 08 de Março, nasceu Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita. Há controvérsia sobre o ano do nascimento de Maria Gomes de Oliveira. Fonte: http://www.suapesquisa.com
1911 – 15 de Agosto em uma terça-feira por volta das sete horas da noite, em Jardim do Seridó na região do Seridó Potiguar entra um bando de homens trazendo chapéus de abas quebradas com punhais atravessados na cintura e carregando rifles Winchester. À frente da tropa vinha um homem bigodudo da região do Pajeú pernambucano e que era conhecido em todo o sertão de Pernambuco Paraíba e Rio Grande do Norte como o sendo o famoso cangaceiro Antônio Silvino-Fonte: http://tokdehistoria.wordpress.com  - Rostand Medeiros
1911 - No dia 4 de Outubro, os chefes políticos do Cariri se reuniram em Juazeiro para realização de uma Assembleia que foi chamada pelos organizadores de vários nomes, entre os quais “Pacto de paz”, “Pacto de harmonia política”, “Aliança política”, “Conferência política”, “Pacto de Haya-mirim” e “Artigos de fé política”. Mas é com o nome de “Pacto dos coronéis”  que ela figura nos livros de história de Juazeiro e do Padre Cícero. – Fontes: http://portaldejuazeiro.com - http://cariricangaco.blogspot.com http://blogdomendesemendes.blogspot.com
1912 -  Virgulino Ferreira da Silva, o futuro rei do cangaço, Lampião, foi crismado em Floresta.  http://www.fundacaocasadacultura.com
1912 – Nasceu Anália Ferreira da Silva, irmã de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. - Fonte: Wikipédia
1912 - O cangaceiro Antonio Silvino visitou as cidades de Jucurutu e Augusto Severo, atual Campo Grande, no Rio Grande do Norte. - Fonte: http://jonatasarquivos.blogspot.com
1912 – Virgolino Ferreira da Silva, o futuro rei Lampião foi crismado na vila de São Francisco, em Floresta -  no Estado de Pernambuco - Fonte: http://www.fundacaocasadacultura.com.br/site/p=materias_ver&id=270
1912 - Em 8 de Dezembro Ordenação Sacerdotal do futuro pai adotivo do cangaceiro Corisco, José Bulhões, na Catedral de Maceió. - Fonte: facebook – Página: Kiko Monteiro
1912 - Em 10 de Dezembro, o futuro pai adotivo do cangaceiro Corisco, o Padre José Bulhões celebra a primeira missa na Capela do Senhor Jesus do Bomfim, no Poço Maceió. - Fonte: facebook – Página: Kiko Monteiro.
1912 - 13 de Dezembro nasceu Luiz Gonzaga do Nascimento, mais conhecido como Luiz Gonzaga e o Rei do Baião. Era de Exu, no Estado de Pernambuco, e segundo ele, queria ser cangaceiro. - Fonte: Wikipedia
1913 - No dia 03 de Julho deste ano nasceu o famosos Tenente João Gomes de Lira, um dos volantes caçadores de cangaceiros -Fonte: http://cariricangaco.blogspot.com.br/search?updated-min=2010-01-01T00:00:00-03:00&updated-max=2011-0101T00:00:00-03:00&max-results=50 
1913 – 22 de Agosto nasceu José Ribeiro Filho - o futuro cangaceiro "Zé Sereno" na Fazenda dos Engrácias, no município de Chorrochó, no Estado da Bahia. Era filho de José Ribeiro e de dona Lídia Maria da Trindade.  Sua mãe era irmã dos cangaceiros Antônio e Cirilo de Engrácias. - Fonte: http://portaldocangaco.blogspot.com. - Guilherme Machado. 
1914 - O afamado cangaceiro Antonio Silvino foi ferido e preso em Lagoa da Laje (PE) pelo Alferes Theophanes Ferraz Torres. - Fonte: http://culturanordestina.blogspot.com

1914 - Antonio Silvino é ferido e preso em Lagoa da Lage (PE) pelo Alferes Theophanes Ferraz Torres. Em 37, é libertado e não volta à vida cangaceira. O Padre Cícero torna-se vice-presidente do Estado do Ceará.
Diminui a crise do açúcar e do algodão. Fonte: http://www2.uol.com.br/lampiao/

1914 – Em 04 de Julho nasceu em Pinhão João Batista da Costa, mais conhecido em Pinhão como Joãozinho de Danona ou Joaozinho Veneno. Ele era irmão do primeiro prefeito de Pinhão, o senhor José Emigdio da Costa Filho, mais conhecido como Costinha. – Fonte: http://www.reinaldopassos.com/noticias_pinhao_2010.htm
1915 - No dia 1º de Março nasceu o futuro soldado da volante que assassinou Virgolino Ferreira da Silva, o Adrião Pedro de Souza. - Fonte: livro "A outra Face do Cangaço". Autor Antonio Vilela de Souza.
1915 – No dia 15 de abril nasceu Sérgia Ribeiro da Silva, em Belém/PR, Dadá, a esposa de Corisco. - Fonte: (Wikipedia
1915 – Lampião e seus irmãos Antonio Ferreira e Livino Ferreira passaram a ser eleitores, por Metódio Godoi, apesar de não terem ainda os 21 anos de idade exigidos por lei. Sabe-se que votaram três vezes: em 1915, 1916 e 1919 - Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com
1915 – 08 de Dezembro, nasceu Jovina Maria da Conceição Souto, (Durvalina). Uma das últimas cangaceiras que ainda restava viva. Esposa de Antonio Ignácio, o Moreno. - Fonte: http://blogdomendesemendes.blogspot.com
1915 - Chega ao Brasil Benjamim Abrahão Calil Botto, fugindo do alistamento militar para guerra na Síria (era obrigado). Trabalhou na loja de ferragens do tio em Recife, tornando-se vendedor, quando em uma viagem à negócios à Rio Branco (Arco Verde-Pe), encontrou com uns romeiros indo ao Juazeiro-Ce, visitar o líder religioso Padre Cicero, que posteriormente passou a ser secretário. - Fonte: facebook, página do Governador do sertão virgulino.
1916 – No dia 23 de junho nasceu a futura cangaceira Aristéia Soares de Lima. - Fonte: http://www.joaodesousalima.com - João de Sousa Lima
1916 - Uma invasão de propriedade e pretensos roubos de animais por parte de um morador de Saturnino, são os motivos do primeiro tiroteio entre os irmãos Antônio, Livino e Virgulino Ferreira, o futuro Lampião. - Fonte: Wikipedia
1916 – Começou a rixa entre a família Ferreira e Zé Saturnino. Primeiro confronto armado. Em companhia de seu irmão Antônio, Lampião praticou o primeiro crime de morte; assassinou um indivíduo que roubara uma cabra de seu pai. Fugiu para Nazaré, município de Floresta, onde foi se encontrar com o seu irmão Livino. - Fonte: Wikipedia
1916 - Sinhô Pereira e o primo, Luiz Padre, juntaram-se para vingar a morte de seu irmão, Seu Né. - Fonte: http://www.portalsrn.com

1916 - Aos 20 anos de idade, Sinhô Pereira e seu primo, Luiz Padre, juntam-se para vingar a morte de seu irmão e pai, respectivamente. - Fonte: http://www2.uol.com.br/lampiao/
1916 – "Zé Caboclo" é preso pelo inspetor Manoel Lopes sob a acusação de roubo de bodes. Os irmãos Ferreiras (Antônio, Levino e Virgulino) também são acusados do crime por Domingos Rodrigues, pagando a ele uma indenização financeira. Após este incidente, foram encontrados dois chocalhos pertencentes a Zé Saturnino nas vacas dos Ferreiras. "Zé Saturnino" então pega três chocalhos dos Ferreiras e coloca em vacas suas. - Fonte: Wikipedia
1916 - Em 23 de Junho, na Fazenda Lajeiro do Boi, em Canapi, nasce  a cangaceira Aristéia Soares de Lima. Este dia é comemora a festa de São João. - http://ahistoriadearisteia.blogspot.com
1916 – 10 de Julho nasceu Anália Gomes de Oliveira, irmã da cangaceira Maria Bonita. – Fonte: http://tokdehistoria.com.br/tag/ze-de-nenem
1916 – 10 de Julho nasceu Amália Gomes de Oliveira, irmã de Maria Gomes de Oliveira, a cangaceira  Maria Bonita. Esta informação está no livro do escritor João de Sousa Lima "A trajetória guerreira de Maria Bonita, a Rainha do cangaço”, 1ª ed., 2005, na página 90. - Fonte: http://tokdehistoria.com.br/2012/03/09/familiares-narram-a-imprensa-sobre-a-maria-do-capitao-lampiao/
1917 – No dia 8 de Março deste ano, em Paripiranga, na Bahia, nasceu José Alves de Matos, o cangaceiro Vinte e Cinco. – Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2014/06/adeus-vinte-e-cinco.html
1917 - 5 de Agosto, é fundado o povoado de Nazaré do Pico, distrito de Floresta - PE. - Fonte: Diversos sites publicaram
1917 – 10 de Outubro foi assassinado em Pedra,  no Estado de Alagoas, "Delmiro Augusto da Cruz Gouveia", e era mais conhecido como coronel Delmiro Gouveia. Delmiro foi um dos pioneiros da industrialização do país e do aproveitamento do seu potencial hidroelétrico, tendo construído a segunda usina hidroelétrica do nosso gigante Brasil. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Delmiro_Augusto_da_Cruz_Gouveia  
1917 – Na tentativa de evitar mais conflitos, "Zé Ferreira", pai dos futuros cangaceiros Ferreiras, homem calmo e sensato, vende suas terras e vai morar na fazenda Poço do Negro, próximo ao povoado de Nazaré do Pico, em Floresta - PE. - Fonte: Wikipedia
1918 - 10 de Fevereiro, "Zé Saturnino" vai buscar um dinheiro em Nazaré do Pico, quebrando um acordo não ir à cidade onde a família Ferreira morava. Ele então é emboscado por Virgulino e seu primo Domingos Paulo. No dia seguinte "Zé Saturnino" acompanhado por 15 homens, cerca a fazenda Poço do Negro, residência dos Ferreiras. No conflito, um dos homens de Saturnino é baleado, o cabra "Zé Guedes". - Fonte: Wikipedia
1918 – Nasceu José Luís Pereira, o Sinhozinho, este irmão da cangaceira Lídia Pereira companheira do cangaceiro Zé Baiano. – Fonte: http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServletpublicationCode=16&pageCode=1017&textCode=11371&date=currentDate
1918 - 13 de Março, nasceu o cangaceiro Volta Seca, segundo depoimento dele. - Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com
1918 - Março, Zé Saturnino com 16 homens ataca a casa dos pais dos Ferreiras. Virgolino e seu tio materno Manoel Lopes, e os primos Sebastião Francisco e Domingos Paulo, e o cabra Luiz Cameleira enfrentam Zé Saturnino por horas de cerrado fogo, obrigando a Zé Saturnino e seus comparsas recuarem. - Fonte: facebook - página: Governador Do Sertão Virgulino
1918 – 23 de junho, Virgolino ingressou no bando dos irmãos Antônio e Manoel Porcino, e pai destes dois; depois de ter a casa cercada por uma escolta alagoana, chefiada pelo álfares José Lucena, o pai dos irmãos Porcino, foi assassinado. - Fonte: Diversos sites publicaram.
1918 – Lampião já ingressado na vida criminosa passou a integrar no bando de Sinhô Pereira, a este, também se juntaram outros bandidos criminosos, como os irmãos Supaúba, Cassiano, José e André, além de Antônio Matilde e outros. - Fonte: Diversos sites publicaram.
1919 - Em 26 de Janeiro, o futuro pai adotivo do cangaceiro Corisco, o Padre José Bulhões passa a ser vigário da Paróquia de Santana de Ipanema em Alagoas. - Fonte: facebook – Página: Kiko Monteiro
1919 – João Bezerra da Silva, o matador de Lampião Iniciou sua carreira na Policia Militar de Alagoas, como policial contratado para integrar as "volantes", sendo incorporado definitivamente, em 29 de Março de 1922, onde permaneceu por 35 anos e 07 meses. – Fonte: http://www.terceirobpm.com.br/p/ten-joao-bezerra.html
1919 – Nazaré do Pico é invadida por "Jacinto Alves de Carvalho". Virgolino, defende o povoado. José Alves Nogueira, tio de "Zé Saturnino" é emboscado por Virgulino Lampião. João Flor, padrinho de Virgulino, vai até o local do embate, pensando que era "Jacinto" novamente atacando o povoado. Contudo, ele descobre que o ato fora cometido por seu próprio afilhado, iniciando um atrito entre ele e os Ferreiras. Levino Ferreira da Silva dá um tiro no canto da rua e Odilon Flor, filho de João Flor, revida quase atingindo Lampião na cabeça. Começa o tiroteio e Levino é ferido e vai até a casa de Chico Euzébio, onde é preso e levado para Floresta. Posteriormente Levino é solto e os Ferreiras vão embora para Água Branca, no Estado de Alagoas. - Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306
1919 – 26 de Outubro nasceu Ilda Ribeiro de Sousa, A Sila, cangaceira, na localidade de Poço Redondo, Sergipe, que posteriormente foi companheira do cangaceiro Zé Sereno. Fonte: http://www.onordeste.com

1919 - Luiz Padre, a pedido de Padre Cícero, largou o cangaço e foi para Goiás. - Fonte: http://www2.uol.com.br/lampiao/
1919 - Morreu Cacheado, cangaceiro de Sinhô Pereira.  Ele passou 57 dias tratando do assecla em uma fazenda. No mesmo ano, João de Bola, que baleou Cacheado, foi morto por um dos cabras de Sinhô Pereira. O tenente Zeca Rubens, através de um seu irmão, mandou lhe dizer que não o perseguiria, enquanto ele estivesse tratando do cabra ferido Foi um gesto nobre. - Fonte: http://www.piracuruca.com
1920 - Lampião junta-se ao cangaceiro Antônio Matilde e ataca por diversas vezes a fazenda "Pedreira", pertencente a Zé Saturnino. Dos cabras que acompanhavam Lampião, podemos destacar os cangaceiros Antônio Ferreira, Levino Ferreira (Vassoura), Antônio Rosa, Baião, Manoel Tubiba, Cajazeira, Baliza, Zé Benedito, Olímpio Benedito e Manoel Benedito. "Ze Saturnino" vendo prejuízos a seu gado e à sua fazenda, procurou seu tio, o famoso cangaceiro "Cassimiro Honório", que trouxe vários cabras para defesa da fazenda do sobrinho. Lá, alguns combates com o bando de Lampião foram travados. Entres os cabras de Ze Saturnino podemos citar Nego Tibúrcio, Zé Guedes, Zé Caboclo, Vicente Moreira, Batoque e o famoso Marcula. Fonte: Wikipedia
1920 - Em Alagoas, "Zé Ferreira" manda o filho João Ferreira comprar remédio para um sobrinho doente. O delegado Amarílio prende João Ferreira, como isca para tentar prender os seus irmãos foragidos. - Fonte: Wikipedia
1920 – Morre Maria Sulena da Purificação, a mãe de Lampião. O desenrolar das intrigas entre famílias, 18 dias depois da morte de Maria Sulena causa a morte de José Ferreira da Silva, pai de Lampião. E nesse mesmo ano Lampião, Ezequiel e Antonio resolveram entrar de uma vez para o bando de cangaceiros do Sinhô Pereira. - Fonte: Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico - Autor Alcino Alves da Costa.
1920 – Lampião e o seu famoso bando de cangaceiros visitam Custódia. Fonte: http://subsolocultural.blogspot.com.br/2012/07/biografia-de-lampiao.html
1920 – Em 1º. de Setembro Isaías Arruda casou-se na Igreja Paroquial da Vila d’Aurora com Estelita Silva, natural de Fortaleza - Fonte: http://lavrasce.blogspot.com.br/2013/05/consideracoes-sobre-isaias-arruda-o.html
1921 a 1934 - Lampião dividiu seu bando em vários subgrupos, dentre os quais os chefiados por Corisco, Moita Brava, Português, Moreno, Labareda, Baiano, José Sereno e Mariano. Para o rei do cangaço, entretanto, o de Corisco sempre foi o bando mais importante de todos. Além de comparsas, os dois eram, ainda, grandes amigos. - Fonte: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=553&Itemid=182
1921 - Ferimento a bala no ombro e na virilha, ambos transfixante, com tratamento conduzido por médico ( doutor Mota), tendo a ocorrência se dado no município de Conceição do Piancó/Paraíba. - Fonte: - http://lampiaoaceso.blogspot.com - Ivanildo Alves Silveira.
1921- Os Ferreiras  entram no grupo dos Porcinos e matam o viajante Arthur Pinto. O tenente "Zé Lucena" vai até Poço Branco, em Alagoas, onde trava tiroteio com o grupo dos Porcinos. O cangaceiro Cafanhaque é morto. Nesse ano os Ferreiras e os Porcinos matam ainda 6 irmãos da família Quirino, de Júlio Batista. E no dia 22 de junho, Lampião teve o seu primeiro encontro com a polícia do Estado, próximo à cidade de Espírito Santo, na divisa de Alagoas com Pernambuco. - Fonte: Wikipedia
1921 - Em Junho, Os Ferreiras entram no grupo de Sebastião Pereira e Silva, vulgo Sinhô Pereira, cangaceiro famoso de Serra Talhada, no Estado de Pernambuco. - Fonte: Wikipedia
1921 - 8 de Agosto, combate na centenária fazenda Carnaúba, em Serra Talhada (PE), entre Sinhô Pereira e capitão Zé Caetano sendo morto o cangaceiro Luiz Macário, e vitória da força volante. - Fonte: Wikipedia
1921 - 15 de Agosto, Lampião foi ao Poço do Negro, riacho próximo à casa de D. Jacosa para visitas de cumprimento à avó materna, em seu aniversário natalício. Tia Jacosa, como era conhecida por seus familiares, no arrasto dos oitenta e tantos, tinha a cabeça encanecida e, desatados do cocó, fios de cabelo flocavam ao capricho da aragem matutina e doce, finos quiném algodão-seda, empoados de luz, com parença de auréola de santa... – Fonte: http://www.samamultimidia.com.br/artigo-detalhes.aspx?id=2388
1921 - Em Setembro, aconteceu um combate na fazenda "Feijão" entre Sinhô Pereira e tenente João Marques de Sá. Vitória dos cangaceiros sem morte nenhuma. - Fonte: Wikipedia
1921 – Em Setembro, os irmãos: Antonio Porcino foi morto em combate, e Pedro Porcino foi morto pelo sogro. - Fonte: Wikipedia
1921 - Em Outubro, o bando de Sinhô Pereira e Lampião vão para o Ceará, onde travam combate na fazenda "Mandassaia", não sofrendo nenhuma baixa em ambas as partes. - Fonte: Wikipedia
1921 - Lampião e o bando cercaram a casa de Zé Saturnino, seu primeiro inimigo, na fazenda Pedreira, quando a mãe do mesmo, intercedeu em favor do filho, pedindo-lhes que poupassem a sua vida.
1921 – Devido o seu péssimo comportamento José Leite de Santana, o futuro cangaceiro Jararaca, teve que fugir de sua cidade Buíque, indo parar em Alagoas, onde “prestou praça” no Exército, sendo transferido para o Rio de Janeiro, onde foi ordenança do coronel Antônio Francisco de Carvalho na Junta de Alistamento Militar, chegando a combater, em São Paulo, a revolução do general militar Isidoro Lopes. Fonte: http://www2.uol.com.br/ - Geraldo Maia do nascimento
1922 - Lampião sofre ferimento na cabeça. “Só por um milagre escapei”, disse Lampião em entrevista ao Dr. Otacílio Macedo. - Fonte: http://www2.uol.com.br/lampiao/
1922 - Dr. Francisco Pinheiro de Almeida Castro faleceu, e a caveira do cangaceiro Jesuíno Brilhante foi levada para o Grupo Escolar 30 de Setembro em Mossoró. - Fonte: Livro "Jesuíno Brilhante" - Raimundo Nonato.
1922 – 29 de Março, João Bezerra da Silva, o matador de Lampião Jovem ainda, assentou Praça na Polícia Militar de Alagoas (então Força Pública) em Maceió, tendo conquistado uma folha de serviços marcada de promoções por bravura e merecimento, sendo - em consequência - escolhido para as mais árduas, difíceis e diferentes missões. - Fonte: http://etalasquera.ueuo.com/cangaco/cangtb.htm
1922 – Em Junho Sinhô Pereira, passou o comando do grupo a seu melhor homem. Então, Lampião o escoltou até a fronteira do Piauí com Goiás (onde hoje fica o Estado de Tocantins). Depois voltou como chefe do bando que se compunha de apenas 12 homens, contando com ele próprio. - Fonte: http://coisadecearense.blogspot.com

1922 - Em agosto, o cangaceiro Lampião passa a comandar seu próprio bando. – Fonte: http://www2.uol.com.br/lampiao/
1922 - No dia 26 de Junho, Lampião atacou a baronesa de Água Branca, em Alagoas. - Fonte: http://cariricangaco.blogspot.com
1922 – A partir do dia 2 de julho, até cinco de agosto do mesmo ano, Lampião foi manchete de jornais. - Fonte: Diversos sites publicaram
1922 - 18 de Julho – combate em Poço da Areia, no Estado de Alagoas, contra a força de 120 soldados do tenente Medeiros, além de parte da família Quirino. Baixas após assalto: O sargento Agapito e dois soldados, contra 20 cangaceiros de Lampião. Neste combate saiu gravemente ferido o cangaceiro Fiapo I sendo morto por Lampião depois. - Fonte: Wikipedia
1922 - Em Agosto, Antonio Ferreira, irmão de Lampião atacou a cidade de Sousa na Paraíba. Morreu um cangaceiro com o nome de Meia Noite. Os cangaceiros invadiram São José do Belmonte e mataram Gonzaga. - Procurar fonte. 
1922 - Em Agosto  – devido aos pedidos da família o cangaceiro Sinhô Pereira vai embora da fazenda "Preá", no Estado do Ceará, com destino a Goiás, para junta-se ao primo e ex-cangaceiro Luiz Padre. - Fonte: -http://www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306
1922 – 15 de Agosto, Lampião matou o senhor Manoel Cipriano de Sousa. - Fonte: Diversos sites publicaram
1922 - 20 de Outubro, Lampião matou Luiz Gonzaga de Souza Ferraz, de Princesa. - Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br - Autor Rostand Medeiros
1923 - Entram para as forças repressivas os dois primeiros nazarenos: Manoel de Sousa Neto e Odilon Flor. - Fonte: Livro Lampião Além da Versão Mentiras e Mistérios de Angico - Alcino Alves Costa.
1923 - Num lugar chamado Bonito de Santa Fé (PB), Lampião deu início ao estupro coletivo da mulher de um delegado. Participaram desse estupro 25 cangaceiros. - Fonte: Diversos sites publicaram.
1923 - 1º. de Agosto, combate na Praça de Nazaré entre Lampião e a força do Sargento Sinhorzinho Alencar com a ajuda dos civis Nazarenos, São eles: João Flor, Euclides Flor, Manoel Flor, Davi Gomes Jurubeba, Pedro Gomes de Lira, Zé Saturnino e mais seis homens. Lampião vai embora. Depois desse ocorrido João Flor consegue alistar sua família na Força Volante de Combate ao Banditismo de Pernambuco, por influência aos irmãos Pessoa de Queiroz. Tem inicio a Força de Nazaré, a mais ferrenha perseguidora de Lampião. Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306
1923 - 31 de Julho, de surpresa, Lampião entra na cidade de Nazaré do Pico e vai até o casamento de sua prima e ex-amor de infância Maria Licor Ferreira e Enoque Menezes com o intuito de acabar o casamento, sendo repelido pelo padre Kerlheque que pede para ele ir embora e deixar o casamento acontecer. Ele decide ir embora, mas deixa a ordem para que ninguém naquele povoado dance em comemoração.  - Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306
1923 - Em 12 de Agosto, combate na Fazenda Enforcado, na Serra do Pico, em Floresta, em Pernambuco, entre o grupo de Lampião e os nazarenos. Saiu ferido o bandido Miguel Piloto e os nazarenos Pedro Gomes de Lira, Olímpio Jurubeba e Adão Thomaz Nogueira. – Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306
1923 – Em 30 de Dezembro Marcolino Diniz assassinou o bacharel Ulisses Wanderley, juiz de direito da cidade de Triunfo, no Estado de Pernambuco. Preso em flagrante Marcolino Diniz foi solto pelos cabras de Sabino, a mando do rei Lampião, que era amigo e protegido do coronel Marçal Florentino Diniz, pai de Marcolino Diniz. – Fonte: 
http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2014/07/em-cajazeiras-pb.html
1924 - A caveira do cangaceiro Jesuíno Brilhante é transferida para a Escola Normal, também em Mossoró. E posteriormente a caveira do cangaceiro foi transferida para o Rio de Janeiro, levada pelo Deputado Federal Dr. Rafael Fernandes Gurjão, e fez presente ao Dr. Juliano Moreira.  Fonte: Livro "Jesuíno Brilhante" - Raimundo Nonato.
1924 - 5 de janeiro, Lampião invade a cidade de Santa Cruz da Baixa Verde - PE, em busca de matar o seu ex-amigo Clementino Quelé. Nesse combate Lampião incendiou 3 casas e foi repelido pela força policial comandada pelo tenente Pedro Malta. Nesse combate morreram Pedro Quelé e Alexandre Cruz, ficando ferido Depositando Alves Feitosa. - Fonte: - http://pt.wikipedia.org/wiki/Virgulino_Ferreira_da_Silva
1924 - 11 de Janeiro, Lampião ataca novamente Santa Cruz da Baixa Verde - PE. Foi repelido por Quelé que depois entrou na polícia. - Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306
1924 - Janeiro - Lampião ataca o povoado de Tupanaci, em Mirandiba - Permanbuco, onde na ocasião encontrava-se um pequeno grupo de cangaceiros comandados por Tibúrcio Severino dos Santos, vulgo Nego Tibúrcio, ex-cabra de Zé Saturnino e odiado por Lampião. Lampião então entra em combate e mata Tibúrcio e seus cabras, partindo o cangaceiro em vários pedaços e jogando o corpo no meio da rua. - Fonte: - http://www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306
1924 - Em 15 de fevereiro, aconteceu em Juazeiro um encontro memorável reunindo algumas figuras marcantes do Nordeste brasileiro: Padre Cícero Romão Batista (meu Padim Pade Ciço), Doutor Floro Bartolomeu, Virgulino Ferreira, o Lampião, e Cego Aderaldo – Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2008/11/prolas-do-cangao.html
1924 - Março - Combate de Lampião na Serra do Catolé, em São José do Belmonte - PE. Lampião é gravemente ferido no pé sendo cuidado pelo Dr. José Cordeiro e pelo Dr. Severino Diniz, da cidade de Triunfo - PE. A pedido do padre Kerlhe ele pensou em se entregar para a polícia, mas depois voltou atrás e continuou no cangaço. - Fonte: Wikipedia
1924 - Ferimento a bala no dorso do pé direito, transfixante, com tratamento conduzido por dois médicos (doutores José Cordeiro e Severiano Diniz), a ocorrência se deu na Serra do Catolé, município de Belmonte, PE. - Fonte: - http://lampiaoaceso.blogspot.com - Ivanildo Alves Silveira
1924 – No dia 23 de Março, por volta das dez da manhã, uma volante comandada pelo major da polícia de Pernambuco, Thoephanes Ferraz, teve um encontro com Lampião e dois cangaceiros em uma área próxima a Lagoa do Vieira, distante cinco quilômetros da Serra do Catolé. Na luta, o chefe cangaceiro foi seriamente atingido no pé e sua montaria foi morta, caindo sobre a perna de Lampião. Apesar disto, o bandoleiro consegue fugir. Seu bando então segue para o alto de uma serra, onde o chefe passa por uma recuperação. Sobre este caso. – Fonte: http://tokdehistoria.com.br/2011/03/14/662/
1924 - 27 de Julho - Lampião manda um subgrupo com 84 cabras tendo o comando dos cangaceiros Antônio Ferreira, Levino Ferreira, Sabino Gomes, Paizinho, Meia-Noite e o fazendeiro Chico Pereira atacar e saquear a cidade de Sousa - PB. Tudo na cidade virou alvo de saque, os cangaceiros roubaram o comércio, residências, tendo a cidade um prejuízo incalculável. O principal alvo era o coronel Otávio Mariz, desafeto de Chico Pereira que fugiu. O juiz Dr. Archimedes Soutto Mayor foi humilhado em praça pública pelo bando. O destacamento local era comandado pelo tenente Salgado que nada pode fazer. Depois desse ataque o coronel Zé Pereira, de Pincesa Isabel - PB, nunca mais deu proteção ao cangaceiro. - Fonte: Wikipedia - O blog Tok de História do historiógrafo e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros também confirma a data - http://tokdehistoria.com.br/tag/marcolino-diniz/
1924 – No dia 08 de Julho foi assassinado o cangaceiro Antonio Rosa Ventura, vulgo Antonio Gelo. Foi covardemente assassinado pelas costas por Enéias e Livino Ferreira este último, irmão de Lampião. - Fonte: http://blogdoinhare.blogspot.com.br/2013/08/cangaco-morte-de-antonio-rosa-por.html - Também você encontrará esta informação no site Wikipedia
1924 - Cristino Gomes da Silva Cleto, o cangaceiro Corisco foi convocado pelo Exército Brasileiro para cumprir o serviço militar. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Corisco 
1924 - Lampião matou o cangaceiro Nêgo Tibúrcio e seu grupo, em Santa Maria, atual Tupanací (Mirandiba). Fogo das Baixas. Tiroteio entre Lampião e os Nazarenos. - Fonte: Diversos sites publicaram.
1924 - Em Lagoa do Vieira (PE) Lampião foi ferido no pé, o que lhe causou uma lesão para o resto da vida. Em função do ferimento, Lampião entrou em depressão e pensou em entregar-se à justiça. No mesmo ano, Antonio Ferreira atacou a cidade de Sousa, no sertão da Paraíba. - Fonte: - http://www.recantodasletras.com.br
1924 - 14 de Novembro – Lampião toca fogo na casa da fazenda Lagoa do Mato, de Pedro Thomaz Nogueira, sendo perseguidos pelos nazarenos Manoel Jurubeba, Manoel Flor, Inocêncio Nogueira e Levino Caboclo, até chegar na fazenda Baixas de Antônio Feitosa, em Floresta, no Estado de Pernambuco. Lá houve novo combate entre Lampião com 15 a 20 bandidos contra os nazarenos Euclides Flor, Olímpio Jurubeba, Elói Jurubeba, Pedro Lira, Abel Thomaz, Manoel Thomaz e Davi Jurubeba que saiu ferido no tornozelo. Foi morto o bandido Manoel de Margarida e dos nazarenos Olímpio Jurubeba e Inocêncio Nogueira. Fonte: Wikipedia
1925 – Lampião mandou um telegrama ao governador de Pernambuco, dizendo-lhe que ele governasse o Estado até Arco Verde (Rio Branco), enquanto Lampião governaria o sertão. - Fonte: Diversos sites publicaram.
1925 - No dia 30 de Janeiro, Lampião e seus cabras entram na cidade de Custodia, no Estado de Pernambuco. - Fonte - Facebook - Pág.: Governador do Sertão Virgolino.
1925 - Em fevereiro, Lampião enfrentou volantes da Paraíba e Pernambuco no Serrote Preto, no Estado de Alagoas. - Falta a fonte
1925 - 11 de fevereiro de 1925: Lampião entra pacificamente na cidade de Custódia, PE. - Fonte: http://www.recantodasletras.com.br
1925 – No dia 23 de fevereiro nasceu em Queimadas, Bahia, naquele município,   José Moura de Oliveira, que posteriormente ganhou o apelido de Nôza. Era a criança que estava dentro do quartel, em Queimadas, quando foi invadido pelos cangaceiros, em Dezembro de 1929. Ao seu lado, Lampião parou e deu ordem de prisão aos policiais. Fonte: http://cangaconabahia.blogspot.com.br/2014/07/seu-noza-jose-moura-de-oliveira.html
1925 - Em fevereiro, Lampião enfrenta volantes da Paraíba e Pernambuco no Serrote Preto-AL.
1925 – 26 de Maio, o cangaceiro Chico Pereira consegue casar por meio de procuração, numa manhã na igreja de Pombal. Jarda sua esposa continuou morando com a família e os encontros com o marido eram escondidos. – Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2013_05_01_archive.html
Estas datas não batem
1925 - 4 de julho, Lampião ataca a Fazenda Melancia, em Flores, PE. O proprietário Zé Calú é violentado pelo grupo. Em seu socorro vieram os sargentos Imbrain e Zé Guedes com 30 soldados. Vão atrás do grupo que se aloja na Fazenda Barra do Juá onde é morto dois cangaceiros. Dali, os cangaceiros vão para o Sítio Tenório, em Flores, PE onde o soldado Berlamino Morais em pleno combate, viu um vulto de cangaceiro em cima de uma pedra gritando e atirando. Belarmino então atira e mata. Era o cangaceiro Levino Ferreira da Silva, irmão de Lampião. No outro dia ao saber disso, o capitão Zé Caetano e o cabo Pedro Monteiro vão até a Fazenda Tenório e encontram os 3 corpos sem a cabeça, pratica esta utilizada pelos cangaceiros para dificultar o reconhecimento pela polícia. Neste combate Lampião, ficou cego do olho direito. Fonte: Wikipedia 
1925 - Em agosto morre Livino e Lampião fica cego do olho direito. – Fonte: http://www2.uol.com.br/lampiao/
1925 - 14 de Novembro, combate na Fazenda Xique-Xique, em Serra Talhada, PE, entre Lampião e a força volante composta de Euclides Flor, Manoel Flor, João Jurubeba, Aurelino Francisco, Hercilio Nogueira, Ildefonso Flor e o rastejador Batoque. Neste combate é morto o soldado Ildefonso Flor. Dois cangaceiros são capturados, Mão Foveira e Cancão. - Fonte: http://www.recantodasletras.com.br
1925 – 24 de Dezembro (quinta feira), seguiu Lampião para Betânia-PE, conduzindo uma lista de 7 pessoas pertencentes a família dos Nazarenos, residentes em Betânia, para serem mortos. Os irmãos Antônio e João Néo, que estavam trabalhando num motor, descaroçando algodão, foram mortos por Lampião. Fonte: Diversos sites publicaram.
1926 - Ferimento a bala na omoplata, leve, com tratamento caseiro, tendo a ocorrência se dado em Itacuruba, no município de Floresta, PE. -  Fonte: - http://lampiaoaceso.blogspot.com - Ivanildo Alves Silveira
1926 - 06 de Janeiro numa quinta feira), Lampião atacou o lugar Tabuleiro, distrito de Betânia, no Estado de Pernambuco. - Fonte: Diversos sites publicaram.
1926 - Sabino atacou a cidade Triunfo. Assassinaram José Nogueira. E foi construída uma nova cadeia em Vila Bela para prender Lampião. Combate da Serra Grande, em Pernambuco. Lampião enviou uma carta ao Governador de Pernambuco propondo a divisão do Estado, assinando como Governador do Sertão. - Fonte: Diversos sites publicaram.
1926 - Neste ano Cristino Gomes da Silva Cleto tomou a decisão de aliar-se ao bando do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, apelidado Lampião. 
1926 - 4 de Fevereiro, na Fazenda Caraíbas, em Floresta, PE, houve combate entre Lampião com 60 cangaceiros e a força volante do tenente Optato Gueiros com 35 soldados. O tenente Higino Belarmino, o cabo Manoel de Souza Neto e o rastejador Batoque saíram feridos. Foi morto os soldados Aristides Panta, Benedito Bezerra de Vasconcelos, Antônio Benedito Mendes e também 6 cangaceiros de Lampião. - Fontehttp://www.recantodasletras.com.br
1926 - 18 de Fevereiro, Lampião ataca Nazaré do Pico com 50 cabras. No povoado estavam apenas Lúcio Nogueira, Abel Thomaz, Aureliano Nogueira, Manoel Jurubeba, Gomes Jurubeba e João Jurubeba. Depois chegou Odilon Florcom Euclides Flor, Vicente Grande, Manoel Lira, Antônio Capistrano e Quinca Chico. Lampião recuou de com raiva tocou fogo nas fazendas de Euclides, João Flor, Afonso Nogueira e Praxedes Capistrano. Fonte: www.recantodasletras.com.br
1926 - 20 de fevereiro, a Coluna Prestes passa próximo ao povoado de Nazaré com 600 homens, sendo perseguida pela força legalista comandada pelo major Otacílio Fernandes, que ao entrar no povoado, houve troca de tiros por engano com os habitantes de lá. Fonte: www.recantodasletras.com.br
1926 - 23 de Fevereiro,  Lampião ataca a Fazenda Serra Vermelha, em Serra Talhada, PE e Antônio Ferreira mata Zé Alves Nogueira, tio de Zé Saturnino. Zé Nogueira havia sido sequestrado pela Coluna Prestes na passagem da mesma pela região e tinha acabado de chegar em casa cansado da violência sofrida pelos revoltosos e sua morte gerou grande ódio na família Nogueira. Fonte: www.recantodasletras.com.br
1926 – 04 de Março, Lampião chegou ao Juazeiro, atendendo a um convite do vigário Padre Cícero, feito por carta, cuja autenticidade, foi garantida pelo fazendeiro Né da Carnaúba, seu amigo. E em Juazeiro do Norte-CE, recebeu patente de Capitão do Batalhão Patriótico para combater a Coluna Prestes. - Fonte: www.recantodasletras.com.br - facebook - página: governador do sertão virgulino.
1926 – Em 8 de Março, no Rio de Janeiro morreu Floro Bartolomeu da Costa, amigo pessoal de Padre Cícero. Era médico e político, chegando a encarregar o rei do cangaço para combater a Coluna Prestes, - Fonte: http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Floro+Bartolomeu&ltr=f&id_perso=683
1926 - 20 de abril de 1926, Lampião ataca o povoado de Algodões, que se encontrava com os soldados doentes de malária. - Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306
1926 - Num ato de gozação e ciente do seu poder de força contra as polícias do Nordeste, Lampião enviou um telegrama ao Governador de Pernambuco, dizendo que seria governador de uma determinada área do Estado. - Fonte: Diversos sites publicaram.
1926 - Em 07 de Junho, Lampião visita o Povoado Caboclo, no Estado de Alagoas, e matou o senhor José Vieira, proprietário na localidade. 
Fonte: Livro Lampião em Alagoas - Clerisvaldo B. Chagas e Marcello Fausto. 
1926 - Em 3 de Julho Lampião ataca as cidades de Cabrobó, Ouricuri e Parnamirim, todas estas cidades no Estado de Pernambuco. Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306
1926 - 7 de julho, Lampião manda o cangaceiro Sabino Gomes atacar a cidade de Triunfo, PE, saqueando o comercio local. Houve troca de tiros com a policia saindo mortos 2 soldados e o comandante da policia local. Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306
1926 - No meio do ano, através de um fazendeiro amigo, Corisco entrou para o bando de Lampião. - Fonte: Wikipedia
1926 - Manoel Victor ou Manoel Victor Martins ingressou no cangaço. Pertencia a uma família de relativo poder econômico e existe a possibilidade, não comprovada, de ter sido filiado ao Partido Comunista, o que o tornaria o primeiro e único cangaceiro-comunista. Chegou a executar várias missões por ordem de Lampião, na região de Tacaratu-PE (Não comprovado). Participou da batalha da Serra Grande no município de Vila Bela em 26 de Novembro de 1926. No mesmo ano que entrou no cangaço atacou e agrediu dois sobrinhos do Coronel Ângelo da Gia. – Fonte: facebook
1926 - 1º. de Agosto, Lampião com 80 cangaceiros ataca a Fazenda Serra Vermelha, em Serra Talhada, no Estado de Pernambuco. A familia Nogueira composta do major João Alves Nogueira, do seu filho Neneco e dos seus netos Luiz, Dãozinho, Raimundo e Gentil Nogueira combatem saindo morto o cabra Zé Paixão e Antônia, ambos moradores de João Nogueira, este tio-sogro de Zé Saturnino. - Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306
1926 – Em 19 de Agosto, Lampião com 90 homens ataca Tacaratu-Pe, pondo cerco de 12 horas de fogo na casa de Manuel Victor, ferindo-se seu irmão Januário, que vem a perder sua perna. Esse ataque foi por conta de uma questão gerada com Manuel Victor, com membros da tradicional família Faceiro Lima de Tacaratu. - Fonte: Wikipedia
1926 - 26 de Agosto, o cangaceiro Horácio Novaes pede a Lampião para atacar a família Gilo, na Fazenda Tapera, em Floresta, no Estado de Pernambuco, por conta de uma mentira que Horácio soltou para Lampião sobre o patriarca da família. Lampião então mata 12 pessoas da família, e na hora de mostrar uma carta ao patriarca, o mesmo responde que não sabe ler e escrever, sendo morto na mesma hora por Horácio Novaes. Foi aí que Lampião percebe a mentira de Horácio e ele sai do grupo indo embora para o sul do pais. - Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306
1926 – 28 de Agosto aconteceu o cerco à fazenda da família Gilo Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/search/label/Hor%C3%A1cio%20Novaes. - Aderbal Nogueira
1926 - Em Agosto, entrou para o bando de Lampião Cristino Gomes da Silva Cleto, recebendo os apelidos de Diabo Louro, ou então Corisco. Fonte http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=553&Itemid=182
1926 - Em 02 de Setembro, Lampião entra em Cabrobó, no Estado de Pernambuco, com 130 cabras, e foram recebidos pelo Coronel Epaminondas e sua esposa, dona Flora Novais. Fonte: Diversos sites publicaram.
1926 - 6 de Setembro, o rei do cangaço Lampião ataca Parnamirim, no Estado de Pernambuco, e lá foram assassinados   2  soldados. -  Fonte: 
http://www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306

1926 - 16 de Setembro, combate na Fazenda Tigre, em Itacuruba, PE, entre Lampião e o cabo Francisco Liberato. Lampião foi ferido na homoplata e o cangaceiro Moreno no pé. Lampião foi para a Serra da Cunha, em Tacaratu, PE tratar do ferimento. Lá ficou escondido sobre a proteção do rico fazendeiro Ângelo Gomes de Lima, o Anjo da Gia. - Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306
1926 - 28 de Setembro o cangaceiro Sabino ataca Cajazeiras,(PB), teve enorme repercussão na imprensa, pela ousadia da investida contra uma cidade importante para os padrões da época: Fonte: facebook. Página: Governador do Sertão Virgolino. - Cangaceiros Cariri
1926 - 11 de Novembro, houve o combate na Fazenda Favela, em Floresta, no Estado de Pernambuco, entre Lampião e a força volante comandada pelo cabo Manoel de Souza Neto e o sargento Zé Saturnino. A força recuou morrendo 5 soldados, sendo um deles João Gregório Ferraz Neto, da família nazarena. Do lado dos cangaceiros morreram cinco bandidos. Após o combate o capitão Muniz de Farias chegou na fazenda e mandou tocar fogo em tudo por ter raiva do dono da mesma. - Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306
1926 - Em 25 de Novembro, Lampião sequestra o viajante Mineiro Dias e vai até a Serra Grande, em Serra Talhada, - PE. Nessa serra acontece o maior combate entre cangaceiros e a policia. Participam do combate o major Theofanes Ferraz Torres, tenente Higino Belarmino, tenente Sólon Jardim, sargento Arlindo Rocha, cabo Manoel Neto, Euclides Flor e mais 400 homens. Lampião do alto da serra ataca e mata onze policiais e deixa onze feridos entre eles Manoel Neto e Arlindo Rocha. Da parte de  Lampião apenas Antônio Ferreira foi baleado Fonte: www.recantodasletras.com.br
1926 - No dia 26 de Novembro, na Serra Grande, região do oeste pernambucano, distante 25 quilômetros de Flores, Lampião fez um terrível combate. E já tinha enfrentado uma tropa de policiais, sob o comando do tenente Manoel de Souza Neto, onde o início foi às 9 horas da manhã, terminando ao anoitecer. Cerca de 320 policiais atacaram o grupo de Lampião que contava com 80 homens. Teve como saldo 47 soldados mortos e feridos. Um dos comandantes, sargento Arlindo Rocha, ansioso para atacar disse: “Eu hoje quero almoçar é bala.” Acabou levando, durante o combate, um tiro na mandíbula. De fato, almoçou bala... Ficou conhecido posteriormente como “Queixo de Prata”. - Fonte: http://hid0141.blogspot.com.br/2011/01/imagens-do-cangaco.html
1926  -  Em 26 de Novembro o cangaceiro Manoel Victor ou Manoel Victor Martins participou da batalha da Serra Grande no município de Vila Bela. – Fonte: facebook 
1926 – 02 de Dezembro -  Jornal do Commercio - PARAHYBA - Comentando recente encontro da polícia pernambucana com o grupo de Lampião, os jornaes destacam a nova e decidida orientação do actual governo desse Estado, em face do angustioso problema do banditismo que assola largos trechos da região sertaneja. A União de hoje dá conta das providências tomadas pela nossa polícia, reforçando a fronteira a fim de resistir em qualquer emergência.  - Fonte: http://www2.uol.com.br/lampiao
1927 - Era começo de Janeiro morre por acidente Antonio Ferreira irmão de Lampião. quando os facínoras encontravam-se  acoitados na fazenda Poço do Ferro, protegidos pelo coronel Ângelo da Gia. Fonte: http://cariricangaco.blogspot.com.br -  Antonio Amaury
1927 – No início deste, aconselhado por parentes, Isaías Vieira dos Santos, o cangaceiro Zabelê entregou-se à polícia em Serra Talhada pegando 90 anos de prisão. Antes era coiteiro de Lampião, depois do célebre combate em sua fazenda em 12/11/1925, entre a Força Volante e Lampião, Isaias entrou no bando onde participou de alguns combates (Serra Grande, em Serra Talhada e  Fazenda Tapera do Gilo, em Floresta). – Fonte: http://www.blogdeserratalhada.com.br/entrevista-com-zabele-ex-cangaceiro-de-lampiao/
1927 – 11 de Janeiro, Lampião e seus irmãos deram início às grandes invasões no Estado de Alagoas. - Fonte: "Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios do Angico" - Autor Alcino Alves Costa
1927 - No dia 31 de janeiro, Lampião chega com seu grupo no povoado de umbuzeiro, distrito de Monteiro-Pb. Os cangaceiros foram atacados por destacamentos pernambucanos e paraibanos. Um cangaceiro foi morto, uma fuga desesperada com destino ao Ceará apareceu como solução imediata. Segundo um jornal cearense, o grupo teria pernoitado entre Jati e Brejo do Santo. - Fonte: facebook: Página: Governador Do Sertão Virgulino. 
1927 – Em Fevereiro, com 86 homens Lampião apareceu no povoado de Riacho Pequeno, distrito de Belém do São Francisco, no Estado de Pernambuco. - Fonte: facebook Governador do Sertão.
1927 – 03 de Fevereiro, Lampião ataca a fazenda Ipueiras, município de Serrita-PE. Lampião e seus cabras iniciaram o grande tiroteio, com mais rancor, diante da morte de um dos integrantes do grupo. Verdadeira batalha estava sendo travada, entre os Xavier e os Cabras de Lampião, cujos tiros quebraram jarras d´agua, derrubaram paiol e jirau de queijo. Dezinho Xavier, Manoel Neto e Pedro Dama seguraram o fogo de frente, evitando que Lampião chegasse ao terreiro da casa, enquanto esperavam pelo pessoal que estava na Vila de Ipueiras, mas que já vinham ás carreiras para sustentar o fogo. - Fonte: facebook: Página: Governador Do Sertão Virgulino. - http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2013_05_01_archive.html
1927 - 3 de abril, Lampião manda um subgrupo comandado pelo cangaceiro Jararaca atacar a cidade de Carnaíba, PE, assaltando o comércio local. O cangaceiro Zabelê foi preso em Vila Bela. - Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306
1927 – No dia 10 de Maio, Lampião entrou na Paraíba, atacou a cidade de Belém do Rio do Peixe. - Fonte: Diversos sites publicaram
1927 - 10 de Maio, um grupo liderado por Massilon, saqueia a cidade do Apodi. Eles entram pelo Ceará e depois de ameaçarem, surrupiarem e depredarem prédios na pequena cidade oestana. - Fonte:  http://www.isemanadeensinodehistoria.xpg.com.br/arquivos/trabalhos/24.htm
1927 - 11 de Maio deste ano, pela manhã, o grupo de cangaceiros de Lampião roubam o vilarejo de Gavião, atual cidade de Umarizal. O Bando chefiado por Massilon passou ainda pelo vilarejo de Itaú e depois retornaram ao Ceará para o encontro marcado com Lampião. – Fonte: http://www.isemanadeensinodehistoria.xpg.com.br/arquivos/trabalhos/24.htm
1927 - Por volta das 10h do dia 14 de Maio, Lampião visita Pilões, município de São João do Rio do Peixe-PB, (distante 10 km da sede-municipal), onde se demora por algumas horas, a fim de descansar. Debaixo de ordem, servindo de guia, trazia consigo Euclides Vieira (cujo corpo banhava-se em sangue) e Zeca Marcelino, aprisionados nos sítios Formigueiro e Aroeiras, onde residiam. A entrada do povoado, o bando faz alto e os cangaceiros descem de suas montarias cansadas e suadas. Fonte: http://umolharsobresaojoao.blogspot.com.br/2013/05/as-incursoes-de-lampiao-no-municipio-de.html
1927 – Maio - A passagem dos cangaceiros em Alexandria foi desviada propositalmente, a fim de evitar consequências funestas, como em Belém do Rio do Peixe, que atrasou a marcha em mais de um mês. A resistência em Alexandria, organizada pela briosa e destemida família Oliveira, assim como a efetivada em Mossoró, também perfaz referência brilhante à bravura potiguar, embora não tenha havido confronto em razão de Lampião ter ponderado sobre o que o espera em Alexandria. - Fonte - facebook - pág.: Governador do Sertão Virgolino.
1927 - 15 de Maio, Lampião tenta entrar na cidade de Uiraúna, PB, com 35 cabras, sendo repelidos pela força policial comandada pelo tenente Nelson Furtado Leite e mais 14 homens. O combate durou cerca de uma hora, saindo vencedora a força policial que perdeu apenas um soldado. - Fonte: www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306
1927 - No dia 10 de Junho, a marcha de Lampião penetra no município potiguar de Luís Gomes, tendo sua primeira investida contra a Fazenda Nova, localizada no sopé da Serra de Luís Gomes. Adentram o município de Pau dos Ferros, próximo à vila de Vitória (atual Marcelino Vieira). - Fonte: http://www.isemanadeensinodehistoria.xpg.com.br/arquivos/trabalhos/24.htm
1927 - No dia 11 de Junho penetram no município de Martins - no Rio G. do Norte, em Boa Esperança (atual cidade de Antonio Martins). - Fonte: 
http://www.isemanadeensinodehistoria.xpg.com.br/arquivos/trabalhos/24.htm
1927 – Em 11 de Junho, os cangaceiros de Lampião visitaram o "Sítio Cascavel", na zona rural do município de Pilões. - Fonte: http://tokdehistoria.wordpress.com - Rostand Medeiros.
1927 – 11 de Junho, à tardinha Lampião e seu bando chegam no Povoado de Boa Esperança, hoje cidade de Antônio Martins-Rn, cometeram alguns saques, e  prendem alguns moradores, que foram salvos graças a intercessão de um comerciante local, cuja esposa era da família Novais de Floresta-PE, Lampião atendeu ao pedido. – Fonte: Governador Do Sertão Virgulino
1927 – Na manhã de 12 de Junho, na zona rural do município de Umarizal, a Fazenda Campos, foi invadida na manhã pelos cangaceiros. - Fonte: Tok de História - Rostand Medeiros.
1927 – 12 de Junho, à meia noite, Lampião entra em São Sebastião, atual Governador Dix-sept Rosado-Rn, cometeram depredações em casas comerciais e incendiaram automóveis da estrada de ferro, segundo testemunha que vinha no bando (prisioneiro Antônio Gurgel. – Fonte: Governador Do Sertão Virgulino.
1927 – Em 13 de Junho, no Sítio Picada, seis quilômetro da cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, foi invadido pelos cangaceiros de Lampião, e ainda  sequestraram o fazendeiro Azarias Januário de Oliveira. Fonte: http://tokdehistoria.wordpress.com autor Rostand Medeiros
1927 - 13 de Junho Lampião ataca a cidade Mossoró-RN. O bando de Lampião foi dividido em subgrupos comandados por: Sabino Gomes, Massilon Leite, Jararaca e Luiz Pedro. A cidade estava totalmente organizada, tendo à frente o prefeito Rodolfo Fernandes que distribuiu seu pessoal nas 4 torres da cidade, que aquela altura era a segunda maior do estado. Lampião sofreu sua maior derrota. O cangaceiro Jararaca foi preso e enterrado vivo. Mossoró saiu vencedora. Fonte: - http://www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306
1927 - 14 de Junho, o cangaceiro JARARACA - José Leite de Santana – foi preso em Mossoró e justiçado posteriomente.  – Fonte: http://lentescangaceiras.blogspot.com.br/search/label/Lampi%C3%A3o%20Al%C3%A9m%20da%20Vers%C3%A3o%20%20Retifica%C3%A7%C3%A3o%20%28Kydelmir%20Dantas%29 – Autor Kydelmir Dantas.
1927 – Em 15 de Junho com seu resumido grupo, fugidos do ataque frustrado de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, Lampião entra na cidade de Limoeiro do Norte-Ce, recebido pelo juiz municipal Custódio Saraiva. Tiveram uma boa alimentação, e em seguida seguiram com destino ao Serrote do Quixaba. - Fonte: facebook – Página Governador Do Sertão Virgulino.
1927 – 15 de Junho, Lampião e seu grupo posam para a máquina  do fotógrafo Francisco Ribeiro (Chico Ribeiro), que por não ter onde revelá-las levou a máquina até Mossoró, onde o fotógrafo e jornalista José Octávio Pereira, que era dono do Laboratório fotográfico, revelou-as; inclusive assinou nas mesmas. - Fonte: http://lentescangaceiras.blogspot.com.br/search/label/Lampi%C3%A3o%20em%20Limoeiro%20do%20Norte%20%28Kydelmir%20Dantas%29 - Autor: Kydelmir Dantas
1927 - O coronel Antonio Gurgel foi feito de refém, do dia 12 a 25 de junho, sendo libertado apenas no município de Limoeiro do Norte/CE. - Fonte: Diversos sites publicaram. 
1927- Ao passar por Aroeira, Lampião e o bando assaltaram a fazenda do coronel José Lopes, e levaram a esposa deste, D. Maria José Lopes, como refém. Adotou idêntico procedimento em Santana. - Fonte - Diversos site publicaram. 
1927 - Massilon, instigador do assalto a Mossoró, e seu irmão, "Pinga Fogo", desertaram do grupo logo após o ataque, no qual perderam a vida, "Colchete”, e "Jararaca", este último abatido depois de preso. - Fonte: - Diversos sites publicaram.
1927 - 17 de Junho, combate entre Lampião e a Força Volante na Serra da Mucamba, em Jaguaribara, RN. Lampião com 42 homens e a policia com 815 homens comandados pelo major Moisés Leite de Figueiredo, cunhado do major Isaías Arruda, este velho coiteiro de Lampião. Apesar de no combate terem sido mortos somente dois soldados e um saiu ferido, o major Moisés, com grande número de policiais, foi acusado de covarde pelo tenente Joaquim Teixeira de Moura. Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306.
1927 – No dia 18 de Junho, covardemente em Mossoró mataram o pernambucano lá de Buíque José Leite de Santana, o Jararaca. - Fonte: http://jonatasarquivos.blogspot.com
1927 - 25 de Junho, na Serra da Macambira, município de Riacho do Sangue, no qual Lampião, mais um vez, provou a sua invencibilidade. Enfrentando uma força de mais de trezentas praças, sob o comando exclusivo do tenente Manoel Firmo. – Fonte: http://www.icoenoticia.com/2009/05/lampiao-no-municipio-de-aurora.html 
1927 - No dia 28 de junho, Lampião contorna a serra do Pereiro, passando pelas serras vermelhas, Michaela e Bastiões- o Grupo marchava a pé, por veredas e nunca por estradas – tendo a tropa em seu encalço. É ai que Lampião resolve derivar para o lado do cariri e continuar a retirada em direção ao município de Aurora, onde esperava encontrar refúgio no valha Couto do seu “amigo” Isaias Arruda. – Fonte: http://www.icoenoticia.com/2009/05/lampiao-no-municipio-de-aurora.html
1927 - 1º de julho, Lampião com seu grupo estacionava no alto da serra de Várzea Grande no lugar olho d’água das éguas. – Fonte: http://www.icoenoticia.com/2009/05/lampiao-no-municipio-de-aurora.html
1927 - 7 de Julho Lampião em fuga de Mossoró passa um bom tempo na Serra do Coxá, em Milagres, CE. Depois de alguns dias saiu e foi para a casa de Zé Cardoso na Fazenda Ipueiras, em Aurora, CE. Lá, era coito de seu velho amigo Isaías Arruda o que fez Lampião confiar. Chegando nessa fazenda, Lampião almoçou e logo depois o dono ofereceu 8 cabras para participar do bando, o que foi recusado por Lampião desconfiado de traição. Realmente estava combinado entre o major Moisés e seu cunhado Isaías Arruda essa estratégia. Lampião resolve ir embora, sendo atacado pelo major Moisés com 15 soldados. - Fonte: - http://www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306
1927 - 9 de Julho,  Lampião passa pelo Morro Dourado, em Milagres, no Estado do Ceará, rumo à cidade de Santa Inês, no Estado da Paraíba. - Fonte: www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306
1927 - No dia 16 de Outubro, morreu Rodolfo Fernandes de Oliveira Martins, ex-prefeito de Mossoró, no período do ataque do capitão Lampião. Fonte: http://oestenewsblog.blogspot.com.br - Veja o que escreveu este outro site sobre a data da morte do herói ex-prefeito de Mossoró Rodolfo Fernandes de Oliveira Martins - Fonte: 
http://oestenewsblog.blogspot.com.br/2009/04/rodolfo-fernandes.html
1928 - No dia 05 de Janeiro, o cangaceiro Vinte e Dois foi morto pela polícia. Lua Branca, Manoel Toalha, Pedro Miranda, foram baleados e presos. Também no mesmo dia, foram presos os primos: Joaquim Gomes e João Gomes, acusados de coiteiros. Depois de presos, os cinco foram levados a um lugar chamado Alto do Leitão, e sumariamente executados, depois de cavarem as suas próprias sepulturas Todos eram chefiados por Vinte e Dois - Fonte: http://cariricangaco.blogspot.com
1928 - Em janeiro foi preso o cangaceiro “Campinas”, cujo nome era José Soares Santos . Através dele, a polícia conseguiu algumas informações de interesse para os estudiosos do Cangaço. - Fonte: http://cangaconabahia.blogspot.com.br/search?updated-min=2011-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2012-0101T00:00:00-08:00&max-results=26
1928 - 27 de Março, Lampião vai até a Fazenda Batoque, em Jati, no Estado do Ceará, do coiteiro Antônio da Piçarra. A Força de Nazaré entra no Estado cearense. O cangaceiro Sabino Gomes conversava ao pé de uma fogueira quando é atingido na boca por Hercilio Nogueira, dos nazarenos. Lampião bate em retirada, sendo perseguido pela polícia. Posteriormente, não aguentando tanto sofrimento com o ferimento Sabino pede que o matem. Lampião autoriza que Mergulhão o mata com um tiro de misericórdia. - Fonte: http://cariricangaco.blogspot.com 
1928 – 12 de Maio, o rei Lampião reduz o seu grupo a 9 homens, o sertão pernambucano respira agora a liberdade. O povo sertanejo dá graças a Deus por haver o sr. Estácio Coimbra, inspirado nos mais nobres sentimentos, promovido a cruzada do saneamento moral do sertão, em boa hora confiada ao major Theophanes Torres, cuja atuação proveitosa e eficiente na campanha contra o banditismo. – Fonte:
http://cangaconabahia.blogspot.com.br/search?updated-min=2011-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2012-01-01T00:00:00-08:00&max-results=26
1928 - 14 de Maio foi destroçado na Serra do Araripe o grupo do bandido Antonio Souza, pela volante do tenente Aristides Rosa. Morreu na luta o bandido José Pereira, sendo capturado o criminoso Firmino. - Fonte: http://cangaconabahia.blogspot.com.br/2011/12/antonio-souza.html
1928 – 04 de Agosto, na pedra da Estação de Trem de Aurora, o coronel Isaías Arruda foi baleado vindo a falecer 4 dias depois. – Fonte: http://lavrasce.blogspot.com.br/2013/05/consideracoes-sobre-isaias-arruda-o.html
1928 - 21 de Agosto, capitão Lampião atravessa de canoa o Rio São Francisco, entrando no Estado da Bahia, com os cangaceiros Luiz Pedro, Ezequiel Ferreira, Moreno, Virgínio. Moderno e Mergulhão. - Fonte:  http://cariricangaco.blogspot.com

1928 - Em Agosto, devido às grandes perseguições, e com seu grupo de cangaceiro reduzido, Lampião abandona Pernambuco e cruza o Rio São Francisco, passando a agir nos Estados da Bahia e em Sergipe. – Fonte: http://www2.uol.com.br/lampiao/
Esta informação abaixo não bate com as demais.
1928 – 24 de Agosto é misteriosamente assassinado no Estado do Rio Grande do Norte o afamado cangaceiro Chico Pereira – Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2013_05_01_archive.html

1928 - 26 de Agosto, O rei Lampião entra na cidade de Bonfim, no Estado da Bahia. Houve pequeno combate com a força do tenente Manoel Neto. - Fonte: -  http://cariricangaco.blogspot.com
1928 –  21 de Agosto,  o rei Lampião e o pequeno bando  cruzaram o Rio São Francisco, e passam a agir na Bahia e em Sergipe). Fonte: http://www.focadoemvoce.com/resenhas/lampiaonabahia.php
1928 - Lampião dispensou seu bando para poder diminuir as perseguições policiais, e passou seis meses refugiado na fazenda de um coronel, no norte do Sertão da Bahia, onde conheceu vários bandidos e criminosos. Formou um grupo de 100 cangaceiros. - Fonte: Diversos sites publicram.
Veja Esta. Precisa a confirmação qual a correta.
1928 - No dia 28 de Outubro deste ano  foi assassinado  o cangaceiro da cidade de Sousa-PB., Chico Pereira, no KM 177, rodovia BR 226, próximo à cidade de Currais Novos, pelas mãos de uma escolta policial, que tinha no comando  o famigerado então Tenente Joaquim de Moura Fonte: http://honoriodemedeiros.blogspot.com.br/2012/05/morte-do-cangaceiro-chico-pereira.html
1928 – Em 17 de Dezembro, Lampião e seu bando estiveram em Ribeira do Pombal, no Estado da Bahia, onde posaram para foto. - Fonte: http://rdopombal.blogspot.com.br
1928 – 17 de Dezembro Lampião e seu pequeno grupo em solo baiano, mas precisamente na cidade de Ribeira de Pombal. Após sofrer derrota em solo pernambucano e devido as incessantes perseguições sofridas pelas forças policiais volantes deste Estado, Lampião decide atravessar a fronteira e entra na Bahia com o objetivo de renovar o seu grupo de cangaceiros, recrutando novos membros para fortalecer e recomeçar sua saga. – Fonte: Facebook – Página: Geraldo Júnior.
1929 – Em 07 de Janeiro, travou-se o combate de Abóbora, povoado de Juazeiro, no Estado da Bahia, lembrado pela morte de Mergulhão, cujo nome real era Antônio Juvenal da Silva, mas que aparece citado também, na literatura sobre o cangaço como Antônio Rosa. Fonte: facebook - Página: Governador do Sertão Virgulino
1929 - 07 de Janeiro foi morto Antônio Juvenal da Silva o cangaceiro "Mergulhão" no combate de Abóbora, povoado de Juazeiro, BA, mas que aparece citado também, na literatura sobre o cangaço como Antônio Rosa. - Fonte: http://cangaconabahia.blogspot.com - Rubens Antonio
1929 - No dia 20 de Fevereiro, Lampião e seus cabras chegam ao povoado de Brejo do Burgo, município de Santo Antônio da Glória, no Estado da Bahia. - Fonte Facebook - página. Governador do Sertão Virgulino.
1929 – O cangaceiro Balão entrou para o cangaço porque os policiais da força do sargento Inocêncio, de Alagoas   mataram o seu pai e um dos seus irmãos. Achavam que eles eram coiteiros de cangaceiros. Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2009/08/cangaceiro-balao-sensacional-entrevista.html
1929 - Entrou para o cangaço do afamado rei Lampião, Antonio dos Santos, que posteriormente ganhou a alcunha de Volta Seca. - Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2009/12/entrevista-de-volta-seca-jornal-o.html
1929 - A visita seguinte a Poço Redondo em 19 de abril, permitiu um encontro de Virgolino Ferreira da Silva, com o padre Artur Passos, Pároco do Porto da Folha, então celebrando missa naquele povoado, como fazia periodicamente. Um diálogo duro, entre o cangaceiro e o padre, marcou a presença do grupo em frente à igreja. - Fonte: Diversos sites publicaram.
1929 – 1º de Março - Carira, no oeste sergipano, vizinho ao sertão baiano, parece ter sido o primeiro ponto da presença de Lampião com seu grupo, em Sergipe. A visita de Lampião a Carira foi rápida, precedida de uma comunicação ao Delegado e indicava uma viagem maior chegando até Frei Paulo. Na madrugada do dia 2 de março, depois de conversar com o povo, dar sua versão de como entrou no cangaço e zombar da Polícia, que chegava nos lugares sempre depois de sua saída, Lampião acompanho de 6 homens, voltou para o interior baiano passando pelas terras do Coronel João Sá, chegando já com 10 homens na Fazenda Capitão, em Jeremoabo. - Fonte: http://www.infonet.com.br/luisantoniobarreto/ler.asp?id=24684
1929 – Em 20 de Abril, o temido rei do cangaço, o Lampião visitou a cidade de Nossa Senhora da Glória, no Estado de Sergipe. - Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com - autor Caio César Santos Gomes
1929 – Em 21 de Abril, Lampião e os cabras estiveram em Ribeiropolis-SE, segundo testemunhas da época, o grupo tirou fotos, distribuiu moedas com as crianças, mais praticou extorsão no valor de 30 contos de reis, e no telégrafo ameaçou atacar Itabaiana e Frei Paulo (mais um blefe do rei do cangaço). Seguiu depois para Alagadiço, tomou estrada para Carira e passou na fazenda Lagoa Comprida de Napoleão Emídio, que lhe deu um conto de reis. - Fonte: facebook - pág.: Governador do Sertão Virgolino.
1929 - No dia 21 de abril Lampião estava em Ribeirópolis, de lá foi para o Pinhão, voltou para Ribeirópolis, foi a Alagadiço, seguindo viagem até chegar a Poço Redondo no dia 29 de Abril, - Fonte: http://www.infonet.com.br/luisantoniobarreto/ler.asp?id=24823
1929 - 22 de Abril no lugar Pinhão, apesar de não cometerem atrocidades, Lampião em companhia de Ponto Fino, Moderno, Corisco, Luis Pedro, Mariano, Arvoredo, Volta Seca, Labareda e Fortaleza, promoveram grande saque. - Fonte: livro "Lampião Assaltos e Morte em Sergipe. - Jornalista Juarez Conrado.
1929 – No dia 22 de Abril, pela manhã, pela primeira vez, o bando de Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião esteve em Pinhão. E somente em 1938 que o bando de cangaceiros retornou a Pinhão. – Fonte: http://www.reinaldopassos.com/noticias_pinhao_2010.htm
1929 - 29 de abril, Lampião chega a Poço Redondo, - Fonte http://www.infonet.com.br/luisantoniobarreto/ler.asp?id=24823
1929 – Em Julho, Lampião invade o Riacho Seco, município de Curaçá-Bahia. O chefe cangaceiro ali encontrou seus velhos inimigos pernambucanos, os irmãos Alcântara e João Candoia, pertencentes a família umbuzeiro. Lampião matou o João Candoia e liberou Alcântara, por ser dono de uma numerosa família. - Fonte: facebook - Página: Governador do sertão Virgolino.
1929 – 04 de Julho ocorreu o massacre de Brejão da Caatinga, em que morreram o cabo Antônio Militão da Silva e os soldados Pedro Santana, Cecílio Benedito, Manoel Luís de França e Leocádio Francisco da Silva. – Fonte:  http://cangaconabahia.blogspot.com.br/search?updated-min=2011-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2012-0101T00:00:00-08:00&max-results=26
1929 – Em 04 Julho, Gato participou do massacre a Brejão da Caatinga (BA), quando quatro soldados e um cabo da polícia baiana foram mortos; - Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2009/10/gato-o-sanguinario-cangaceiro.html 
1929 - No dia 03 de Agosto, Lampião com 15 cabras, esteve no povoado de Icozeira, município de Abaré, no Estado da Bahia. Não houve alteração por parte dos moradores. - Fonte: facebook - pág.: Governador do Sertão Virgolino.
1929 – 20 de Agosto, em um sábado, dia de feira, Lampião entra na Vila de Nova Olinda (nos dias de hoje Olindina, no Estado da Bahia). - Fonte: facebook - Página Governador do Sertão Virgolino.
1929 – 29 de Outubro o volante Mané Véio iniciou sua vida militar. O seu comandante foi o 1º tenente Francisco Moutinho Dourado. 1930, na fazenda Arrasta-pé, município de Santo Antônio da Glória-Ba, Mané Véio teve o seu primeiro batismo de fogo. O 2º combate participaram as volantes do 1º tenente João Macedo, este da BA, e a do sargento Luiz Mariano, Pernambuco. As duas forças tinham um efetivo de 40 homens. Os inimigos um contingente de mais 50 cangaceiros. O combate foi vigoroso e forte. O tenente e o sargento foram baleados. – Fonte: http://cariricangaco.blogspot.com.br/2012/01/mane-veio-o-feroz-da-santa-brigida.html
1929 - 25 de Novembro, Lampião entra em Nossa Senhora das Dores, no Estado de Sergipe. De lá vai de carro até a cidade de Capela, SE. Lá visita o comércio local, assiste um filme no cinema e recolhe dinheiro com os comerciantes locais. - Fonte: www.vlnsistemas.xpg.com.br
1929 – No dia 25 de Novembro, Lampião e seu bando entraram pacificamente na cidade de Capela, no Estado de Sergipe. E mandou um emissário ao intendente Antão Correia de Andrade, irmão do Secretário de Segurança, Herivaldo Correia. Recebeu a visita do próprio intendente, a quem pediu avisar ao major Correia que desejava entrar em paz. Porém se o mesmo não viesse à sua presença, conversar com ele, o faria a bala. Lá, Lampião resolveu pesar a  sua carga. Sem as armas e com os depósitos de água vazios, chegou a 29 quilos. Fonte: http://www.vlnsistemas.xpg.com.br/cangaco.htm
1929 - Em Dezembro deste ano, o cangaceiro Gavião foi abatido. Fonte: http://cangaconabahia.blogspot.com.br/2013/08/o-cranio-de-gaviao.html
1929 - No dia 15 de Dezembro, Lampião esteve na vila de Cumbe, atual cidade de Euclides da Cunha-BA. - Fonte: facebook - pág Governador do Sertão Virgolino.
1929 – 22 de Dezembro, Gato participou do assalto a Queimadas (BA), quando sete praças da polícia baiana foram barbaramente assassinadas. – Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2009/10/gato-o-sanguinario-cangaceiro.html
1929 - 16 de Dezembro, Lampião entra na cidade de Pombal, no Estado da Bahia. - Fonte: www.vlnsistemas.xpg.com.br

1929 - 22 de Dezembro, às 7:00 horas da manhã, Lampião chega ao povoado de Cansanção, também no Estado da Bahia. Os cangaceiros fizeram saques e arrombamentos, mais não chegaram matar ninguém. Pegaram um veículo da IFOCS, e dirigiram-se para Queimadas. Eram 18 homens. - Fonte: facebook - pág.: Governador do Sertão Virgulino. - 
1929 – 22 de Dezembro, pela manhã, passagem de Lampião na Fazenda Angico, no município de Cansanção, no Estado da Bahia. – Fonte: http://www.portaldenoticias.net/ffsantos/?p=584 
1929 - 23 de Dezembro, o rei Lampião invade a cidade de Quijingue, no Estado da Bahia. Lá ele fez um baile e deu dinheiro para o povo. - Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306

1929 - 25 de Dezembro, Lampião ataca a cidade de Mirandela, no Estado da Bahia. A força policial comandada por Francisco Guedes de Assis, repele o ataque travando pequeno combate, onde são mortos os civis Manoel Amaral, Jeremias Dantas e mais um soldado. Nesse combate é ferido o cangaceiro Luiz Pedro. Lampião então entra na cidade e saqueia o comércio local. - Fonte: - recantodasletras.com.br
1929 - Primeiro encontro com Maria Bonita, em Malhada do Caiçara, lá em Santa. Brígida (BA). - Fonte: Diversos sites publicaram.
1929 – Lampião lutou com a polícia de Sergipe.
1929 – Em 25 de Dezembro, o cangaceiro Gato Participou da invasão a Mirandela, distrito de Pombal, onde morreram dois civis e um soldado. – Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2009/10/gato-o-sanguinario-cangaceiro.html
1930 - Com a vitória da revolução, nomeado Interventor Federal em Sergipe o militar revolucionário Augusto Maynard Gomes, todas as garantias foram dadas às populações, até o completo extermínio do cangaceirismo na região. – Fonte: facebook, página: Antonio Corrêa Sobrinho. - http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br
1930 - Ferimento a bala, no quadril, leve, com tratamento caseiro, tendo a ocorrência se dado em Pinhão, na época distrito de Itabaiana, SE. Fonte: - http://lampiaoaceso.blogspot.com - Ivanildo Alves Silveira
1930 – A fazenda Cajueiro pertencente ao Coronel Vicente Ferreira de Figueiredo Porto (1876-1949), políticos de Nossa Senhora das Dores, foi invadida por um grupo de cangaceiros liderado por Zé Sereno, estando à mesma desguarnecida e o coronel na posse de apenas um velho bacamarte. - Fonte: blogdoprojetomemorias.blogspot.com – João Paulo de Araújo Carvalho
1930 - O vaqueiro de nome Domingos Enéas apresentou à Secretaria de Polícia, em Salvador, no Estado da Bahia, um crânio já descarnado, indicando ser daquele que havia sido morto. Se verdade, foi o primeiro crânio de cangaceiro do bando de Lampião a chegar a Salvador. Fonte: http://cangaconabahia.blogspot.com.br/2013/08/o-cranio-de-gaviao.html
1930 - O Governo da Bahia ofereceu uma recompensa de 50 contos de réis, para quem entregasse o famigerado bandido Lampião. - Fonte: Diversos sites publicarma
1930 – O tenente João Bezerra da Silva o matador do rei Lampião foi servindo no 2° Batalhão em Santana do Ipanema somente contra o bando de Lampião - empreendeu onze ações de combate que culminaram em 28 de julho de 1938, com o combate do Angico - Sergipe, em que o levou a concretizar o sonho de todos, de pôr um fim a escalada do terror personificado: Lampião. – Fonte: http://etalasquera.ueuo.com/cangaco/cangtb.htm
1930 – Tem-se uma trégua entre cangaceiros e volantes. Fonte: http://subsolocultural.blogspot.com.br/2012/07/biografia-de lampiao.html
1930 - O coronel João Nunes, Pernambuco, atravessou Alagoas sequestrado pelo rei do  Lampião. - Fonte: livro "Lampião em Alagoas - Autores Clerisvaldo B. Chagas e Marcello Fausto. Peça-o. É um excelente trabalho.
1930 - Lampião visita a fazenda Mandacaru, município de Tucano, vitimando a volante comandada pelo tenente Geminiano José dos Santos, da Bahia, e pelo sargento José de Miranda Matos, ocasião em que morreram estes dois oficiais e sete soldados no combate. - Fonte: http://lampiaoreidocangaco.blogspot.com.br/2010/08/taticas-de-lutas.html
1930 - No dia 26 de Junho de 1930, nas esquinas das Ruas Palma e Nova, no centro rico da cidade de Recife, na "Confeitaria Glória" o advogado João Dantas assassinou o governador João Pessoa. – Fonte: http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2014/06/as-cartas-de-joao-dantas-e-morte-de.html - 
1930 – No dia 26 de Julho, era sábado, em meio aos conflitos da chamada “Guerra de Princesa”, João Pessoa estava na Confeitaria Glória, em Recife, quando foi atingido por dois disparos desfechados pelo advogado paraibano João Duarte Dantas. – Fonte: http://tokdehistoria.com.br/2014/08/02/o-pai-de-ariano-suassuna-quem-foi-joao-suassuna-como-se-deu-a-sua-morte-e-como-este-fato-influenciou-a-vida-e-a-obra-do-seu-filho-ariano/
1930 – 13 de Agosto, nasceu José Alves dos Santos, um suposto filho do rei do cangaço Lampião e Helena, filha de um coiteiro de Lampião. -  O parto foi realizado por dona Lídia, mãe do cangaceiro Zé Sereno. – Fonte: http://dqdnews.blogspot.com.br/2008/12/encontrado-suposto-filho-de-lampio.html - Autor: João de Sousa Lima
1930 - Lídia Pereira da Silva, - companheira do cangaceiro Zé Baiano, incorporou-se ao bando de cangaceiros de Lampião. - Fonte: Diversos sites publicaram.
1930 - Antônio de Engrácias. Cangaceiro garboso, rival de Lampião, foi assassinado pelo próprio irmão, Cirilo. Era considerado um dos dez maiores cangaceiros existentes. Procurar site.
1930 - No dia 17 de Outubro o rei Lampião invade a cidade de Simão Dias, no Estado de Sergipe. Invadiu casas, saqueou o comércio local e humilhou alguns moradores, levando a morte à esposa do latifundiário Martinho Ferreira Matos que estava de resguardo quando foi violentada pelo próprio. - Fonte: Wikipédia
1931 - Não haveria mais um grande grupo. Agora, os companheiros antigos e leais, chefiariam até seis homens, deslocando-se em várias direções ao mesmo tempo, para confundir as volantes e dar maior segurança aos casais, que em breve passariam a ter filhos. Procurar site.
1931 - Em Fevereiro, numa manhã, Lampião leva Maria Bonita para a caatinga, a flor de Santa Brígida. - Fonte: Lampião Além da Versão Mentiras e Mistérios de Angico - Alcino Alves Costa.
1931 – 23 de Abril, tiroteio na Fazenda Touro, povoado Baixa do Boi, no Estado da Bahia, ponto conhecido como Lagoa do Mel, foi abatido Ezequiel Ferreira da Silva, o cangaceiro conhecido por  Ponto Fino, irmão de Lampião. - Fonte: http://cangaconabahia.blogspot.com). - Rubens Antonio.
1931 – No dia 30 de Abril o “SERGIPE JORNAL” anunciava: Lampião, a “praga” do nordeste, novamente em território sergipano, em torno das providências tomadas com o temível salteador. - Fonte: facebook Página: Antônio Corrêa Sobrinho ‎Lampião, Cangaço e Nordeste - http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2014/06/sergipe-jornal-30041931.html
1931 - Otília Teixeira Lima entrou para o cangaço. De Poços, era companheira de "Mariano", depondo que constituíam o bando, naquele momento em que adentrou, Lampião, Mariano, Zé Baiano, Pó Corante, Gato, Bananeira, Volta Secca, Maçarico, Cajueiro, Balisa, Cabo Velho, Nevoeiro, Luís Pedro, Virgínio, Suspeita e Medalha, além de Maria Bonita e algumas mulheres que não indicou os nomes. – Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/search/label/Ana%20de%20Jurema
1931 - 24 de Maio, combate em "Tanque do Touro" entre o bando do capitão Lampião e o tenente Arsênio. Nesse combate, a cangaceira Sérgia Ribeiro da Silva, esposa de Corisco tem um filho que nasce em pleno tiroteio. A criança, de nome Josafá morre dois meses depois. Fonte: http://www.recantodasletras.com.br- O autor não revela o Estado.
1931 – 16 de Julho, João Gomes de Lira (posteriormente tenente) ingressou na Polícia Militar do Estado de Pernambuco, com dezessete anos de idade integrou a volante que tinha como comandante o Cel. Manoel Neto que perseguia Virgolino Ferreira da Silva, o "Lampião". – Fonte: facebook - Página Governador Do Sertão Virgulino.
1931 - 28 de Julho, o Governo da Bahia contrata a Força de Nazaré comandada pelo tenente Manoel de Souza Neto para combater Lampião naquele Estado. Faziam parte daquela força o sargento Davi Jurubeba, Euclides Flor, Manoel Flor, João Gomes de Lira, Pedro Gomes de Lira, Herculano Nogueira, João Cavalcanti, Vicente Grande, Henrique Gregório e Antônio Capistrano, tudo gente do povoado. - Fonte: - Wikipédia
1931 – Após de ser acusado por diversas volantes, Lampião resolveu homiziar-se no Raso de Catarina, nos sertões do Estado da Bahia, onde foi perseguido pelo segundo tenente José Sampaio Macedo. Fonte: http://jornalggn.com.br
1931 - 6 de Setembro, combate na Fazenda Aroeiras, em Glória, no Estado da Bahia, entre Lampião e a força volante do tenente Manoel Neto com 15 soldados. Neste combate acontece episódio épico em um riacho onde Manoel Neto e Corisco ficam frente a frente, tendo o cangaceiro fugido em disparada. Não houve baixas nesse combate. -Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306
1931 - 13 de Novembro,  documento do Padre Cícero concedendo autorização exclusiva ao Sr. Lauro dos Reis Vidal para exibição do filme Juazeiro do Padre Cícero e Aspectos do Ceará. - Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/search/label/Ademar%20Albuquerque
1932 - 5 de janeiro, Lampião invade a cidade de Canindé, em Sergipe. Nesta cidade, violenta várias moças e saqueia o comércio local. - Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/4752306
1932 - Em Janeiro, na fazenda Maranduba-SE, Lampião repetiu o fato militar da Serra Grande, em 1926, ao derrotar uma força militar integrada por bons combatentes contra o cangaço. Lampião encontra-se com 32 cangaceiros. A força do tenente Manoel Neto com 100 soldados vai em perseguição travando grande combate. Na frente da força estava os soldados João Cavalcanti e Hercilio Nogueira que tombaram mortos. Adalgisio Nogueira, irmão de Hercilio Nogueira tentou socorrer e também foi alvejado morrendo no local. Foi o maior combate de Lampião na Bahia. A força recuou com 6 soldados mortos e 12 feridos. Os cangaceiros perderam 3 cabras e um outro que de tão ferido Lampião matou. - Fonte: www.recantodasletras.com.br
1932 – Virgolino Ferreira da Silva, o rei Lampião assassinou na Fazenda Almesca, em Jeremoabo o senhor Manoel Francisco de Brito, conhecido por família Salinas, mais três filhos e três amigos da família. Fonte: http://cariricangaco.blogspot.com.br/2012/02/chacina-da-familia-salinas-e-caravana.html 
1932 – Em Março Horácio Teixeira Junior, o cangaceiro “Bananeira”, foi um dos cangaceiros aprisionados e que sobreviveram ao Cangaço. Conduzido a Salvador. Junto com ele chegaram o cangaceiro “Volta Seca”, Antônio dos Santos, e o coiteiro Manoel Nascimento de Souza. Este evento provocou um verdadeiro alvoroço na cidade, transformando o dia da chegada em verdadeiro feriado local. –Fonte: http://cangaconabahia.blogspot.com.br/search?updated-min=2011-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2012-01-01T00:00:00-08:00&max-results=26
1932 – 13 de Março foi preso na Fazenda do Lago do Mato, em Santo Antonio da Glória, por civis, Antonio dos Santos, o cangaceiro Volta Seca: - Fonte: facebook – Página: Robério Santos
1932 - No dia 14 de julho, Lampião esteve no povoado de Fortaleza de São João, município de Cicero Dantas, no Estado da Bahia. Nessa localidade não houve alteração. Fonte: Facebook Página: Paulo George
1932 - 13 de Setembro nasceu Expedita Ferreira de Oliveira, em Porto da Folha, na Fazenda Exu. É a única filha de Virgolino Ferreira da Silva e de Maria Gomes de Oliveira. Ela nasceu debaixo dum pé de umbuzeiro, na fazenda Exu, de propriedade de Zequinha Tavares, no Estado de Sergipe. Dona Rosinha, moradora dos arredores da fazenda Pedra d’água, foi a parteira. - Fonte: http://pt.wikipedia.org
1932 – Morte do cangaceiro Sabiá. Procurar site.
1932 – Foi assassinada Lídia, ex-esposa de José Aleixo, o José Baiano. Motivo, traição. Ele a matou dando-lhe grandes cacetadas em seu corpo e cabeça, deixando-a irreconhecível. Procurar site
1932 - Aos três do mês de Maio, no Arraial de Várzea da Ema em casa de residência do segundo tenente Antonio Justiniano de Souza, sub delegado de policia, foi interrogado o bandido Esperança, nome verdadeiro (Mamede). Procurar site.
1932 – Corisco assassinou Santo da Fazenda Mandassaia. - Fonte: Lampião Além da Versão Mentiras e Mistérios de Angico - Autor Alcino Alves Costa
1933 – Em Março, em um dos coitos encontravam-se: Esperança, Cocada, Gavião e Pancada. Esperança assassinou o seu companheiro Cocada, na finalidade de ser beneficiado na redução da pena. Fonte - http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/search/label/Esperan%C3%A7a - João de Sousa Lima
1933 – Setembro, um subgrupo do bando de Lampião, composto por 4 cangaceiros e 3 cangaceiras, liderado por Azulão, assolou as regiões de Mairi, Várzea do Poço, Miguel Calmon, Várzea da Roça, Serrolândia, Jacobina. Muitas agressões foram cometidas pelos cangaceiros, especialmente com o uso de palmatórias. – Fonte: http://cangaconabahia.blogspot.com.br/search?updated-min=2011-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2012-01-01T00:00:00-08:00&max-results=26
1933 - Em outubro, o grupo de Azulão foi localizado na Fazenda Lagoa do Lino, e travado um combate, no qual morreram os cangaceiros Azulão, Zabelê e Canjica, e uma cangaceira de nome Maria. Dentre os que escaparam estava o cangaceiro Arvoredo. – Fonte: http://cangaconabahia.blogspot.com.br/search?updated-min=2011-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2012-01-01T00:00:00-08:00&max-results=26
1933 – No dia 25 de Dezembro José Alves de Matos entrou para o cangaço, razão porque o cangaceiro Corisco o apelidou de Vinte e Cinco. – Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2014/06/adeus-vinte-e-cinco.html
1934 – 2 de Janeiro, José Osório Farias, o  Zé Rufino, quem nais matou cangaceiros, adentrou à Força Pública do Estado da Bahia. – Fonte: http://cangaconabahia.blogspot.com.br/2013_09_01_archive.html
1934 - O sergipano Luis José da Silva ou Luis de Maurício, O cangaceiro Azulão III, natural do distrito de Serra da Guia no Poço Redondo, ingressou no cangaço e atuou no grupo do cangaceiro Zé Sereno - Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/search/label/Azul%C3%A3o
1934 – 20 de Julho morreu no Juazeiro do Norte o religioso Padre Cícero Romão, ou Padim Cícero de Juazeiro, aos 90 anos de idade. - Fonte: https://www.google.com.br/#q=morte+do+padre+cicero
1934 – 05 de Agosto, Cirilo de Engrácias foi morto por civis, e a sua cabeça foi decepada e depois recolocada para ser fotografada. - Fonte:
http://portaldocangaco.blogspot.com/2010/11/morte-do-cangaceiro-cirilo-de-engracia.html
1934 - Nasce Antônio Amaury Correia de Araújo em São Paulo, Estado de São Paulo, escreveu, “Assim Morreu Lampião”, proprietário rural na região do Jalapão. Descreve em seu livro, a passagem do Cangaceiro “Sinhô Pereira” e da Cangaceira Aline pela região de São José do Duro (Dianópolis). Intimamente relacionada com eles está a história de “Luis Padre”, primo de Sinhô Pereira, pai do ex-deputado Haghaús Araújo. – Fonte: http://www.dno.com.br/historia.htm
1935 - Em um lugar chamado Curaçá, em uma fazenda, os cangaceiros fizeram forró. É neste forró que por causa de um pote dágua, Ângelo Roque e o capitão Lampião levantaram armas um para o outro. A confusão só parou porque o cangaceiro Moderno, cunhado de Lampião entrou no meio, tentando apaziguar a briga dos dois valentes. - Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com - Autor Ângelo Osmiro
1935 – Em Fevereiro, Brió foi assassinado pelos próprios cangaceiros. Brió era irmão do cangaceiro Demundado. - Fonte: Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico - Alcino Alves Costa
1935 - Em 18 de Março, na madrugada deste dia, Zé Baiano, o Pantera Negra, como era chamado, esteve mais uma vez em Ribeirópollis, promovendo saques e extorsões. - Fonte: Livro Lampião, assaltos e morte em Sergipe - Autor Juarez Conrado.
1935 -  Em 22 de Maio, os cangaceiros Manoel Raymundo Correia, Sebastião Valentim dos Reis, Pedro Vieira da Silva (Alecrim), e Horácio Teixeira Junior (Bananeira) foram soltos e enviados para Ilhéus e Itabuna. Os dois primeiros eram bandoleiros de um Virgilino, bandido de Ituassu, e os dois últimos do celebérrimo Virgolino Ferreira. - Fonte:  http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/search/label/Alecrim
1935 – Em 26 de Junho, Zé Fortaleza, Limoeiro, Suspeita e Medalha, assassinaram Manoel Vitório, e castraram o seu filho Beijo. - Fonte: Livro Lampião em Alagoas - Clerisvaldo B. Chagas e Marcello Fausto.
1935 - 05 de Agosto, - O cangaceiro Cirilo de Engrácias foi morto no Sítio Buenos Aires, município de Mata Grande-AL, por um grupo de civis comandados pelo subdelegado Agripino Feitosa (dentre eles, Cícero Ribeiro, João Henrique e José Inácio) quando juntamente com o companheiro Limoeiro, que escapou ileso, fazia um mandado de Corisco. Fonte: facebook Comunidade (Cangaço.
1935 – Em 29 de Agosto, nasceu na Fazenda Beleza, no Estado de Alagoas, Município de Alagoas, Silvio Bulhões, filho de Corisco e Dadá, herdando o nome do padre que o criou. Fonte: Livro Lampião em Alagoas - Clerisvaldo B. Chagas e Marcello Fausto.  
1935 – Entre os dias 18 e 19 do mês de Setembro,  em Mata Grande, localizada no Estado de Alagoas, foram assassinados os perigosos cangaceiros Fortaleza, Suspeita, Medalha e Limoeiro. Fonte: http://lampiaoacesso.blogspot.com
1936 – Zé Sereno raptou Ilda Ribeiro de Sousa, a Sila. Fonte: Diversos sites publicarma.
1936 – Morreu em combate Neném do Ouro, companheira de Luiz Pedro Cordeiro, ou Luiz Pedro do Retiro. - Fonte: Diversos sites publicaram.
1936 - O libanês Benjamin Abraão, ex-secretário particular de Padre Cícero Romão Batista, fotografa e filme Lampião e seu bando. - Fonte: 
http://hid0141.blogspot.com.br/2011/01/imagens-do-cangaco.html
1936 - Maria Bonita foi ferida em Serrinha do Catimbau, próximo a Garanhuns, no Estado de Pernambuco. - Fonte: Diversos sites publicaram.
1936 - No dia 04 de Maio, na cidade de Jeremoabo, Gérson Pionório e seus irmãos Abdias e Ulisses entraram na volante de Antônio Inácio como contratado. Gérson passou a ser efetivo da polícia no dia 10 de outubro de 1940. - Fonte: http://www.caldeiraodochico.com.br/vive-em-paulo-afonso-o-ultimo-matador-de-cangaceiros - Acervo do escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima.
1936  – Foi assassinado aos 33 anos Virgínio Fortunato da Silva, o cangaceiro Moderno. Ex-cunhado de Lampião, e era companheiro da cangaceira Durvinha. - Fonte: Diversos sites publicaram.
1936 - Maria Bonita adoece e se trata em Propriá, Alagoas, protegida pelo Dr. Hercílio. Fonte: Lampião Além da Versão Mentiras e Mistérios de Angico - Alcino Alves Costa.
1936 Início do ano na Fazenda Floresta, no Estado de Sergipe, aconteceu o encontro de Lampião e Joaquim Resende, deixando as rixas para lá. - Fonte: Lampião Além da Versão Mentiras e Mistérios de Angico - Alcino Alves Costa. 
1936 - Os cangaceiros Diferente, Beija Flor e Coidado assassinaram os tropeiros Manezinho Isidoro, Manoel Casimiro Carlos e Antonio Pedro Caibreiro, que tombam sem vida, em Serra Negra. - Fonte: Lampião Além da Versão Mentiras e Mistérios de Angico - Alcino Alves Costa.
1936 - Em 26 de Junho, em Pão de Açúcar no Estado de Alagoas, os cangaceiros Fortaleza, Suspeita, Medalha e Limoeiro assassinaram Manoel Vitório. Livro "Lampião em Alagoas" Clerisvaldo B. Chagas e Marcello Fausto. 
1936 – 07 de Julho, o bando de Zé Baiano foi eliminado por civis, inclusive ele. Era sobrinho de Antônio e Cirilo, ambos da família dos Engrácias.  Perverso, sádico e tarado, estuprador sistemático. Marcava as pessoas a ferro e usava uma palmatória a que chamava “Boneca de laço e nó”, com a qual aplicava “bolos” nas mãos das pessoas. - Fonte: Lampião Além da Versão Mentiras e Mistérios de Angico - Alcino Alves Costa.
1936 - 28 de Setembro, num tiroteio, Inacinha foi capturada. Gato, que era seu companheiro, acreditava que ela tinha sido levada para Piranhas, em Maceió, e partiu com o objetivo de tirá-la da cadeia. Mas infelizmente o cangaceiro foi baleado, ficando paralítico. - Fonte: - http://fotonahistoria.blogspot.com.br/2012/11/os-cangaceiros-inacinha-e-gato.html
1936 – O tenente Zé Rufino mandou o cabo Artur assassinar Zé Grosso, irmão do cangaceiro Diferente. - Fonte: Diversos sites publicaram.
1936 – Os cangaceiros: Diferente, Beija-Flor e Coidado assassinaram por vingança, os tropeiros: Manezinho Izidório, Miguel Casimiro Carlos e Antonio Pedro Caibreiros. Vingança da morte de Zé Grosso, irmão de Diferente. - Fonte: Lampião Além da Versão mentiras e Mistérios de Angico - Alcino Alves Costa.
1936 – No dia 01 de Outubro, Gato que já estava baleado, faleceu. Este era o companheiro de Inacinha. - Fonte: Diversos sites publicaram.
1936 – No dia 10 de Outubro, morreram em combates: Pavão, Pai Velho, Mariano-esposo de Rosinha, todos, cangaceiros de Lampião. - Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2010/02/terrivel-morte-do-cangaceiro-mariano.html.
1936 – No dia 25 de Outubro, morreu Virgínio Fortunato da Silva (Moderno), em combate com uma pequena volante. Ex-cunhado de Lampião. Procurar site
1937 – Em 11 de Março  cangaceiro Antonio Silvino  ganha a liberdade através de um indulto do presidente Getúlio Vargas, tornando-se o prisioneiro número 1.122, da cela 35, do Raio Leste da antiga Casa de Detenção do Recife, teve comportamento exemplar. Foi solto e não voltou mais ao banditismo. Regenerou-se por total. - Fonte: Wikipedia
1937 – No dia 22 de Abril, na fazenda Arara, Porto da folha, no Estado de  Sergipe, foi assassinado o cangaceiro Zepelim, pelas armas do tenente José Rufino - Fonte: http://www.conexaopenedo.com.br
1937 – 02 de Maio, os cangaceiros ZÉ Sereno, Mané Moreno, Quina-Quina, e Cravo Roxo assassinaram o vaqueiro Torquato José da Silva e seu genro Firmino, por vingança. - Fonte: livro Lampião Além da Versão mentiras e Mistérios de Angico - Alcino Alves Costa.
1937 – Em meados deste ano, antes do combate do Angico, o último grande confronto de Lampião com forças volantes foi o combate da Lagoa do Domingos João, arredores de Canindé do São Francisco (SE), onde fora surpreendido pela volante de Zé Rufino. Desde então, o rei Lampião estava retraído, escondendo-se ora na margem sergipana, ora na margem alagoana do Velho Chico. – Fonte: http://cangaco.com/2012/07/20/o-ultimo-combate-de-lampiao/
1937 – Em 20 de Junho o cangaceiro Manoel Victor ou Manoel Victor Martins foi assassinado no Sítio Brejinho, município de Tacaratu, no Estado de Pernambuco, pela volante comandada pelo Tenente Arlindo Rocha.  – Fonte: facebook
1937 – 22 (terça-feira) – ou 23 quarta-feira de Junho, o cangaceiro Zé Sereno desemboca com mais de vinte cangaceiros, inclusive com mulheres no bando, em território municipal, passando uma noite inteira no lugar Maniçoba, hoje Nossa Senhora Aparecida, em completa farra, - Fonte: livro Saco do Ribeiro de José Gilson dos Santos (página 32) – Facebook – Página: Robério Santos
1937 – 23 de Junho, um subgrupo de Lampião foi eliminado enquanto festejavam dançando na Fazenda Poço da Volta, em Porto da Folha, no Estado de Sergipe. Foram executados pela volante baiana do Sargento Odilon Flor, durante as festas de São João. Foram estes: Mané Moreno, Áurea, sua companheira além do cangaceiro Gorgulho. - Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/search/label/Gorgulho. 
Nota: Segundo o escritor Alcino Alves Costa em seu livro: “Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico" afirma que o cangaceiro assassinado foi o Cravo Rôxo, e não o Gorgulho. Após o ataque  da volante que disimou os cangaceiros, Gorgulho abandonou o cangaço e voltou para a sociedade. 
1937 - 16 de Julho, Lampião volta a Pernambuco pela 12ª vez. e em Cachoeirinha, houve tiroteio, perseguido pelo cabo Miguel. - Fonte: livro "Lampião em Alagoas" - Clerisvaldo B. Chagas e Marcello Fausto.
1937 – Em Agosto, morreu o cangaceiro Pau Ferro. - Fonte: Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico. - Alcino Alves Costa.
1937 – Rosinha, a ex-esposa do cangaceiro Mariano foi assassinada a mando de Lampião. Luiz Pedro participou também da chacina. - Fonte: Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico. - Alcino Alves Costa.
1937 - 06 de Agosto, Em Pão de Açúcar, no Estado de Alagoas, combate e morte do cangaceiro Jararaca III, com a polícia de Alagoas - Fonte: livro "Lampião em Alagoas - Autores Clerisvaldo B. Chagas e Marcello Fausto.
1937 - 03 de Setembro, Cabo Bertoldo chega à Piranhas, no Estado de Alagoas baleado. - Fonte: Clerisvaldo B. Chagas e Marcello Fausto.
1937 – 10 de Outubro nasceu Maria Celeste Medeiros, filha do famoso casal de cangaceiros CORISCO e DADÁ. em uma fazenda chamada Mogiana, no Estado de Alagoas durante uma perseguição policial. - Fonte: http://blogdobamberg.blogspot.com.br/2014/01/maria-celeste-medeiros-filha-do-famoso.html
1937 - 23 de Outubro, um subgrupo de Lampião, comandado por Corisco e Gato atacam violentamente a cidade de Piranhas, AL. O intuito era resgatar a cangaceira Inacinha, companheira de Gato. - Fonte: Wikipedia

1937 - 06 de Novembro foi assassinada em Itabaiana pelo sargento Deluz, no Fogo do Mucambo Eleonor conhecida no mundo do crime por Neném do Ouro, companheira do cangaceiro Luiz Pedro Cordeiro. - Fonte: Facebook – Página: Robério Santos
1937 - Combate na Lagoa do Crauá, no Estado de Sergipe. Este foi o último grande confronto de Lampião antes do combate do Angico, com forças volantes, na Lagoa do Domingos João, arredores de Canindé do São Francisco, onde fora surpreendido pela volante de Zé Rufino. Desde então, Lampião estava retraído, escondendo-se ora na margem sergipana, ora na margem alagoana do Velho Chico. - Acervo  Leandro Cardoso Fernandes. - http://blogdomendesemendes.blogspot.com
1937 - Manoel Dantas Loyola conhecido no mundo do cangaço por Candeeiro, entra para o bando de Lampião, mas ele afirmou que foi por acidente. Acervo do pesquisador e colecionador do cangaço Ivanildo Alves da Silveira. - Fonte: - http://lampiaoaceso.blogspot.com
1937 - 29 de Dezembro, às margens do Rio São Francisco, em Alagoas, tiroteio da polícia com o grupo de Canário I. Ele foi assassinato. - Fonte: livro "Lampião em Alagoas", Clerisvaldo B. Chagas e Marcello Fausto.
1937 - Nesta mesma noite, além de Mané Moreno, sua companheira Áurea, e o cangaceiro Cravo Roxo, o Serapião, lá de Poço Redondo, e filho natural de um senhor chamado Mané Gregório. Fonte: Alcino Alves Costa - http://blogdomendesemendes.blogspot.com
1938 -  As autoridades alagoanas sabiam que os últimos três anos deo rei Lampião foram de idas e vindas às fazendas dos Carvalhos. O Jornal de Notícias da Bahia espalhou pelo nordeste inteiro de que Lampião havia morrido em Janeiro deste ano de tuberculose. – Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/search/label/Antonio%20Caixeiro
1938 - Apesar da grande quantidade de cangaceiros que ele assassinou, José Osório de Farias, o Zé Rufino, ainda era aspirante. – Fonte: http://cangaconabahia.blogspot.com.br/2011_06_01_archive.html 
1938 – No dia 09 ou 10 de Janeiro, morreu o cangaceiro Vulcão. Assassinado pelos próprios companheiros, autorizado por Lampião. - Fonte: Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico. Autor Alcino Alves Costa.
1938 - 20 de Fevereiro, Eleonora, irmã de Aristeia, mais o companheiro Serra Branca e Ameaça líderes de um subgrupo, foram assassinados, e as cabeças decepadas pela polícia. Fonte: www.portaldojulioag1.com
1938  Em 06 de Março foi morto o cangaceiro Vila Nova II, na Fazenda Vieira no Estado de Alagoas. - Fonte: Lampião em Sergipe - Clerisvaldo B. Chagas e Marcello Fausto. 
1938 – No dia 20 de Março, morreu em combate Cícero Garrincha, o cangaceiro Catingueira. Ele era companheiro da cangaceira Aristéia. - Fonte:  http://ahistoriadearisteia.blogspot.com
1938 – Em Abril, foi presa Aristéia, companheira do cangaceiro Catingueira. Fonte: http://ahistoriadearisteia.blogspot.com
1938 – Nasceu no Ceará João Ferreira da Silva, o João Peitudo, como era chamado no Juazeiro. suposto filho de Lampião e Maria Bonita. - Fonte: http://www2.uol.com.br/JC/_2000/2806/cp2806c.htm
1938 - A partir de abril, Lampião começou a preparar o seu espírito, dizendo: “-Viagem pesada! Não sei o que eu vou encontrar pela frente. Mas vamos a chamado de uma pessoa poderosa”. Procurar site.
1938 – Em 09 de Maio foi assassinado Benjamim Abraão Botto, o nosso primeiro repórter de guerra, em uma cidade do interior do Estado de Pernambuco. Era também fotógrafo do afamado capitão  Lampião. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Benjamin_Abrah%C3%A3o_Botto
1938 - 15 de Maio, a cangaceira Aristéia Soares de Lima deu a luz ao filho dela e do Catingueira. O menino ganhou o nome do pai de Aristéia, José Soares. O filho ficou aos cuidados das suas tias. Depois que cresceu, ganhou o mesmo apelido que tinha o seu pai, Catingueira. – Fonte: http://www.joaodesousalima.com/2012/02/cangaceira-aristeia-um-pouco-de-sua.html 
1938 – 05 de Junho (João Marques Correia, o cangaceiro Barreira rendeu-se às autoridades e levou consigo a cabeça do companheiro “Atividade” (morto em Pão de Açúcar, para tentar uma redução de pena. – Fontes: "Guilherme Machado no facebook" – Livro: “Lampião em Alagoas”  - Autores: Clerisvaldo B. Chagas e Marcello Fausto. 
1938 – 05 de Junho foi morto o cangaceiro Atividade, sendo que este era irmão dos cangaceiros Velocidade e Vinte e Cinco. – Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/search/label/Cobra%20Verde).
1938 – 21 de Julho, Cristina, ex-companheira do cangaceiro Português, foi acusada de ter um caso com Jitirana. E foi morta a golpes de facas por Luiz Pedro e outros. Dentro do cangaço, a mulher não podia trair.
1938 - Lampião e seu afamado bando chegam à Grota da Fazenda Angico ao amanhecer - Fontes: http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServletpublicationCode=16&pageCode=1017&textCode=11371&date=currentDate - Livro "Lampião em Sergipe" - Clerisvaldo B. Chagas e Marcello Fausto.
1938 27 de Julho, à tarde, as três volantes (Bezerra, Ferreira de Melo e Aniceto) partiram com a informação dada por Joca Bernardo de que Pedro de Cândido tinha o paradeiro de Lampião. Bezerra manda dois soldados buscarem Pedro em casa. Pedro é trazido. Nega saber do paradeiro de Lampião. O Tenente subjuga-o e arranca uma das unhas de Pedro com a ponta do punhal e “força” sua costela “mindinha” com o cabo do mesmo punhal. Pedro confessa tudo: Lampião está ali perto e ele os levará até ele. Pedem para irem buscar seu irmão, Durval Rodrigues Rosa, pois ele sozinho teria dificuldade de guiar as três volantes. Durval, pego de surpresa, é, então, incorporado à tropa. – Fonte: http://cangaco.com/2012/07/20/o-ultimo-combate-de-lampiao/
1938 - 27 de Julho, à noite, Maria, Sila e Dulce sentaram-se no alto de uma pedra para fumarem. Maria botou para fora a raiva que estava de Lampião e as três conversaram bastante, inclusive sobre o que aconteceria se fossem presas. Maria dizendo que se fosse presa por uma volante baiana não teria muitos problemas, pois tinha primos que sentaram praça. Cila, por sua vez, disse que preferia as volantes de Sergipe. Em determinado momento, Cila chama a atenção das amigas para uma luz que acendia e apagava ao longe. “-Não será luz de pilha (lanterna)”, perguntou?. Maria, que era a mais experiente, não deu bola e disse que era vagalume. Ledo engano. Era a tropa que avançava. – Fonte: http://cangaco.com/2012/07/20/o-ultimo-combate-de-lampiao - Por Leandro Cardoso Fernandes
1938 – 27 de Julho aproximadamente até às 18 horas da noite, o coiteiro de Lampião, o Manoel Félix permaneceu no Angico, de onde saiu com a recomendação feita por Lampião para retornar no dia imediato, madrugada ainda, pois eles teriam que viajar, tudo indicando que, como das vezes anteriores, a última das quais na Fazenda Santa Filomena, distante duas léguas da sede de Poço Redondo/SE, iria receber 50 ou 100 mil reis de gratificação, pelos serviços que prestou. – Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2009/11/perolas-delirios-literarios-ou-seu-doto.html
1938 - Na noite do dia 27 de julho, Lampião chamou o bando e disse-lhe: “- Olha, eu vou embora amanhã cedo. Quem quiser ir comigo vai, quem não quiser, fica. Eu não posso mais ficar aqui. Já estou na iminência de matar até meus amigos. Para Pernambuco nem se fala que eu tenho inimigo até demais. Mas em Minas e Goiás eu não tenho”. Fonte: vídeo da laser vídeo do cineasta Aderbal Nogueira.
1938 - 28 de Julho foi assassinado o soldado da volante que assassinou Virgolino Ferreira da Silva, o Adrião Pedro de Souza. - Fonte: livro "A Outra Face do Cangaço". Autor Antonio Vilela de Souza.
1938 – Em 28 de Julho, o cangaceiro Azulão III estava em Angico e escapou do fogo, entregou-se a polícia na cidade de Jeremoabo em Outubro de 1938. Condenado a 30 anos de prisão cumpriu 19, anos. Foi indultado em 6 de novembro de 1957 aos 68 anos. - Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/search/label/Azul%C3%A3o
1938 – O cangaceiro pontaria foi assassinado pela volante de Alagoas. Fonte: http://www.terceirobpm.com.br/p/ten-joao-bezerra.html
1938 – Na madrugada de 28 de Julho, numa emboscada na Fazenda Angico, no Estado de Sergipe, mataram: Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião,  Quinta Feira, Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita, Luiz Pedro, Mergulhão, Alecrim, Enedina, Moeda, Elétrico, Colchete, Macela e o soldado Adrião. Fonte: Diversos sites publicaram a chacina dos cangaceiros na Grota do Angico na madrugada de 28 de Julho de 1938
1938 – Depois do combate de Angico, segundo Balão, quando cedeu entrevista à Revista Realidade/1973, os facínoras: Cruzeiro, Amoroso, Zé de Vera, foram mortos pela volante do Sargento Zé Luiz. - Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2009/08/cangaceiro-balao-sensacional-entrevista.html
1938 - Foi anunciado que passaria no cine Moderno, o filme sobre Lampião feito por Benjamim Abraão. O DIP apreendeu e censurou o filme, impedindo sua exposição. Somente em 1954 é que foi apresentado no Rio de Janeiro, mas com muitos cortes, feito pela censura. Fonte: http://coisadecearense.blogspot.com.br/2010/04/lampiao-o-rei-do-cangaco.html
1938 - 3 de Agosto, revoltado com o assassinato dos seus chefes Lampião e Maria Bonita, Corisco matou 6 pessoas na Fazenda Patos, em Piranhas, no Estado de Alagoas, inclusive o seu coiteiro Domingos Ventura, responsabilizando-o pela a entrega às volantes policiais, quando estes chacinaram 11 cangaceiros, em Angico, na madrugada de 28 de Julho deste ano. Fonte: Livro: Lampião assaltos e morte em Sergipe - Juarez Conrado.
1938 – 12 de Outubro deste ano, as entregas de cangaceiros tiveram início com o aparecimento espontâneo de cangaceiros, que se apresentaram, quando de uma pregação dos freis capuchinhos Francisco e Agostinho de Loro Piceno, em terras de Jeremoabo. – Fonte: http://cangaconabahia.blogspot.com.br/2014/05/1938-uma-entrega-de-cangaceiros.html 
1938 – Em Outubro, o facínora Penedinho matou o cangaceiro Canário, porque se recusou a se render. Penedinho apresentou-se à polícia levando a cabeça do cangaceiro Canário, que era seu chefe. – Fonte – http://cangaconabahia.blogspot.com - Rubens Antonio.
1938 – Em 20 de Outubro deste ano, um grupo de cangaceiros chefiado por Zé Sereno entregou-se às autoridades policiais. – Fonte: http://cangaconabahia.blogspot.com.br/2014/05/1938-uma-entrega-de-cangaceiros.html
1938 - Em Novembro - Chegam de Jeremoabo os cangaceiros entregues. alguns já em trajes civis... outros ainda "cangaceirados"... São eles: Zé Sereno, Criança, Balão, Jurity, Novo Tempo, Pernambucano, Laranjeira, Candeeiro, Ponto Fino II, Quina-quina, Marinheiro, Cacheado, Beija-Flor, Devoção, Borboleta, Chá Preto, Penedinho, Cuidado, Azulão. - Fonte: http://cangaconabahia.blogspot.com.br/2011_06_01_archive.html
1938 – 9 de Novembro, Jornal de Alagoas perguntava: “- Quem era o bandido que não foi identificado no sucesso de Angico. Quando a força policial sob o comando geral do capitão João Bezerra, no feliz reencontro de “Angicos”, fulminou o facínora “Lampeão” e os mais temíveis de seus asseclas, um dos cangaceiros não fora identificado. Surgiram até comentários em torno do bandido desconhecido, pensando algumas pessoas que se tratasse de um aventureiro que houvesse se incorporado ao grupo sanguinário do “Rei do Cangaço”. Assim, por muito tempo ficou constituindo uma interrogação a identidade do mesmo. Entretanto, agora, chegam ao nosso conhecimento informações a respeito do famigerado desconhecido, enfim sua identificação. Fonte: facebook - Página: Paulo George‎ Cangaço Paraiba – publicado no: http://blogdomendesemendes.blogspot.com
1938 – Em Novembro, o cangaceiro Vinte e Cinco entrega-se às autoridades junto com outros cangaceiros. Ficou preso durante quatro anos em Maceió. Era de uma família numerosa, sendo oito irmãos e seis irmãs. Do segundo casamento do seu pai nasceram mais cinco homens e três mulheres. Teve vários primos e sobrinhos com ele no cangaço, tais como: "Santa Cruz", "Pavão", "Chumbinho", "Ventania" e "Azulão 3". No dia que entrou para o bando de Corisco o seu sobrinho Santa Cruz era aceito no grupo de Mariano. Por conta de uma discussão com a cangaceira Dadá saiu do grupo de Corisco para o grupo de Lampião. – Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2014/06/adeus-vinte-e-cinco.html 
1938 - 24 de Dezembro no Estado da Bahia os bandidos José Francisco dos Santos, mais conhecido pela alcunha de “Cajazeira” e Manoel Nascimento, mais conhecido pela alcunha de “Diferente”, entregaram-se à Policia Baiana na Serra Negra, perto do Estado de Sergipe, – Fonte: http://cangaconabahia.blogspot.com.br http://historiaparasecontar.blogspot.com.br/2012_07_01_archive.html
1939 - Francelino José Nunes, o Português e a sua companheira Quitéria, entregaram-se às autoridades policiais. (Este Português não era o Português Moita Brava. Procurar site 
1939 – Borboleta, Juriti e Maria, sua companheira, foram liberados pelo capitão Aníbal Vicente Ferreira. - Fonte: Livro "Lampião Além da Versão Mentiras e Mistérios de Angico - Alcino Alves Costa.
1939 - O grupo do cangaceiro Pancada se entregou à prisão em Santana de Ipanema, no Estado de Alagoas.  Foram eles: Cobra Verde, Vinte e Cinco, Peitica, Maria Jovina, Pancada, Vila Nova, Santa Cruz e Barreira. Este último não pertencia ao grupo de Pancada. - Fonte: Diversos sites publicaram.
1939 - Em Outubro, durante um duro combate contra três volantes, na fazenda Lagoa da Serra, no estado de  Sergipe, Corisco foi ferido e nunca mais se recuperou: - Fonte: http://basilio.fundaj.gov.br - http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=553&Itemid=182
1939 - Em 22 de Dezembro, João Bezerra recebeu do interventor federal em Alagoas, um prêmio instituído referente à coluna que extinguiu “Lampião”, assim distribuído: pelos Estado de Alagoas – 5:000$000 (Cinco contos de réis), pelo estado da Bahia – 20:000$000 (Vinte contos de réis), somando ao todo 25:000$000 (Vinte e cinco contos de réis). Conforme Boletim nº 289, da Polícia Militar de Alagoas. – Fonte: http://www.terceirobpm.com.br/p/ten-joao-bezerra.html 
1940 - Era o mês de Maio. Corisco dissolveu o bando, ficando apenas na companhia de Dadá, Rio Branco e Florência, sua companheira. Fonte: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=553&Itemid=182
1940 - O Ângelo Roque, o cangaceiro Labareda entregou-se à Polícia no início do mês de Abril, e ainda viveu muitos e muitos anos. - Fonte: http://tokdehistoria.wordpress.com - Rostand Medeiros. 
1940 – No dia 02 de Fevereiro, Moreno e Durvalina abandonaram o cangaço em busca de uma vida tranquila. - Fonte: Diversos sites publicaram.
1940 – No dia 25 de Maio, a volante de Zé Rufino assassinou o cangaceiro Diabo Loiro, na fazenda Cavaco, em Brotas de Macaúbas, na Bahia. Dadá foi ferida e presa. Finalmente Chegou  o fim do assombroso movimento de cangaceiros pelo nosso sofrido sertão brasileiro- Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/praticapedagogica/ultima-peleja-diabo-loiro-426693.shtml  
1940 - Os cangaceiros Patativa, Jandaia e Deus-te-guie se entregaram com as suas companheiras às autoridades nordestina. - Fonte: - Acervo do professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio.
1940 – Em Junho foi preso o cangaceiro Fuxico ou Mexerico foi preso na Fazenda Riacho de Areia, e levado para Salvador, Bahia. – Fonte: http://cangaconabahia.blogspot.com.br/search?updated-min=2011-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2012-01-01T00:00:00-08:00&max-results=26
1940 - 17 de Junho, em Poço Redondo, no Estado de Sergipe, nasceu uma criança que viria a se tornar a mais exponencial figura do Sertão Sergipano, em termos literários, Alcino Alves da Costa. – Fonte: http://cariricangaco.blogspot.com.br/2014/06/feliz-aniversario-alcino.html.
1941 – 22 de Agosto morreu o coiteiro Pedro de Cândido, possível entregador de Lampião às volantes policiais, depois de torturado. Há quem diga que Pedro de Cândido foi assassinado em Piranhas por um deficiente mental que o confundiu com um lobisomem. - Fonte: http://cariricangaco.blogspot.com.br/2014/01/o-lobisomem-e-o-coiteiro-de-lampiao.html 
1941 - Manoel Pereira de Azevedo, o Juriti, três anos depois da morte de Lampião, foi covardemente queimado, tendo sido o seu matador, o Sargento Deluz - Fonte: Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico - Autor Alcino Alves Costa.
1942 - Quinze anos depois, Isaías Vieira, Zabelê, que antes era coiteiro de Lampião, e agora era cangaceiro, foi libertado da Casa de Detenção do Recife. – Fonte: www.lampiaoaceso.com.br
1944 – 28 de Julho morreu o cangaceiro Rifle de Ouro, Antonio Silvino, aos 69 anos, na cidade de Campina Grande, em casa de uma prima Teodolina Cavalcante, localizada à Rua Arrojado Lisboa. Fontehttp://cgretalhos.blogspot.com
1952 – O sargento Amâncio Ferreira da Silva foi assassinado pelo sogro, cunhados, concunhado, mais Vicente da Mata Grande, Mané Vigia e Cícero Cupira. Fonte: http://cariricangaco.blogspot.com - Alcino Alves Costa.
1952 – 13 de Outubro - Maria José, filha do famoso cangaceiro "Balisa", fez importantes revelações sobre a entrada do pai no cangaço. - Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/search/label/Balisa
1952 - Em 17 de Outubro faleceu o pai adotivo do cangaceiro Corisco, Padre José Bulhões - Fonte: facebook – Página: Kiko Monteiro
1953 - Em 26 de Setembro João Ferreira, irmão de Lampião, informa à Revista "O Cruzeiro" dizendo: "- Não me consta, além de Expedita, tivesse havido qualquer filho da união de Virgolino e Maria Bonita. Se houve, se há, eu nunca soube". Assinado por ele um documento em 19 de Agosto deste ano. - Fonte: facebook Página: Voltaseca Volta - ‎Lampião, Cangaço e Nordeste
1953 - O cangaceiro Volta Seca foi liberado pela justiça, quando já havia completado 20 anos de sofrimento na penitenciária. - Fonte: Diversos sites publicaram.
1954 - Volta Seca teve sua lliberação definitiva da prisão - Fonte: http://blogdomendesemendes.blogspot.com
1955 – Em 04 de Outubro (já coronel, último posto da carreira de polícia militar), João Ferreira da Silva, o matador de Lampião e foi para a reserva. Daí em diante, dedicou-se à agricultura e à pecuária. – Fonte: http://etalasquera.ueuo.com/cangaco/cangtb.htm
1957 – Inacinha, companheira de Gato, faleceu, vítima de câncer. - Fonte: Diversos sites publicaram
1957 –  06 de Novembro, o  sergipano Luis José da Silva ou Luis de Maurício, o cangaceiro Azulão III, natural do distrito de Serra da Guia Poço Redondo ganhou liberdade e já contava 68 anos de vida. Fonte:  http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/search/label/Azul%C3%A3o
1961 – 19 de Fevereiro, Zé de Julião foi encontrado morto. Assassinado nas terras do seu Poço Redondo, no Estado de Sergipe. Fonte: Lampião Além da Versão Mentiras e Mistérios de Angico - Alcino Alves Costa.
1962 - 19 de Março, passados pouco mais de 20 anos do fim do cangaço o jornal Ultima Hora do Rio de Janeiro noticiava a morte de outro pássaro inquieto. A matéria é um tanto intrigante, evidente que as informações foram fornecidas por familiares, talvez pelo ex cangaceiro em matéria anterior. Acontece que a reportagem afirma que João Balbino Pereira ou se preferir João Ferreira Filho, 55 anos, teria entrado para o bando de Lampião em "1930" permaneceu por "cinco anos" tendo sobrevivido ao massacre de Angico... como ??? Será que a redação queria se referir à década de 30 ao invés do ano de 30? – Fonte:
http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/search/label/Azul%C3%A3o
1964 – Morreu Maria Joaquina Conceição de Oliveira, a mãe de Maria Bonita. Sofreu uma picada de cobra, não resistindo ao envenenamento, veio a falecer. - Fonte: Não encontrei a data do seu falecimento, mas existe em um site
1965 - 05 de Março,  faleceu José Gomes de Oliveira, Zé Felipe, pai de Maria Bonita. – Fonte: http://tokdehistoria.com.br/tag/ze-de-nenem
1969 – 06 de Fevereiro, o corpo de Corisco saiu do Museu Nina Rebouças, e foi enterrado em Jeremoabo, na Bahia. - Fonte: http://coisadecearense.blogspot.com.br/2010/04/lampiao-o-rei-do-cangaco.html
1969 – 20 de Fevereiro faleceu  na cidade de Jeremoabo, José Osório de Farias, o afamado coronel Zé Rufino, o homem que mais matou cangaceiros, vitimado por infarto no miocárdio, insuficiência cardíaca congestiva.   Fonte: http://cangaconabahia.blogspot.com.br/2013_09_01_archive.html - http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2009/08/ze-rufino-em-entrevista.html
1969 – No dia 18 de Março, no Rio de Janeiro faleceu Eronides Ferreira de Carvalho, ex-amigo do sanguinário, perverso e afamdo  rei  Lampião  – Fonte: http://miltonbarboza.blogspot.com.br/2009/10/centenario-de eronides-de-carvalho_22.html
1970 – 04 de Dezembro, na cidade de Garanhuns, no Estado de Pernambuco, vitimado por um derrame [aos 72 anos de idade], faleceu o matador de Lampião  o coronel João Bezerra da Silva. – Fonte: http://etalasquera.ueuo.com/cangaco/cangtb.htm
1971 - Sinhô Pereira visitou Serra Talhada, antiga Vila Bela, para reencontrar parentes e amigos. O cangaceiro foi entrevistado pelo seu parente Luiz Lorena.  Fonte: Acervo do pesquisador Ivanildo Alves da Silveira. - http://cariricangaco.blogspot.com
1971 – Morreu José Miguel da Silva, (Zé de Neném) sapateiro e ex-esposo de Maria Bonita, na cidade paulista de Nova Andradina. - Fonte: Diversos sites publicara
1971 – No dia 28 de Julho, em entrevista ao Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, caderno Anexo, recor­dando a tragédia de Angico, o cangaceiro Zé Sereno disse que Lampião morreu envenenado. – Fonte: http://blogsolvermelho.blogspot.com.br
1972 – Morreu o Sinhô Pereira em Lagoa Grande, Minas Gerais, deixando para trás uma vida e uma história marcada de angústia, dores e vontade de viver feliz com sua família e amigos. Não encontrei o dia e mês de sua morte. - Fonte: pt.wikipedia.org. - www.piracuruca.com
1973 - Em Novembro a Revista Realidade entrevistou o cangaceiro Balão. Fonte:  - http://lampiaoaceso.blogspot.com - Acervo do pesquisador e colecionador do cangaço Dr. Ivanildo Alves Silveira.
1975 - No dia 19 de Novembro deste ano  a Revista Veja publicou o seguinte título: "Encontraram o ex cangaceiro Curió" – Fonte: -http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/search/label/Curi%C3%B3
1978 – Em 10 de Janeiro, faleceu Isaías Vieira, o cangaceiro Zabelê, há exatos 36 anos. - Fonte: www.lampiaoaceso.com.br
1979 - 03 de Novembro faleceu Manoel de Souza Neto na cidade de Recife. Foi um coronel da polícia militar do Estado de  Pernambuco e era um grande ex-combatente do movimento social dos cangaço. – Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Manoel_de_Souza_Neto
1980 – 21 de Dezembro faleceu em Irerêmno Estado da Paraíba (antiga Patos de Princesa) Marcolino Diniz aos 86 anos  -  Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2008_11_01_archive.html
1981 - 16 de Fevereiro, morre o ex-cangaceiro Zé Sereno, no Hospital Municipal de São Paulo. Ele era companheiro da cangaceira Sila - Fonte: http://portaldocangaco.blogspot.com
1981 - 05 de Setembro faleceu  José Alves de Barros, o Zé Saturnino, aos 87 anos, o inimigo número “1” da família Ferreira. – Fonte: facebook - Página: Paulo George
1981 - 02 de Novembro faleceu de morte natural, na cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte, Antonio Luiz Tavares, o ex-cangaceiro "Asa Branca". Ele fazia parte do bando de cangaceiros do rei Lampião. -Fonte: http://blogdomendesemendes.blogspot.com
1983 – Faleceu em São Paulo o cangaceiro Moita Brava, com "114" anos. Entrou para o cangaço sob as ordens de Corisco que o batizou com esse apelido. Além do subgrupo do "diabo Loiro" transitou entre os bandos de Ângelo Roque e o do próprio Lampião. Era irmão do cangaceiro José Alves dos Santos, vulgo “Carrasco”. - Fonte http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2013/04/cangaceiros.html
1989 -  Em 02 de Agosto, morre o pernambucano, o rei do baião Luiz Gonzaga do Nascimento. - Fonte: Wikipedia
1991 – No dia 19 de Abril, morreu Severino Garcia dos Santos, o cangaceiro Relâmpago, do bando de Lampião, que chegou ao Rio de Janeiro na década de 40. Morava no bairro da Saúde e morreu aos 84 anos de idade. Relâmpago, que se aposentou como ferreiro da Indústria Naval vangloriava-se que quando vivia no sertão, tinha 12 mulheres e havia matado mais de 20 com Lampião. - Fonte da matéria: Jornal "O Globo" - Ivanildo Alves Silveira - colecionador e pesquisador do cangaço - Natal/RN.
1991 – 07 de Setembro Plebiscito em Serra Talhada, quando a população decidiu que Lampião é herói, com o resultado: 79%  SIM. - Fonte: http://subsolocultural.blogspot.com.br/2012/07/biografia-de-lampiao.html
1992 - Em 13 de Junho morre o ex-cangaceiro Balão, às 9:00 horas de um sábado, em Itaquaquecetuba, São Paulo. Fonte: Diversos sites publicaram.
1993 – 13 de Junho foi fundada a SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, com sede em Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, tendo como fundador e 1º Presidente Paulo Medeiros Gastão. – Fonte: Paulo Medeiros Gastão. 
1994 – Em Fevereiro, morreu em Salvador Sérgia Ribeiro da Silva, a ex-cangaceira Dadá, esposa de Corisco ou o Diabo Loiro. - Fonte: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=553&Itemid=182
1994 - Em setembro, a ex-cangaceira Sila esteve visitando Mossoró, a convite da SBEC, ocasião em que recebeu o título de Sócia-Honorária das mãos do sócio-fundador Raimundo Soares de Brito (professor Raibrito). No ano seguinte, ela lançou seu livro Sila - Memórias de guerra e paz, no Museu Histórico Lauro da Escóssia. - Fonte: www2.uol.com.br/omossoroense
1996 – 12 de Maio faleceu em Osasco – São Paulo -  Amália Gomes de Oliveira, irmã de Maria Bonita. Era conhecida na família como Dondon. O autor informa que ela e seus seis filhos seguiram para a cidade de Osasco, no Estado de São Paulo, aonde veio a falecer em decorrência de um infarto. – Fonte: http://tokdehistoria.com.br/tag/ze-de-nenem
Observem: O local onde faleceu o cangaceiro Volta Seca não bate nestes dois sites abaixo:
1997 -  02 de fevereiro morre de morte natural o cangaceiro Volta Seca, na cidade de Pirapitinga, no Estado de Minas Gerais. Fonte: Acervo do pesquisador e colecionador do cangaço Dr. Ivanildo Alves da Silveira - http://blogdomendesemendes.blogspot.com
1997 - Faleceu em Leopoldina, no Estado de Minas Gerais Antonio dos Santos, o temido cangaceiro Volta Seca do bando de Lampião. Fonte:  - http://blogs.band.com.br/miltonparron/volta-seca-o-mais-jovem-e-o-mais-temido-cangaceiro/ 
1997 – Grande festa foi realizada em Serra Talhada, homenageando os cem anos de nascimento de Virgulino Ferreira da Silva Rei do Cangaço. - Fonte: http://subsolocultural.blogspot.com.br/2012/07/biografia-de-lampiao.html
1997 - Vítor Rodrigues da Silva, o cangaceiro Criança, morreu aos 83 anos, também em São Paulo, no dia 28 de julho, dia em que a tocaia em Angico completou 59 anos.
2000 – No dia 26 de Junho, morreu no Juazeiro do Norte, João Ferreira da Silva, (João Peitudo), suposto filho de Lampião e Maria Bonita. Segundo o site este fato é contestado por Vera, neta de Lampião e Maria Observação Bonita. “O senhor João Peitudo está totalmente enganado. As orelhas furadas foi herança do tempo em que ele viveu com os índios no Maranhão, e não herança do Cangaço. Quem pesquisa o tema sabe que os cangaceiros não marcavam os filhos”. Outro engano apontado por Vera refere-se à data de nascimento. João, Peitudo, segundo ela, nasceu em 1942, “quando meus avós já estavam mortos”. (Fonte - http://www2.uol.com.br/JC/_2000/2806/cp2806c.htm
2001 - Em março o padre Cícero Romão Batista foi escolhido "O Cearense do Século" em votação promovida pela TV Verdes Mares em parceria com a Rede Globo de televisão2. – Fonte: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/padre_cicero.htm
VEJA: DATAS NÃO BATEM
2002 – Ao final de Março, faleceu a ex-cangaceira do grupo de Lampião, aos 92 anos de idade, da cidade de Poço Redondo, no Estado de Sergipe Maria Adília que era companheira do cangaceiro Canário  – Fonte: file:///C:/Users/Manoelle/Downloads/11389-16313-1-PB%20(3).pdf
2002 – Faleceu Nascida Maria Adília de Jesus, a ex-cangaceira Adília, aos 82 anos. Era companheira do cangaceiro Canário. – Fonte: blograngel-sertao.blogspot.com
2003 – Em 09 de Janeiro morreu aos 92 anos o matador de Luiz Pedro, Manoel Marques da Silva ou nome adotado, Euclides Marques da Silva, ou ainda Mané Véio, na cidade de Pires do Rio – no Estado de Goiás, ao lado de sua terceira esposa, a goiana Nori Alves Marques da Silva. Fonte: http://cariricangaco.blogspot.com.br/2012/01/mane-veio-o-feroz-da-santa-brigida_17.html Kiko Monteiro). Informação do Kiko Monteiro no carircangaco.
2005 – 15 de Fevereiro morreu aos 86 anos de idade, Ilda Ribeiro de Sousa, que era companheira do cangaceiro Zé Sereno. - Fonte: http://portaldocangaco.blogspot.com
2007 – Em 05 de Janeiro faleceu João Batista da Costa, mais conhecido em Pinhão como Joãozinho de Danona ou Joaozinho Veneno. Ele era irmão do primeiro prefeito da cidade de Pinhão, o senhor José Emigdio da Costa Filho, mais conhecido como Costinha. – Fonte: http://www.reinaldopassos.com/noticias_pinhao_2010.htm
2007 – Em Maio foi encontrada uma cangaceira, Aristéia Soares de Lima, com 95 anos de idade. - Fonte: Diversos sites publicaram
2008 – 30 de Julho, morreu Jovina Maria da Conceição Souto, (Durvalina). Uma das últimas cangaceiras que restava viva. Esposa de Moreno. - Fonte: http://blogdomendesemendes.blogspot.com
2009 – No dia 22 de Setembro, morreu em São Paulo, aos 79 anos de idade, o ex-pedreiro, Ananias Gomes de Oliveira, irmão da cangaceira Maria Bonita, ou possivelmente filho de Maria Bonita e Lampião. - Fonte: http://g1.globo.com
2010 - No dia 06 de Setembro faleceu aos 100  anos, o cangaceiro Moreno. Era esposo da Durvinha  - Fonte: http://g1.globo.com
2010 - Em 20 de Dezembro, faleceu Antonio Vieira, 98 anos, em Delmiro Gouveia, no Estado de Alagoas. Ele era soldado da volante do grupo do aspirante Francisco Ferreira e lutou ao lado de Elias Marques. Antonio foi um dos primeiros a realizar o cerco a Lampião e seu grupo. - Fonte: 
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/08/morre-aos-98-anos-integrante-da-volante-que-perseguiu-lampiao.html
2011 – 9 de Fevereiro faleceu  em Piranhas, no Estado de Alagoas, o ex-volante Elias Marques Alencar, aos 96 anos; Ele era integrante da volante que matou o rei do cangaço Lampião, em 28 de Julho de 1938, na Grota de Angico, em Poço Redondo, no Estado de Sergipe. - Fonte:  
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/08/morre-aos-98-anos-integrante-da-volante-que-perseguiu-lampiao.html
2011 – 28 de Março faleceu  o fazendeiro Luiz Alves de Barros, o Luiz de Cazuza, na fazenda São Miguel, em Serra Talhada (PE). – Fonte: http://www.blogdeserratalhada.com.br/ha-3-anos-morria-luiz-cazuza-o-sanfoneiro-do-sao-miguel/
2011 – Em 19 de Maio faleceu o escritor e fotógrafo José Geraldo Aguiar aos 59 anos. José Geraldo Aguiar é o homem que afirma que Lampião não morreu em Sergipe, na Grota de Angico, na madrugada de 28 de Julho de 1938, e sim, em 1993, Buritis – Minas Gerais. – Fonte: http://novopernambucolismo.blogspot.com.br/2012/07/as-duas mortes-de-lampiao.html
2011 – 20 de Julho morre José Luis Pereira o "Sinhôzinho", 93 anos, último irmão da cangaceira Lídia, que foi companheira de Zé Baiano. Sinhôzinho residia no povoado Salgadinho, Paulo Afonso, Bahia. Distrito este que fora um dos maiores coitos de Lampião na Bahia. – Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2011/07/morre-o-irmao-da-cangaceira-lidia.html - João de Sousa Lima
2011 - Em 04 de Agosto, faleceu o volante João Gomes de Lira. - Fonte: 
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/08/morre-aos-98-anos-integrante-da-volante-que-perseguiu-lampiao.html
2012 - 28 de Janeiro em uma tarde, sábado, morreu a ex-cangaceira Aristéia Soares de Lima, aos 98 anos, no Hospital Nair Alves de Sousa, em Paulo Afonso (BA). Ela vivia em Delmiro Gouveia (AL) com os filhos. O corpo foi sepultado no Capiá da Igrejinha, em Canapi-Alagoas. Fontes: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/01/aos-98-anos-morre-aristeia-soares-ex-cangaceira-que-vivia-em-alagoas.html - http://cariricangaco.blogspot.com.br/2012_01_01_archive.html
2012 - 10 de Setembro faleceu o coiteiro de Lampião Arlindo Grande, e residia no povoado Várzea, entrada do Raso da Catarina. Foi nessa localidade que ele conheceu Lampião e seu grupo. Ele foi casado com dona Nina, irmã do cangaceiro "Bananeira". Arlindo Grande era um dos maiores vaqueiros da região de Paulo Afonso na Bahia. - Fontes: http://cangaceirosdepauloafonso.blogspot.com.br/2012/09/morreu-arlindo-grande-ex-coiteiro-de.html - Informações do escritor João de Sousa Lima - facebook - Página: Paulo George. - Mas me parece que esta informação pertence ao escritor João de Sousa Lima.
2012 - No dia 1º de Novembro, faleceu em Sergipe o escritor e pesquisador do cangaço Alcino Alves Costa). - Fonte: livro "Todo o Sertão Num Só Coração - Vida e obra de Alcino Alves Costa" - Autor: Rangel Alves da Costa - (filho).
2012 - 10 de Fevereiro, morre em São Paulo Maria Ferreira Queiroz (Dona Mocinha). Era a última irmã do cangaceiro Lampião. – Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/02/dona-mocinha-irma-de-lampiao-morre-em-sp-aos-101-anos.html
2012 - Em Julho Padre Cícero Romão Batista foi eleito um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos" em concurso realizado pelo SBT - Sistema Brasileiro de Televisão com a BBC.3. – Fonte: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/padre_cicero.htm
2013 - No dia 26 de Maio, Silvio Bulhões, fez tributo à memoria de seu pai, Cristino Gomes da Silva Cleto, o Corisco, lançando suas cinzas ao mar de Pajuçara – no Estado de Alagoas, que registramos e postamos em fotografias a partir da gentileza do confrade Geziel Moura. – Fonte: http://cariricangaco.blogspot.com.br/2014/06/tendo-o-mar-por-testemunha-pormanoel.html 
2013 - 24 de Julho, em uma quarta-feira, faleceu Manoel Dantas Loyola (Candeeiro), um dos últimos cangaceiros do bando de Lampião. Fonte: https://tokdehistoria.wordpress.com Rostand Medeiros.
2014 – 29 de Maio faleceu em Floresta, no Estado de Pernambuco aos 101 anos de idade, o ex-soldado de Volante que perseguia Lampião o Manoel Cavalcanti de Souza, O "Neco de Pautilia". – Fonte: http://cariricangaco.blogspot.com.br/2014/06/neco-da-pautilha-porfabricio-lobel.html
2014 - 15 de Junho faleceu em Maceió, no Estado de Alagoas, José Alves de Matos, o afamado e ex-cangaceiro Vinte e Cinco. Fonte: http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2014/06/morre-em-alagoas-ultimo-cangaceiro-de-bando-de-lampiao.html
2014 - 03 de Julho, faleceu em Salvador, no Estado da Bahia, José Moura de Oliveira, conhecido por seu Nôza o homem que viu Lampião assassinar dois soldados em Queimadas, Bahia. - Fonte: http://cangaconabahia.blogspot.com.br/2014/07/seu-noza-jose-moura-de-oliveira.html
2014 - 04 de Julho, José Moura de Oliveira, conhecido por seu "Nôza"o homem que viu o rei Lampião assassinar dois soldados em "Queimadas", no Estado da Bahia,  foi sepultado em Queimadas. - Fonte: http://cangaconabahia.blogspot.com.br/2014/07/seu-noza-jose-moura-de-oliveira.html
2014 – Na madrugada do dia 20 de Agosto o Museu Casa de Maria Bonita foi assaltado. Os ladrões arrombaram a porta principal e roubaram fotos, quadros, livros e objetos antigos. O Museu é um dos Roteiros do Cangaço mais visitado por pesquisadores, escritores, turistas, alunos e jornalistas. – Fonte: http://www.joaodesousalima.com/2014/08/museu-casa-de-maria-bonita-e-assaltado.html?spref=fb
2022  - no dia 11 de dezembro morreu em Campinas, SP, Dulce Meneses, a última cangaceira do bando de Lampião. Ela tinha 97 anos e estava lúcida. Dulce foi raptada pelo Cangaceiro Criança, em 1937, aos 14 anos de idade, sendo obrigada a entrar no bando. Em 28/7/38, ela, o marido e mais 25 cangaceiros conseguiram fugir do ataque da polícia que matou Lampião, Maria Bonita e mais nove bandoleiros na fazenda Angico, às margens do rio São Francisco, município de Poço Redondo, em Sergipe.
https://m.leiaja.com/noticias/2022/12/11/morre-dulce-menezes-ultima-cangaceira-do-bando-de-lampiao/
2014 - 15 de junho faleceu na capital alagoana José Alves de Matos, o ex cangaceiro "25". Aos 97 anos de idade, 'Vinte e cinco' era "oficialmente" o último ex-cangaceiro vivo. Dos remanescentes do cangaço "lampionico" resta apenas Dulce que foi companheira do cangaceiro "Criança". http://lampiaoaceso.blogspot.com/2014/06/adeus-vinte-e cinco.html#:~:text=Morreu%20o%20ultimo%20cangaceiro&text=Faleceu%20hoje%2015%20de%20junho,companheira%20do%20cangaceiro%20%22Crian%C3%A7a%22.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com