Seguidores

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

NOVO LIVRO DO ROBÉRIO SANTOS

Por Robério Santos

Meu novo livro chegando... tô muito ansioso. As ilustrações serão do mestre @ronaldguimaraesart . Muitos me perguntam o tema. Eu te digo: sertão profundo e seus perigos pela ótica de Marca, filha da aristocracia rural que se rebela contra os maus tratos e segue em busca do Padre Cícero para tentar entender os motivos de sua existência.

Chocante né?

Veja se o professor Pereira está credenciado através deste e-mail:

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO COLCHETE QUE MORREU EM MOSSORÓ - PARA SEU JOÃO MANOEL A MORTE DE COLCHETE OCORREU DEVIDO A SUA OUSADIA, QUE ASSIM ELE NARROU.

 Foto e material do escritor Rostand Medeiros

João Manuel Filho – Foto – Francisco Rodrigues.

Disse seu João Manuel Filho:

“Estava aquela luta dos infernos em frente à trincheira de Rodolfo Fernandes. Um tiroteio cruzado, ninguém ia pra frente nem pra trás. Então Colchete decidiu logo resolver a parada. Sacou de um punhal e investiu contra os homens que estavam do outro lado da trincheira. A intenção era “comer” todo mundo no punhal, acabar logo com aquilo. No entanto, quando estava mesmo no meio do pátio da igreja, foi atingido entre os olhos por uma bala”. Morreu instantaneamente, sem apelação”.   

Já sobre de onde partiu o disparo que matou o cangaceiro, Seu João Manoel Filho foi taxativo na resposta a Alexis Gurgel, informando que a bala não poderia ter vindo do alto da igreja de São Vicente, mas da casa de Rodolfo Fernandes, onde estava concentrado o maior número de defensores.

Clique no link abaixo e leia tudo oo que escritor Rostnad Escreveu.

https://tokdehistoria.com.br/2020/09/07/memorias-do-ataque-de-lampiao-a-mossoro-joao-manoel-filho-e-a-trincheira-do-sobradinho/

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

AMOR DE CANGACEIRO

 Por Adauto Silva

https://www.youtube.com/watch?v=9OT_582Gtd0&ab_channel=AdautoSilva

Adauto Silva

Virgínio, Durvinha e Moreno

Música neste vídeo

Saiba mais

Ouça músicas sem anúncios com o YouTube Premium

Música

Mulher Nova, Bonita e Carinhosa, Faz o Homem Gemer Sem Sentir Dor

Artista

Zé Ramalho

Licenciado para o YouTube por

SME (em nome de Sony BMG Music Entertainment); EMI Music Publishing, UNIAO BRASILEIRA DE EDITORAS DE MUSICA - UBEM e 6 associações de direitos musicais

Música

O' Cangaceiro

Artista

Joan Baez

Licenciado para o YouTube por

UMG (em nome de EMI); UMPG Publishing e 4 associações de direitos musicais

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EX-CANGACEIRA ADÍLIA FALANDO DE DELICADO

 Por Aderbal Nogueira - Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=ZTvx9ZmwoD0&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FREI DAMIÃO O SANTO DO NORDESTE

Diário de Pernambuco 

https://www.youtube.com/watch?v=IXX9ILNsTPY

Diario de Pernambuco

Assista ao programa #DiarioDePernambucoTV todo sábado às 10h Jailson da Paz analisa o documentário que resgata a história do capuchinho Frei Damião de Bozzano, que desembarcou no Brasil em 1930 e até o dia em que faleceu, dedicou ao Nordeste sua vida. 

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL: http://bit.ly/multimidiaDP 

FACEBOOK: http://bit.ly/faceDP 

TWITTER: http://bit.ly/twitterDIARIO 

INSTAGRAM: http://bit.ly/instaDP

https://www.youtube.com/watch?v=IXX9ILNsTPY&ab_channel=DiariodePernambuco

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SUPER DOCUMENTARIO SOBRE PADRE CICERO E JUAZEIRO DO NORTE

 J.D PLAY UM CANAL NOSSO

youtube.com/watch?v=sKqQm451tvE

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PARABÉNS, VINGT-UN ROSADO!

 Por Caio César Muniz

Estarei lançando nesta sexta-feira (25), às 19h30 no Teatro Dix-huit Rosado, mais uma obra literária. Desta feita, um cordel ilustrado em homenagem ao centenário do grande Vingt-un Rosado, com quem tive o privilégio de conviver durante os últimos seis anos de sua vida e com quem muito aprendi.

O cordel foi ilustrado pelo mossoroense Brito Silva e foi inteiramente financiado pela Fundação Vingt-un Rosado.

O lançamento seguirá todos os protocolos de segurança quanto à distanciamento e higiene recomendados pelos órgãos de Saúde quanto ao período de pandemia.

Vingt-un foi o nome mais importante da cultura de Mossoró, principalmente para a literatura, reconhecida em todo o país e até nos estrangeiro. Toda e qualquer homenagem ao seu nome, será sempre pequena, mas deixarei a minha humilde contribuição.

https://www.facebook.com/photo?fbid=3243309345786670&set=a.136296816487954

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A FOTO MAIS FAMOSA DOS BEATLES

 O mais famoso grupo musical do mundo

https://www.youtube.com/watch?v=LJfF0ezPMCA

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DADÁ!

Por Indaiá Santos

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COM FREDERICO PERNAMBUCANO DE MELLO EM RECIFE, ENTREGANDO MEU LIVRO “1927 – O CAMINHO DE LAMPIÃO NO RIO GRANDE DO NORTE”

 

Rostand Medeiros – IHGRN

Depois de quase sete meses recluso na minha residência em Natal devido ao atual problema da pandemia, por esses dias eu tive a grata oportunidade de pegar a estrada BR-101 e seguir para Recife, onde visitei o amigo Frederico Pernambucano de Mello.

Como já aconteceu em outras oportunidades e apesar do distanciamento em relação a questão do COVID-19, eu fui muito bem recebido pelo amigo e a conversa foi bastante ampla e excepcional. E só tiramos as máscaras para bater uma chapa e registrar o momento!

Sempre é bom encontrar alguém com amplo conhecimento em determinados temas e mais ainda quando essa pessoa, como é o caso de Frederico, possuí algumas qualidades simples e que parecem faltar nos dias de hoje – Transmitir conhecimentos de forma clara e objetiva, além de escutar com atenção ideias e opiniões. Isso tudo em meio a muita simplicidade, algo que lhe é próprio e normal. Pude aprender mais sobre a História do nosso querido Nordeste.

Na ocasião lhe ofertei um exemplar do meu novo livro “1927 – O Caminho de Lampião no Rio Grande do Norte”. Fiquei muito agradecido pela atenção, respeito e fidalguia dispensada a esse potiguar.

Realmente valeu a viagem!

Segundo o Wikipédia, Frederico Pernambucano de Mello nasceu na cidade do Recife, capital do estado brasileiro de Pernambuco, é Procurador federal aposentado, é formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela tradicional Faculdade de Direito do Recife e em 1988 foi eleito para a Academia Pernambucana de Letras e foi superintendente da Fundação Joaquim Nabuco. Tem entre suas obras Rota Batida: escritos de lazer e de ofício, Guerreiros do sol: o banditismo no Nordeste do Brasil, Quem foi Lampião, A Guerra Total de Canudos, Delmiro Gouveia: desenvolvimento com impulso de preservação ambiental, Guararapes: uma visita às origens da pátria, A tragédia dos blindados: um episódio da Revolução de 30 no Recife, Estrelas de couro: a estética do cangaço, Benjamin Abrahão: Entre Anjos e Cangaceiros, Na trilha do cangaço: o sertão que Lampião pisou, Guerra em Guararapes & outros estudos, Apagando o Lampião: Vida e Morte do Rei do Cangaço.