Seguidores

sábado, 30 de abril de 2016

A RELATIVIDADE DA AUTONOMIA PESSOAL-

Jornalista Rubens Coelho 

Como tudo na vida é relativo, a lei da relatividade existe na natureza e no mundo. Por essa ótica, diremos que o “homem é produto das circunstâncias”. Ou seja, ele não é o que parece ser, mas o que lhe impõem as circunstâncias. É pura arrogância e ignorância, quem diz: “eu sou o dono do meu próprio nariz”. Não é verdade, somos sempre conscientemente, ou não, enredados por normas ou circunstâncias que nos submetem a atitudes subjetivas alheias a nossa vontade. Portanto, a relatividade de nossa liberdade. Por paradoxal que seja, a liberdade de cada um, é proporcional ao entendimento atinente a esse conceito.

Vemos na obra: “A República de Platão”, livro IV, a transcrição de um diálogo, interessante e esclarecedor, sobre o tema aqui contextualizado, entre o filósofo grego Sócrates e seu discípulo Admanto, que transcrevemos: ”Há qualquer coisa de ridículo na expressão “senhor de si mesmo”, pois o senhor é ao mesmo tempo o escravo e este, o senhor, já que em todos se fala de uma só pessoa. Sócrates continua: “segundo ela, segundo creio, que na alma do mesmo homem existe algo que é melhor e algo que é pior, e quando o que por natureza é melhor domina o pior, diz-se que o homem “é senhor de si mesmo”, o que constitui encômio; mas quando, por educação defeituosa ou em resultado de más companhias, o melhor leva desvantagem e é sobrepujado pela força do pior, isto se censura como opróbrio e diz-se do homem em tais condições que é escravo de si mesmo e um intemperante”.

Sócrates nos mostra claramente a relatividade das coisas, ninguém é só virtuosidade nem tão pouco só maldade, nem sabe de tudo e é dono da verdade: “conhece a ti mesmo”, essa frase socratiana mostra de maneira cristalina, as limitações dos nossos conhecimentos sobre nós mesmos.

Na Bíblia, vamos encontrar em Lucas, no capítulo 14 versículos 11, Jesus Cristo em pregação para seus discípulos e a multidão que o acompanhava dizer: Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. Cristo exorta a simplicidade, a não arrogância e a soberba diante das coisas. Pois tudo é relativo.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzagueano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


“O FIM DE VIRGULINO LAMPIÃO” O que disseram os JORNAIS SERGIPANO

Autor Antonio Corrêa Sobrinho

"CORREIO DE ARACAJU" - 28/07/38 - SERÁ VERDADE?

Consta-nos com fundamento que, pela polícia alagoana, comandada pelos tenentes Bezerra e Ferreira, foram mortos, no povoado Angicos, os bandidos LAMPIÃO, ROQUE, LUIZ PEDRO e mais sete cujas cabeças estão expostas na vila alagoana de Piranhas.

O livro “O FIM DE VIRGULINO LAMPIÃO” O que disseram os JORNAIS SERGIPANOS custa 30,00 reais, com frete incluso.

Como adquiri-lo:

Antonio Corrêa Sobrinho
Agência: 4775-9
Conta corrente do Banco do Brasil: N°. 13.780-4

Se você gosta de ler histórias sobre "cangaço" clique no link abaixo:

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVROS DO ESCRITOR LUIZ RUBEN BONFIM Autor Luiz Ruben Bonfim Autor Luiz Ruben Bonfim


Adquira logo o seu através do e-mail acima:


Não deixe de adquirir esta obra. Confira abaixo como adquiri-la.

Lembre-se que se você demorar solicitá-la, poderá ficar sem ela em sua estante. Livros que falam sobre "Cangaço" a demanda é grande, e principalmente, os colecionadores que compram até de dezenas ou mais para suas estantes.

Valor: R$ 40,00 Reais
E-mail para contato:
luiz.ruben54@gmail.com
graf.tech@yahoo.com.br 
Luiz Ruben F. de A. Bonfim
Economista e Turismólogo
Pesquisador do Cangaço e Ferrovia

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br

A IGREJA NUNCA FOI SANTA

*Rangel Alves da Costa

Desde os seus primórdios que a Igreja vem sendo perdoada nos seus erros, nos seus abusos, na sua cumplicidade e conivência. Quando não totalmente perdoada, simplesmente tratada com um respeito não proporcional aos agravos cometidos. Trata-se de uma instituição e não de um céu, trata-se de uma entidade formada por pessoas e não por anjos e santos. As divindades que lhes servem de escudo certamente não comungariam com algumas de suas práticas. Oremos.

A História testemunha o quanto a Igreja impôs, perseguiu e matou. É a guardiã dos ensinamentos sagrados sobre a terra, mas tantas vezes se distanciou da santidade quando o assunto era a defesa de seus próprios interesses e de seus comandantes. A Santa Inquisição e As Cruzadas, dentre outros acontecidos, não deixam mentir. Em nome e por ordem da Igreja muita vida foi ceifada por navalha afiada e muita gente abrasou na fogueira inquisitorial. Existe o mal em nome da boa causa?

Quantas e quantas vezes a Igreja vendeu, por valores inestimáveis, seu assento papal a integrantes de famílias romanas? Alguns papas, mesmo sem jamais terem sido sequer coroinhas, simplesmente foram levados ao altar de Pedro. E tudo por conveniência econômica, por lucratividade, por interesse de alguns de seus membros. Ora, uma instituição que vendia indulgência, algo como uma carta de remissão de pecados, hoje em dia nada pode dizer das vergonhosas práticas de pastores de outras igrejas.

Como já dizia o outro, a verdade é que a igreja nunca foi santa. Até mesmo a Bíblia afeiçoa-se a uma imposição desrespeitosa a outros textos sagrados. Muitos evangelhos foram simplesmente ignorados ou mandados à fogueira simplesmente porque não se amoldavam aos preceitos defendidos pela sua cúpula. Livros ignorados dão conta de outra vida de Jesus, mais humanizada, mais presente no mundano. Maria Madalena se apresenta como mulher importante e influente na nascente religião, e que, talvez, tivesse tido um relacionamento mais íntimo com Jesus. Mas isso pareceu não possuir interesse algum para a Igreja.


Indubitavelmente que Igreja é, no mínimo, contraditória. E se contradiz em atos, palavras e ações. Ora, prega a caridade, a humildade, o voto de pobreza, a vida na mais singela simplicidade, mas se compraz em adornos, em luxos, em ostentações. Nos evangelhos não consta que os apóstolos pregavam com vestimentas adornadas, suntuosas, bordadas a ouro. O próprio Cristo negou que a palavra fosse menor que a ostentação para poder ser ouvido. Não se admite, pois, que se pratique o que tanto se combate.

O Vaticano, por exemplo, possui riqueza inigualável. Talvez não haja outro palácio no mundo que guarde tantas e valiosas preciosidades. São coroas, joias, relicários, adornos, tudo em ouro maciço ou ornadas das pedras mais preciosas. São quadros, estátuas, desenhos, esculturas, manuscritos, cujo valor se tem como inestimável. Logicamente que nada disso está à venda ou possa ser vendido, pois da Igreja e não de qualquer papa, mas tal suntuosidade já demonstra a grandeza material que possui.

Mas, para o mundo exterior e perante os fiéis, o materialismo é pregado como verdadeiro pecado original. Sem falar no Banco do Vaticano (Instituto para as Obras de Religião), em cujos cofres há tanto dinheiro que nem os escândalos envolvendo o seu nome diminuiu o seu poder. Atualmente, é terminantemente proibido divulgar quanto dinheiro o banco possui e quanto coloca em circulação. Algo muito estranho para uma instituição religiosa e que administra as contas dos principais clérigos.

E há um erro gravíssimo continuando sendo praticado pela Igreja, mas que, historicamente, apenas palavras e promessas, mas poucas ações efetivas procuram resolvê-lo. Diz respeito à pedofilia. Ao impor voto de castidade aos religiosos, impedindo o casamento dos sacerdotes, acabou cerceando uma sexualidade que não se apaga por ordenamento algum. Por consequência, os impulsos carnais surgidos são geralmente voltados para jovens indefesos ou de fácil manipulação. Quer dizer, a própria Igreja criou um problema para si mesma.

E problema este que nunca é combatido a contento. Mesmo que as provas de práticas pedófilas sejam muitas e incontestáveis, a Igreja tudo faz para proteger os seus, através de processos internos que duram uma eternidade e nem sempre produzem resultados. Enquanto isso, as práticas continuam estampando os jornais e o papa apenas pedindo desculpas e prometendo punições. Quer dizer, enquanto se aparenta preocupação, a pedofilia continua reinando como um subterfúgio à castidade sacerdotal.

Contudo, há de se dizer que a Casa de Pedro santifica-se por si mesma. A religião em si não tem culpa pelos que a professam e se dizem pastores de seus evangelhos. Ademais, a fé está na religião e não na Igreja.

Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

ENCONTRO DO CARIRI CANGAÇO EM NATAL - HOJE 30 DE ABRIL DE 2016

Por Manoel Severo

Hoje temos Encontro do Cariri Cangaço em Natal !!! Depois da visita semana passada à capital piauiense, Teresina; o curador do Cariri Cangaço, 


Manoel Severo Barbosa, promove na noite de hoje na capital Potiguar, grande encontro com os pesquisadores 


Honorio de Medeiros, Ivanildo Silveira, Carlos Alberto


Múcio Procópio Araújo, Sérgio Dantas, 


Rostand Medeiros e Kydelmir Dantas


Cariri Cangaço, Onde o Brasil de Alma Nordestina se Encontra!
Cariri Cangaço e Rio Grande do Norte: Tudo a Ver!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A PRESERVAÇÃO DA ÁREA DO POÇO FEIO

(*) José Romero Araújo Cardoso
Publicado por Moderador FVHD em 12 agosto 2009 às 10:50 em Tema: Educação Ambiental

Quem possui consciência ambiental e visita a área do poço feio na comunidade rural do sítio Bonito, município de Governador Dix-sept Rosado/RN, indubitavelmente fica espantado com o grau de agressão ambiental ao magnífico e belo cartão-postal natural do estado do Rio Grande do Norte.

Quase toda estrutura cretácea encontra-se com marcas irresponsáveis, pois são inúmeras as pichações que enodoam a paisagem deslumbrante que a natureza disponibilizou, criminosamente agredida por inconscientes e inconsequentes “visitantes” que ainda não despertaram para o valor do poço feio como patrimônio natural.

Priorizar educação ambiental, a fim de reverter a situação caótica fomentada pela intensa antropização, é a única saída para que gerações futuras possam desfrutar das belezas proporcionadas pela área do poço feio.

Problemas decorrentes da irracional intervenção humana no entorno do poço feio também precisam ser equacionados para melhor efetivação de soluções para situações ambientais urgentes e alarmantes que proporcionam a exponencialização dos impactos ambientais cada dia mais preocupantes.

Levar às escolas e, principalmente, à população da comunidade local conhecimentos sobre a necessidade da implantação de educação ambiental a fim de formar agentes participativos que possam contribuir para a preservação do poço feio, apresenta-se como saída racional para buscar contornar o desequilíbrio na relação homem-natureza que marca indelevelmente de forma majoritária a forma como vem sendo usada a área do poço feio pelos praticantes do turismo predatório.

Devem-se levar as bases da educação ambiental a maior número possível de pessoas, visando a formação de agentes multiplicadores que dinamizem os fundamentos do desenvolvimento sustentável, primando pela preservação dos recursos naturais com a intercalação da necessidade de melhorar a qualidade de vida da população.

Despertar docentes da educação básica para a importância da educação ambiental, de forma contínua e permanente, é, com certeza, garantia de sucesso para a concretização de plena cidadania.

O comportamento altamente repreensível no que tange à compreensão da importância dos recursos naturais deve ser imediatamente modificado, pois não há mais como conceber que o gênero humano ainda veja a natureza algo sem importância.

Assim, somente com um programa amplo que priorize a educação ambiental conseguiremos a concretização de ideais no qual a harmonia do homem com o meio ambiente natural seja plenamente atingida.

Agredido de forma irresponsável, o poço feio, enquanto área de proteção permanente, precisa ser valorizado como importante patrimônio natural do estado do Rio Grande do Norte.

(*) José Romero Araújo Cardoso. Geógrafo. Professor da UERN. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente.


Enviado pelo autor José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CONVITE MISSA!


Comunico aos amigos e amigas de Custódia, que a missa de trigésimo dia do meu querido e saudoso irmão, Antônio Remígio Neto, será às 09:00 horas deste domingo 01/05/2016, na Matriz de São José. Agradeço o comparecimento.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EXTRA - SE VOCÊ AMA A DITADURA, VOTA COM ELA, MAS ELA É CRUEL!

 Por Severino Barros Barros

FOTO HISTÓRICA 
A foto abaixo ganhou um Pulitzer; um padre dando a última bênção a um cubano antes de ser fuzilado pelo ditador Fidel Castro. 
Essa foto é terrivelmente triste, mas é histórica.
Tanta maldade, para quê?

Fonte: facebook
Página: Severino Barros Barros
Grupo: OFÍCIO DAS ESPINGARDAS
Link: https://www.facebook.com/groups/545584095605711/626892040808249/?notif_t=group_activity&notif_id=1462023846460969

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NA MINHA MOSSORÓ!

Por José Mendes Pereira
Ponte ferroviária sobre o Rio Mossoró. Lugar onde Lampião e seu bando cruzaram o rio em direção a Mossoró.

Até hoje, esta ponte por onde passou Virgulino Ferreira da Silva o rei Lampião e sua respeitada malta em 1927, ainda continua do mesmo jeito, sem nenhuma rachadura ou ferrugem. Quando ela foi feita, foi para durar séculos e mais séculos. Este ano de 2016, ela completou 101 anos da sua inauguração.

Segundo o site Telescope.zip.net afirma que  o idealizador da construção da Estrada de Ferro foi Johan Ulrich Graff, comerciante suíço, que fixou-se em Mossoró, em 1866, com seus companheiros Henri Burly, Rudolf  Gaysne e Conrado Meyer, este, também, suíço. 

A tradição aponta Ulrich Graff como suíço, mas, na correspondência de Francisco Romão Filgueira de 1940,  endereçada  à Câmara Cascudo, constante da obra em referência, aponta Ulrich como inglês. Em 1868, Johan Ulrich abriu, na praça mossoroense, a Casa Graff, voltada ao comércio de importação de fazendas (tecidos) e exportação dos produtos do Nordeste brasileiro – algodão, peles e cera-de-carnaúba, etc. Construiu grandes armazéns no terreno adquirido do negociante Joaquim Nogueira da Costa que localizavam-se na Praça da Redenção. 

Citarmos as fontes é respeitar quem pesquisou e dar credibilidade ao que escrevemos. Fontes: 1. Cascudo, Luís da Câmara. 2001; 2. Brito, Raimundo Soares de. 1985, 2003; 3. Centro de Memória-TRE-RN; 4. Memorial do Ministério Público do RN; 5. Estações Ferroviárias do Brasil; 6. Fontes dos arquivos fotográficos 01 e 02, em P&B-Azougue.  Artigo originalmente postado em 06/11/2009, no site Telescope.zip.net.

- http://blogdetelescope.blogspot.com.br/2013/01/o-sonho-do-graff-1915-mossoro-rn.html 

Clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2012_03_10_archive.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O VALOR DO POÇO FEIO PARA A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO/RN

Por José Romero Araújo Cardoso

Certos ambientes naturais e artificiais exercem atração descomunal sobre as pessoas, as quais os selecionam conforme escala de importância, integrando-os à vida social e econômica das comunidades humanas influenciadas pelos níveis de afeição e necessidades apresentados individualmente ou pelos grupos sociais.

O Poço Feio, localizado nas proximidades do leito do rio Apodi-Mossoró, na comunidade rural do Bonito, município de Governador Dix-sept Rosado, tem conferido ênfase ao extraordinário implemento ao orgulho popular em possuir e contar com o valioso capricho da natureza, personificado em caverna calcária de origem cretácea.

O Poço Feio é uma raridade entre formações rochosas metamórficas com origem biológica, tendo em vista que esse importante patrimônio espeleológico é passagem de correntes d'água em seu interior, motivo de exponencial enriquecimento de sua paisagem natural, infelizmente alvo, continuamente, de parcela da ação humana que desconhece noções elementares de educação ambiental.

Gerações inteiras, principalmente locais, vem despertando afeição ao lugar localizado em território dix-septiense, compreendido pelo Poço Feio e adjacências, pois tudo evoca maravilhas a serem deslumbradas, as quais foram também transformadas em verdadeiros elos de identidade, marcando e assinalando o imaginário popular.

Importante tarefa que precisa ser desempenhada por todos diz respeito à contínua preocupação e práxis com a preservação do Poço Feio, dispensando-lhe toda atenção para que o volume de dejetos, marcas impressas deixadas pelos frequentadores e a prática nefasta de quebrar vidro no local não recrudesçam os impactos ambientais.

José Romero Araújo Cardoso é professor do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em Mossoró.

NOTA: Para os dix-septienses que não o conhecem, Romero é sobrinho do ex-prefeito de Governador Dix-sept Rosado, Lourenço Menandro da Cruz (1973-1976).

Enviado pelo autor José Romero de Araújo Cardoso


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVROS DO ESCRITOR ANTONIO VILELA DE SOUZA


NOVO LIVRO CONTA A SAGA DA VALENTE SERRINHA DO CATIMBAU
Adquira logo o seu, antes que os colecionadores venham invadir a estante do autor.

Peça-o através deste e-mail: 

incrivelmundo@hotmail.com


O livro "DOMINGUINHOS O NENÉM DE GARANHUNS" de autoria do professor Antonio Vilela de Souza, profundo conhecedor sobre a vida e trajetória artística de DOMINGUINHOS, conterrâneo ilustre de GARANHUNS, no Estado de Pernambuco.

Adquira logo o seu através deste e-mail:
incrivelmundo@hotmail.com
R$ 35,00 Reais (incluso frete)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

LIVROS DO ESCRITOR GILMAR TEIXEIRA


Dia 27 de julho de 2015, na cidade de Piranhas, no Estado de Alagoas, no "CARIRI CANGAÇO PIRANHAS 2015", aconteceu o lançamento do mais novo livro do escritor e pesquisador do cangaço Gilmar Teixeira, com o título: "PIRANHAS NO TEMPO DO CANGAÇO". 

Para adquiri-lo entre em contato com o autor através deste e-mail: 
gilmar.ts@hotmail.com


SERVIÇO – Livro: Quem Matou Delmiro Gouveia?
Autor: Gilmar Teixeira
Edição do autor
152 págs.
Contato para aquisição

gilmar.ts@hotmail.com
Valor: R$ 30,00 + R$ 5,00 (Frete simples)
Total R$ 35,00

http://blogdomendesemendes.blogspot.com