Seguidores

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

MORRE AOS 95 ANOS A ATRIZ ITALIANA GINA LOLLOBRIGIDA, 'A MULHER MAIS BELA DO MUNDO'

A atriz italiana Gina Lollobrigida morreu aos 95 anos, em Roma, de acordo com o ministério italiano da Cultura. Ela fez sucesso em Hollywood nos anos do pós-guerra e contracenou com as maiores estrelas do cinema dos anos 1950. 

"Adeus a uma diva do cinema, protagonista de mais de meio século de história do cinema italiano. Seu charme é eterno. 

Tchau Lollo", tuitou o ministro da Cultura, Gennaro Sangiuliano. 

PUBLICIDADE Apesar estar em boa forma física em suas últimas aparições públicas, Lollobrigida sofreu uma queda, em setembro, quando quebrou o fêmur, e teve que ser operada. 

Nascida em 4 de julho de 1927 na cidadezinha de Subiaco, na região de Roma, em uma família modesta, ant... - 

Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2023/01/16/morre-aos-95-anos-a-atriz-italiana-gina-lollobrigida-a-mulher-mais-bela-do-mundo.htm?cmpid=copiaecola

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2023/01/16/morre-aos-95-anos-a-atriz-italiana-gina-lollobrigida-a-mulher-mais-bela-do-mundo.htm

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


O LUGAREJO TODO JÁ TINHA TOMADO CONHECIMENTO DA VISITA DO CAPITÃO LAMPIÃO

 Por José Mendes Pereira - (Crônica 06)

O lugarejo todo já tinha sido informado que o sanguinário e perverso Virgolino Ferreira da Silva, o capitão Lampião estava para chegar. O cangaceiro não tinha dó de ninguém, e cada indivíduo, tomasse um lugarzinho para se proteger dos absurdos que ele praticava. Intimidava o sujeito só com um grito. Enfiava seu punhal com mais de 80 centímetros pela clavícula do marcado para morrer, rasgando todo o intestino, e atirava sem escolher quem, só para ver a queda do infeliz.

O vigário da pequena capela do vilarejo celebrava a missa, mas não temia a sua chegada, porque Lampião não batia e nem matava padre. O seu medo, era que, além de bater nos fiéis da igrejinha, ele poderia levar todo o dinheiro que arrecadara no momento da missa.

O dono de uma pequeninha lanchonete precisava se ausentar do seu comércio, e ao sair, disse ao seu empregado:

- Eu tenho que resolver algumas coisas na feira, e talvez eu não volte mais hoje. Se você ouvir falar que o capitão Lampião está no lugarejo, dê por encerrado o movimento de fregueses. Cuida logo de baixar as portas, e não se demore, faça fiapo em busca de casa. O capitão Lampião não tem nem um tico de dó de ninguém, e o melhor mesmo é prevenir, para não passar por vexames. O que a gente sabe o que ele faz por aí, não evitará de fazer também aqui no nosso vilarejo.

- Sim senhor! - Respondeu o empregado.

Mas assim que o dono da lanchonete saiu, infelizmente, chegou pelas laterais da lanchonete um homenzarrão usando chapéu de couro, um facão, uma espingarda e um enorme bornal. O suposto cangaceiro parecia o "king Kong", barbudo, braços grossos, de voz assustadora. Chegara montando numa égua brava. Mas ela parecia temê-lo, e ficou quietinha em seu lugar. Nem precisou ser amarrada. E foi aquela correria. Mulheres, meninos, e até os homens estavam nervosos.

E alguém que já corria pelas avenidas com medo, desesperadamente, gritava:

- Pelo amor de Deus, gente, corra que o capitão Lampião já está no nosso vilarejo! E traz nas mãos, um facão, uma espingarda e um enorme bornal cheio de balas.

Um velho sapateiro que cochilava em uma espreguiçadeira de frente à rua, ao ver o suposto capitão Lampião, ficou morrendo de medo, e ao se levantar, caiu lá embaixo da calçada. E assim que ficou em pé, tentou correr, mas caiu desmaiado.

Um comerciante ambulante que vendia miudezas em uma bicicleta, ao correr, perdeu todas suas bugigangas, restando-lhe apenas em seu poder, a bicicleta, que logo cuidou de montar, e, rapidamente, mesmo desajeitado, entrou de mata adentro pedalando.

Os homens do vilarejo não esperaram por nada, e não quiseram saber nem um pouco do capitão Lampião, entraram de mata adentro.

O dono de um barzinho de pinga, no alvoroço, querendo se salvar das enormes mãos do cangaceiro, enrolou-se a uma cadeira ginga-ginga, e foi ao chão. E ao levantar a vista, viu o valentão entrando com seus passos longos e desajeitados, e foi logo de encontro a ele, gritando com um assustador vozeirão:

- Me dá uma cachaça aí logo, sua peste!

E lá se veio o homem correndo com a garrafa de cachaça nas mãos. Caso demorasse a servi-lo, poderia pagar caso para ele.

O capitão Lampião não esperou que o empregado abrisse a garrafa. Arrebatou-a das suas mãos, quebrou o gargalho sobre o balcão, e bebeu tudo de uma vez só, nem ligou para pedaços de vidro.

O comerciante já havia dito a Deus que iria devolver o seu espírito, pois diante daquele homenzarrão, já sabia qual seria o seu caminho.

- O senhor quer outra! - perguntou o empregado procurando agradá-lo, já se desmanchando em urina e outras coisas estranhas.

- Não, peste! A que eu tomei já é o suficiente! – Dizia ele com a cara de mal.

O cangaceiro saiu do bar, cuspiu fortemente, pigarreou, pôs uma enorme marca de fumo na boca, sempre observando o espaço prum lado e pro outro, montou-se na sua égua brava, e antes de sair, o comerciante perguntou-lhe:

- O senhor é Virgolino Ferreira da Silva, o capitão Lampião?

- Por que sua peste me pergunta isto?

- É porque nos jornais de hoje publicaram que o capitão Lampião já entrou no lugarejo, e com certeza, irá decepar muitas cabeças de quem é morador daqui. Peste ruim, ele não deixa um vivo, degola todos! E vem com uma grande quantidade de marginais...

- O que me diz? - perguntou ele com espanto.

- Sim senhor...!

- Eu quero lá saber do capitão Lampião! Deus me livre eu encontrar com aquela peste! Deus me livre!

E sem mais demora, o suposto capitão Lampião montou-se na sua égua, e saiu rapidamente do lugarejo, com medo do capitão Lampião. Ao sair do bar, esqueceu de levar o bornal. Verificado o que carregava dentro dele, estava cheio de rolinhas, avoantes, asas-brancas, preás, Inhambus, papagaios,...

O homenzarrão era apenas um veterano caçador, e não fazia mal a ninguém, só tinha tamanho e avantajado corpo. Medroso ao extremo.

Minhas simples histórias 

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.  

ALERTA AO LEITOR E LEITORA! 

Quando estiver no trânsito, cuidado, não discuta! Se errar, peça desculpas. Se o outro errou, não deixa ele te pedir desculpas, desculpa-o antes, porque faz com que o erro seja compreendido por ambas as partes, e não perca o seu controle emocional, você poderá ser vítima. As pessoas quando estão em automóveis pensam que são as verdadeiras donas do mundo. Cuidado! Lembre-se de pedir desculpas se errar no trânsito, para não deixar que as pessoas coloquem o seu corpo em um caixão. Você pode não conduzir arma, mas o outro, poderá ter uma maldita matadora, e ele poderá não perdoa a sua ignorância.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

http://blogdodrlima.blogspot.com

http://josemendeshistoriador.blogspot.com

FÓSSEIS REVELAM COMO ERAM OS DINOSSAUROS DA PATAGÔNIA PRÉ-HISTÓRICA


Ilustração artística da Patagônia no período Cretáceo SuperiorMauricio Alvarez e Gabriel Diaz

 Achados representam o primeiro registro de terópodes da porção chilena da Patagônia.

Um estudo conduzido pela Universidade do Texas em Austin revela dados sobre a diversidade de dinossauros e aves na Patagônia durante o Cretáceo Superior, pouco antes da extinção dos dinossauros não aviários.

Os fósseis representam o primeiro registro de terópodes – um grupo de dinossauros que inclui pássaros modernos e seus parentes dinossauros não aviários mais próximos – da porção chilena da Patagônia. As descobertas dos pesquisadores incluem megaraptors gigantes com grandes garras em forma de foice e pássaros do grupo que também inclui as espécies modernas de hoje. O estudo foi publicado no Journal of South American Earth Sciences.

“A fauna da Patagônia que antecedeu a extinção em massa era realmente diversa”, disse a pesquisadora Sarah Davis, principal autora, que concluiu o trabalho como parte de seus estudos de doutorado com a professora Julia Clarke no Departamento de Ciências Geológicas da Escola de Geociências da UT Jackson, nos Estados Unidos. “Você tem seus grandes carnívoros terópodes e carnívoros menores, bem como esses grupos de pássaros coexistindo ao lado de outros répteis e pequenos mamíferos”, afirmou em comunicado.

Para construir um registro da vida antiga da região da Patagônia, os especialistas se juntaram a colaboradores do Chile para a coleta de fósseis. Ao longo dos anos, os pesquisadores encontraram abundantes fósseis de plantas e animais anteriores ao impacto do asteroide que matou os dinossauros.

O estudo se concentra especificamente nos terópodes, com fósseis datados de 66 a 75 milhões de anos atrás. Os dinossauros terópodes não aviários eram principalmente carnívoros e incluíam os principais predadores da cadeia alimentar. Este estudo mostra que na Patagônia pré-histórica, esses predadores incluíam dinossauros de dois grupos – megaraptors e unenlagiines.

Alcançando mais de 7 metros de comprimento, os megaraptores estavam entre os maiores dinossauros terópodes da América do Sul durante o Cretáceo Superior. Os unenlagiines – um grupo com membros que variavam do tamanho de uma galinha a mais de 3 metros de altura – provavelmente estavam cobertos de penas, assim como seu parente próximo, o velociraptor. Os fósseis unenlagiinae descritos no estudo são a instância conhecida mais ao Sul desse grupo de dinossauros.

Os fósseis de aves também eram de dois grupos – enantiornitinos e orniturinos. Embora agora extintos, os enantiornitinos eram as aves mais diversas e abundantes milhões de anos atrás. Estes pareciam pardais – mas com bicos alinhados com dentes. O grupo ornithurae inclui todas as aves modernas que vivem hoje. Os que viviam na antiga Patagônia podem ter se parecido com um ganso ou pato, embora os fósseis sejam fragmentados demais para se ter certeza.

Processo de identificação

Os pesquisadores identificaram os terópodes a partir de pequenos fragmentos fósseis. Os dinossauros foram classificados principalmente por dentes e dedos, já os pássaros, por meio de pequenos pedaços de osso. Segundo Sarah, o brilho do esmalte nos dentes dos dinossauros ajudou a localizá-los no terreno rochoso.

Pesquisadores sugerem que o hemisfério Sul enfrentou mudanças climáticas menos extremas ou mais graduais do que o hemisfério Norte após o impacto do asteroide. Esse fator pode ter feito da Patagônia e de outros lugares do hemisfério Sul um refúgio para pássaros, mamíferos e outras formas de vida que sobreviveram à extinção.

Os especialistas esperam que o estudo recente possa contribuir para a investigação desta teoria, construindo um registro da vida antiga antes e depois do evento de extinção.

Co-autor do estudo, Marcelo Leppe, diretor do Instituto Antártico do Chile, afirma que os registros do passado são a chave para entender a vida como ela existe hoje.

“Ainda precisamos saber como a vida se abriu naquele cenário apocalíptico e deu origem aos nossos ambientes meridionais na América do Sul, Nova Zelândia e Austrália”, afirmou em comunicado. “Aqui os terópodes ainda estão presentes – não mais como dinossauros tão imponentes quanto os megaraptorídeos – mas como a diversidade de pássaros encontrados nas florestas, pântanos e mangues da Patagônia, na Antártida e na Austrália”.

A pesquisa foi financiada pela National Science Foundation, a Agência Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Chile e a Jackson School of Geosciences. Participam da investigação pesquisadores da Universidade do Chile, Major University, Universidade de Concepción e do Museu Nacional de História Natural do Chile.

https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/fosseis-revelam-como-eram-os-dinossauros-da-patagonia-pre-historica/#:~:text=Os%20pesquisadores%20identificaram%20os%20ter%C3%B3podes,localiz%C3%A1%2Dlos%20no%20terreno%20rochoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com




CANGACEIRO MORENO E O PACTO COM O DEMÔNIO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=HnRRsQvOJbg&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCG8-... Link desse vídeo: https://youtu.be/HnRRsQvOJbg


VAI TER ESPETÁCULO - GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO

Acervo do Bruno Yacub

A prefeitura de Brejo Santo, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, com apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste, recebe no próximo sábado, 21 de janeiro, o Espetáculo com o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião.

A ação cultural será realizada na Praça Padre Cícero, em frente ao Museu Municipal Historiadora Marineusa Santana, à partir das 19h.

SOBRE O GRUPO:

O grupo de xaxado Cabras de Lampião trouxe os cangaceiros para frente das luzes e o cangaço se transformou num show de arte com uma nova e revolucionária imagem do Rei do Cangaço. É um espetáculo que conduz o expectador a um mergulho no mundo mágico e místico do sertão. Com músicas ao vivo - sanfona, triângulo e zabumba - e um repertório do cangaço, MPB e uma indumentária semelhante a dos cangaceiros, A Saga de Lampião é mostrada em uma forma envolvente e de singular beleza.

Participe!

Brejo Santo.

Cidade de Todos.

Cultura para Todes.

#brejosanto

#brejosantoce

#brejosantocidadedetodos

#prefeituradebrejosanto

#culturaparatodos

#culturaparatodes

#ccbnbcariri

 https://www.facebook.com/groups/154668548512895/?multi_permalinks=1155632761749797&notif_id=1673915568472231&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com