Seguidores

sábado, 23 de julho de 2022

CONVIDADOS

Por Conrado Matos 

QUE IRÁ FALAR DA MISSA EM HOMENAGEM AO SEU AVÔ TODOS OS ANOS, NO DIA 28 DE JULHO, EM ANGICO. LAMPIÃO E MARIA BONITA FORAM ASSASSINADOS NO ANO DE 1938, ALÉM DE UMA PARTE DOS SEUS CABRAS. ALGUNS SE SALVARAM NO CERCO PELA VOLANTE.

CONVIDO OS AMIGOS: Assistam neste domingo, 24 de Julho de 2022, das 08 às 10 horas, ao vivo, o programa NAÇÃO NORDESTINA pelo facebook do Jornalista e radialista Paulo Corrêa. Para quem gosta de ouvir pelo rádio, sintonize pelo aplicativo Radiosnet, Rádio Aperipê FM 106.1, do Estado de Sergipe. Estarei junto com vocês assistindo a live do programa.

PROGRAMA NAÇÃO NORDESTINA, no ar há 15 anos. Sucesso em Sergipe, Nordeste, todo Brasil e no Mundo.

Apresentação: Paulo Corrêa - Direção e produção cultural: Kalina Elisabete - Na técnica de som: José Renato Machado Freitas.

Texto de Conrado Matos - Psicanalista, Poeta, Compositor e Escritor. Sócio Honorário do Programa NAÇÃO NORDESTINA, Rádio Aperipê FM 106.1, do Estado de Sergipe. Nascido em Poção Canhoba Sergipe, radicado em Salvador há 40 anos.

TEXTO DO PROGRAMA NAÇÃO NORDESTINA/COMPARTILHANDO.

🌵🌵O programa Nação Nordestina desse domingo, dia 24 de julho, terá as participações especiais da jornalista, escritora e neta de Lampião e Maria Bonita, Vera Ferreira, para falar da programação da XXV Missa do Cangaço, que acontece no dia 28 de julho, na Grota do Angico, em Poço Redondo. Teremos ainda as presenças da cantora sergipana Denyales e do Tenor italiano Sabino Martemucci, para falar do recital "Vincerô", no Teatro Atheneu, dia 29 de julho às 19h30, com alunos do tenor. Na trilha sonora a música do Cangaço e lançamento de música inédita de Djavan e Milton Nascimento.

🌵. #PROGRAMANAÇÃONORDESTINA15ANOS

https://www.facebook.com/profile.php?id=100005696808637

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

25 DE JULHO É O DIA DO ESCRITOR

Por Conrado Matos

Meu artigo publicado neste Sábado, 23 de Julho 2022, na Tribuna da Bahia.

Surgiu em 25 de Julho de 1960, o Dia do Escritor, através do Primeiro Festival do Escritor Brasileiro, promovido pela União Brasileira dos Escritores, tendo no comando dessa primeira homenagem ao dia do escritor, João Peregrino Júnior e Jorge Amado.

Essa importante homenagem tem como objetivo valorizar o escritor, seu trabalho em prol da cultura, através de histórias, personagens, por meio de suas crônicas, romances e contos, para transformar as pessoas e o mundo.

O escritor se dedica por via das palavras a repassar sua forma de enxergar o que é real, científico, histórico e fictício, se tornando um contador de histórias ou estórias, envolvendo diversas temáticas do seu interesse, pela inspiração ou pesquisa. Para ser um escritor não importa idade, basta que esteja raciocinando bem e seja capaz de desenvolver suas criatividades através das suas inspirações ou habilidades jornalísticas. Mas fique sabendo que para ser um escritor não é necessário ser um jornalista. Basta o poder da escrita, do pensar e da subjetividade.

Existe escritor para o público infantil, que possibilita o crescimento criativo e cognitivo da criança, despertando a mesma a leitura e capacidade de raciocínio. A criança penetra no seu mundo de fábulas, desenhos e imagens ilustrativas, que trazem logo cedo exemplos de vida, como: comportamento, atitudes morais e éticas nas diversas relações sociais. As escolas e professores se beneficiam dos livros paradidáticos para incentivar as crianças a leitura.

Vamos valorizar o escritor, reconhecer seu significado para o progresso da cultura e do conhecimento. A leitura estimula o nosso cérebro e a nossa alma. Poesias e romances nos proporcionam a pensar mais sobre a vida, nos deixando reflexivos, conscientes e criativos. Viva o Dia do Escritor! Sem estes profissionais nós não avançaremos na caminhada. Leia livros e aprimore seu raciocínio crítico e poder de liderança em várias áreas do conhecimento.


Conrado Matos - Psicanalista, Poeta, Escritor e Compositor. Instagrans: @psicanaliseconradomatos, @poetadecanhobasergipe, @psiconrado1

https://www.facebook.com/photo?fbid=1925465767653298&set=a.264449197088305&notif_id=1658588926743530&notif_t=feedback_reaction_generic_tagged&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MORTE DO PRIMO DE LAMPIÃO, JOSÉ PAULO LOPES.

Por José Mendes Pereira 

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com/2015/11/melhor-identificacao-da-familia-de.html

Eu não tenho certeza se é este, o número 1 da foto, que era primo de Lampião e foi assassinado. Se você quiser saber detalhadamente sobre a morte deste parente do rei Lampião, leia na página 185 - título: "REVIDE: O ASSASSINATO DE JOSÉ PAULO LOPES, PRIMO DE LAMPIÃO", no livro Lampião a Raposa das Caatingas de José Bezerra Lima Irmão.

Pedro Motta Popoff.

Se você que gosta do tema cangaço, especialmente o movimento social da "Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia", adquira esta fabulosa obra através do professor Pereira, lá da cidade de Cajazeiras, no Estado da Paraíba:

 franpelima@bol.com.br.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO MASSACRA A FAMÍLIA SALINA

Por Cangaço Eterno

https://www.youtube.com/watch?v=aNRN-XN8JZU&ab_channel=Canga%C3%A7oEterno

Embasado na super obra do pesquisador e escritor Rubens Antônio, apresento um dos episódios mais tristes da violenta história do CANGAÇO. Conheça com detalhes o massacre que Lampião e seus cabras impuseram a Manoel Salina e sua família, atos bárbaros que até hoje nos causam comoção.

Agradecimento especial ao amigo Rubens Antônio.

Para adquirir os livros da segunda versão : Cangaço na Bahia " Canção Agalopada e Cavalos do Cão" entre em contato com Bruna, fone : ( 74 ) 99198-8328

Avise por gentileza que conseguiu o contato pelo canal Cangaço Eterno.

Desde já agradeço.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SERROTE EX-CABRA DE ANTÔNIO SILVINO

 Por Guilherme Velame Wenzinger

SERROTE, ex-cabra de Antônio Silvino e Antão Godê. Seu nome era José Maria de Oliveira e foi preso em Fevereiro de 1915 quando foi resolver pendências antigas com um fazendeiro de nome "Nicolau Peba". O cangaceiro Serrote é mais um dentre tantos aqueles que enfileiraram as hostes do cangaço e são pouco ou quase nada conhecidos.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=1954996194709315&notif_id=1658355581775089&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com