Seguidores

domingo, 9 de junho de 2019

QUE FALTA FAZ DOM PEDRO II PARA COLOCAR PODRES POLÍTICOS NA CADEIA...


D. Pedro II nos ensina a amar o Brasil acima de tudo. Punia exemplarmente os políticos e funcionários corruptos, usando dos poderes que a Constituição lhe garantia para removê-los de seus cargos. 


Venceu importantes disputas diplomáticas, inclusive chegando a desafiar a toda poderosa Grã-Bretanha.

Zeloso que era com as verbas públicas, recusou sucessivas propostas de aumento de seu salário, trabalhando durante meio século com o mesmo pagamento, ainda que, durante seu reinado, a economia brasileira tenha crescido dez vezes. 


Quanto às suas poucas viagens, custeava-as com seu próprio dinheiro. 


http://imperiobrazil.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UM PADRE FORA DOS PADRÕES RELIGIOSOS

Por José Mendes Pereira
Antiga Capela de Santa Luzia em Mossoró - http://www.blogdogemaia.com/geral.php?id=167

O historiador Geraldo Maia do Nascimento fala em um dos seus artigos sobre o Padre Francisco Longino Guilherme de Melo tendo sido este  o primeiro sacerdote mossoroense que celebrou missa na Capela de Santa Luzia de Mossoró. E diz ainda que o padre não se tornara famoso pela maneira de celebrar uma missa,  mas pelo seu jeito diferente de ser. 
               
Era mossoroense de corpo e alma, tendo nascido na Fazenda Cumurupim, no Arraial de Santa Luzia do Mossoró, sendo filho de um rico fazendeiro da Ribeira, o capitão Simão Balbino Guilherme de Melo.
               
Assim que se ordenara e foi o primeiro mossoroense a ser ordenado, retorna para sua terra natal Mossoró, chegando no dia 2 de fevereiro de 1827, vindo da cidade de Olinda, no Estado de Pernambuco. Nesse dia, a população da Ribeira assistiu a primeira missa cantada pelo novo pároco. Os habitantes da Ribeira estavam felizes e viam no novo sacerdote um fio de esperança, luz e prosperidade para Mossoró. Mas os mossoroenses não tinham a mínima ideia como iria aquele padre dirigir os destinos religiosos da Ribeira. 
               
Logo de início o padre Longino mostrou que não narcera para vestir batina, e sim uma farda militar obedecendo ou ordenando regimes cruéis nos quartéis. De início, por causa de desentendimentos logo colecionou um grupo de inimigos, principalmente um senhor de nome João Ferreira Butrago, homem de má índole e assassino. Não querendo obedecê-lo, para se vingar do padre, criou um bando de marginais. 

Mas o Padre Longino não se intimidou e de imediato adquiriu capangas do sertão, alguns de seus parentes, mais um grupo armado, que não deixaram o Padre sozinho. De olhos abrregalados Mossoró presenciou uma série de batalhas, uma  guerra de gigantes que acumulavam ódios. Várias emboscadas foram feitas causando a morte de alguns capangas. O Padre era guerreiro mesmo e com isso, fez com que a população de Mossoró o abandonasse logo, e não quis mais assistir seus atos religiosos.

Palavras do pesquisador  Geraldo Maia:
               
"No ano de  1842 foi criada a Freguesia de Santa Luzia; em 1844 foi nomeado Vigário Colado desta Freguesia o Padre Antônio Joaquim Rodrigues.
               
Em 1845 o Padre Francisco Longino retira-se de Mossoró, indo morar por algum tempo pelo interior da Província do Ceará, internando-se mais tarde pelas Províncias do Piauí e Maranhão.
               
Com a saída do Padre Longino, os Butragos, que já não moravam mais no povoado, acalmaram-se também e a paz volta a reinar em Mossoró. E por muito tempo não se ouviu falar do padre bandoleiro. Até que em 1872, depois de vinte e sete anos de ausência, volta a Mossoró o Padre Longino, velho, cansado e quase cego. E pra sua surpresa, encontra uma grande quantidade de cavaleiros, que tomando conhecimento de sua vinda, vão esperá-lo na entrada da cidade, curiosos para conhecer o Padre Longino, personagem viva de tantas histórias de bravura. A curiosidade ambiente era tão grande que uma multidão se acotovelava para vê-lo. O Padre Antônio Joaquim o acolheu fraternalmente, com a piedade unânime da população. Embora muito mudado pelo tempo, o gênio era o mesmo. Quando lhe perguntaram: - Então o senhor cegou?... Longino respondeu, feroz: - É verdade. Ceguei. Ceguei de ver gente ruim...
               
Desde que deixara Mossoró, o Padre Longino tornara-se vigário de várias freguesias do Piauí, indo algumas vezes à cidade de São Luís do Maranhão, onde encontra-se com o Bispo da Diocese. E foi num desses lugares, no centro do Piauí, que travou conhecimento com uma tribo de índios e dedicou-se a catequiza-los. Conseguiu batizar toda a tribo, educando-os no trabalho agrícola.
               
Chegando em Mossoró, Padre Longino ainda encontra alguns dos seus inimigos vivos, entre os quais João Ferreira Butrago, que já contava com mais de noventa anos. Este, em conversa com o Padre Antônio Joaquim, teria dito que não procuraria ofender ao Padre Longino, porém, se tivesse oportunidade de o encontrar, levando uma arma de fogo, daria um tiro no mesmo. Quanto ao Padre Longino, morou por algum tempo em Mossoró, residindo na Rua da Palha, onde serviu como capelão e mais tarde, em Areia Branca. Adoecendo, volta a Mossoró em 1876, morrendo nesse mesmo ano já em idade muito avançada. Foi sepultado na capela do cemitério público.
        
\"Aos trinta de março de mil oitocentos e setenta e seis, sepultou-se na Capela do Cemitério de São Sebastião, filial a esta Matriz de Mossoró, o Reverendo Francisco Longino Guilherme de Melo, idade setenta e quatro anos, envolto em hábito preto e pelo Reverendo João Urbano de Oliveira encomendado. Do que mandei fazer este assento a assino. (a) Vigário Antônio Joaquim Rodrigues".
        
Publicado no jornal \"O Mossoroense\" de 03/02/2013

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO GORGULHO


Por Fabio Costa

Este Cangaceiro estava no grupo de Mané Moreno em Poço da Volta quando em meio ao forró foram emboscados pela volante de Odilon Flor, nesse embate a volante mata Mané Moreno sua esposa Áurea e seu cabra Cravo Roxo.

Gorgulho foi baleado, porém, consegue chegar em casa de amigos, um senhor chamado Lisboa, da família Félix. Ficando nessa casa até sua total recuperação. Depois, deixa o cangaço e lasca-se no meio do mundo, até voltar para sua terrinha natal, Salgado do Melão. Também, alguns livros trazem de como sendo o “Fogo do Poço da Volta”, ficando esclarecido que o embate deu-se na fazenda “Palestina”.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SÓ PARA VOCÊ SABER - PALAHAÇA QUE ACUSA NEYMAR JÁ HAVIA ESFAQUEADO O EX-MARIDO


DIZ O SITE - MODELO QUE ACUSA NEYMAR JÁ HAVIA ESFAQUEADO O EX-MARIDO

Clique no limk para ver:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com