Seguidores

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

REVOLTA DE CANUDOS E O CANGAÇO

 Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=xbC-lF3fwn8

Brasil Escola

A aula discutirá dois movimentos sociais importantes do Nordeste, Canudos e Cangaço. Os fatores que colaboraram para esses movimentos e suas características serão priorizados na análise. *Crédito da imagem: Benjamin Abrahão. Lampião, Maria Bonita e outros cangaceiros, 1936. Sertão nordestino, nas proximidades do rio São Francisco / Acervo IMS. Quer saber mais sobre o tema? Brasil Escola A Guerra de Canudos - http://brasilesco.la/g173 Guerra de Canudos - http://brasileiresco/b8241 Cangaço - http://brasilesco.la/b119047 Mundo Educação Guerra de Canudos - http://mundoeducacao.com/historiadobr... Euclides da Cunha - http://mundoeducacao.com/literatura/e... História do Mundo Cangaço - http://www.historiadomundo.com.br/ida... Alunos Online A Guerra de Canudos - http://alunosonline.com.br/historia-d... Lampião e Maria Bonita - http://alunosonline.com.br/historia-d... A exposição macabra no fim do Cangaço - http://alunosonline.com.br/historia-d... Escola Kids Guerra de Canudos - http://escolakids.com/historia/guerra... O fenômeno do Cangaço - http://escolakids.com/historia/o-feno... Siga-nos: Brasil Escola: http://www.brasilescola.com/ Facebook: http://www.facebook.com/brasilescola/ Instagram: http://www.instagram.com/brasilescola...

https://www.youtube.com/watch?v=xbC-lF3fwn8&ab_channel=BrasilEscola

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO BEM-TE-VI FOI ENTERRADO EM CARINHANHA

Por Robério Santos

Em Carinhanha, o jornalista entrevistou senhor conhecido como “Virgilinho”, que deu abrigo a Bem-ti-vi. Além de Virgilinho, outro depoimento importante foi do comerciante Jorjão do Bar, que contou a história que Bem-ti-vi repetiu inúmeras vezes sobre Lídia e Zé Baiano.

Compartilhe:

Jornalista Robério Santos na sepultura de Bem-te-vi na cidade de Carinhanha,no sábado (26). Foto: Reprodução de Robério Santos

Vinte e oito anos depois o jornalista e pesquisador Robério Santos localizou no cemitério Senhora Santana, na cidade de Carinhanha, no oeste da Bahia, o túmulo em que foi sepultado Demócrito, que no cangaço tinha o nome de guerra de Bem-te-vi. Ele viveu na cidade como Benedito Bacurau até o ano de 1991, quando faleceu de causas naturais, com pouco mais de 80 anos.

Conforme o blogueiro Sérgio Silva, em 2016 ele conversou com o jornalista e sinalizou que o famoso cangaceiro Bem-ti-vi poderia ter sido enterrado na cidade ribeirinha, momento que pesquisador iniciou um trabalho até encontrar relatos importantes no livro do escritor Wilson Lins, o qual citava o cangaceiro.

Em Carinhanha, o jornalista entrevistou senhor conhecido como “Virgilinho”, que deu abrigo a Bem-ti-vi. Além de Virgilinho, outro depoimento importante foi do comerciante Jorjão do Bar, que contou a história que  Bem-ti-vi repetiu inúmeras vezes sobre Lídia e Zé Baiano.

De acordo com relatos do pesquisador, assim que fugiu do estado de Sergipe em julho de 1934, Bem –te-vi ficou escondido na cidade de Iuiú,posteriormente foi morar em Carinhanha.Ele teria tido um caso com Lídia,companheira do cangaceiro mais temido Zé Baiano.

Em conversa com o portal Folha do Vale, Robério afirmou que antes de se esconder em Carinhanha, o cangaceiro Bem-te-vi  teria feito parte de um outro grupo de cangaceiro como “Jacaré”.

“Ele ainda morou um tempo na cidade de Juazeiro, no Norte da Bahia, até se mudar para Iuiú,posteriormente Carinhanha. Essa história não é novidade na cidade, principalmente para o pessoal que conviveu com ele. Em Carinhanha ele montou uma sapataria e não se casou”,disse Robério.

Segundo o site Lampião Aceso, o cangaceiro Coqueiro se apaixonou por Lídia. E sempre a seguia e presenciava a cangaceira mais linda transando sob as moitas de cipó de leite com o seu amado secreto Bem-te-vi quando das viagens de Zé Baiano.

Para você assistir ao vídeo clique no link abaixo:

https://folhadovale.net/cangaceiro-bem-te-vi-foi-enterrado-em-carinhanha.html

EDIÇÃO: JOÃO MIGUEL

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO SINHÔ PEREIRA

Por José Mendes Pereira

O cangaceiro Sinhô Pereira

Sebastião Pereira da Silva foi um cangaceiro do nosso nordeste brasileiro e é mais conhecido como Sinhô Pereira. Sua cidade natal é Serra Talhada, no Estado de Pernambuco, tendo vindo ao mundo no dia 20 de janeiro de 1896. Era alfabetizado e antes de ser cangaceiro era camponês.Era descendente  do Coronel Andrelino Pereira da Silva que vei a ser Barão de Pajeú. 

O motivos do ingresso ao cangaço foi para defender a sua família, tendo recebido a missão de comandante a tropa de vingadores. Anos depois pressionado politicamente e perseguido por forças policiais, foi obrigado viajar em companhia do primo Luiz Padre para Goiás e em seguida, Minas Gerais, e lá recebeu o título de cidadão mineiro.

O que levou a abandonar o cangaço foram por dois motivos: O seu estado de espírito estava de tal forma desajustada que já não tinha condição de conduzir as ações do grupo que comandava, e sofria de reumatismo constante.

Ao deixar o cangaço, no ano de 1922, Sinhô Pereira presenteou o seu bando de cangaceiros ao futuro célebre Virgulino Ferreira da Silva que já era conhecido por Lampião.

Sinhô Pereira faleceu numa manhã no final do ano 1972, em Lagoa Grande, Estado de Minas Gerais, deixando para trás uma vida e uma história marcada de angústia, dores e vontade de viver feliz com sua família e amigos.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A HISTÓRIA DO JÁ VELHO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=HsPVuP0Ip-c&feature=youtu.be&fbclid=IwAR2OdTyMo3XNxZprCYQvq4q1K1krenRmCgq-2AoztFtGpd6wtN_GjDHikaQ

Alguns amigos perguntaram se volantes tinham cães, essa teve mas por um acaso do destino. Homens fortes acostumados com a morte e o sofrimento, se emocionaram com a perda do amigo de 4 patas. Quem conta não sou eu, é João Gomes de Lira.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CORONEL JOÃO NUNES E A COLUNA PRESTES

Umburanas é uma localidade perto de Custódia, em Pernambuco, onde a Coluna Prestes travou o combate mais importante, quando da passagem por este Estado. O combate foi travado no dia 14 de Fevereiro (primeiro dia de Carnaval) de 1926, era, então, Governador do Estado, Sérgio Loreto. A tropa pernambucana era composta de cerca de 200 soldados, comandados pelo “célebre Coronel João Nunes, velho perseguidor de Lampião”.

Era, portanto, conhecedor da região e afeito à dureza dos combates nas caatingas.

Em Umburanas a Coluna Prestes preparou uma emboscada e na qual caiu a tropa sob o comando do Coronel João Nunes. Diante da surpresa e do poder de fogo por parte dos revoltosos, a tropa legalista bateu em retirada, desordenadamente, perdendo no campo de batalha uma grande quantidade de material bélico, além de ter perdido um quarto do seu efetivo militar, entre mortos e feridos.

O Coronel João Nunes já tinha tido a oportunidade de contatar a Coluna, no sul do Estado do Piauí, quando enfrentou o destacamento comandado por Siqueira Campos. Nesta ocasião, João Nunes saqueou e incendiou a cidade de Valença.

Em Umburanas, o Coronel João Nunes teve o seu Waterloo. Segundo descreve Moreira Lima, “à frente dos fugitivos corria o Coronel João Nunes que abandonou seus comandados em pleno combate, com um mísero poltrão, e gastou dois dias para alcançar Custódia, a três léguas de distância, onde chegou ‘arrazado’, a pé e com a roupa estraçalhada pelos espinhos da caatinga”.

Do livro: Sertão Sangrento - Luta e Resistência

De: Jovenildo Pinheiro de Souza

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


 

HOMENAGEM!

 Do acervo do pesquisador José João Souza

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UMA VITÓRIA MAIÚSCULA

Clerisvaldo B. Chagas, 16 de novembro de 2020 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano. Crônica: 3.418

INICIA-SE mais um capítulo na história de Santana do Ipanema. A Capital e Rainha do Sertão acaba de eleger a prefeita atual Christiane Bulhões por mais quatro anos à frente dos destinos do município de Santana do Ipanema. Assim a médica Christiane inicia muito bem sua carreira política. De vice-prefeita do seu pai, Isnaldo Bulhões, assume a cadeira titular com a passagem do pai e após meses no cargo de prefeita, se reelege diante da concorrência política de seis adversários no quais um ex-prefeito e monta na vitória com galhardia e fibra de mulher guerreira. Doutora Christiane, filha do prefeito Isnaldo Bulhões, eleito por duas vezes e da senadora Renilde Bulhões, eleita também por duas vezes como prefeita e primeira mulher a governar Santana, arrastou multidões de votos e consolidou a vitória completamente absoluta nesta atípica corrida eleitoral.

Não podíamos negar um voto de confiança à família que transformou Santana do Ipanema em verdadeira Capital do Sertão. As inúmeras obras físicas e sociais que ornamentam a nova Santana do Ipanema e os constantes trabalhos de elevados níveis, credenciaram o eleitor a votar em quem trabalha. Um reconhecimento que deverá ser o guia nas próximas eleições sertanejas, cujos eleitores não acreditam mais em falácias nem tampouco candidatos administramente preguiçosos rumo à prefeitura. O lado governado agora despertou de uma vez na escolha dos seus representantes, ato este que aconteceu na maioria dos municípios sertanejos. Pesquisa individual e particular feita por nós ouvindo comerciantes, mototaxistas, motoristas profissionais, professores, gente da Saúde, feirantes e tipos populares, não eram negados os elogios à gestão que transformou a cidade em canteiro de obras.

Os demais candidatos bem exerceram a democracia dando opções ao santanense atento. Enriqueceram o pleito convergindo os ideais de melhorias para uma Santana grande. Não houve derrotas, mas sim uma festa democrática em que todos os atores mereceram os aplausos do povo sertanejo. Entretanto o louro dos feitos coube à cabeça de Christiane Bulhões na quinta edição que tradicionaliza à família política da Terra de Senhora Santana.

O companheiro Iury Pinto empresário filho do professor José Pinto Araújo e professora Zélia Araújo, ensaia com êxito uma vida nova na política como vice-prefeito e com certeza tomará gosto pela administração pública, surgindo como uma renovação nos valores da política Século XXI.

Ontem Santana anoiteceu com um profícuo e esperançoso porvir. PARABÉNS À CHAPA CHRISTIANE BULHÕES E IURY PINTO. Os céus iluminem essa caminhada. DEUS NO COMANDO.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

SERES HUMANOS DESTRATADOS POR 'ANIMAIS' EM FORMATO HUMANO

 Por  Jair  Som  Jair  Som

Hoje na História - Índios Apaches americanos levados para a Europa a fim de serem exibidos como animais e ridicularizados em zoológicos, em 1889.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=3467886873279364&set=a.559737327427681

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOSÉ BEZERRA LIMA IRMÃO ESTÁ ANIVERSARIANDO!

Por José Mendes Pereira

O escritor e pesquisador do cangaço José Bezerra Lima Irmão está aniversariando hoje. Ele é autor do livro "Lampião a Raposa das Caatingas" "que nele o leitor irã encontrar Lampião e toda sua família desde o namoro dos seus pais até os últimos dias de vida do famigerado Lampião". Parabéns escritor, muita paz, saúde, felicidade e prosperidade!

Se você quiser adquirir esta maravilhosa obra entre em contato com o professor Francisco Pereira Lima lá de Cajazeiras no estado da Paraíba através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CONFIRA A LISTA DOS VEREADORES ELEITOS DE MOSSORÓ NO RIO GRANDE DO NORTE.

Isaac da Casca (DC): 3.113 (2,26%)

Carmem Júlia (MDB): 3.112 (2,25%)

Zé Peixeiro (PP): 3.034 (2,20%)

Cabo Tony (SD): 2.530 (1,53%)

Larissa Rosado (PSDB): 2.516 (1,82%)

Ricardo de Dodoca (PP): 2.324 (1,68%)

Francisco Carlos (PP): 2.297 (1,66%)

Naldo Feitosa (PSC): 2.132 (1,55%)

Pablo Aires (PSB): 1.657 (1,35%)

Lucas das Malhas (MDB): 1.849 (1,34%)

Wignis do Gás (PODE): 1.740 (1,26%)

Lawrence Amorim (SD): 1.739 (1,25%)

Markuty da Maísa: 1.729 (1,25%)

Didi de Arnor (Republicanos): 1.528 (1,11%)

Marleide Cunha (PT): 1.525 (1,11%)

Genilson Alves (PROS): 1.502 (1,09%)

Lamarque (PSC): 1.501 (1,09%)

Raério Cabeção (PSD): 1.301 (0,94%)

Costinha (MDB): 1.221 (0,88%)

Gideon Ismaias (Cidadania): 1.088 (0,79%)

Omar Nogueira (Patriotas): 964 (0,70%)

Paulo Igo (SD): 929 (0,67%)

Edson Carlos (Cidadania): 924 (0,67%)

 Prefeito: Allyson Bezerra.

23 candidatos a vereadores tiveram invernos e uma porção deles teve verão!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com