Seguidores

domingo, 2 de setembro de 2018

CANDIDATOS PHOTOSHOP

*Rangel Alves da Costa

Desde que surgiram os softwares para edição de imagens, nunca mais os candidatos se apresentaram com as caras que realmente têm. Digo as caras, no plural mesmo, para confirmar a existência de muitas caras nos políticos. Segundo o livreto popular da política e da politicagem, todo político e todo candidato possuem múltiplas caras: cara safada, cara deslavada, cara lisa, cara de pau, desavergonhada, cara descarada. “Olha só que cara mais lisa desse candidato, chega aqui de quatro em quatro anos e vai logo virando a tampa da panela”, diz um. “Cara de pau desse aí. Nem óleo de peroba pra dar jeito”, diz o outro.
Dificilmente se houve dizer que esse realmente tem cara boa, de honesto, comprovadamente decente. Quando assim se afeiçoa, logo o antro da politicagem a transforma num eterno mascarado. Máscaras sempre sorridentes, alegres, festivas, como se todo mundo fosse amigo de infância ou conhecido desde longe. Acompanhando o sorriso falso, forçado e a palavra ensaiada e repetida para enganar, aqueles braços abertos e aqueles dedos (sem anéis dourados, para não assustar ou por medo de perderem numa esperteza qualquer) apertando toda e qualquer mão. Segundo dizem, muitos sempre levam álcool no carro, pois após os apertos de mão os dedos são devidamente limpos e extirpados da proximidade da pobreza e da miséria.
E é para que as caras pareçam mais aceitáveis, vez que além das marcas próprias da indecência e da desonrosa moral são difíceis de serem escondidas nas imagens reais, além do fato de que alguns são tão feios que assustam, é que os marqueteiros (ou maquiadores virtuais) se lançam ao ofício de proporcionar aparências verdadeiramente fantasiosas. Pegam as fotografias horripilantes, as faces e feições imprestáveis, e as transformam em verdadeiras obras de arte. Tudo para enganar, para ludibriar. Mas já se disse que quem vê cara não vê coração. Eis, então, a ilusão passageira, pois a imprestabilidade de fundo continua a mesma.
Tal trabalho, o da transformação do espinho em flor, é demorado e meticuloso. Somem as rugas, as feiuras, as marcas do tempo, as distorções da face, os desacertos da imagem. Resultado final: um candidato não só jovial como bonito, com sorriso formoso e aparência de alguém que acaba de sair do forno. E tudo para iludir o eleitor, como se este não conhecesse nem nuca tive visto aquela cara deslavada do jeito que a cara é. E ao olhar a fotografia sorridente e pedindo voto, logo diz: “Marminimo, esse aí? Esse aí eu conheço não pela tampa, mas pelo esgoto!”.


Pois bem, o aplicativo photoshop, segundo dizem, tem o poder do milagre. A possibilidade de fazer retoques, de apagar e de acrescentar, de colocar sombras e luzes, de alisar o crespo ou remover as marcas, surge como ferramenta essencial em tempos eleitorais. Ora, os candidatos querem ser mostrados e conhecidos aproximados da perfeição, ao menos na cara. Mas os exageros acabam provocando efeito contrário, somente até motivo de pilhérias e gracejos. Assim recentemente aconteceu com a candidata a vice de Ciro Gomes, a senadora Kátia Abreu. Mas de que adianta a mentira fotográfica pelo retoque, pelo alisamento, se todo mundo já conhece “a coisa” fotografada.
Os photoshop, contudo, são totalmente desnecessários em tempos eleitorais. Os candidatos não precisam lançar mão de tais instrumentos para maquiar suas imagens. Ora, indubitavelmente que cada candidato já se apresenta “photoshopado” da cabeça aos pés, também por fora e por dentro. Nada que um candidato mostra, diz, aparenta, quer transparecer ou confirmar, pode ser tido como verdade. Se o photoshop proporciona aparências inexistentes, o mesmo acontece com os candidatos e suas presenças na mídia e perante o público. Nele é praticamente tudo falso.
Há alguma diferença entre o retrato maquiado de um candidato e o seu discurso eleitoreiro? Há alguma diferença entre a mentira da fotografia e a inverdade em cada palavra ou promessa do candidato? Igualmente à imagem de campanha, não passa de deslavada mentira até a atuação física do candidato. Aquela história de somente aparecer de quatro em quatro anos é verdade. Aquela historia de não gostar nem de pobre nem da pobreza é verdade. Aquela história de lavar as mãos depois de cumprimentar pessoas empobrecidas também é verdade em muitas situações. Ademais, o que iria fazer um candidato acostumado ao terno e ao gabinete dentro de um barraco de porta de lona?
Os photoshop não estão somente nos retratos mentirosos, estão também nos candidatos mentirosos, pessoalmente, fisicamente, e em cada gesto e em cada palavra. Assim como escondem a cara real nas fotografias de campanha, do mesmo modo fazem nas suas presenças públicas. Não há um só candidato que tenha coragem de dizer que não vai fazer, que não pode por isso ou aquilo, que não pode vender ilusões ao povo. Todos podem tudo, vão fazer tudo, bastando somente que os eleitores lhe confiem o voto. Confiar? Só mesmo se quiser ser enganado, pois na política a arte maior está na enganação. Engana-se quem quiser. Eu não.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.bogspot.com

LIVRO DO JOÃO DE SOUSA LIMA



Entrevista com a ex-cangaceira Sila (Ilda Ribeiro de Souza) no antigo Programa "Flash" da Rede Bandeirantes (Band Tv) apresentado pelo Jornalista Amaury Júnior. Sila entrou para o LANÇAMENTO DO ROMANCE E FICÇÃO: "MARIA BONITA, SEXO, VIOLÊNCIA E MULHERES NO CANGAÇO”, Adriana Negreiros, editado pela Ed. Objetiva, do maior Grupo editorial internacional Companhia das Letras.

O referido livro encontra-se classificado erroneamente como Biografia. Abaixo link de renomado historiador sobre o assunto. 

A 1ª Biografia de Maria Bonita é o livro do historiador do tema há mais de 30 anos Prof. João de Sousa Lima chamado “Maria Bonita: a Rainha do Cangaço”, 2ª ed. 2011.

*Gostaria de escrever que a Ed. Companhia das Letras começou em 1.986 a partir da compra por Luiz Schwarcz da ed. Brasiliense. A partir daí foi incorporando junto com Banco Itaú outras editoras brasileiras e estrangeiras conseguindo o grande feito de ter hoje 22 editoras, e-books, áudio-livros, publishers de palestras com escritórios em 15 países pois é internacionalizada pelo seu braço britânico Penguim Books).

Para se ter uma leve idéia do que significa o poder de marketing 4.0 de Luiz Schwarcz ao promover o livro de sua esposa historiadora Lilia Schwarcz “D. Pedro II: as Barbas do Imperador” só no Brasil vendeu de 3,950 milhões de exemplares do livro e as traduções para os 15 países ninguém consegue os dados.

**A autora do romance Adriana Negreiros é paulistana, 40 anos, jornalista, trabalhou em revistas como Playboy e Cláudia fala de modo ‘empoderado’ e é casada com o jornalista Lira Neto, 53, de grande prestígio com Luiz Schwarcz pois escreveu 3 livros sobre Getúlio Vargas, 1 sobre Padre Cícero já longamente criticado nos grupos sérios de história e agora está escrevendo um livro sobre musica brasileira.

****Pretendo fazer um estudo mais aprofundado sobre o desserviço que o romance de Adriana Negreiros trará para os brasileiros pois ela tem consigo uma máquina infernal de marketing de um Grupo internacional de Editoras e podem registrar: esse romance será traduzido para mais de 15 idiomas. 

--Bom, esse é o panorama geral.

Gostaria de deixar aqui um link que vale muito ler:


http://bogdomendesemendes.blogspot.com

EX CANGACEIRA SILA, EM ENTREVISTA A AMAURY JÚNIOR, NO PROGRAMA "FLASH" DA REDE BANDEIRANTES, JÁ DIZIA QUE CANGACEIRA NÃO USAVA MEIAS DE SEDE. VEJA, ASSISTA... CONFIRA.

https://www.youtube.com/watch?v=DQf0t-SBCPg&feature=share

Cangaço por volta dos 13 anos de idade, ao ser levada por Zé Sereno, cangaceiro chefe de subgrupo pertencente ao bando de Lampião. Esteve presente e sobreviveu ao ataque da Força Policial Volante alagoana ao coito de Angico, local onde pereceu Lampião, Maria Bonita, nove cangaceiros e um Soldado da Força Volante, fato que ocorreu no dia 28 de julho de 1938 na Grota do Angico que na época do ocorrido pertencia ao município sergipano de Porto da Folha e atualmente pertence ao município de Poço Redondo/SE. Durante a vida o casal Sila e Zé Sereno concedeu inúmeras entrevistas e prestou depoimentos a incontável número de pesquisadores/estudiosos e a vários canais de rádio e televisão. Graças às suas atitudes é que hoje podemos ter acesso a esses documentos históricos. Geraldo Antônio de Souza Júnior

Categoria
Música neste vídeo

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PARABÉNS, AMIGO FREDERICO PERNAMBUCANO DE MELO!


Por Sousa Neto

Os meus parabéns hoje vão para esse dileto e simpático amigo. Dr. Frederico Pernambucano de Mello que nasceu no Recife, em 2 de setembro de 1947. 


Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito do Recife, sua especialização profissional abrange, além do Direito, Administração de Assuntos Culturais: Política e Gerência. 

Em 1988, foi eleito para a Academia Pernambucana de Letras (APL); é membro do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano.

Historiador e advogado, Pernambucano de Mello foi procurador federal no Recife e, de 1972 a 1987, integrou a equipe do sociólogo Gilberto Freyre na Fundação Joaquim Nabuco, que o reconhecia, já em 1984, como “mestre dos mestres em assuntos de cangaço”. 

Hoje ao lhe felicitar conversamos por horas ao telefone. Sensacional!

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2220635091298516&set=a.541669629195079&type=3&theater

http://bogdomendesemendes.bogspot.com

A ANIVERSARIANTE DE HOJE!


Lili Neli com Aderbal Nogueira

http://blogdomendesemendes,blogspot.com

FEMININO CANGAÇO (DOCUMENTÁRIO)

https://www.youtube.com/watch?v=wsTCQ7LOeds

CEEC - Centro de Estudos Euclydes da Cunha
Publicado em 27 de abr de 2016

O Centro de Estudos Euclydes da Cunha apresenta o documentário “FEMININO CANGAÇO” dirigido por Lucas Viana e Manoel Neto, propõe uma reflexão crítica sobre a entrada das mulheres no cangaço, suas motivações, as superstições em torno delas, seus papeis dentro dos bandos, seus costumes, crenças e dramas pessoais. Trata-se de melhor compreender a importância das mulheres na construção do que hoje entendemos como o fenômeno do cangaço e as destacar como sujeitos ativos desta história, mulheres que transgrediram os valores sociais de sua época e cuja força surpreende ainda nos dias atuais. Inscreva-se no canal do CEEC para acompanhar nossas próximas produções : https://www.youtube.com/channel/UCw6t... FACEBOOK: https://www.facebook.com/ceecuneb/ TEL: (71) 3321-5081 Rua do Cabeça, n. 10 – Ed. Marquês de Abrantes, 8º Andar – Sala 812, Salvador-BA, Brasil. CEP:40060-230

Categoria
Música neste vídeo
Música
Artista
Tom Fahy
Álbum
Op. 7 Nos. 1-12
Licenciado para o YouTube por
RouteNote (em nome de fahy.co)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O HOMEM QUE ENFRENTOU LAMPIÃO COM UMA CÂMERA

https://www.youtube.com/watch?v=OomzIkRieFo&t=365s
Publicado em 20 de dez de 2017

Em 2018, faz 80 anos da morte de Lampião. Este vídeo conta a história do caixeiro viajante Benjamin Abrahão Calil Botto. Ele seguiu um rastro de horror no Sertão para encontrar o temível Rei do Cangaço. O bando invadia cidades, saqueava, castrava homens, marcava mulheres a ferro, estuprava e matava. Ao ficar frente a frente com o bandoleiro, sacou sua arma: uma câmera de filmar. Este vídeo relata o confronto que marcou a história do documentário no Brasil, com imagens impressionantes do Cangaço.

Categoria

http://bogdomendesemendes.blogspot.com

O RESUMO AUTENTICO DA HISTÓRIA DE LAMPIÃO COM CENAS REAIS DO CANGAÇO

https://www.youtube.com/watch?v=VLcYpbwn7y4

Publicado em 25 de fev de 2017

Foi Assim no Sertão o resumo autentico da História de Lampião Lampião (1897-1938) foi o mais famoso cangaceiro brasileiro, chamado o Rei do Cangaço.
Colaborador
Editor
Categoria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANIVERSÁRIO DA LILI NELI

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=482934541781514&set=a.356183697789933.81275.100001949163449&type=3&theater

Lili Neli é esta que está com vestido azul. Ela é filha de Moreno e Durvalina ex-cangaceiros de Virgolino Ferreira da Silva o Lampião proprietário da "Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia", maior chefe de cangaço de todos os tempos. 

O da esquerda ao fundo é Inacinho também filho. Ao seu lado está Durvalina mãe. Por traz é a Lili filha. Ao lado da Lili está o famoso Moreno seu pai. Os outros três, possivelmente são filhos do casal. Não tenho os seus nomes. 

Parabéns Lili Neli!  

http://blogdomendesemendes.blogspot.com