Seguidores

terça-feira, 21 de abril de 2015

21 DE ABRIL — DIA DE TIRADENTES

Por Me. Cláudio Fernandes
O alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dos principais articuladores da Inconfidência Mineira

O dia de Tiradentes é celebrado, sob regime de feriado nacional, em 21 de abril desde 1965 como forma de construção da imagem heroica do Patrono da Nação.

Desde 1965, aos 21 dias do mês de abril, celebra-se no Brasil o Dia de Tiradentes e, junto à pessoa deste, rememoram-se também os acontecimentos que configuraram a Inconfidência Mineira. Neste texto, procuraremos explicitar os motivos pelos quais Tiradentes passou a ser considerado um herói nacional e Patrono da Nação Brasileira.

Sabe-se que “Tiradentes” era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, um alferes (cargo militar da época colonial) que também exerceu a profissão de dentista. Tiradentes participou ativamente de um dos principais movimentos de contestação do poder que a coroa portuguesa exercia sobre o Brasil Colônia: a Inconfidência Mineira. Sabemos que esse movimento articulou-se entre os anos de 1788 e 1789 e foi permeado por ideias provindas do Iluminismo que se alastrou pela Europa, na segunda metade do século XVIII.

Os inconfidentes de Minas Gerais geralmente integravam, com exceção de poucos, a elite cultural e social daquela região (como era o caso do poeta Tomás Antônio Gonzaga) ou então ocupavam postos militares ou exerciam profissões liberais, como era o caso do referido Tiradentes. O que dava unidade ao grupo eram ideias como a de liberdade e igualdade (ideias essas que também fomentaram a Revolução Francesa, em 1789), além do anseio pela emancipação e independência com relação à Coroa Portuguesa, à época governada pela rainha D. Maria, “A louca”.

Os planos de insurgência contra o governo local em Minas, representado pelo Visconde de Barbacena, foram articulados em 1788 e tiveram como estopim a política de cobrança de impostos sobre a produção aurífera e sobre os rendimentos que ganhava cada pessoa que compunha a população de Minas Gerais. Esse último imposto era conhecido sob o nome de “derrama”. Apesar de terem uma organização bem elaborada, os inconfidentes acabaram por ser delatados por Silvério dos Reis, um devedor de tributos que, com a denúncia, acreditava poder sanar suas dívidas com a coroa.

Todos os inconfidentes foram presos. Tiradentes foi apanhado no Rio de Janeiro. O processo estabelecido contra eles e os subsequentes julgamentos e sentenças só terminaram em 1792, no dia 18 de abril. Os principais líderes receberam a pena do banimento, isto é, foram expulsos do país. Tiradentes, ao contrário, foi enforcado no dia 21 de abril ao som de discursos que louvavam a rainha de Portugal. Seu corpo foi esquartejado e sua cabeça exibida na praça principal da cidade de Ouro Preto.

Evidentemente, o dia da morte de Tiradentes por muito tempo foi compreendido como o dia em que um rebelde foi morto, como típico exemplo de retaliação absolutista. Entretanto, após a Independência do Brasil e, principalmente, após a Proclamação da República (época em que o Brasil, já desvinculado de Portugal, procurava construir sua identidade nacional), a imagem de Tiradentes começou a ser recuperada e louvada como um dos heróis da nação ou como um dos que primeiramente lutaram (até a morte) pela liberdade.

Um exemplo dessa imagem foi a instalação, em 1867, do primeiro monumento a Tiradentes na cidade de Ouro Preto. Outro exemplo, o mais notório, foi a confecção, por parte do pintor Pedro Américo, do quadro “Tiradentes Esquartejado” (ver imagem no topo do texto) em 1893, época em que a República, recém-instituída, procurava os mártires e os patronos da “Nação Brasileira”. O Tiradentes de Pedro Américo traduz a imagem idealizada do martírio, que se aproxima do martírio de Cristo.

Essa visão republicana de Tiradentes permaneceu (e, de certo modo, ainda permanece) no imaginário popular dos brasileiros. Em 1965, durante a primeira fase do regime militar no Brasil, o marechal Castelo Branco, então presidente da República, contribuiu para o reforço dessa imagem de Tiradentes, sancionando a Lei Nº 4. 897, de 9 de dezembro, que instituía o dia 21 de abril como feriado nacional e Tiradentes como, oficialmente, Patrono da Nação Brasileira.

Me. Cláudio Fernandes

http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/tiradentes.htm

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


PARABÉNS RIO IPANEMA

Por Clerisvaldo B. Chagas, 21 de abril de 2015 - Crônica Nº 1412

Passaram-se muitos dias desde a criação da lei que instituiu o 21 de abril como dia do rio Ipanema. Orgulho-me sem exaltação de ter lançado a ideia que foi acolhida pelos ex-companheiros da AGRIPA, recebida pelos vereadores e sancionada pelo prefeito Mário Silva.

Rio Ipanema (Foto: Agripa).

O rio Ipanema fica assim registrado nos anais da história santanense graças aos nossos esforços da Associação Guardiões do Rio Ipanema. Com uma comemoração ainda singela, a AGRIPA fez um esforço grande para lembrar à população que é preciso trabalhar pela salvação urbana do rio.

O Ipanema sofre com o lixo doméstico sem controle, a extração gigante de areia, os dejetos do matadouro municipal, as pocilgas e currais das suas margens, o óleo combustível e doméstico e as milhares de toneladas de fezes que descem de ruas inteiras diariamente, além de escapamento de fossa e lavanderia do hospital Clodolfo Rodrigues.

O Ipanema angustiado no trecho urbano pede socorro e foi ouvido por esse grupo de pessoas que corre em sua defesa e muito já realizou na parte social quando escolas e mais escolas aderem cada vez mais à sua luta.

Quanto à parte prática que a AGRIPA deve enfrentar ainda está amarrada em seus próprios membros que ainda não tiveram o apoio dos três poderes do município para atacar o problema de vez, cujo segredo está na Codefasf. É preciso chamar o Ima e a promotoria para o engajamento na luta e partir para a despoluição 100% do Panema, trecho urbano.

Hoje se comemora o dia do rio Ipanema com ciclismo e programação cultural com esse grito da AGRIPA que se avoluma em defesa do caudal.
No momento não pertenço mais a AGRIPA, mas desejo que meus ex-companheiros tenham sucesso na programação da festa e adquiram novas adesões à causa.

Parabéns Rio Ipanema, pela sua existência e por tudo que você já fez por essa cidade. Repúdio para os que querem lhe destruir.

AVANTE ex-companheiros da AGRIPA na pessoa do atual presidente ARISELMO MELO.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CONVITE!


Lançamento da biografia de Leandro Gomes de Barros.  
Evento antecipa comemorações do sesquicentenário do mestre da Literatura de Cordel.

Quem me soprou foi a comadre Iris Mendes Medeiros.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

QUADRANTE 45 VIAGEM NO TEMPO (FICÇÃO) - PARTE II

Autor Raul Meneleu Mascarenhas






CONTINUA...

Fonte: http://meneleu.blogspot.com.br/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Cariri Cangaço - Piranhas 2015


O Ceará vai emprestar à Piranhas muitos talentos. Nas Mesas de Conferências e Debates, do Cariri Cearense a quinta confirmação de nosso Cariri Cangaço Piranhas 2015: SOUSA NETO, grande pesquisador, escritor, poeta, músico, Secretário de Cultura da cidade de "Barro", e a mais nova confirmação em Piranhas. Você não pode perder! 

Em breve Programação Completa e Informações Gerais.
CARIRI CANGAÇO PIRANHAS 2015


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Depois de Princesa Isabel, chega o desafio de Piranhas

Por Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço

Quando sou provocado a refletir sobre os resultados alcançados por este empreendimento coletivo chamado Cariri Cangaço, meu coração se enche de gratidão e uma certeza: Nada poderá deter um trabalho sério, com objetivos nobres; planejamento, determinação, zelo e acima de tudo, transpiração, muita transpiração. Alguns desavisados imaginam que no Cariri Cangaço existem "varinhas de condão", a esses esclareço: Nossa varinha de condão tem nome: Gratidão, Reconhecimento e Trabalho, muito trabalho.

Estamos às vésperas de realizarmos nossa V Edição do Cariri Cangaço Tradicional. Os olhos do Brasil se voltam para o cariri do Ceará, nossa terra, nosso chão...Aqui, os pioneiros do projeto: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro, Porteiras e Lavras da Mangabeira, se preparam; de portas e corações abertos; para receber esta imensa nação de apaixonados pela história e pelo sertão, de todo o Brasil. Teremos entre os dias 22 e 27 de setembro de 2015 um dos maiores eventos sobre as temáticas nordestinas, já realizado.  


Já o Cariri Cangaço Princesa 2015, contemplando de forma inédita as cidades de Princesa Isabel e São José de Princesa; com o distrito de Patos de Irerê, na Paraíba e Floresta, com Nazaré do Pico, em Pernambuco; neste último mês de março de 2015, marcou sobremaneira a presença do Cariri Cangaço em mais três cenários importantes e vitais da historiografia do cangaço e do coronelismo nordestino. Desde os momentos embrionários alguns nos chamavam a atenção sobre as dificuldades em gestar tão ousada iniciativa: "problemas políticos, problemas de família, conflitos, dificuldades financeiras, isso e aquilo..." Entretanto isso é muito pouco para deter nossa inabalável determinação, e daí; transformar o sonho em realidade foi um pulo. O Cariri Cangaço Princesa se configurou como um extraordinário exemplo de trabalho em equipe, articulação, persistência e coragem. Foi um de nossos maiores e significativos eventos.

Serenidade, zelo, reconhecimento. Passo a passo cada detalhe e cada momento de nossos empreendimentos são pensados com a responsabilidade de quem administra um evento e uma marca que agora já pertencem ao Brasil. Antes mesmo de setembro chegar mais um novo e encorajador desafio: A terceira edição do Cariri Cangaço no estado das Alagoas agora no próximo mês de julho. Às margens do Rio São Francisco, a bela e majestosa Piranhas se prepara para ser invadida; como o foram, Princesa Isabel, São José e Nazaré do Pico. Ao Cariri Cangaço Piranhas 2015 estaremos agregando pela primeira vez o estado de Sergipe, com a chegada do Cariri Cangaço a Poço Redondo, berço e amor eterno de Alcino Alves Costa.
  

Muitos outros desafios virão... Muitas vezes me perguntam o que move todo esse trabalho, respondo com humildade: "O Cariri Cangaço é movido por Paixão e Entusiasmo por tudo que faz; acreditando na vida, nas pessoas, buscando com harmonia unir talentos e multiplica-los na direção de construir uma bonita história. É isso que estamos fazendo, e vamos fazer ainda por muito tempo, enquanto houver fôlego".

Juliana Pereira e Alcino Alves Costa

Na verdade, não medimos esforços para fazer do Cariri Cangaço, antes mesmo de um evento científico ou de aprofundamento, de um seminário, simpósio ou conjunto de visitas técnicas e acadêmicas; um grande e precioso Encontro de Amigos, isso faz tudo valer a pena... Todos com um sentimento comum: O Amor à nossa Raiz! Valeu Brasil; vamos em frente.

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
Fortaleza, Ceará - Brasil 

http://cariricangaco.blogspot.com.br/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DR. JERÔNIMO VINGT-UN ROSADO MAIA DA FAMÍLIA NUMERADA DE MOSSORÓ

Por José Mendes Pereira
Vingt-un Rosado, em foto publicada no O Mossoroense, em 1946, com 26 anos de idade. Foto do acervo da jornalista Lúcia Rocha

Dr. Jerônimo Vingt-un Rosado Maia nasceu em Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, no dia 25 de Setembro de 1920, e faleceu em Mossoró, no dia  21 de Dezembro de 2005. 

Isaura Rosado Maia mãe da família numerada de Mossoró

Nascido numa família de políticos, e era filho de Isaura Rosado e do farmacêutico e político paraibano Jerônimo Rosado.

Jerônimo Rosado Maia pai da família numerada de Mossoró

Teve como irmãos importantes, o ex-governador do Rio Grande do Norte Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia, o ex-deputado federal Jerônimo Vingt Rosado Maia, e o ex-prefeito Jerônimo Dix-Huit Rosado Maia. Era historiador, agrônomo, e durante muitos anos foi diretor da ESAM – Escola Superior de Agricultura de Mossoró, atualmente (UFERSA).

Os irmão de Vingt-un Rosado eram:

Jerônimo Rosado Filho
Laurentino Rosado Maia
Tércio Rosado Maia
Izaura Rosado
Laurentino Rosado Maia
Isaura Sexta Rosado de Sá
Jerônima Sétima Rosado Fernandes
Maria Oitava Rosado Cantídio
Isauro Nono Rosado Maia
Vicência Décima Rosado Maia
Laurentina Onzième Rosado Fernandes
Laurentino Duodécimo Rosado Maia
Isaura Trezième Rosado Maia
Isaura Quatorzième Rosado de Magalhães
Jerônimo Quinzième Rosado Maia
Isaura Seize Rosado Coelho
Jerônimo Dix-sept Rosado Maia
Jerônimo Dix-huit Rosado Maia
Jerônimo Dix-neuf Rosado Maia
Jerônimo Vingt Rosado Maia, este era o mais novo e foi o último a falecer.

Dos filhos do farmacêutico Jerônimo Rosado Maia conheci pessoalmente os seguintes:

Naide esposa de Dix-huit Rosado e Trezième Rosado
Laurita (39), Trezième Rosado (56) sua mãe, em Aparecida do Norte - São Paulo em 1972 - http://www.azougue.org/conteudo/dobumba32.htm

Isaura Trezième Rosado Maia mãe de Laurita Rosado Miranda.

 Jerônimo Dix-huit Rosado Maia

- Jerônimo Dix-huit Rosado Maia pai do empresário Mário Rosado, e foi prefeito de Mossoró em três gestões.

Dona Odete e Dix-neuf Rosado Maia

- Jerônimo Dix-neuf Rosado Maia pai da ex-prefeita de Mossoró Maria de Fátima Rosado. Este era empresário.

Jerônimo Vingt Rosado Maia

- Jerônimo Vingt Rosado Maia pai da ex-deputada Federal Sandra Rosado. Foi prefeito de Mossoró e deputado federal durante muitos anos.

Jerônimo Vingt-un Rosado Maia

- Jerônimo Vingt-un Rosado Maia pai de Maria Lúcia, Dix-sept Rosado Sobrinho, Lúcia Helena, Leila Rosado e Vingt-un Júnior, que morreu em 1950, uma semana após o nascimento.

Vingt-un foi o criador da Coleção Mossoroense que possui uma quantidade enorme de livros escritos  por pessoas da região, administrada pela Fundação Vingt-un Rosado.


http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com/2014/01/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com