Seguidores

quinta-feira, 10 de maio de 2018

VÍDEO REAL DE LAMPIÃO | O CANGAÇO NA LITERATURA #65

https://www.youtube.com/watch?v=YIu-vUm0fOE

Pela primeira vez na história do cangaço o vídeo feito pelo Benjamin Abrahão Botto em 1936 é analisado minunciosamente num programa. Imagens raras de uma época mostrando o dia a dia dos cangaceiros.
Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS HOMENS QUE MATARAM O FACÍNORA (ESGOTADO).

De: Moacir Assunção.
O livro conta a história dos homens que combateram e deram cabo de Lampião.

Biografias, fatos e narrativas sobre as perseguições policiais e os combates por parte das Forças Volantes contra grupos cangaceiros ocorridos em meio a caatinga e sob o sol escaldante e causticante do Sertão nordestino.

OS HOMENS QUE MATARAM O FACÍNORA – A HISTÓRIA DOS GRANDES INIMIGOS DE LAMPIÃO. (Moacir Assunção)

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Mas dê um pulinho até ao pesquisador Francisco Pereira Lima lá de Cajazeiras, quem sabe, ele poderá ainda ter alguns volumes à disposição do leitor. 

Aqui está o seu e-mail:

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUEM TERIA SIDO O INTERMEDIÁRIO DO BENJAMIN ABRAÃO BOTTO E O REI LAMPIÃO NA CAATINGA?


Por Ruy Lima
Cacique de Arcoverde com um colega de Albuquerque, New Mexico, EUA

Amigo Mendes, sobre a sua indagação "quem teria sido o intermediário entre Benjamim e Lampião na caatinga", tenho este artigo do site brasilianafotografica.bn.br, sobre o qual não sei se a história é verídica; 

https://www.pinterest.com/pin/714313190867683994/

"No primeiro encontro, Benjamin foi levado pelos cangaceiros Juriti e Marreca a Lampião, que o recebeu oferecendo comida e conhaque, dizendo: Não sei como você veio bater aqui com vida, bicho velho. 

Segundo o site este é Marreca - https://www.pinterest.com/pin/483925922444415076/

Só mesmo obra de Marreca que é muito camarada. Benjamin, então, armou a máquina e quando ia bater as fotografias, foi impedido por Lampião, que examinou o equipamento e ordenou: Primeiro a gente tira o seu retrato. 


Depois disso, Benjamin pode fazer seus registros, até ser interrompido por Lampião. Uma observação: na matéria do Diário de Pernambuco acima citada, um dos cangaceiros mencionados como tendo levado Benjamin a Lampião foi Mergulhão. Em janeiro de 1937, Benjamin esclareceu que tratava-se de Marreca.


Quatro meses depois, teve um novo encontro com Lampião e seu bando. Nessa ocasião, passou três dias com o grupo e pode registrar vários de seus hábitos como a reza da missa de domingo, celebrada pelo próprio Lampião, o almoço e a maneira de se vestirem e se comportarem. Revelou também que Maria Bonita, devido a uma promessa não trabalhava aos sábados, domingos e segundas-feiras."

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A PRESTIGIADA MENTE DOS CIENTISTAS

Clerisvaldo B. Chagas, 10 de maio de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.898

IMAGEM: FOLHA/BBC.
Neste velho mundo misturado uns se dirigem para o fim do planeta, enquanto outros ainda procuram soluções para a humanidade.
Todos os anos uma área de terra do tamanho do estado de São Paulo, se converte em deserto, no mundo. Além dos desertos já existentes, outros vão surgindo engolindo as terras férteis e gerando a fome.
Mas o cientista norueguês Kristian Morten Olisen, inventou nos seus estudos uma maneira de fertilizar os desertos. Para isso entrou em parceria com o fazendeiro no deserto dos Emirados Árabes, Faisal Mohammed Al Shimmari, num projeto para testar o seu invento. É um lugar onde a temperatura pode facilmente chegar aos 50 graus. Nessa região, os fazendeiros costumam trazer água em navios para tentar a lavoura normal. A dificuldade de se plantar no deserto leva os Emirados a importar cerca de 80% da sua alimentação.
A técnica de Olisen, que vem sendo desenvolvida desde 2005, consiste em recobrir a areia com partículas de argila líquida. Esta argila faz unir os grãos de areia fazendo com que ela adquira a virtude de reter água. Assim, o solo pobre e degradado pode se tornar fértil em apenas 7 horas.
Pelo sucesso obtido, a tendência da tecnologia é espalhar-se pelo mundo, fertilizando terras áridas e acabando com a fome.
“A tecnologia chamada ‘Liquid Nanoday’ (nanoargila) está sendo desenvolvida desde 2005”
“O tratamento recobre as partículas de areia com argila e muda completamente suas propriedades físicas, permitindo que a areia retenha a água”, diz Olisen.
‘É um processo, que segundo o cientista não necessita do uso de nenhum agente químico’. “Podemos transformar os solos arenosos de baixa qualidade em terras agrícolas de alto rendimento em sete horas”
 “Simplesmente misturamos argila natural na água que colocamos sobre a areia e criamos uma capa de meio metro no solo que converte a areia em terra fértil”, explica Ole Morten Olesen, filho de Kristian e diretor de operações da empresa Desert Control, fundada por seu pai para vender a tecnologia.
(adaptado da FOLHA/BBC).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

IMPORTANTÍSSIMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A SAIA DELA

*Rangel Alves da Costa

Desculpe-me, menina bonita, mas tenho importantes considerações a fazer sobre sua saia. Sim, aquela mesma sainha que você tanto gosta de usar. De jeans lavado, de um azulado esbranquiçado, dois bolsinhos miúdos na traseira, desfiapando nas pontas.
Viu como sei? Viu como descrevi certinho a sua saia? Eis o problema. E um grande problema para você resolver. De antemão logo afirmo que aquilo não é nem nunca foi saia, mas um restinho de pano de calça que alguma confecção aproveitou, costurou e colocou à venda como saia.
Será que só tinha aquele arremedo de saia pra você comprar? Por que não comprou uma saia digna de uma moça decente, de uma jovem tão bela e de pernas tão bonitas? Eis outro grave problema: suas pernas bonitas. Melhor dizendo, suas pernas torneadas e suas coxas bonitas. Bonitas não, lindas.
Então, menina bonita, você já imaginou as consequências de ter umas pernas tão bonitas, umas coxas tão belamente preenchidas, e depois passar se rebolando com aquela sainha? Eu disse se rebolando e digo mais: quanto mais se rebola mais mostra as curvas da bunda e até a calcinha.
E um problema maior ainda: sua calcinha é tão miúda que até faz imaginar a sua total inexistência. Mas ainda assim você passa se rebolando, com sainha mostrando tudo, com calcinha que todo mundo imagina e ninguém vê. E então outro problema: sua culpa de os homens quase endoidarem.
Foi por sua culpa e de sua sainha, de suas pernas bonitas e suas coxas torneadas, que muita gente já bateu carro, que muita gente já caiu da bicicleta, que muita gente já se bateu em poste e se arrebentou tudo. Eu mesmo já presenciei um senhor desmaiando após a sua passagem. Outro apanhou na cara da esposa assim que você passou se rebolando. E isso não é coisa que se faça.


Digo-lhe uma coisa, menina bonita, quem se veste assim, premeditando enlouquecer os outros, endoidar os outros, não pode de jeito nenhum falar em mente pervertida, em homem tarado, em homem safado, em psius, cantadas, etc. Ora, é você que provoca tudo isso, menina bonita.
Digo-te mais que não fica bem para uma mocinha como você sair por aí promovendo o próprio corpo, demasiadamente acentuando sua sensualidade, fazendo aflorar sua sexualidade. Lembre-se que perfumes abertos vão perdendo a fragrância, que em tudo sempre deve haver algum oculto para ser revelado. Mas com você parece ser diferente: tudo está à mostra.
Não precisa fazer assim. Todo mundo sabe que você é bonita, tem um corpo belo, tem um caminhado atraente, é perfeita na sua condição feminina. Então por que andar assim mostrando a bunda, rebolando desse jeito, e quando mais psius dão mais você rebola mais. Juro que se fosse de calça ou vestido comportado você não faria assim.
Lembre que a mulher não precisa se expor para que tenha sua beleza reconhecida. A mulher não precisa se rebolar para mostrar suas curvas e sua perfeição corporal. Saiba que o homem avista a nudez até mesmo se a mulher passa de macacão, quanto mais como você, quase nua. Ou mesmo nua perante sua própria intenção. Mas faça isso não, menina bonita. Ou faça. Mas só para mim.
Mesmo que eu - por força de seu hábito de nudez ainda que supostamente vestida - já imagine como tudo seja, ainda assim terei o prazer de tirar sua saia e guardá-la dentro de uma caixa de fósforos. É onde ela cabe.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COMENDA

Por Voltaseca Volta

No cariri cangaço Fortaleza, ocorrido recentemente, o Narciso Dias, presidente do GPEC (Grupo Paraibano de Estudos do cangaço), e, um dos administradores desse Grupo de Estudos-LCN, foi agraciado com uma "comenda", pelo presidente da Sociedade de Estudos do Cangaço, o Dr. Benedito Vasconcelos Mendes

Homenagem justa e merecida. Parabéns..!

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=838274053041237&set=gm.814276052114674&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DR. ARCHIMEDES MARQUES NO CARIRI CANGAÇO FORTALEZA 2018


Por Voltaseca Volta
Fotos: fonte - Cariri cangaço

O Dr. Archimedes Marques, delegado em Aracaju, escritor, artista plástico, também, se fez presente no CARIRI CANGAÇO - Fortaleza, lançando os seus livros, recentemente escritos, bem como, apresentando suas belíssimas escultas que retratam, em sua maioria, personagens do cangaço. 

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=838350433033599&set=gm.814356455439967&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OTACÍLIO CARTAXO - HOMENS E BICHOS


Indicação Bibliográfica. Homens e Bichos, de Otacílio Cartaxo. Livro de Crônicas, sobre os Viriatos, Antônio Silvino, a morte Jararaca entre outras. São 377 páginas de conteúdos sobre o Sertão e os Sertanejos. 

Bom estado. 
Preço R$ 80,00.
franpelima@bol com.br e 
WhatsApp 83 9 9911 8286

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2054900951445464&set=a.1929416523993908.1073741833.100007767371031&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MORRE CANTOR BREGA JOSÉ RIBEIRO, AOS 84 ANOS, EM PINDORETAMA

O cantor Zé Ribeiro com Clemildo Brunet de Sá e esposa Nalba Sirlene Gomes Brunet 

José Ribeiro passou a morar em Pindoretama há 2 anos. José Ribeiro ficou conhecido nacionalmente por diversas músicas, mas a de maior sucesso foi "A Beleza da Rosa" 

O cantor brega José Ribeiro morreu, aos 84 anos, no fim da manhã desta quarta-feira (9), no município de Pindoretama, no Ceará. O falecimento se deu por volta das 11h40 da manhã, segundo informação confirmada pelo hospital municipal da cidade, na Região Metropolitana de Fortaleza.


Vivendo em Pratiús, distrito de Pindoretama, José Ribeiro teve um ataque cardíaco fulminante no mercantil do qual era dono na localidade, após passar mal e reclamar de falta de ar. A esposa do cantor ligou para o hospital da região, solicitando uma ambulância. A equipe médica do hospital de Pindoretama fez os procedimentos de reanimação, mas não houve êxito.

José Ribeiro passou a morar em Pindoretama há 2 anos, de acordo com Luziane Ramos, que é sobrinha da esposa dele. "Desde muitos anos ele convivia com a minha tia, mas era a distância. Quando ele estava por perto, mantinha contato com ela. Mas faz 2 anos que ele decidiu se mudar para a cidade e morar com minha tia", afirma Luziane. 

O músico continuava fazendo shows e viajando normalmente, de acordo com Luziane. No fim de março, por exemplo, se apresentou nos festejos de Pratiús.


CANTOR JOSÉ RIBEIRO, RADIALISTA CLEMILDO BRUNET E O PROMOTOR DA REJEITADA Sergio Lacerda da TOK DISCO

Velório

O corpo do cantor será velado no Ginásio de Pratiús, na quinta-feira (10), a partir das 7h. O sepultamento está marcado para as 16h30, no município de Pindoretama. 

José Cipriano, nome de batismo de José Ribeiro, é natural de Barbacena, interior de Minas Gerais. Ficou conhecido nacionalmente por diversas músicas, mas a de maior sucesso foi "A Beleza da Rosa".

CLEMILDO PRESENTEOU O CANTOR JOSÉ RIBEIRO UM VÍDEO EM DVD EM QUE CONSTA IMAGENS DO CANTOR CANTANDO PARA OS AMIGOS GENIVAL SEVERO E CLEMILDO BRUNET DE SÁ, NA CHURRASCARIA "O MISTÃO DE BARRINHA BR 230, SAÍDA PARA PATOS. 
FATO OCORRIDO NO DIA 14 DE JUNHO DE 1992 COM A PARTICIPAÇÃO DE JOSÉ ARY AO VIOLÃO. — com Sergio Lacerda e Nalba Sirlene Gomes Brunet.

JUBILEU DE PRATA DA “REJEITADA” para celebrar com brilhantismo seus 25 anos de gênero da música brega/romântica, trouxe ao palco do Pombal Ideal Clube cinco atrações que levou a plateia ao delírio. Dão Amado, Ademir Sousa, Rodrigo Otárola, José Ribeiro pela segunda vez, e Banda Labaredas.


Sábado 28/09/2013 no camarim do Pombal Ideal Club, o Radialista Clemildo Brunet presenteou o cantor José Ribeiro com um vídeo em DVD contendo imagens do cantor, interpretando seus sucessos musicais para os amigos Genival Severo e Clemildo Brunet, na Churrascaria "O Mistão” de barrinha na Br 230 saída para Patos. Fato ocorrido no dia 14 de junho de 1992 acompanhado ao som do violão do guitarrista pombalense José Ary. 

Diário do Nordeste 
Adaptação e fotos de Clemildo Brunet


https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ESTUDAR CANGAÇO É FANTÁSTICO 14 MINUTOS DE VÍDEO COM LAMPIÃO, MARIA BONITA E SEUS CANGACEIROS EM CARNE E OSSO.


Por José Mendes Pereira
https://www.youtube.com/watch?v=O33Flqcp5B4

Você que não conhece nada sobre cangaço deve começar estudá-lo, porque é uma das literaturas que os brasileiros têm interesses de saber o que é cangaço, como começou este movimento social de cangaceiros.

Através deste vídeo conheça Lampião e Maria Bonita de verdade. Não são atores e nem atrizes, são os próprios cangaceiros neste filme dentro das matas do Nordeste Brasileiro.

O vídeo é uma gravação com o Lampião, Maria Bonita e seus cangaceiros que aparecem na filmagem em carne e osso, feito pelo sírio-libanês Benjamin Abrahão Botto. O filme não tem uma sequência como se fosse um romance, apenas as filmagens foram sendo feitas de acordo com os acontecimentos dentro da caatinga.

Benjamin Abraão Botto era secretário do padre Cícero Romão Batista de Juazeiro, e em 1934, Padre Cícero foi morar na sua última residência. 

Com a morte do padre Cícero é possível que o sírio-libanês tenha ficado como formiga sem formigueiro, e como já tinha conhecido o cangaceiro Lampião, no ano de 1926, quando este foi até a Juazeiro do Norte, a fim de receber a bênção do célebre vigário e a patente de capitão, para auxiliar na perseguição da Coluna Prestes, Abrahão solicitou e obteve do "Rei do Cangaço" a permissão para acompanhar o bando na caatinga, e realizar as imagens que o imortalizaram.

(Leitores, não tenho informação quem teria sido intermediário entre Benjamin na cidade de Juazeiro e Lampião na caatinga do Nordeste).

Benjamin Abraão teve a parceria do cearense Ademar Bezerra de Albuquerque, dono da ABAFILM que, além de emprestar os equipamentos, ensinou o fotógrafo seu uso.

(Leitores, essa parceria não tenho conhecimento se foi entre Ademar e Lampião, ou somente o empréstimo do equipamento de filmagem ao sírio-libanês).

O vídeo é histórico não tem áudio(som), com 14 minutos de belas cenas nas caatingas do Nordeste de Lampião e seus cabras da peste que tem sido o mais polêmicos personagens que o Brasil já teve, o Virgolino Ferreira da Silva o Lampião.

Abrahão teve seus trabalhos apreendidos pela ditadura de Getúlio Vargas, que nele viu um antagonista do regime.

O filme guardado pela família de libaneses Elihimas, em Pernambuco, a película foi analisada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), um órgão de censura. Com o tempo as latas enferrujaram e danificaram a película, tendo sido aproveitada apenas 14 minutos de filme.

Desse nosso grupinho têm alguns amigos e amigas que não conhecem nada sobre Lampião e Maria Bonita (aliás, apenas sabem da sua existência) então entrem nessa, ver vídeos, ler livros, os quais você poderá encontrá-los diretamente com os escritores, ou através do professor Francisco Pereira Lima, lá em Cajazeiras, no Estado da Paraíba, acessando este e-mail: franpelima@bol.com.br.

Eu estudo cangaço desde 2008 ao lado do amigo Antonio José lá de Serrinha-BA, entre outros já grandes conhecedores sobre o tema, e não pensamos em deixar de estudar esta literatura tão interessante e viciosa que é “cangaço”.

Se você inciar um estudo sobre cangaço principalmente sobre a família Ferreira (Lampião) irá conhecer tudo sobre ela, desde o namoro dos seus pais José Ferreira da Silva e dona Maria Sulena da Purificação até o fim de Lampião que aconteceu na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico no Estado de Sergipe.

Você lendo “Cangaço” jamais irá conversar coisas que as pessoas contam sem fontes de pesquisa. As histórias “o disse-me-disse” sobre Lampião existem muitas por aí, as verdadeiras são aquelas que os escritores e pesquisadores saíram em busca de cangaceiros, os quais foram os mais corretos sobre as suas informações, e ainda nos campos, conversando com quem viveu a tragédia do cangaço.

Assista ao vídeo amigos e amigas, e tem uma porção de blogs por aí que entregam a você a literatura cangaceira em sua casa.

Têm pessoas que dizem que não leem cangaço porque é coisa do Diabo. Eu pergunto: E por que nós lemos a bíblia que mataram até Jesus Cristo crucificado, uma das mais tristes mortes que é morrer pregado em uma cruz? Então vamos deixar de ver jornais e guerras na televisão que só apresenta morte.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com