Seguidores

quinta-feira, 10 de maio de 2018

QUEM TERIA SIDO O INTERMEDIÁRIO DO BENJAMIN ABRAÃO BOTTO E O REI LAMPIÃO NA CAATINGA?


Por Ruy Lima
Cacique de Arcoverde com um colega de Albuquerque, New Mexico, EUA

Amigo Mendes, sobre a sua indagação "quem teria sido o intermediário entre Benjamim e Lampião na caatinga", tenho este artigo do site brasilianafotografica.bn.br, sobre o qual não sei se a história é verídica; 

https://www.pinterest.com/pin/714313190867683994/

"No primeiro encontro, Benjamin foi levado pelos cangaceiros Juriti e Marreca a Lampião, que o recebeu oferecendo comida e conhaque, dizendo: Não sei como você veio bater aqui com vida, bicho velho. 

Segundo o site este é Marreca - https://www.pinterest.com/pin/483925922444415076/

Só mesmo obra de Marreca que é muito camarada. Benjamin, então, armou a máquina e quando ia bater as fotografias, foi impedido por Lampião, que examinou o equipamento e ordenou: Primeiro a gente tira o seu retrato. 


Depois disso, Benjamin pode fazer seus registros, até ser interrompido por Lampião. Uma observação: na matéria do Diário de Pernambuco acima citada, um dos cangaceiros mencionados como tendo levado Benjamin a Lampião foi Mergulhão. Em janeiro de 1937, Benjamin esclareceu que tratava-se de Marreca.


Quatro meses depois, teve um novo encontro com Lampião e seu bando. Nessa ocasião, passou três dias com o grupo e pode registrar vários de seus hábitos como a reza da missa de domingo, celebrada pelo próprio Lampião, o almoço e a maneira de se vestirem e se comportarem. Revelou também que Maria Bonita, devido a uma promessa não trabalhava aos sábados, domingos e segundas-feiras."

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário