Seguidores

quinta-feira, 10 de maio de 2018

ESTUDAR CANGAÇO É FANTÁSTICO 14 MINUTOS DE VÍDEO COM LAMPIÃO, MARIA BONITA E SEUS CANGACEIROS EM CARNE E OSSO.


Por José Mendes Pereira
https://www.youtube.com/watch?v=O33Flqcp5B4

Você que não conhece nada sobre cangaço deve começar estudá-lo, porque é uma das literaturas que os brasileiros têm interesses de saber o que é cangaço, como começou este movimento social de cangaceiros.

Através deste vídeo conheça Lampião e Maria Bonita de verdade. Não são atores e nem atrizes, são os próprios cangaceiros neste filme dentro das matas do Nordeste Brasileiro.

O vídeo é uma gravação com o Lampião, Maria Bonita e seus cangaceiros que aparecem na filmagem em carne e osso, feito pelo sírio-libanês Benjamin Abrahão Botto. O filme não tem uma sequência como se fosse um romance, apenas as filmagens foram sendo feitas de acordo com os acontecimentos dentro da caatinga.

Benjamin Abraão Botto era secretário do padre Cícero Romão Batista de Juazeiro, e em 1934, Padre Cícero foi morar na sua última residência. 

Com a morte do padre Cícero é possível que o sírio-libanês tenha ficado como formiga sem formigueiro, e como já tinha conhecido o cangaceiro Lampião, no ano de 1926, quando este foi até a Juazeiro do Norte, a fim de receber a bênção do célebre vigário e a patente de capitão, para auxiliar na perseguição da Coluna Prestes, Abrahão solicitou e obteve do "Rei do Cangaço" a permissão para acompanhar o bando na caatinga, e realizar as imagens que o imortalizaram.

(Leitores, não tenho informação quem teria sido intermediário entre Benjamin na cidade de Juazeiro e Lampião na caatinga do Nordeste).

Benjamin Abraão teve a parceria do cearense Ademar Bezerra de Albuquerque, dono da ABAFILM que, além de emprestar os equipamentos, ensinou o fotógrafo seu uso.

(Leitores, essa parceria não tenho conhecimento se foi entre Ademar e Lampião, ou somente o empréstimo do equipamento de filmagem ao sírio-libanês).

O vídeo é histórico não tem áudio(som), com 14 minutos de belas cenas nas caatingas do Nordeste de Lampião e seus cabras da peste que tem sido o mais polêmicos personagens que o Brasil já teve, o Virgolino Ferreira da Silva o Lampião.

Abrahão teve seus trabalhos apreendidos pela ditadura de Getúlio Vargas, que nele viu um antagonista do regime.

O filme guardado pela família de libaneses Elihimas, em Pernambuco, a película foi analisada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), um órgão de censura. Com o tempo as latas enferrujaram e danificaram a película, tendo sido aproveitada apenas 14 minutos de filme.

Desse nosso grupinho têm alguns amigos e amigas que não conhecem nada sobre Lampião e Maria Bonita (aliás, apenas sabem da sua existência) então entrem nessa, ver vídeos, ler livros, os quais você poderá encontrá-los diretamente com os escritores, ou através do professor Francisco Pereira Lima, lá em Cajazeiras, no Estado da Paraíba, acessando este e-mail: franpelima@bol.com.br.

Eu estudo cangaço desde 2008 ao lado do amigo Antonio José lá de Serrinha-BA, entre outros já grandes conhecedores sobre o tema, e não pensamos em deixar de estudar esta literatura tão interessante e viciosa que é “cangaço”.

Se você inciar um estudo sobre cangaço principalmente sobre a família Ferreira (Lampião) irá conhecer tudo sobre ela, desde o namoro dos seus pais José Ferreira da Silva e dona Maria Sulena da Purificação até o fim de Lampião que aconteceu na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico no Estado de Sergipe.

Você lendo “Cangaço” jamais irá conversar coisas que as pessoas contam sem fontes de pesquisa. As histórias “o disse-me-disse” sobre Lampião existem muitas por aí, as verdadeiras são aquelas que os escritores e pesquisadores saíram em busca de cangaceiros, os quais foram os mais corretos sobre as suas informações, e ainda nos campos, conversando com quem viveu a tragédia do cangaço.

Assista ao vídeo amigos e amigas, e tem uma porção de blogs por aí que entregam a você a literatura cangaceira em sua casa.

Têm pessoas que dizem que não leem cangaço porque é coisa do Diabo. Eu pergunto: E por que nós lemos a bíblia que mataram até Jesus Cristo crucificado, uma das mais tristes mortes que é morrer pregado em uma cruz? Então vamos deixar de ver jornais e guerras na televisão que só apresenta morte.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário