Seguidores

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS


Depois de onze anos de pesquisas e mais de trinta viagens por sete Estados do Nordeste, entrego afinal aos meus amigos e estudiosos do fenômeno do cangaço o resultado desta árdua porém prazerosa tarefa: Lampião – a Raposa das Caatingas.

Lamento que meu dileto amigo Alcino Costa não se encontre mais entre nós para ver e avaliar este livro, ele que foi meu maior incentivador, meu companheiro de inesquecíveis e aventurosas andanças pelas caatingas de Poço Redondo e Canindé.

O autor José Bezerra Lima Irmão

Este livro – 740 páginas – tem como fio condutor a vida do cangaceiro Lampião, o maior guerrilheiro das Américas.

Analisa as causas históricas, políticas, sociais e econômicas do cangaceirismo no Nordeste brasileiro, numa época em que cangaceiro era a profissão da moda.

Os fatos são narrados na sequência natural do tempo, muitas vezes dia a dia, semana a semana, mês a mês.

Destaca os principais precursores de Lampião.
Conta a infância e juventude de um típico garoto do sertão chamado Virgulino, filho de almocreve, que as circunstâncias do tempo e do meio empurraram para o cangaço.

Lampião iniciou sua vida de cangaceiro por motivos de vingança, mas com o tempo se tornou um cangaceiro profissional – raposa matreira que durante quase vinte anos, por méritos próprios ou por incompetência dos governos, percorreu as veredas poeirentas das caatingas do Nordeste, ludibriando caçadores de sete Estados.
O autor aceita e agradece suas críticas, correções, comentários e sugestões:

(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799 

Pedidos via internet:

franpelima@bol.com.br

Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345
FRANPELIMA@BOL.COM.BR
Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.
http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O “PAU-FERRO” QUE TESTEMUNHOU O COMBATE ONDE LAMPIÃO FOI FERIDO, LOCALIZADO NA LAGOA DO VIEIRA, PROXIMIDADES DA PEDRA DO REINO ENCANTADO

Por Valdir José Nogueira

Frondosa e ainda existente, a árvore do tipo “pau-ferro”, localizada bem às margens da lendária Lagoa do Vieira, a pouca distância da Pedra do Reino, testemunhou o combate travado no dia 23 de março de 1924, com uma volante comandada pelo major da polícia de Pernambuco Theophanes Ferraz, onde o cangaceiro Lampião foi seriamente atingido no pé e morta sua montaria, tombando o animal sobre sua perna. Tendo se livrado do peso do animal morto e mesmo ferido, o cangaceiro consegue reagir à altura da situação. Na gruta conhecida como Casa de Pedra, na Serra do Catolé município de São José do Belmonte, Lampião se refugiou e iniciou sua recuperação.







Interessante apontar que da Casa de Pedra onde se refugiou Lampião, tem-se uma magnífica visão do vale onde fica a famosa área histórica conhecida como Pedra do Reino, retratada no romance de Ariano Suassuna – O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta. A Lagoa do Vieira também é citada nesse famoso romance através de uma explicação dada pelo personagem Luís do Triângulo:

“Naquele momento, chegávamos a uma Lagoa rasa, situada à direita da estrada, Luís do Triângulo explicou:

- Essa é a Lagoa do Vieira! Os Vieiras eram parentes do Rei João Ferreira e estiveram, também, metidos na “Guerra do Reino”! Diziam eles que esta Lagoa era encantada e que, aqui, Dom Sebastião tinha uma mina de ouro para os pobres!”.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O MUSEU DO CANGAÇO


Por Anildomá Willans


O MUSEU DO CANGAÇO, da Fundação Cultural Cabras de Lampião, de Serra Talhada, Terra de Lampião e Capital do Xaxado, é o portal de entrada para os que querem conhecer a cultura, a história e as potencialidades turísticas do sertão. 

Pelo seu trabalho voltado para cultura conquistou o selo Ponto de Cultura, Ponto de Memória e Ponto Gesac, ampliando assim seu trabalho de inclusão social através da cultura. Vale a pena visitar o MUSEU DO CANGAÇO, diga-se de passagem, o maior museu do gênero do Brasil, conhecer passo a passo da história do Rei do Cangaço, numa visita guiada por uma equipe bonita, competente, conhecedora da história e talentosa, com qualificação profissional que deixa o visitante entusiasmado pelo calor humano. E de quebra poderá adquiri livros do cangaço, artesanatos, camisetas e uma diversidade de suvenis.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FAMINTOS E NÚS.


Por João Filho de Paula Pessoa

Nos anos 20, Lampião costumava andar pelo Ceará, sempre em paz. Certa vez passou pelas cidades do Crato e de Mauriti, nesta última comprou roupas em uma fazenda e distribuiu dinheiro para os moradores locais. Ao partir, deixou um recado para uma volante que buscava seu rastro, escreveu numa laje de pedra o seguinte: “Estamos famintos e nús, mas cheio de dinheiro e coragem, querendo brigar, sigam em nossa procura”. 

João Filho de Paula Pessoa, Fortaleza/Ce., 03/02/2020.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOTA DE FALECIMENTO


Por Nivaldo Amaral

*Obs.
Informações do velório e do sepultamento.


Com profundo sentimento de pesar, o Presidente da Fundação Sócio-Educativa do Rio Grande do Norte: Pe. SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS; comunica o falecimento de ANTÔNIO PINTO (AMIGO E GRANDE COLABORADOR), das diversas unidades da FUNSERN.

Informamos que o velório será realizado no Centro de Velório SEMPRE (em frente ao Tiro de Guerra), a partir das 20h00 - desta segunda-feira (03/02) - até às 10h00 da manhã da terça-feira (04/02); quando o corpo será transladado para a cidade de Assú, onde acontecerá o sepultamento (às 16h00).

Desde já, convidamos a todos os nossos funcionários, amigos e benfeitores, para que possamos nos unir em oração e prestarmos - juntamente com toda a família - as merecidas homenagens, ao nosso inesquecível e distinto BENFEITOR: ANTÔNIO PINTO.

Que o SENHOR DA VIDA o acolha em seu Reino de Paz e conforte todos os corações enlutados.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

BRUNA VIOLA



Bruna Viola, nome artístico de Bruna Villas Bôas Kamphorst (Cuiabá25 de maio de 1993)[1] é uma cantoracompositora e violeira brasileira ganhadora de um Grammy latino em 2017. Seus maiores ídolos e referências são Tião Carreiro da dupla Tião Carreiro e Pardinho e a cantora Inezita Barroso.[2] Atualmente, reside em São José do Rio Preto e excursiona por todo o Brasil, fazendo shows e apresentações em canais de televisão.

Biografia e carreira[editar | editar código-fonte]

Bruna Villas Bôas Kamphorst nasceu em 25 de maio de 1993 e cresceu rodeada de músicos. Por ter a viola como instrumento preferido, Bruna adotou o nome do instrumento que toca em todos os shows como sobrenome artístico. Além disso, o objeto também foi de extrema importância em sua carreira artística, pois foi aos 11 anos de idade, após ganhar sua primeira viola, que a jovem ingressou no universo musical, em uma apresentação de uma feira agropecuária.


Ao chegar aos 19 anos, a "Flor Mato-grossense" (como foi carinhosamente apelidada por seus fãs) precisou tomar a decisão mais importante da sua vida: continuar na música ou fazer faculdade de veterinária. Com a agenda cada vez mais lotada, a menina que dá um novo rosto à música sertaneja, optou por trancar os estudos e investir na carreira artística. Neste momento, Bruna também deixou sua cidade para viver em Campinas, de onde o deslocamento é mais fácil entre os shows realizados pelo interior do País, mas atualmente escolheu São José do Rio Preto por se destacar pela geografia, estando entre ParanáMato Grosso do SulMinas Gerais e também na rota São Paulo >> Goiânia. No entanto, suas canções continuam tendo como tema a vida na fazenda.[3]

Em 2015, Bruna lança seu álbum de estreia Sem Fronteiras pela gravadora Universal Music, que contém a canção "Se Você Voltar", com participação de César Menotti & Fabiano,[4] e que no ano seguinte entrou para a trilha sonora da novela Velho Chico da Rede Globo.

Em 2016, a cantora grava o seu primeiro DVD no dia 2 de março no Villa Country em São Paulo. Com Paul Ralphes na direção musical, Marcelo Amiky (ex-diretor artístico da TV Cultura) na direção de vídeo, Fábio Delduque na cenografia (já atuou com Ney MatogrossoJorge Benjor e Vanessa da Mata) e o expert em iluminação Danny Nolan na direção de fotografia. Danny foi o Lighting Design das mais recentes turnês de Sting e Paul Simon. Contando também com a participação da dupla Cesar Menotti & Fabiano no sucesso "Se você voltar".[5]


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FORMATURA DO CAIO CÉSAR MUNIZ

Por Caio César Muniz

Não tive como comprar
O anel de formatura,
Mas o que vale é honrar
Esta nova investidura
Com ética e com altruísmo,
Fazer um bom jornalismo
Com respeito e sem frescura.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EM BREVE O SERTÃO VAI PARAR...


http://cariricangaco.blogspot.com

UM EMPRESÁRIO À ALTURA DE MOSSORÓ

Por Lúcia Rocha

Zé Mendes em sua cadeira cativa no Posto 30 de Setembro, de onde toca os negócios. Hoje batemos um longo papo, ele tem saudades do rádio, mas se recupera de cirurgia no coração. Se você era ouvinte do Programa A Voz do Povo, na Difusora, conte algo engraçado que ouviu de Zé Mendes para a gente recordar.

ADENDO - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

José Mendes é proprietário de uma rede de postos de gasolina em Mossoró, Natal, além destas, em outras cidades do Rio Grande do Norte. Reside na mesma rua que eu moro, na Raimundo Firmino de Oliveira, aqui bem perto da minha casinhola, no bairro Costa e Silva, no grande Alto de São Manoel. Ele no começo da rua e eu no final. 

Avião de Zé Mendes Rico

É conhecido pelo o Zé Mendes rico e eu, o Zé Mendes pobre. É proporietário de grandes fazendas no Maranhão e dono de avião de verdade, e eu, não sou proprietário de fazendas, mas sou proprietário de avião de brinquedos. Tenho dois fabricados pela TAM. 

Avião de Zé Mendes Pobre - Eu.

Eu nem sei porque o Zé Mendes rico  está tão novo assim. Ele já passa dos 80, e está com uma aparência de 50 anos. 

Parabéns nobre Zé Mendes, pela sua grande colaboração à nossa cidade de Mossoró, com suas empresas gerando empregos para uma porção de gente que necessita da sua ajuda como empresário.

Professor José Mendes Pereira.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com