Seguidores

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

SERÁ QUE CORISCO FOI O TRAIDOR DO REI DO CANGAÇO LAMPIÃO?

 Por José Mendes Pereira


Em relação a não presença de Corisco ao coito na madrugada de 28 de julho de 1938, lá na Grota de Angico, eu busco resposta para isso. 
                
Alcino Alves Costa diz em: (Lampião Além da Versão – Mentiras e Mistérios de Angico): 

 Alcino Alves Costa

“- Uma estranha versão conta que nos últimos dias que antecederam o cerco na Grota de Angico os famosos José Lucena e Aniceto Rodrigues foram até o coito do Corisco, com a finalidade de acertarem algo que poderia mudar os caminhos do banditismo com o falado Diabo Loiro”. 

Continua o escritor: 

“- É esta visita misteriosa, um dos grandes segredos que cercam os fatos de Angico”.

Teria sido Corisco um dos traidores de Lampião, entregando o rei aos famosos José Lucena e Aniceto Rodrigues, já que eles foram ao seu coito com a finalidade de acertarem algo que poderia mudar os caminhos do banditismo?

Quando aconteceu a chacina que levou o rei do cangaço Lampião e a rainha Maria Bonita e mais nove cangaceiros, Corisco e seus asseclas se encontravam acoitados entre as fazendas de nomes: Coidado e Emendadas.                 

Será que Corisco não foi para o acampamento quando aconteceu o ataque aos bandidos, porque sabia o dia em que seria feita a chacina, uma vez que a volante não iria ter tempo de escolher quem morreria e quem ficaria vivo? E aí, leitor? 
Mas mesmo assim, não acredito nessa possibilidade de Corisco ter sido traidor de Lampião.

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

    Por Luma Hollanda

Gratidão a Deus e a todos que compareceram ao lançamento do meu 3⁰ livro, na Livraria do Luiz. "Lugares de Memória" do Cangaço, reuniu familiares e amigos que estavam tão distantes! Um beijo no coração de cada um.



https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2047160255492908&notif_id=1667657649112606&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

LIVRO

   Por José Bezerra Lima Irmão

Diletos amigos estudiosos da saga do Cangaço.

Nos onze anos que passei pesquisando para escrever “Lampião – a Raposa das Caatingas” (que já está na 4ª edição), colhi muitas informações sobre a rica história do Nordeste. Concebi então a ideia de produzir uma trilogia que denominei NORDESTE – A TERRA DO ESPINHO.

Completando a trilogia, depois da “Raposa das Caatingas”, acabo de publicar duas obras: “Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste” e “Capítulos da História do Nordeste”.

Na segunda obra – Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste –, sistematizei, na ordem temporal dos fatos, as arrepiantes lutas de famílias, envolvendo Montes, Feitosas e Carcarás, da zona dos Inhamuns; Melos e Mourões, das faldas da Serra da Ibiapaba; Brilhantes e Limões, de Patu e Camucá; Dantas, Cavalcanti, Nóbregas e Batistas, da Serra do Teixeira; Pereiras e Carvalhos, do médio Pajeú; Arrudas e Paulinos, do Vale do Cariri; Souza Ferraz e Novaes, de Floresta do Navio; Pereiras, Barbosas, Lúcios e Marques, os sanhudos de Arapiraca; Peixotos e Maltas, de Mata Grande; Omenas e Calheiros, de Maceió.

Reservei um capítulo para narrar a saga de Delmiro Gouveia, o coronel empreendedor, e seu enigmático assassinato.

Narro as proezas cruentas dos Mendes, de Palmeira dos Índios, e de Elísio Maia, o último coronel de Alagoas.

A obra contempla ainda outros episódios tenebrosos ocorridos em Alagoas, incluindo a morte do Beato Franciscano, a Chacina de Tapera, o misterioso assassinato de Paulo César Farias e a Chacina da Gruta, tendo como principal vítima a deputada Ceci Cunha.

Narra as dolorosas pendengas entre pessedistas e udenistas em Itabaiana, no agreste sergipano; as façanhas dos pistoleiros Floro Novaes, Valderedo, Chapéu de Couro e Pititó; a rocambolesca crônica de Floro Calheiros, o “Ricardo Alagoano”, misto de comerciante, agiota, pecuarista e agenciador de pistoleiros.

......................

Completo a trilogia com Capítulos da História do Nordeste, em que busco resgatar fatos que a história oficial não conta ou conta pela metade. O livro conta a história do Nordeste desde o “descobrimento” do Brasil; a conquista da terra pelo colonizador português; o Quilombo dos Palmares.

Faz um relato minucioso e profundo dos episódios ocorridos durante as duas Invasões Holandesas, praticamente dia a dia, mês a mês.

Trata dos movimentos nativistas: a Revolta dos Beckman; a Guerra dos Mascates; os Motins do Maneta; a Revolta dos Alfaiates; a Conspiração dos Suassunas.

Descreve em alentados capítulos a Revolução Pernambucana de 1817; as Guerras da Independência, que culminaram com o episódio do 2 de Julho, quando o Brasil de fato se tornou independente; a Confederação do Equador; a Revolução Praieira; o Ronco da Abelha; a Revolta dos Quebra-Quilos; a Sabinada; a Balaiada; a Revolta de Princesa (do coronel Zé Pereira),

Tem capítulo sobre o Padre Cícero, Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos, o episódio da Pedra Bonita (Pedra do Reino), Caldeirão do Beato José Lourenço, o Massacre de Pau de Colher.

A Intentona Comunista. A Sedição de Porto Calvo.

As Revoltas Tenentistas.

Quem tiver interesse nesses trabalhos, por favor peça ao Professor Pereira – ZAP (83)9911-8286. Eu gosto de escrever, mas não sei vender meus livros. Se pudesse dava todos de graça aos amigos...

Vejam aí as capas dos três livros:


https://www.facebook.com/profile.php?id=100005229734351

Adquira-os através deste endereço:

franpelima@bol.com.br

Ou com o autor através deste:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

FALTEI PELA FALTA

 Clerisvaldo B. Chagas, 16 de fevereiro de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.840

Dedicado nos últimos dias à elaboração de documentos importantes para entrega, isolei-me da mídia da terra. E por estar desligado do mundo imediato, perdi a convite da mídia de lançamento de livro. Mas não foi um lançamento de livro qualquer. Foi um trabalho cobiçado, anunciado e aguardado com ansiedade pelos apreciadores do mundo cangaceiro. Afinal de contas, tratava-se de um livro escrito com relatos de mãe cangaceira de Sílvio Bulhões, Dadá, mulher do cangaceiro Corisco, o mais famoso do bando, após Lampião. Somente quando voltei à mídia santanense, descobri que o lançamento tão aguardo durante anos, e até cobrado por mim ao autor, acabava de ser lançado.  

Assim perdi de prestigiar e rever o meu antigo colega de Magistério, hoje com deficiência visual e idade avançada, presente incomparável do Senhor dos Mundos. Agora tenho que correr atrás para tentar obter a obra que também escorregou das minhas mãos. Trata-se do livro “Memórias e Reflexões de um Filho de Cangaceiros, Corisco e Dadá”. Silvio é formado em Economia, trabalhou no DNER e foi professor de Matemática, dos bons, em nossa cidade. Era muito amigo do professor Alísio Ernande Brandão que nos contava muitas aventuras, cujos personagens centrais era ele e Sílvio Bulhões. Quando Silvio era professor do Ginásio Santana, eu ainda era estudante naquele estabelecimento, mas não tive o prazer de tê-lo como professor. Silvio já estava deixando o Ginásio com novo projeto de vida. Uma vez concursado, fui para a Escola Estadual Deraldo Campos e mais uma vez encontrei Silvio já de saída, ocasião que foi morar em Maceió.

Com certeza seu livro será muito disputado nos Sertões do Nordeste inteiro, mas para mim muito mais importante do que a obra, teria sido o abraço no autor, o dever incondicional de prestigiar a sua nobre e queridíssima presença na terra de senhora Santa Ana. Almejo ao escritor Silvio Bulhões toda a felicidade do mundo, parabenizando-o pela obra tão amplamente esperada dentro das grandes realizações dos seus desejos.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2023/02/faltei-pela-falta-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FREI DAMIÃO É FORTE

Clerisvaldo B. chagas, 15 de fevereiro de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.839

Não sabemos bem o que aconteceu na Praça Frei Damião, em Santana do Ipanema. Apesar de modesta e de bairro, havia sido abraçada pela juventude e se tornado o novo “point” da cidade. Às sextas, a bebedeira era grande, a enxurrada de motos e “cocotas” a beber, namorar e comer churrasquinho. Isso até incomodava a Central de Velórios defronte, do outro lado da rua. Mas, como se vê em situações assim, existem muitas polêmicas, discussões e ojeriza à boca miúda. A praça Frei Damião está localizada em um largo onde quatro ruas convergem e divergem da praça. Ultimamente, á noite, num “tour” pela cidade, paramos e fotografamos a sua quietude que  surpreendeu. Parecia até nunca ter havido nada ali, devido à normalidade noturna, inclusive com o movimento em mercadinho famoso recostado ao logradouro.

Enquanto isso, o Largo Maracanã continua com um tráfego intenso, principalmente à boquinha da noite. Centro principal do Bairro Camoxinga, além de seis ruas que ali despejam, ainda é cortado pela BR-316. O comércio e a prestação de serviços, mesmo sendo modestos, tem uma intensidade incrível. O movimento pedestre gira em torno de restaurante popular, farmácia, padaria, casas de lanches, artesanato, bancas de feira, serviços de Internet, ponto de transportes, clínica médica, salão de sinuca, bares e lava-jato. E quando o centro comercial de Santana, fecha, tudo ali vira deserto. Quem não acha o que procura até à meia noite, em outras regiões, vai encontrar vidas em atividade no iluminado Largo do Maracanã.

Quanto ao Carnaval que se aproxima, já acabou na cidade desde o final do século passado. Já naquela época os foliões se viraram para outras frentes e foram em direção à Piranhas e Pão de Açúcar, deixando o Carnaval santanense às moscas. Atualmente, as duas cidades do São Francisco também perderam o interesse na cabeça dos brincantes da “Rainha do Sertão”. Claro que ainda existe um ou dois carros de som fazendo zoada em alguns lugares da cidade e talvez meia dúzia de beberrões aqui ou acolá querendo ressuscitar Lázaro, mas o Carnaval santanense morreu e as diversas tentativas de oxigenar o morto nunca deram certo.

E se no Recife tem o galo da madrugada, em Maceió o pinto da madrugada, em Penedo o ovo da madrugada... Em Santana do Ipanema tem a galinha morta da madrugada. Ê...

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2023/02/frei-damiao-e-forte-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENTREVISTA COM A FILHA DE LAMPIÃO.

 Por augustoqm5

https://www.youtube.com/watch?v=nwHfnAnptgs&t=273s&ab_channel=augustoqm5

Lampião
Entrevista com Expedita e Vera Ferreira, respectivamente filha e neta de Lampião. Program Sem Censura. Infelizmente a imagem não ficou boa.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A HISTÓRIA E O LOCAL EXATO ONDE HOUVE O "COMBATE DAS BAIXAS".

Por Cangaçologia 

https://www.youtube.com/watch?v=DgvqqEI7Mks&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

A história de um dos mais acirrados e sangrentos combates ocorridos entre os Nazarenos e o bando de Lampião de todo o ciclo do cangaço lampiônico, sendo contada no local onde os fatos aconteceram. Um combate que acirrou ainda mais o ódio e a sede de vingança dos Nazarenos contra Lampião e sua gente. INSCREVAM-SE TAMBÉM: https://www.youtube.com/channel/UCjSU... Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. Forte abraço... Cabroeira! Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - A MORTE DOS CANGACEIROS: LIMOEIRO, SUSPEITA, FORTALEZA E MEDALHA.

 Por Nas Pegadas da História

https://www.youtube.com/watch?v=woxSfCJ-KJI&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

✔✔👍 Contribua com o Canal: chave PIX 85987703564. ✔✔👍Você pode também nos ajudar comprando um dos cursos ou livros indicados abaixo: ✔✔👍E-mail para contato: jflavioneres@gmail.com ============================================= LIVROS ✔✔👀 ASSIM MORREU LAMPIÃO. https://amzn.to/3M005iI ✔👀LAMPIÃO, SENHOR DO SERTÃO. VIDAS E MORTES DE UM CANGACEIRO. https://amzn.to/3t3Afm6 ✔✔👀 ANTÔNIO SILVINO - O CANGACEIRO, O HOMEM, O MITO. https://amzn.to/3jNDlGJ ✔✔👀 A DERRADEIRA GESTA: LAMPIÃO E OS NAZARENOS GUERREANDO. https://amzn.to/3vejyW8 ✔👀APAGANDO O LAMPIÃO: VIDA E MORTE DO REI DO CANGAÇO. https://amzn.to/3pcnl4a ✔👀 DESAFIOS DE CORDEL https://amzn.to/3jXTKbq ================================ LIVROS DIVERSOS https://ler-para-melhor-viver.webnode... https://jflavioneres-nph-livraria.fre... ============================================== CURSOS ✔✍📖CURSO HORTA ORGÂNICA EM CASA https://app.monetiz========= ze.com.br/r/AMF19952458 ✔✍📖ADSTRAMENTO CANINO EM CASA https://app.monetizze.com.br/r/ALX199... ✔ ✍📖 JARDINAGEM https://app.monetizze.com.br/r/APS200... ============================================= CANAIS PARCEIROS: 😊👀 UMA HISTÓRIA PARA A MEMÓRIA https://url.gratis/EKbuum 😊👀 ROSINHA VIDA MINHA: https://www.youtube.com/channel/UCE32... 😊👀 Pr. FLÁVIO NERES : https://www.youtube.com/channel/UCuM7...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O ÚLTIMO DIA DE MARIA BONITA

Por Kinko Peregrine
https://www.youtube.com/watch?v=hl6X77lf65Q&ab_channel=KinkoPelegrine

IMAGENS DO VÍDEO: O especial realizado para o Globo Repórter Aventura, em 1975, o documentário O Último Dia de Lampião, dirigido por Maurice Capovilla e produzido pela produtora paulista Blimp Film, apresentou em forma de docudrama (dramatização de fatos reais) o cerco final ao cangaceiro Lampião e parte de seus seguidores.

O programa mostrou imagens de arquivo e depoimentos de testemunhas, com locução de Sérgio Chapelin.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO: LAMPIÃO FAZ FOGUETÓRIO NA COVA DE SEUS PAIS

 Por Fatos na História

https://www.youtube.com/watch?v=xJHBxoHuq8I&ab_channel=FatosnaHist%C3%B3ria-Canga%C3%A7oeNordeste

"Lampião havia programado a viagem de modo que sua chegada a Santa Cruz do Deserto, onde seus pais estavam enterrados, coincidisse com o dia do aniversário natalício de José Ferreira, 18 de fevereiro. Quando seu pai morreu, ele havia feito uma promessa..." Referências: "Lampião, a Raposa das Caatingas", de José Bezerra Lima Irmão Imagens: .História de Alagoas .Tok de História .Contos do Cangaço .Blog do Mendes e Mendes .Cinema 10 .Pinterest

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIROS DE LAMPIÃO

Por Histórias do Cangaço

 Cangaceiros Vinte cinco, cobra verde e santa cruz.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=131440759840731&set=a.111091058542368

http://blogdomendesemendes.blogspot.com