Seguidores

terça-feira, 2 de maio de 2023

... ROBERTO CARLOS

 Por Discografia Mundial de Roberto Carlos

Roberto Carlos - Em algum lugar do passado. (Ao lado de Roberto Carlos parece ser o Arlênio Lívio)

https://www.facebook.com/discografiamundialderobertocarlos/photos/a.959259912170441/975171303912635/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CÃOZINHO

 Por Hélio Xaxá


Veio vestida no vento macio
Dos versos que componho...
Preencheu todo o meu vazio
Envolta num véu de sonhos...
Olhos do tamanho do céu
E tinham quase a mesma cor...
Sua boca fez um escarcéu
Num sussurrante grito de amor.
Jurei nunca mais me apaixonar
Mas eu sempre me apaixono...
Meu coração é doido para amar
É feito um cão sem dono...
Toda emoção em mim
É potencializada pela poesia
No final sempre vem sal grosso...
Se não for bom pra mim
Que seja então uma bela fantasia:
"Morro mas não largo esse osso!"
Brinca comigo
Quero ser seu cachorrinho
Todo feliz sempre a seu lado...
Sinta o que digo:
Se jogar meu coraçãozinho
Busco e trago-o mais apaixonado.

https://www.facebook.com/helio.xaxa

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

...BELO O SERTÃO


Por José G. Diniz

 Acho belo no sertão
O cantar dos sabiás
Os frutos das carnaubeiras
As veredas dos preás
O cuscuz com rapadura
E aquela cor escura
Das frutas dos câmaras

O tempo não volta mais
Nem adianta tentar
Mas se ele voltasse
Com ele eu ia voltar
E ia pedir clemencia
Para na adolescência
Deus me estabilizar.

https://www.facebook.com/josegomesd

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SONHAR

Por José Di Rosa Maria


No silêncio da procissão dos sonhos

Ouço a voz da pureza da vida

Encantar o amor com galanteios

No vigor da liberdade prometida.

São os sonhos que nos rejuvenescem

Quando, dentro de nós, eles falecem,

Deixam-nos sem razões pra viver mais.

Esta vida sem sonhos vale menos

Que um sonho deixado para trás.


Enviado pelo o autor.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 


COMENDA SANTANA DOS DIFERENTES E REFORMA PSIQUIÁTRICA EM CAICÓ

 Por Epitácio de Andrade Filho

“Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura”. Friedrich Nietzsche 

Foi da lavra legislativa do saudoso edil caicoense Janduhy Fernandes a autoria do projeto de lei que criou a Comenda Santana dos Diferentes.

A idealização e concepção surgiram no grupo operativo “A Hora da Melancia”, sob coordenação do médico psiquiatra Epitácio Andrade do CAPS/Caicó. Na sessão idealizadora e conceptiva foi tematizado: ‘Em Respeito às Diferenças’. O título da comenda foi inspirado na música “Santana”, de Elino Julião e no ativismo social da intérprete Dodora Cardoso, cognominada “ Rainha das Minorias”.

A honraria é sempre entregue em 18 de maio de cada ano, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, e se destina a homenagear pessoas e entidades que contribuíram para o êxito da Reforma Psiquiátrica em Caicó.

Esta comenda surgiu em meio às inovações terapêutico-reabilitativas trazidas com a implantação do Centro de Atenção Psicossocial- (CAPS/CAICÓ), ocorrida em 2001.

Em maio de 2002, aconteceu o memorável Encontro Nordestino de CAPS no Seridó do Rio Grande do Norte e os agraciados receberam a comenda numa sessão da Câmara, realizada na Praça Dom José Delgado- Caicó. Entre os homenageados estiveram: O psicólogo e mentor da Luta Antimanicomial Marcus Vinícius de Oliveira Silva, o cantor Lobão e o folclorista João de Artur. Nos anos subsequentes, várias pessoas, organizações não-governamentais e entidades se tornaram comendadoras de Santana dos Diferentes.

Em 2015, por propositura do vereador Djalma Alves da Mota, Epitácio de Andrade Filho, que coordenou a política de saúde mental no município de 2001 a 2002, recebeu a láurea.

A médica psiquiatra cearense e militante de direitos humanos Lídia Dias Costa foi homenageada no ano de 2017.

Neste mesmo ano, o professor e ex-diretor do IFPB Rômulo Gondim de Oliveira recebeu a honraria.

Os integrantes do Programa “Porque Hoje é Sábado” da Rádio Rural (em sua maioria usuários dos serviços de saúde mental) também se tornaram comendadores de Santana dos Diferentes.

A hora da Melancia.

Com Lobão

Marcus Vinícius.

João de Artur com a burrinha.

Comenda de Epitácio de Andrade Filho.

Rômulo, Epitácio e Cristina 2017

Comenda Lídia Dias Costa.

No Programa Porque Hoje é Sábado

Enviado pelo o autor. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E O COMBATE DA LAGOA DO MEL

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=S_2cezp8clQ&list=RDCMUCG8-uR9AwvjAzQddbT3t3fg&index=19&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Nossa expedição chega ao local do combate da Lagoa do Mel e visita também a casa de D. Generosa e a Malhada da Caiçara, onde nasceu Maria de Déia. Seja membro deste canal e ganhe benefícios:    / @aderbalnogueirac...   Link desse vídeo:    • Lampião e o comba...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - LAMPIÃO ERA BOM E SUA CABROEIRA ERA BOA

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=bIP2whzFhq0&list=RDCMUCG8-uR9AwvjAzQddbT3t3fg&index=2&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Quer ajudar nosso canal? Nossa chave Pix é o e-mail: narotadocangaco@gmail.com Esse vídeo foi gravado há aproximadamente 18 anos. Estávamos juntos eu, João de Sousa Lima, Kydelmir Dantas e Antônio Vilela, entre outros.

Vocês podem notar nesse depoimento, que D. Firmina diz que Lampião era bom, era uma 'cabroeira' boa.

Breve farei um vídeo falando sobre isso. Depoimentos como esse merecem ser debatidos. Link desse vídeo:    • Cangaço - Lampião... 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

EX-CANGACEIRA ARISTÉIA RETORNA À CASA EM QUE VIVEU

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=JTkylbDGUCY&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Seja membro deste canal e ganhe benefícios:    / @aderbalnogueirac...   Ex-cangaceira Aristéia e seus familiares retornam à casa onde ela viveu juntamente com João de Sousa Lima. Imagens: Ricardo Cajá Música: Cangaceiro do Mato (Jadilson Ferraz) Instrumental: Beto Sousa Link desse vídeo:    • Ex-cangaceira Ari...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENTREVISTA HISTÓRICA COM UMAS DAS MAIS FAMOSA E VALENTE EX-CANGACEIRA QUE JÁ INSISTIU, DADÁ.

 Por CS Notícias

https://www.youtube.com/watch?v=In9NU7P5pHk&ab_channel=CSNOT%C3%8DCIAS

SÉRGIA RIBEIRO DA SILVA - "DADÁ"

Sérgia Ribeiro da Silva, que ficou nacionalmente conhecida como "Dadá", mulher do famoso cangaceiro "Corisco", nasceu em Belém do Pará e mais tarde acompanhando os familiares, mudou-se para a Bahia onde passou a residir.

Aos 13 anos de idade, numa rápida visita dos cangaceiros à sua cidade, Dadá é raptada por Cristino Gomes da Silva Cleto, o CORISCO, mais famoso cabra de Lampião, também conhecido como "Diabo Loiro". Apesar da truculência do ato, Corisco era apaixonado por Dadá e ela foi sua eterna companheira até o dia da sua morte. Foi um amor intenso e a despeito da vida nômade e fugidia que vivia o bando de Lampião, foi o único cangaceiro que se casou na Igreja com a companheira.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DEPOIMENTO DE DONA MADALENA - ÚLTIMA FILHA VIVA DO PRIMEIRO CANGACEIRO MORENO DO BANDO DE LAMPIÃO.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=cXAq0Brvdws&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Achar uma preciosidade como essa nos dias atuais está sendo cada dia mais difícil e coletar um depoimento como o que está contido nesse documentário é algo quase impossível. Podem acreditar.

Dona Madalena Maria Alves é a última filha viva dos sete filhos do casal Luíza Alves Batista e Joaquim Laurindo de Souza conhecido como Moreno (Primeiro). Primeiro cangaceiro a fazer uso da alcunha (Moreno).

Cearense de Missão Velha, Moreno veio ainda jovem para o estado da Paraíba, onde no Sítio Saco dos Caçulas (Patos de Princesa) na época pertencente ao município paraibano de Princesa se estabeleceu e constituiu família.

Durante o período em que Lampião esteve sob proteção do fazendeiro Marcolino Pereira Diniz (1922 - 1924), Moreno I participou de algumas incursões juntamente com o bando cangaceiro, porém tempos depois abandonou o cangaço e passou a fazer parte do "exército particular" do coronel José Pereira Lima (Princesa/PB), algo que não foi visto com bons olhos por Lampião e como se isso não bastasse ainda participou do ataque ao cangaceiro Meia-Noite I (Antônio Augusto Feitosa), antigo aliado de Lampião, quando este e sua companheira encontravam-se homiziados em uma casa de farinha no Sítio Tataíra (Princesa/PB), além de conduzir a companheira do cangaceiro até a cadeia pública de Princesa, após a mesma ter se entregado à polícia. Fato que ocorreu no segundo semestre do ano de 1924.
Os anos se passaram e após a derrota do coronel José Pereira na chamada Guerra de Princesa (1930), Moreno I, juntamente com sua família, decidiu se mudar para o estado de Alagoas, onde na cidade de Água Branca se estabeleceu e recomeçou nova vida, porém dessa vez longe das armas.
A vida pacata de Moreno e sua família teve fim no dia 13 de fevereiro de 1936, quando ao anoitecer teve sua casa cercada por Lampião e seus homens e em seguida após breve conversa foi assassinado pelos cangaceiros na frente de sua esposa e filhos menores. Começa a partir de então uma nova saga na vida de dona Luíza e seus sete filhos.
Vou parar por aqui! Uma história de dor, sofrimento e superação é o que vocês conhecerão ao assistirem esse formidável e histórico documentário, que cuja narração é feita por dona Madalena Maria Alves, filha de Moreno e a última testemunha dos acontecimentos que culminaram no assassinato de seu pai. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e postagens. INSCREVAM-SE TAMBÉM NO CANAL "ARQUIVO NORDESTE", ACESSANDO O LINK ABAIXO:
   / @arquivonordeste1618   Forte abraço... Cabroeira! Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios:   
 / @cangacologia  

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UMA VIDA DE LUTA E SUPERAÇÃO APÓS O PAI TER SIDO EXECUTADO POR LAMPIÃO.

 Por Cangaçologia

Dona Madalena, atualmente com 99 anos, filha do ex-cangaceiro Moreno (Primeiro) que teve morte trágica cometida por Lampião e seus homens em fevereiro de 1936, quando ela contava com a idade de 12 anos, conta detalhes a respeito de sua vida e de seus irmãos e de sua mãe, após a perda do pai e todas as dificuldades enfrentadas no decorrer de sua vida. Uma vítima do cangaço que permanece viva para nos contar a verdadeira face dessa fase de extrema selvageria e violência que existiu na região Nordeste do Brasil denominada cangaço.

Obs: Para uma melhor compreensão assistam os vídeos anteriores que fazem parte dessa série de oito capítulos.

Capítulo 07 / 08.

 https://www.youtube.com/watch?v=7uN8cTDPNm4&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO DO GERALDO MAIA

  Por José Mendes Pereira

 

Conheça José Leite de Santana, o ex-cangaceiro do capitão Lampião, com alcunha "Jararaca" que foi assassinado em Mossoró.  O livro foi escrito pelo historiador e pesquisador do cangaço Geraldo Maia do Nascimento. 

Para adquirir esta esta excelente obra, basta entrar em contato com o autor através deste gmail abaixo.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com