Seguidores

quarta-feira, 3 de junho de 2020

LUIZ GONZAGA E LAMPIÃO, O ENCONTRO!


http://blogdomendesemendes.blogspot.com


2ª EDIÇÃO FLORO NOVAIS HERÓI OU BANDIDO?


Mais um livro na praça: FLORO NOVAIS: Herói ou Bandido? De Clerisvaldo B. Chagas & França Filho. Este livro estará disponível a partir de amanhã no Cariri Cangaço São José do Belmonte e segunda feira dia 15/10 Para todo Brasil. 

Preço R$ 40,00 com frete incluso. 124 páginas. 
Peça através deste e-mail:

Franpelima@bol.com.br e 
fplima1956@gmail.com e 
Whatsapp 83 9 9911 8286.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO “O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO”, DE LUIZ SERRA


Sobre o escritor

Licenciado em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Linguagem Psicopedagógica na Educação pela Cândido Mendes do Rio de Janeiro, professor do Instituto de Português Aplicado do Distrito Federal e assessor de revisão de textos em órgão da Força Aérea Brasileira (Cenipa), do Ministério da Defesa, Luiz Serra é militar da reserva. Como colaborador, escreveu artigos para o jornal Correio Braziliense.

Serviço – “O Sertão Anárquico de Lampião” de Luiz Serra, Outubro Edições, 385 páginas, Brasil, 2016.

O livro está sendo comercializado em diversos pontos de Brasília, e na Paraíba, com professor Francisco Pereira Lima através deste e-,mail:.

franpelima@bol.com.br

Já os envios para outros Estados, está sendo coordenado por Manoela e Janaína,pelo e-mail: anarquicolampiao@gmail.com.

Coordenação literária: Assessoria de imprensa: Leidiane Silveira – (61) 98212-9563 leidisilveira@gmail.com.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NADA DE MEIA SOLA

Clerisvaldo B. Chagas, 3 de junho de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.316

É fato que o Rio Ipanema e o riacho Camoxinga encontraram  verdadeiras ruas nos leitos, em trechos urbanos. Até oficinas e garagens estavam implantadas nos caminhos das correntes, mas não somente isto, tinha um verdadeiro cemitério de carcaças, principalmente no riacho Camoxinga, depois da ponte do Estadual. Geladeira, televisão e até poltronas, colchões e camas descartadas no leito do afluente faziam parte do esgoto em que o riacho foi transformado. Uma ou outra pessoa vez em quando advertia nas rádios da cidade. É muito difícil educar o povo e, sem campanha nem inspeção e multas, cada um faz o que quer, destruindo o nosso meio ambiente já bastante massacrado. Mas isso faz lembrar onde seria o lugar correto para o descarte de carcaças de eletrônicos, móveis e pilhas, tanto normais quanto pilhas tipo palito.

PONTES INVADIDAS PELAS ÁGUAS EM
MARÇO. FOTO: (ÃNGELO RODRIGUES)
Não podemos continuar contaminando o nosso solo e subsolo. Pilhas e baterias, conforme os tipos, podem conter mercúrio, chumbo, cádmio, litio, enxofre e níquel. Para descartar não devem ser jogadas em lixo comum. Em casa, procurar colocá-las em saco plástico resistente para não haver vazamento e levar para os pontos indicados pela Prefeitura local. Dali elas serão recolhidas e enviadas para a reciclagem. Mas onde são esses locais em Santana do Ipanema? E os móveis e carcaças de eletroeletrônicos como descartar? Mesmo que existam devem ser amplamente divulgados. Recebemos informações de que, defronte a escola Padre Francisco Correia e a escola Ormindo Barros, existem coletores para pilhas e baterias, mas está faltando ampla divulgação.  As escolas também deveriam esclarecer isto a seus alunos, uma vez que hoje todos possuem celulares. Ampliar os postos de coletas em todos os bairros e muita divulgação é necessário. Afinal o problema é muito sério.
Quanto ao descarte de eletroeletrônicos ainda não temos conhecimento de como proceder para o descarte São tão perigosos quanto  pilhas e baterias, e o povo desinformado. Para se livrar dos móveis e semelhantes, também não temos orientação coletiva nenhuma. Lá vão eles para o riacho Camoxinga e rio Ipanema. Com todo respeito à Secretaria de Meio Ambiente de Santana do Ipanema, o tema precisa de muita atenção e carinho. Não deixemos para seguir na rabeira da fila dos municípios alagoanos. Vamos ser exemplo. Estão aí a AGRIPA e as unidades escolares para um trabalho conjunto e eficiente.
Mãos à obr


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

IMAGENS DE CABEÇAS - ESTÁCIO DE LIMA

Do acervo do professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio
Fotografias do acervo Estácio de Lima - Virgulino Ferreira da Silva - Lampeão
.
Maria Gomes de Oliveira - Maria Bonita


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO E EU - RICARDO BELIEL

Por Aderbal Nogueira


Cangaço e eu - Ricardo Beliel Jornalista e fotógrafo, Ricardo Beliel nos fala de sua carreira no fotojornalismo fazendo coberturas no Brasil e no mundo para grandes magazines. Uma vida repleta de emoções com um misto de aventura, perigos e muitas imagens marcantes. Ricardo fala também da experiência que teve quando viajou pelo sertão retratando os últimos remanescentes da época do cangaço. Link desse vídeo: https://youtu.be/cv6-h85OOf8

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EDNA BEZERRA ESCREVEU PARA NOSSA NETINHA BEATRIZ.



Oito aninhos da minha netinha.
Hoje você completa mais um aninho de vida.
Aproveite ao máximo a sua infância enquanto ela durar. É uma das melhores épocas da vida, e como as outras, não volta atrás!
Não fique anciosa querendo ganhar todos os presentes que a vida tem pra lhe dar.
Você ainda vai apagar muitas e muitas velinhas. Feliz aniversário! Vovó te ama muito!






Parabéns para você, minha neta Beatriz! 
Os 4 avós te amam muito! Vovó Edna Bezerra, Vovó Solange, Vovó Rita Paiva. Vovô Gilson Nunes e Vovô José Mendes Pereira.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O INFERNO EM VIDA

Por Francisco de Paula Melo Aguiar

Patrões e empregados interrompidos.
A qualquer hora do dia ou da noite...
Nem que seja em pensamentos desassistidos.
O inferno em vida, pandemia do açoite.

De e-mails e mensagens gravadas.
Bipes, sites e telefones celulares...
Fakes e redes sociais multifacetadas.
Interrupções laborais estrelares.

Inexistências de interrupções.
Da internet, livros e noticiários...
Bombardeios de informações.
Da TV, portais do ódio, whtsapp e rádios.

Dificuldade de lembrar fato recente.
Onde o déficit de atenção é o norte...
De usar máscara para ser sobrevivente.
Basta! De corrupção e evita a morte!

https://www.recantodasletras.com.br/poesias/6937998

Enviado por Francisco de Paula Melo Aguiar.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO E EU - HONÓRIO DE MEDEIROS

Por Aderbal Nogueira

Cangaço e eu - Honório de Medeiros Honório de Medeiros, advogado e pesquisador fala um pouco de sua vida no mundo do cangaço. - Conexões entre política, coronéis e cangaceiros. - Massilon, Isaías Arruda e Lampião. - Ataque a Apodi, Sousa e Mossoró. - SBEC e Paulo Gastão. Link desse vídeo: https://youtu.be/Mw30KdoVz70

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DIA DAS MÃES NO CANGAÇO

Por Aderbal Nogueira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

1926 - BAHIA - A PRIMEIRA INCURSÃO

Material do acervo do professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio
À direita o primeiro é Ezequiel e seu irmão Lampião ao seu lado.

14 de setembro de 1926, no “Diario da Bahia”:

LAMPEÃO INVADE A BAHIA

Communicações telegraphicas de ultima hora informam, com segurança, que o terrivel bandoleiro Lampeão atravessou o S. Francisco no logar denominado Barrinha, penetrando no municipio de Curaçá onde prendeu o coronel Joviniano e membros da familia Ribeiro, depredando e incendiando as propriedades dos que se reccusam attender ás suas criminosas exigencias de dinheiro – Telegramma do cel. Raul Coelho, Intendente de Curaçá confirma os informes acima, sollicitando providencias – Pelo 1° trem de hoje seguirá para aquella zona mais um forte contingente da força policial.


15 de setembro de 1926, no “Diario da Bahia”:

O bandido Lampeão continúa em territorio bahiano. A sua columna é de 180 cavallarianos.

A familia sertaneja continúa seriamente ameaçada em sua tranquilidade, nos seus haveres e na sua honra, ante a perspectiva de depredações e outras possiveis praticas infames do bandido Lampeão e sua gente.

Sabe–se que o destemeroso scelerado, ora no solo bahiano e já depredando–o, com a violencia que lhe é habitual, desenvolve os seus ataques com cavallarianos em numero de 180, de modo a tomar o mais rapida possivel toda a sua acção aggressiva e fugindo para evitar qualquer movimento de contra ataque ás suas forças.

O governo do estado não cessa de tomar todas as providencias possiveis, enviando fortes contingentes policiaes, no intuito de rechassar a terrivel horda de bandoleiros.
De Joazeiro, recebemos, hontem, mais o seguinte telegramma:

JOAZEIRO, 14 – Acabo de receber o seguinte telegramma de Curaçá:

– Positivo vindo de Orocó, diz que Lampeão está ali. Minha loja foi destruida. Grupo atravessando rio. Assignado. Barreirinho.

Lampeão promette invadir Curaçá e outros portos.
Reina o pavor.

Resta confiarmos medidas urgentes do governo.
.
15 de setembro de 1926, no “A Tarde”:

É O FLAGELLO DOS SERTOES DO NORTE

Lampeão atravessa a fronteira bahiana

MAS A POLICIA EM NUMEROSOS CONTINGENTES, CORRE-LHE NO ENCALÇO

Lampeão é o typo do nosso bandido nordestino, vagamente romantico e religioso até a superstição, matando e roubando com o rosario numa mão e o punhal na outra.

Em constantes razzias pelas regiões despoliciadas, constituem esses bandoleiros um flagello como são as seccas ou as enchentes, as febres epidemicas, males esses de origem commum, oriundos que são todos eles da nossa civilização defeituosa, da vagarosa e difficil penetração.

O sertanejo acceita-os todos, resignadamente, oppondo-lhes fraca resistencia, confiando na justiça e no amparo do governo, que nunca lhes falta, mas que por força da propria organisação politica, não é de molde a extirparl-os radicalmente, restabelecendo nesses rincões hostis, um regimen de ordem e continuada garantia do trabalho.

Lampeão, bandido a muitos annos, mas de celebridade recente, pode se orgulhar de um triste titulo – o de mais temido e poderoso pelo numero de capangas arregimentados, de quantos correm nos sertões do Nordeste. As suas victimas não mais numerosas que as figuras do seu bando. É esse salteador de estradas, rude e valentão, desconfiado e astuto, que dorme na campina, tendo o sellim por travesseiro, cheios de bentinhos e rezas cujo contato pensa absolver de todos os crimes – que acaba de invadir a Bahia, cahindo como uma tromba sobre as populações inermes, cujos haveres e vidas estão desgarantidos.

Immediatamente avisado, o chefe de Policia da Bahia não demorou em attender os appellos.

É claro que essas providencias por mais promptas fossem ordenadas, não evitarão os primeiros damnos, as primeiras lagrimas dos que assistem as scenas de vandalismo. Mas elles serão escorraçados como já teem sido de outros logares, até que melhor occasião se offereça para um cerco em regra, com a captura final.

A policia da Bahia, no particular, - e é justo que se diga – se moveu com uma presteza elogiavel.

O primeiro rebate veio de Santo Antonio da Gloria. Immediatammente partiram, com aquelle destino, um contingente de 100 homens, via Propriá, sob o commando do capitão Côrtes e mais dois, com menores efectivos, sob as ordens do tenente Alfredo Gomes e outro official. O governo utilizou assim novas forças, de preferencia a utilizar as do contingente do tenente-coronel Pedro, em outra missão qual a de combater os revoltosos e portanto subordinado ao commando supremo do general Mariante.

Ainda em defesa das populações ameaçadas por Lampeão, segue, hoje, um reforço de 100 homens, sob a direcção dos tenentes Hermogenes Pires e Othoniel dos Santos Lima.

UM APPELLO DESESPERADO

De Joazeiro, recebemos, hoje, mais o seguinte telegramma.

JOAZEIRO, 14 – Acabo de receber o seguinte telegramma de Curaçá:

“Positivo vindo de Orocó, diz que Lampeão está ali. Minha loja foi destruida. Grupo atravessando rio. Lampeão promette invadir Curaçá e outros pontos. Reina grande pavor. Resta confiarmos medidas urgentes do governo.” ( Do correspondente)

SANTO ANTONIO DA GLORIA JÁ ESTÁ TRANQUILLO

O sr. governador do Estado recebeu hontem esse despacho agradecendo as providencias tomadas:

“SANTO ANTONIO DA GLORIA, 14 – Em nome do commercio do povo, agradeço a Vossencia a presteza das providencias para guarnecer esta localidade, contra a imminente invasão do bandido, estabelecendo a tranquilidade. A população está satisfeita com a disciplina modelar do bravo Capitão Arthur Côrtes. Saudações. – Heron Carvalho, Intendente.”
.
16 de setembro de 1926, no “Diario da Bahia”:

O famigerado bandido Lampeão abandona o territorio bahiano

Segundo uma pequena nota hontem dada á publicidade pelos nossos dignos confrades da “A Tarde”, o sr.dr. Madureira de Pinho, Secretario de Policia e Segurança Publica, recebeu o seguinte telegramma:

“Grupo bandido Lampeão voltou Pernambuco. População calma. Saudações Manoel Jacome, delegado policia.”

Embora não saibamos do nome da localidade de onde procedeu o referido despacho, podemos affirmar que partiu da zona ameaçada pela incursão do perigoso bandoleiro.

Está de parabens o sertão bahiano, de parabens está toda Bahia.

Esse recúo de Lampeão e sua gente, figuras de grande ousadia e habituada a encarar situações difficeis, enfrentando contingentes policiaes e lutando com certo destemor, não pode ter sido determinada senão em virtude das providencias ultimamente tomadas e representadas pela remessa immediata de forças numerosas para repelir e rechassar o grupo invasor, forçando–os a contra marchas para alem das fronteiras do Estado.
http://cangaconabahia.blogspot.com/2013/08/1926-bahia-primeira-incursao.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com