Seguidores

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

NATAL, MANGA E CAJU

 Clerisvaldo B. Chagas, 17 de dezembro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.628

Natal chegando, tempo de manga e caju em nosso Sertão. Manga nos terrenos mais férteis, caju por todos os lugares, nas planuras e nos elevados do relevo. Vem logo à mente os cajus doces e famosos do povoado Areias Brancas, de Santana do Ipanema, mas as suas variedades amarela e vermelha estão presentes em todos os municípios sertanejos. A manga é encontrada mais nas serras úmidas e conhecidas como Gugi e Poço. As margens do Velho Chico produzem um tipo de manga natural de muita fama, chamada “manga maria”, muito apreciada na região e no estado de Sergipe. Atualmente chega até nós a manga da indústria que sai da irrigação com aquele fim. As marcas que aparecem vão mudando os antigos conceitos sobre o saboroso fruto.

Sobre o caju, ainda encontramos o sistema de assar castanha nas fazendas e periferias. Aquele sistema em colocar o produto numa lata velha, usar fogo de trempe e ficar mexendo com uma vara comprida por causa do respingo do azeite. Mas agora, amigo e amiga, depois que a medicina manda você incluir castanhas na dieta, o preço do litro na feira tornou-se estratosférico. Ê Brasil perdido! Caju se perde pelas fazendas e são fuçados pelos bovinos. Desperdício total. Mas a castanha é exportada a preço de ouro. Nas visitas aos parentes, aquele presentinho que se levava, não se inclui mais a castanha que virou relíquia. Se é castanha do Pará, um real por unidade. Se é de caju, 25, 30 reais o litro. Imaginem agora no Natal por quanto não está a castanha!

Quando os escravos negros chegavam da África, seus donos os obrigavam à quarentena contra o escorbuto sob os cajueiros do litoral. O caju é riquíssimo em vitamina C e dele se faz várias espécies de doces, inclusive doce seco, desidratado. Uma delícia de Maceió. Caju amarelo ou vermelho é uma fruta em que o diabético pode chupar com segurança. Havia um grande plantio de cajueiros no município de Olho d’Água do Casado, coisa rara.  O conjunto inteiro tem propriedades medicinais, inclusive a rapa do tronco ou dos galhos dessa árvore de folha grande que ornamenta o solo ao cair e secar.

Sertão, Natal, manga, caju e castanha, quanta riqueza na terra!

Louvando nossos frutos tropicais.

CAJUS (LOJAS PLANTEI).



http://blogdomendesemendes.blogspot.com