Seguidores

terça-feira, 25 de julho de 2023

NETOS E BISNETOS DO VOLANTE MANÉ VÉIO.

Por João Marques da Silva

Eu e meus filhos descendentes de Mané veio, 

Fábio Marques da Silva, Gabriela Marques da Silva, Samuel Marques da Silva, Agatha Marques da Silva, Samantha Marques da Silva e Sophia Marques da Silva.

Nesta foto, vemos o ex-soldado da volante alagoana que abateu Lampião, Antonio Jacó, ou Mané Véio. Foi o homem encarregado pelo ten. João Bezerra para efetuar a decapitação dos corpos. O jovem ao lado é filho do ten. João Bezerra.

No dia 09 de Janeiro de 2003, faleceu aos 92 anos o matador do cangaceiro Luiz Pedro, Manoel Marques da Silva, ou nome adotado, Euclides Marques da Silva, ou ainda Mané Véio, na cidade de Pires do Rio – no Estado de Goiás, ao lado de sua terceira esposa, a goiana Nori Alves Marques da Silva.

https://www.facebook.com/historiadocangaco/photos/nesta-foto-vemos-o-ex-soldado-da-volante-alagoana-que-abateu-lampi%C3%A3o-antonio-jac/727705593922588/

Fonte: http://cariricangaco.blogspot.com.br/2012/01/mane-veio-o-feroz-da-santa-brigida_17.html Kiko Monteiro). Informação do Kiko Monteiro no carirIcangaco.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA

 Por Gustavo Henrique Thomaz Ramos*

Comemorada no dia 25 de julho, a data remonta ao ano de 1992 quando, em Santo Domingo, República Dominicana, realizou-se o 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas. O encontro, além de propor a união entre essas mulheres, também visava denunciar o racismo e machismo enfrentados por mulheres negras, não só nas Américas, mas também ao redor do globo. Essa importante reunião conseguiu que a ONU, ainda em 1992, reconhecesse o dia 25 de julho como Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Este ano, completam-se 19 anos do estabelecimento da data, e, infelizmente, racismo e machismo ainda são intrínsecos à realidade brasileira. A representação política feminina negra ainda é muito baixa no país, a diferença salarial entre um homem branco e uma mulher negra, com nível de formação igual, é maior que 100% (dados do Insper, publicados em 2020), e em 2017, 66% dos homicídios femininos foram de mulheres negras. Esses dados não deixam margem a dúvida de que a luta contra o racismo e o machismo é urgente e imperativa. Do contrário, esses antigos preconceitos e violências persistirão, e uma sociedade mais justa e pacífica estará cada vez mais longe de ser atingida, não apenas para as mulheres negras, mas também para os demais grupos sociais. 

Card de divulgação do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Créditos da arte: Letícia Mayumi.

Em nível nacional, pela Lei 12.987/2014, ficou estabelecido, também no dia 25 de julho, o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, que além de compartilhar dos princípios do Dia Internacional estabelecido em 1992, também tem o propósito de dar visibilidade para o papel da mulher negra na história brasileira, através da figura de Tereza de Benguela. Tereza foi a líder do Quilombo Quariterê, localizado na fronteira do Mato Grosso com a Bolívia, e, por 20 anos, liderou a resistência contra o governo escravista e coordenou as atividades econômicas e políticas do Quilombo. Tereza era de tal importância e magnitude que todos a tinham por “Rainha Tereza”.  

A líder quilombola é um exemplo da importância da mulher negra em nossa história, que muitas vezes é negada ou ignorada pela historiografia tradicional. Nesse sentido, o estabelecimento do dia 25 de julho como Dia de Tereza Benguela, configura um esforço para reconhecer o papel da mulher negra na história do país e na atualidade social. Certamente esse esforço não se encerra em si mesmo. Do contrário, ele instiga mais reflexão e mais ação para que a luta contra o racismo e o machismo continue e se fortaleça cada vez mais. Apenas desse modo, os dados que refletem o preconceito e a violência contra mulheres negras, alguns deles referidos acima, poderão ser revertidos.  

Continuemos lutando por uma sociedade mais justa e democrática para todos! 

*Gustavo Henrique Thomaz Ramos é bolsista do Núcleo de Comunicação da SIPAD e estudante de Letras Português/Inglês na UFPR.

http://www.sipad.ufpr.br/portal/dia-internacional-da-mulher-negra-latino-americana-e-caribenha/

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

LEIA SOBRE SANTOS DUMONT CLICANDO LINK ABAIXO

 

A VIDA AMOROSA DE SANTOS DUMONT, O PAI DA AVIAÇÃO

O que levou Santos Dumont aos ares foi somente o avião? Confira!

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/vida-amorosa-de-santos-dumont-o-inventor-do-aviao.phtml

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUAL A VERDADE SOBRE A MORTE DE CLÁUDIA LESSIN RODRIGUES? - INVESTIGAÇÃO CRIMINAL. Como arquivo em nosso blog.

Por Operação Policial
https://www.youtube.com/watch?v=dG7aYTG2epk&ab_channel=Opera%C3%A7%C3%A3oPolicial

Venha entender o #crime que vitimou Claudia Lessin Rodrigues, que tinha 21 anos quando foi encontrada morta no dia 25 de julho de 1977, nas pedras do Chapéu dos Pescadores, no bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro. Sem roupas e com um saco com pedras amarradas na cabeça, a jovem teria morrido há dois dias. Com a investigação, a polícia chega até George Khour e Michel Frank, que estavam com ela na noite em que desaparecera. Os dois negavam o assassinato, alegando que #Claudia teria morrido por overd@se de drogas. George foi julgado em 1980, e cumpriu pena de apenas três anos e quatro meses. Michel Frank era suíço e fugiu para seu país natal, e nunca mais voltou para o Brasil, nem foi julgado pelo seu crime.

O julgamento do caso ocorreu em 1980, 3 anos após a morte de Cláudia, e durou cinco dias, o mais longo do tribunal do júri no Brasil, venha entender essa complexa #investigação e saiba se que o poder e influência da família Frank atrapalharam o processo.

Com Prof Tiago Pavinatto e Prof Rodrigo Pardal Confira mais conteúdos do canal Operação Policial:
   • Playlist   Para ser MEMBRO DO CANAL, clique no link abaixo:    / @opoperacaopolicial  
Uma série @medialand

http://blogdomendesemendes.blogspot.com