Seguidores

sábado, 26 de fevereiro de 2022

LIVRO DO ESCRITOR GUILHERME MACHADO

      Por José Mendes Pereira


Recentemente o escritor e pesquisador do cangaço Guilherme Machado lançou o seu trabalho sobre o mundo dos cangaceiros com o título "LAMPIÃO E SEUS PRINCIPAIS ALIADOS". 

O livro está recheado com mais de 50 biografias de cangaceiros que atuaram juntamente com o capitão Lampião. 

Eu já recebi o meu e não só recebi, como já o li. Além das biografias, tem fotos de cangaceiros que eu nem imaginava que existiam. São 150 páginas. Excelente narração. Conheça a boa narração que fez o autor. 

Pesquisador Geraldo Júnior

Prefaciado pelo pesquisador do cangaço Geraldo Antônio de Souza Júnior. Tem também a participação do pesquisador Robério Santos escritor e jornalista. Duas feras no que diz respeito aos estudos cangaceiros.

Jornalista Robério Santos

Não deixa de adquiri-lo. Faça o seu pedido com urgência, porque, você sabe muito bem, livros escritos sobre cangaços, são arrebatados pelos leitores e pelos colecionadores. Então cuida logo de adquirir o seu! 

Pesquisador Guilherme Machado

Adquira-o através deste e-mail: 

guilhermemachado60@hotmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO DO ESCRITOR JOSÉ BEZERRA LIMA IRMÃO

     Por José Bezerra Lima Irmão

Diletos amigos estudiosos da saga do Cangaço.

Nos onze anos que passei pesquisando para escrever “Lampião – a Raposa das Caatingas” (que já está na 4ª edição), colhi muitas informações sobre a rica história do Nordeste. Concebi então a ideia de produzir uma trilogia que denominei NORDESTE – A TERRA DO ESPINHO.

Completando a trilogia, depois da “Raposa das Caatingas”, acabo de publicar duas obras: “Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste” e “Capítulos da História do Nordeste”.

Na segunda obra – Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste –, sistematizei, na ordem temporal dos fatos, as arrepiantes lutas de famílias, envolvendo Montes, Feitosas e Carcarás, da zona dos Inhamuns; Melos e Mourões, das faldas da Serra da Ibiapaba; Brilhantes e Limões, de Patu e Camucá; Dantas, Cavalcanti, Nóbregas e Batistas, da Serra do Teixeira; Pereiras e Carvalhos, do médio Pajeú; Arrudas e Paulinos, do Vale do Cariri; Souza Ferraz e Novaes, de Floresta do Navio; Pereiras, Barbosas, Lúcios e Marques, os sanhudos de Arapiraca; Peixotos e Maltas, de Mata Grande; Omenas e Calheiros, de Maceió.

Reservei um capítulo para narrar a saga de Delmiro Gouveia, o coronel empreendedor, e seu enigmático assassinato.

Narro as proezas cruentas dos Mendes, de Palmeira dos Índios, e de Elísio Maia, o último coronel de Alagoas.

A obra contempla ainda outros episódios tenebrosos ocorridos em Alagoas, incluindo a morte do Beato Franciscano, a Chacina de Tapera, o misterioso assassinato de Paulo César Farias e a Chacina da Gruta, tendo como principal vítima a deputada Ceci Cunha.

Narra as dolorosas pendengas entre pessedistas e udenistas em Itabaiana, no agreste sergipano; as façanhas dos pistoleiros Floro Novaes, Valderedo, Chapéu de Couro e Pititó; a rocambolesca crônica de Floro Calheiros, o “Ricardo Alagoano”, misto de comerciante, agiota, pecuarista e agenciador de pistoleiros.

......................

Completo a trilogia com Capítulos da História do Nordeste, em que busco resgatar fatos que a história oficial não conta ou conta pela metade. O livro conta a história do Nordeste desde o “descobrimento” do Brasil; a conquista da terra pelo colonizador português; o Quilombo dos Palmares.

Faz um relato minucioso e profundo dos episódios ocorridos durante as duas Invasões Holandesas, praticamente dia a dia, mês a mês.

Trata dos movimentos nativistas: a Revolta dos Beckman; a Guerra dos Mascates; os Motins do Maneta; a Revolta dos Alfaiates; a Conspiração dos Suassunas.

Descreve em alentados capítulos a Revolução Pernambucana de 1817; as Guerras da Independência, que culminaram com o episódio do 2 de Julho, quando o Brasil de fato se tornou independente; a Confederação do Equador; a Revolução Praieira; o Ronco da Abelha; a Revolta dos Quebra-Quilos; a Sabinada; a Balaiada; a Revolta de Princesa (do coronel Zé Pereira),

Tem capítulo sobre o Padre Cícero, Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos, o episódio da Pedra Bonita (Pedra do Reino), Caldeirão do Beato José Lourenço, o Massacre de Pau de Colher.

A Intentona Comunista. A Sedição de Porto Calvo.

As Revoltas Tenentistas.

Quem tiver interesse nesses trabalhos, por favor peça ao Professor Pereira – ZAP (83)9911-8286. Eu gosto de escrever, mas não sei vender meus livros. Se pudesse dava todos de graça aos amigos...

Vejam aí as capas dos três livros:


https://www.facebook.com/profile.php?id=100005229734351

Adquira-os através deste endereço:

franpelima@bol.com.br

Ou com o autor através deste:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

O TERMO MACACO

Por Beto Rueda

A expressão pejorativa "Macaco", descrevendo os elementos das forças legais ou invasoras, já era citado na Sedição de Juazeiro em 1914.

Nesse período, o coronel Marcos Franco Rabelo, interventor nomeado pelo governo nacional, perseguiu o Padre Cícero, destituindo-o de seus cargos e ordenando sua prisão. A medida foi reprovada por grupos oligárquicos do Ceará, que, liderados por Floro Bartolomeu, organizaram um batalhão de jagunços e romeiros em defesa do padre. Após a deposição do interventor, Hermes da Fonseca convocou novas eleições, que elegeram Benjamim Barroso como governador e o Padre Cícero como vice.

Xavier de Oliveira no seu livro Beatos e Cangaceiros de 1920, referindo-se ao beato Vicente que lutou bravamente, escreveu: "Um vulto negro, cego de um olho, aleijado de um pé. Não lhe era preciso fechar uma das vistas para poder dormir na ponta certeira em um macaco do Rabelo. Joelho na terra, um tiro monstruoso do seu bacamarte boca de sino. Carregado de pregos, de chifre de boi, de cera de vela benta e de contas de rosário, reboava medonho, em toda cidade, fazendo estremecer todas as casas, e bater apressados...todos os corações."

Fonte:

OLIVEIRA, Xavier de. Beatos e cangaceiros. Rio de Janeiro: [s.n.]; 1920.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=1847795652096037&notif_id=1645793078197983&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO DO ESCRITOR JOÃO DE SOUSA LIMA

 

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=1826585200883749&notif_id=1643239062982060&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

MORENO CANGACEIRO DE LAMPIÃO MATOU MAIS DE VINTE HOMENS (ASSISTA ATÉ O FINAL)

Por Histórias aos Montes 

https://www.youtube.com/watch?v=pEsMWkeajV8&ab_channel=HIST%C3%93RIASAOSMONTES

MORENO CANGACEIRO DE LAMPIÃO MATOU MAIS DE VINTE HOMENS
Dia 1º de novembro de 1909, nasceu Antônio Ignácio da Silva, em Tacaratú, Pernambuco. Filho de Manuel Ignácio da Silva e Maria Joaquina de Jesus. Antônio foi batizado em Mata Grande, Alagoas, no dia 6 de março de 1910, portanto quatro meses e cinco dias depois de nascido. Os padrinhos de batismo foram Martinho Affonso Leite e Joaquina Maria da Conceição. Quem realizou o batismo foi o vigário Manoel Firmino Pinheiro. https://www.youtube.com/playlist?list https://www.paypal.com/donate/?hosted

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SERRA TALHADA PALCO DE GRANDE COMBATE OCORRIDO ENTRE LAMPIÃO E OS NAZARENOS.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=fhkhMbfG0gg

Uma filmagem aleatória da Fazenda Xique-Xique, localizada no município pernambucano de Serra Talhada, onde no dia 14 de novembro de 1925, travou-se feroz e acirrado combate entre os Nazarenos e Lampião e seu Bando.


Nesse combate foram mortos os cangaceiros Jurity (Primeiro), Jurema (Primeiro) e Morcego e o jovem Nazareno Ildefonso Flor. Para conhecer mais a respeito do combate assistam a outros vídeos do canal. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste.

Seja membro deste canal e ganhe benefícios:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ZÉ INÁCIO DO BARRO: AFAMADO E TEMIDO EM BARRO/CE E REGIÃO

 Por Nordeste Fantástico

https://www.youtube.com/watch?v=EZOu4qI_pmw&ab_channel=NordesteFant%C3%A1stico

O vídeo conta a história de José Inácio, o major Zé Inácio do Barro. Ele é considerado o maior coiteiro de cangaceiros. Foi bastante temido no Barro/CE e região do Cariri cearense.

O canal trás para os inscritos, histórias de um passado cheio de batalhas no sertão nordestino e casos e causos de personalidades nordestinas que marcaram o imaginário popular.

- Conteúdo histórico Nordestino

- Conteúdo educativo para aulas de História

- Conteúdo pode ser usado no Enem
- Conteúdo pode ser usado no Encceja.
- Material com conteúdo de resgate da história do Nordeste
- Conteúdo de Literatura Nordestina

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A ORIGEM DO APELIDO-CANGACEIRO... "SABONETE".

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=uzoe3md8ayQ

No bando de Lampião existiram dois cangaceiros chamados "Sabonete"... mas vocês sabem por que eles tinham esse apelido? Assistam o vídeo e descubram. Geraldo Antônio de Souza Júnior

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O PERIGOSO CANGACEIRO JARARACA

 Por Cangaço Eterno

https://www.youtube.com/watch?v=DgLTra4pPRU&ab_channel=Canga%C3%A7oEterno

Uma biografia sobre um dos maiores cangaceiros da era Lampiônica, o temido José Leite de Santana vulgo Jararaca. Agradecimento especial ao amigo pesquisador dono no canal no YouTube Lampião Governador do Sertão José Francisco Gomes de Lima. Cap 01 : 0:20 Seja um Membro Cap 02 : 1:18 Informações Pessoais de Jararaca Cap 03 : 2:07 Fuga de Casa e Entrada no Exército Cap 04 : 2:56 Volta para o Nordeste Cap 05 : 3:25 Entrada no Bando de Lampião Cap 06 : 4:31 Corisco sob comando de Jararaca Cap 07 : 5:04 Os Combates que Teve Jararaca Cap 08 : 5:27 A irá contra Luiz Pedro Cap 09 : 6:00 Desavenças com Massilon Leite Cap 10 : 6:37 Ferido e Detido em Mossoró Cap 11 : 7:22 Uma Morte Covarde Cap 12 : 8:30 Folclore do Jararaca Santo Cap 13 : 9:05 Curiosidades Sobre Jararaca Cap 14 : 9:38 Fotos de Pesquisas em Mossoró

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENTREVISTA REAL COM JURITI | CNL | 1019

 Por Robério Santos

https://www.youtube.com/watch?v=iWwmY8CT5lo&ab_channel=OCanga%C3%A7onaLiteratura

MAZAROPPI (O LAMPARINA) https://www.youtube.com/watch?v=Z6zwC... O CANGACEIRO TRAPALHÃO https://www.youtube.com/watch?v=1WqR-...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com