Seguidores

terça-feira, 11 de julho de 2023

REMINISCÊNCIAS -

 Por Assis Nascimento

Assis Nascimento e esposa

Esta é uma vista, da parte mais antiga da minha terra, Porto do Mangue... na minha infância, no ponto onde estou fazendo esta foto, era os fundos do SESTIS e do Sindicato dos Salineiros, onde hoje é, o Armazém de Assis Brasão...

Pois bem, mais a frente ficava a casa de Antônio Tapuio, o pequeno comércio de Ananias e fechando a rua, a casa de Alfredo Almeida.

Um pequeno carnaubal, separava a rua da lama do restante da vila, daí pra frente só gamboas e o denso manguezal.

Passados os anos, no início da década de setenta; se dá início a construção da salina Araguassu. Na época lembro-me do início dos trabalhos, quando a firma F. Souto adquire caminhões basculantes, para carregar material para fechar as gamboas... O trabalho consistia em enfincar troncos carnaúbas com um bate-estaca no leito da gamboa e depois preencher com sacos cheios de areia, até formar uma barragem; evitando a água do mar chegar ao manguezal.

Feito isso, vem a parte do desmatamento, construção de Paredões para confecção de baldes e cristalizadores. Trabalho árduo e duro, feito por muitas mãos; e a duras penas para o meio ambiente.

Cinquenta anos se passaram, acredito que as salinas na nossa região; trouxeram mais benefícios que perda para nossa terra.

Assim penso, por isso digo

 https://www.facebook.com/assisnascimento.nascimento

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

QUE SIGNIFICA CARIRI CANGAÇO?

 Por Manoel Severo Barbosa

O Cariri Cangaço é um conjunto coordenado de eventos de cunho turístico-cultural e histórico-científico que reúne alguns dos mais destacados pesquisadores e historiadores das temáticas; cangaço, coronelismo, misticismo, messianismo, artes e culturas correlatas ao sertão e ao nordeste do Brasil; configurando-se como um dos maiores e mais respeitados eventos do gênero no país.

Com um formato específico; de caráter itinerante, reúne a partir de uma programação plural, dinâmica e universal, personalidades locais, regionais e nacionais do universo da pesquisa e estudo das temáticas ligadas ao Cangaço, Tradições e Histórias do Nordeste, em conferências e debates, visitas técnicas e acadêmicas, mostras de cinema , vídeo e documentários, exposições de artes, latada do, unidas ; a partir de um evento único no Brasil.

Com origem na região do cariri cearense em setembro de 2009; quando realizou sua primeira edição e lugar de suas edições seguintes, atualmente já realizou 42 eventos .

Cidades e Realizações...

Atualmente ja realizaram edições do Cariri Cangaço, 28 municípios de seis estados nordestinos, sendo: No Ceará - Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro, Porteiras, Lavras da Mangabeira, Quixeramobim e Brejo Santo ; na Paraíba - Sousa, Nazarezinho, Lastro, Princesa Isabel, São José de Princesa e Campina Grande ; em Alagoas - Piranhas e Água Branca; em Sergipe - Poço Redondo; em Pernambuco - Floresta, Exu, Serrita, São José de Belmonte, Serra Talhada, Calumbi e Triunfo e na Bahia - Pedro Alexandre e Paulo Afonso.

https://www.facebook.com/manoelsevero

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

QUEM É MANOEL SEVERO BARBOSA?

 Por ele mesmo

Manoel Severo Gurgel Barbosa, Cearense, natural de Fortaleza, é o fundador e curador do Cariri Cangaço.

Possui larga experiência tanto nas áreas, privada como pública, com destaque para suas atividades no campo da produção cultural.

Na iniciativa privada, emancipado aos 16 anos atuou no segmento de corretagens de mercadorias como sócio gerente da Algofibra Sociedade Comercial Ltda e diretor da Cooperativa Agrícola de Algodão de Maranguape , Entre os anos de 1994 até 1998 foi Assistente de Gerente, Gerente e Superintendente do Bicbanco S/A do Brasil, na época um dos maiores bancos do nordeste, atuou ainda na área comercial da IBC Comercial S/A, indústria de calçados do Grupo Bopil.

Com formação superior em Gestão Pública; Manoel Severo desempenhou as funções de Assessor de Comunicação; Assessor de Articulação Institucional; Chefe de Gabinete e Presidente da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura de Maranguape, todos na Prefeitura Municipal de Maranguape; entre os anos de 1999 a 2006, quando assumiu a Gerência da A3P junto ao CONPAM - Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Governo do Estado do Ceará.

Em seguida desempenhou Assessorias na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará nos gabinetes dos deputados estaduais; Virginia Carvalho e Júlio Cesar Filho. Foi Assessor do Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos e Participou por 8 anos; entre os anos de 2013 e 2020; de duas gestões na prefeitura de São Gonçalo do Amarante, em ambas como Secretário Executivo de Governo de São Gonçalo do Amarante, no estado do Ceará.

Manoel Severo Gurgel Barbosa, idealizador e curador do Cariri Cangaço é acadêmico fundador da Academia Brasileira de letras e Artes do Cangaço ; membro da SBEC , do GECC; do GPEC ; do GECAPE, do GFEC e ainda das ACLA e ALL .

Recebeu o título de cidadão dos municípios de Maranguape, Crato, Missão Velha e Quixeramobim; no Ceará e, Piranhas em Alagoas e Floresta em Pernambuco.

Administra o blog do Cariri Cangaço que conta com mais de 6 milhões de visitas até o último mês de Dezembro de 2022 e é o âncora do programa Grandes Encontros Cariri Cangaço, marca registrada do Canal no YouTube e do programa Personalidade, no Instagram

https://www.facebook.com/manoelsevero

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A ORIGEM …

 Por Manoel Severo Barbosa

“ O Cariri Cangaço é o resultado de um grande sonho. Desde cedo me encantava com as histórias dos cangaceiros, notadamente o bando de Lampião; sem dúvidas o de maior destaque e de maior longevidade dentre todos.

A motivação pelo fascínio daquele menino, entrando na adolescência, pelo universo do cangaço, talvez se confunda com o fascínio que até hoje o cangaço desperta em todos os pesquisadores , historiadores e mesmo , curiosos da temática: Em um primeiro momento, ainda nos tempos de menino; a imagem daqueles “samurais das caatingas” com suas vestimentas traduzindo uma estética tão incomum ; as histórias dos combates e tudo o mais , enfim. E com o tempo outras percepções, principalmente a compreensão do flagelo que o Cangaço representou para o sertão sofrido do nordeste.

Mas não poderíamos continuar nossa conversa sem fazer o devido e responsável esclarecimento; explico: o Cariri Cangaço , não nasceu com o sentimento de fazer apologia ao Cangaço e a seus principais personagens ; cangaceiros ; e por consequência à crueza e violência que imperavam nos sertões de então ,enfim; não "mitifica" e nem procura elementos para "endeusar" Virgulino Lampião nem qualquer nenhum outro personagem dessa saga sertaneja tão penosa e cheia de dor. O verdadeiro sentimento que moveu a todos nós foi o de proporcionar um ambiente ainda mais propício para o debate e aprofundamento responsável do estudo dessa temática que é tão marcante e capilar em nossa terra e em nossa gente. O incrível acontece; Lampião e o Cangaço que tanto sofrimento trouxe para o ordeiro povo do sertão, hoje promove o encontro, a união e a harmonia na direção da busca da verdade histórica., a estética, a medicina, o vigor em ambiente tão hostil , a compreensão da importância da imagem, o primeiro "marqueteiro das caatingas", enfim. Virgulino Ferreira da Silva, apesar dos muitos senões, acabava por se tornar um mito.

Depois de uma intensa agenda de planejamento e trabalho , a partir de uma enorme equipe de colaboradores , na noite de 23 de setembro de 2009 na cidade do Crato, no Cariri do Ceará , nascia no Teatro Salviano Arraes o primeiro Cariri Cangaço.”

https://www.facebook.com/manoelsevero

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DESEJO CONTROLADO

Por José Di Rosa Maria




https://www.facebook.com/jose.ribamar.3939

http://blogdomendesemendes.blogspot.com