Seguidores

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

SÓ OS FORTES COMPREENDERÃO...


Cariri Cangaço
São José de Belmonte 
11 a 14 de Outubro de 2018

Você nunca viu nada igual...

http://cariricangaco.blogspot.com/2018/09/so-os-fortes-compreenderao.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAGOA DO MIJO

Clerisvaldo B. Chagas, 7 de setembro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 1.978

SÍTIO LAGOA DO MIJO. (FOTO: CLERISVALDO B. CHAGAS).
Estar completando 247 anos do primeiro documento de que se tem notícia de Santana do Ipanema, Alagoas. É uma escritura de terras que estabelece limites para venda de uma fazenda. Estamos no tempo das sesmarias que permitiram expedições colonialistas e povoamento dos sertões nordestinos. Em 1771, chegaram pessoas ligadas a reivindicações de sesmarias na Ribeira do Panema. Mas os fundadores de Santana do Ipanema, não foram os primeiros indivíduos a pisar nas futuras terras de Senhora Santa Ana. Mesmo com a outorga de sesmaria, aquelas pessoas compraram mais terras daqueles que chegaram antes. Entre essas terras estava apontada como marco, a Lagoa do Mijo que ainda permanece com essa denominação tradicional, embora os moradores também chamem o sítio de Baixa do Tamanduá.
 Supõe-se que havia uma lagoa naquela parte mais baixa do terreno, onde o gado bebia, chafurdava e urinava. Estamos regatando a zona rural para uma possível Geografia Física do Município e também as denominações dos mais de 140 sítios existentes e devidamente fotografados. A Lagoa do Mijo ou Baixa do Tamanduá, é um sítio habitado por pessoas negras, provavelmente migrantes da aldeia quilombola do sítio Jorge, situado na margem direita do rio Ipanema, em Poço das Trincheiras. Houve migração do sítio Jorge para o atual povoado Alto do Tamanduá, na BR-316, limite de Poço das  Trincheiras/Santana do Ipanema. E do povoado Alto do Tamanduá para a Baixa do Tamanduá ou Lagoa do Mijo, no município vizinho. Também houve migração do sítio Jorge para Santana, possibilitando a existência do lugar Alto dos Negros, perto do Hospital Dr. Clodolfo Rodrigues.
Nesse museu a céu aberto não teve incêndio que o destruísse. Continuamos as pesquisas, até agora, sem ajuda nenhuma das autoridades, somente no peito e na raça, entregando documentos e mais documentos ao povo santanense.
Quem procurar conhecer o modus vivendi da Lagoa do Mijo ou da Baixa do Tamanduá, vai encontrá-lo após cerca de 3 km  de Santana, às margens da BR-316.
Quer ir “mais eu?”.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O ATENTADO A BOLSONARO E AS IDIOTICES DE PLANTÃO

*Rangel Alves da Costa

Os sites informativos já esmiuçaram o ocorrido, por isso mesmo não pretendo divagar sobre o covarde e brutal esfaqueamento do candidato Jair Bolsonaro. Sem partidarismos, afirmo apenas ter sido o reflexo desses tempos de guerra vividos no País. E guerras onde as trincheiras foram abertas pelos absurdos gestados nas instituições políticas e sociais. Talvez haja um buraco só, um túnel sem luz e sem perspectiva de salvação.
A partir do trágico episódio de hoje, o que particularmente me chamou atenção foram as idiotices surgidas nas redes sociais. Convenhamos, mas fato de tal gravidade não merece ser tratado como pilhéria, achincalhe, zombaria, e tudo o mais deplorável numa ação humana. E indago ainda: Que tempos são esses onde o sofrimento é tido como escárnio e gozação?
Deveras vergonhoso e revoltante como pessoas – até algumas que se mostram como engajadas, cultas e politizadas – de repente passam a agir como se estivessem perante uma brincadeira. Inconcebível como o partidarismo fanatizado torna as pessoas em fantoches, em insensíveis, em alucinados, em verdadeiros desnorteados. Difícil imaginar como pessoas em sã consciência possam chegar a níveis tão baixos.
Avistei postagens de facas de plástico, dessas pequenas de aniversário, passando a ideia de que o trágico episódio não passou de uma farsa e que a arma usada não poderia ter causado maiores consequências. Dão-se ao trabalho de pesquisar imagens no intuito de desacreditar um fato de gravidade de monta. Qual a motivação para se chegar a tal ponto de hipocrisia e de insensatez?
Também avistei postagens dizendo que a maquiagem foi tão malfeita que até se esqueceram do sangue. E ainda outra com uma tinta vermelha derramada, logicamente passando a ideia de que se houve sangramento assim aconteceu porque os apoiadores de Bolsonaro levavam tinta vermelha para ser usada na simulação. Quer dizer, tudo fazendo para desacreditar a realidade dos fatos, para negar a existência da violência contra o candidato, para dizer apenas que tudo não havia passado apenas de um grande circo.


E tem muito mais. A imbecilidade é tamanha que chegam a postar foto com Bolsonaro usando uma camisa amarela – da mesma usada durante o atentado – e ao lado de enfermeiras de um hospital. O que querem dizer com isso? Ora, que Bolsonaro sequer havia sido ferido, pois posando sorridente no hospital para onde havia sido levado. Tem cabimento uma coisa dessas? Mas pessoas chamam a si incumbência de divulgar aberrações desse tipo.
Em outra postagem, diz o insano que todo o episódio foi devidamente montado. E dá provas: diz que não houve sangramento, que o pano que encobriu a parte ferida sequer estava manchado, que o leito hospitalar era mentiroso, que os médicos não fizeram procedimento algum, vez que nem luvas usavam. O cúmulo do absurdo. Tão absurdo que não se pode imaginar ter sido criação de pessoa normal. Alguma coisa de errado há com quem age assim. Não há como pensar diferente.
E mais: que Bolsonaro se esfaqueou. Isso mesmo, que sequer houve agressão, pois o candidato, como estratégia eleitoral, cuidou de se esfaquear. Parece mentira, mas é verdade. As redes sociais, principalmente o Facebook, estão repletas de postagens assim, numa baixaria que não acaba mais. E o pior é que tem gente que comenta com mais absurdos, chegando mesmo a dizer que o candidato se esfaqueou para se se passar por vítima e assim chegar ao gosto popular.
Contudo, surge aqui outro problema. A maioria de tais insanos se declara petista, se diz eleitor petista, e acrescenta ódios e enfurecimentos às suas postagens. E desse modo, não há outra conclusão a se chegar senão aquela que diz ser o fanatismo a cegueira maior do ser humano. Difícil acreditar que o partidarismo ensandecido faça chegar a tal ponto. Mas a verdade é que o ódio a Bolsonaro aliado à paixão ao PT, infelizmente acaba gestado aquilo que Nélson Rodrigues já citou: A Revolução da Idiotice.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UMA TERRÍVEL VISITA AO PANTANA

Por: José Mendes Pereira
 
Em uma das muitas viagens que fizemos às terras encharcadas do Pantanal localizadas na América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, onde guardam a mais linda fauna e flora do planeta, fomos atacados por gigantes jacarés, que sem menos esperarmos, ficamos encurralados por mais de 10 devoradores de carne humana.
A equipe de visitantes ao Pantanal era formada por: Gregório Santos, um engenheiro agrônomo, formado pela “ESAM”, Mossoró, nos dias de hoje, “UFERSA”, Marcos Vital, recém formado em Matemática pela “UERN”, antiga “FURRN”, também Mossoró, Paulo Gameleira, um capacitado professor de Química e Física; as irmãs gêmeas, Letícia e Lair Prado, cearenses, e eu, um simples professor de Português.
Foi um dos acontecimentos mais triste que passamos em toda nossa vida; quando caminhávamos pelos verdejantes e alagados solos Mato-grossense, fomos surpreendidos por uma porção de jacarés, talvez famintos, alguns já velhos e desnutridos faltando-lhes alguns devoradores dentes; outros ainda muito jovens, e dois ou três estavam se preparando para a juventude.
 

As chances de sairmos de lá vivos eram restritas, talvez um ou dois por cento, se bem que tivéssemos oportunidades para sobrevivermos.
Nenhum de nós estava livre dos ataques daquelas fortes mandíbulas. Os jacarés nos vigiavam como se fôssemos o último almoço de todos os tempos. Cada passo que nós dávamos para frente ou para traz, os jacarés, um a um nos acompanhava.
O primeiro a estrear nos amolados e pontiagudos dentes de um jacaré foi o Gregório Santos; com uma só fechada de mandíbulas, o velho jacaré o partiu ao meio, e nem precisou sair do lugar para capturá-lo. Nós que assistíamos de perto tamanha malvadeza, já esperávamos a nossa vez.
Em seguida foi a vez do Marcos Vital que tentou correr por cima de alguns jacarés enfileirados, mas foi pego por um esfomeado, arremessando-o  ao longe, já caindo pronto para os jacarés o saborearem.
Aos poucos os esfomeados foram fechando o cerco, e um jacaré dos mais jovens resolveu abocanhar um dos braços do Gameleira, arrancando-o de uma só vez, e ao cair, foi devorado por um que quase provocou uma confusão danada com outro que disputava o corpo do Gameleira.
Como todos nós ali estávamos condenados a passarmos pelas mandíbulas  de tantos jacarés, finalmente chegou a minha terrível vez. Quando um jacaré partiu para me devorar eu desesperado gritei: “-Valha-me Jesus Cristo!” E com esse grito assustador, acordei. Eu estava sonhando.
Que felicidade! Os jacarés existiram apenas no meu sonho.

Minhas simples histórias 

AGRADECIMENTO!


Por Kydelmir Dantas

VENHO AGRADECER TOD@S AS MENSAGENS DE CARINHO, AFETO, BÊNÇÃOS, ABRAÇOS e tudo mais, que recebi de ontem pra cá... São tantas as amizades que agradecer em particular é por demais trabalhoso. A tod@s que me desejaram um dia feliz, digo-o que foi! Aos que não pude ver de perto, saibam que cá estão na minha mente e coração e que a amizade continua em alta. ABRAÇÃO na companhia do amigo XAXADO CEDRAZ.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=674425166256865&set=a.110106342688753&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LANÇAMENTO DE LIVRO



LANÇAMENTO DO ROMANCE E FICÇÃO: "MARIA BONITA, SEXO, VIOLÊNCIA E MULHERES NO CANGAÇO”, Adriana Negreiros, editado pela Ed. Objetiva, do maior Grupo editorial internacional Companhia das Letras. 

O referido livro encontra-se classificado erroneamente como Biografia. Abaixo link de renomado historiador sobre o assunto. 

A 1ª Biografia de Maria Bonita é o livro do historiador do tema há mais de 30 anos Prof. João de Sousa Lima chamado “Maria Bonita: a Rainha do Cangaço”, 2ª ed. 2011.

*Gostaria de escrever que a Ed. Companhia das Letras começou em 1.986 a partir da compra por Luiz Schwarcz da ed. Brasiliense. A partir daí foi incorporando junto com Banco Itaú outras editoras brasileiras e estrangeiras conseguindo o grande feito de ter hoje 22 editoras, e-books, áudio-livros, publishers de palestras com escritórios em 15 países pois é internacionalizada pelo seu braço britânico Penguim Books).

Para se ter uma leve idéia do que significa o poder de marketing 4.0 de Luiz Schwarcz ao promover o livro de sua esposa historiadora Lilia Schwarcz “D. Pedro II: as Barbas do Imperador” só no Brasil vendeu de 3,950 milhões de exemplares do livro e as traduções para os 15 países ninguém consegue os dados. 

**A autora do romance Adriana Negreiros é paulistana, 40 anos, jornalista, trabalhou em revistas como Playboy e Cláudia fala de modo ‘empoderado’ e é casada com o jornalista Lira Neto, 53, de grande prestígio com Luiz Schwarcz pois escreveu 3 livros sobre Getúlio Vargas, 1 sobre Padre Cícero já longamente criticado nos grupos sérios de história e agora está escrevendo um livro sobre musica brasileira.
****Pretendo fazer um estudo mais aprofundado sobre o desserviço que o romance de Adriana Negreiros trará para os brasileiros pois ela tem consigo uma máquina infernal de marketing de um Grupo internacional de Editoras e podem registrar: esse romance será traduzido para mais de 15 idiomas. 

--Bom, esse é o panorama geral.

Gostaria de deixar aqui um link que vale muito ler:
http://joaodesousalima.blogspot.com/

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1509925002486567&set=gm.1113251878838927&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O SORTUDO BOLSONARO ?


Por Alfredo Bonessi

Bolsonaro tinha cerca de dois litros de sangue dentro do abdômen -  Jovem Pan Online

A facada em Bolsonaro foi dada por profissional e foi mortal. Na ponta de uma agulha existem 30 milhões  de vírus, imaginem em uma lamina suja, contaminada de 22 cm - introduzida profundamente no abdômen?


  - se ele deu sorte e não morreu na hora, é que foi socorrido as pressas e estava a poucos metros de um centro cirúrgico,   e ainda, encontrou profissionais competentes para atendê-lo na hora – tudo isso não significa que tenha sobrevivido. É preciso esperar a evolução  do caso e ninguém  poderá  prever o que irá acontecer no futuro. Existem antibióticos  potentes, mas não infalíveis  e não mais poderosos que as bactérias  existentes. A medicina ainda não venceu os vírus  e as bactérias  conhecidas, porque se regeneram e se tornam mais fortes todas as vezes que um medicamento tenta suplantá-los.

Adélio Bispo de Oliveira - https://www.metrojornal.com.br/foco/2018/09/06/policia-confirma-nome-agressor-de-bolsonaro.html

Ficaremos somente com esse raciocínio  lógico  e com isso mostramos  que a vida de Bolsonaro ainda esta por um fio..., um fio de uma faca suja. Bonessi

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SE DOM PEDRO II VOLTASSE AO PLANETA

Por José Mendes Pereira

Se Dom Pedro II voltasse a viver novamente, aqui conosco viria que as nações mundiais se desenvolveram muito durante a sua ausência no globo, principalmente a sua amada terra, Brasil, que fez o homem voar, fazer piruetas sobre os ares. Viria a Ponte do Rio Niterói construída sob o mar com 13,29 Km. Viria os Estados Unidos destruírem cidades inteiras com malditas bombas. Navios de grande porte, viadutos, enormes estátuas. A conquista do homem à lua no ano de 1969 quando nela pousou. Viria gigantescos telescópios captando o universo. O celular sem fio, a televisão, metrôs, bancos com caixas eletrônicos, computadores, instrumentos musicais afinados eletronicamente...

Dom Pedro II viria uma porção de inventos, que ele apesar de ter sido rico e poderoso, não teve o prazer de possuir um desses ou ver.

O desenvolvimento é assustador. Mas, ao sair para ver como anda a educação, com certeza encontraria falhas, não por parte do educador, mas por não ter havido mudança dentro de sala de aula.

Viria que as escolas ganharam: vice-diretor, supervisor, coordenador, professor de educação física, de vídeo, mas na verdade, dentro da sala de aula, a educação continua do mesmo jeito. Os alunos sentados, o professor continua em pé, falando, falando, falando e os alunos escutando, escutando, escutando...,

Vendo que na sala de aula as aulas continuam com o mesmo método do seu tempo com certeza Dom Pedro II viria que não houve quase nada de mudança na educação, e sem pestanejar diria:

"Meus queridos irmãos brasileiros e amados mestres:

A educação do Brasil continua atrasada. É preciso mudar esse sistema arcaico, e criar um novo método de lecionar. Não há desenvolvimento sem bons métodos educacionais para se repassar aos alunos, mesmo fora de sala de aula. Crie um novo método, talvez lecionando ao ar livre, ao caminhar, nos passeios, nas praias, nas grotas, nos piqueniques, nos museus, pedalando em bicicletas e sempre observando a natureza. Assim o aluno se tornará interessado e será seu grande amigo. Dentro da sala de aula o aluno se considera subordinado. Caminhando ele se sentirá livre e do tamanho do mestre e do meu querido Brasil".

Minhas simples histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EVENTO CULTURAL DO MUSEU DO SERTÃO TORNOU-SE INTERESTADUAL


Por Benedito Vasconcelos Mendes

Grande número de escritores de vários Estados nordestinos prestigiaram a XIII Jornada Cultural do Museu do Sertão, realizada na manhã de hoje ( primeiro de setembro, sábado ), na Fazenda Rancho Verde, sede do Museu do Sertão. A Missa celebrada pelo Capelão da Marinha no Rio de Janeiro, padre Agostinho Justino dos Santos emocionou os presentes, com seus cânticos de autoria do celebrante. A Apresentação de dois hinos e uma canção para o Museu do Sertão executadas pelo Grupo Musical Incanto, da ACJUS-Academia de Ciências Jurídicas e Sociais encantou os participantes do evento, principalmente pela cativante voz da Juíza de Direito Welma Menezes e do tenor e Advogado Professor Paulo Fernandes, Acadêmicos da ACJUS. O Maestro Gideão Lima, autor dos arranjos dos referidos hinos foi um destaque a parte. A palestra do escritor e ex-Governador do Ceará Gonzaga Mota foi uma verdadeira aula de estímulo à cultura sertaneja. A Primeira Exposição de Livros de Autores Mossoroenses, organizada pelo Museu do Sertão em parceria com a AMARP-Academia Mossoroenses de Artistas Plásticos, foi outro item do evento, que marcou a cultura potiguar. A Professora Franci Dantas, Presidente da AMARP e demais sócios desta Academia organizaram uma exposição de Livros que vai ficar na história de nossa terra. Só para ilustrar o gabarito deste evento, citamos alguns dos ilustres participantes desta jornada cultural : O Ceará estava representado por uma elite de homens das Letras e das Ciências, dos quais citamos: Criminalista, maior orador Cearense e representante da Academia Cearense de Retórica, Neuzemar Morais e sua filha, a médica e Presidente do CCC-Centro Cultural do Ceará, o Presidente da Academia Cearense de Ciências,  Albersio Lima, o Ex-Chefe Geral da EMBRAPA FRUTICULTURA TROPICAL, Férrer Bezerra, o Presidente do CETREDE da UFC- Universidade Federal do Ceará, Francisco de Assis Melo, a Vice-presidente e o ex-Presidente da ALACE-Academia de Letras e Artes do Ceará, respectivamente Maria Socorro Cavalcanti e Joselito Nunes Magalhães, a Presidente da Academia Lavrense de Letras, Cristina Couto, o Presidente do GECC-Grupo de Estudos do Cangaço do  Ceará, Ângelo Osmiro, que estava acompanhado dos membros Aderbal Nogueira, Daniel Cruz, Ezequias Menezes Aguiar e de outros sócios. Alagoas foi representado pela Secretária do Município de Traipu, Suely Galvão e Neto de Arapiraca. Sergipe foi representado pelo cineasta Thiago Menezes. A Academia Norte-rio-grandense de Letra foi representada pelos Acadêmicos Leide Câmara e Clauder Arcanjo. A Academia Assuense de Letras foi representada por seu Presidente, Francisco Costa e pelo cientista Joacir Rufino. A ALAM-Academia de Letras e Artes de Martins  foi representada pelos irmãos Taniamá Vieira e Clóvis Vieira, além  de maciço número de intelectuais Mossoroenses, dentre eles, o Presidente da ACJUS, Wellington Barreto, a Ex-Presidente da AFLAM-Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense, Joana D’Arc Fernandes Coelho, o ex-presidente do ICOP-Instituto Cultural do Oeste Potiguar, escritor Rubens Coelho, o fundador da SBEC-Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, Paulo Gastão, o Reitor da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semiárido, Arimatéia Matos e os Professores Jorge Soares, Erimar e Ayala, além de grande número de artistas plásticos, professores, escritores da nossa Mossoró. O poeta Zelito Nunes Magalhães, autor de um dos hinos do Museu do Sertão, o Advogado Sebastião Jales, Antônio Andrade e outras destacadas personalidades de Mossoró também abrilhantaram está Jornada cultural. Pau dos Ferros foi representada pelo Intelectual Hélio Diógenes e Tangará pelo Agrônomo Ilo Marinho. A TCM foi representada pela Doutora Stela  Maris de Medeiros.

Enviado por Benedito Vasconcelos Mendes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CARIRI CANGAÇO - SÃO JOSÉ DE BELMONTE - PE....DE 11 A 14 DE OUTUBRO/2018 PROGRAMAÇÃO EM BREVE !!! AVANTE..

Por Manoel Severo



https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?fb_dtsg_ag=Adzxonr143bsdhJRT7jElpTyQKQkFZpO4yFv1xKjWmk_qg%3AAdzu_C9PK7o3JB-NuT4PdqKdimyewgltrZ7tgkMO5ngKsAPor:

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com