Seguidores

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

O REI LAMPIÃO.

 Por José Mendes Pereira

Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião nasceu em (Serra Talhada no Estado de Pernambuco no dia  4 de junho de 1898, e faleceu em Poço Redondo no Estado de Sergipe,  na madrugada de 28 de julho de 1938). 

Foi um cangaceiro brasileiro que atuou no sertão nordestino e ficou conhecido como Rei do Cangaço, por ter sido o mais bem-sucedido líder cangaceiro da história. 

Seus pais eram José Ferreira da Silva ou dos Santos e Maria Sulena da Purificação ou Maria Lopes. 

Seus irmãos eram Antonio, Livino, João, Ezequiel, Maria, Anália, Virtuosa e Angélica. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PEÇA LOGO ESTES TRÊS LIVROS PARA VOCÊ NÃO FICAR SEM ELES. LIVROS SOBRE CANGAÇO SÃO ARREBATADOS PELOS COLECIONADORES.

 Por José Mendes Pereira


A primeira obra é "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS" que já está na 5ª. edição, e aborda o fenômeno do cangaço e a vida do maior guerrilheiro das Américas. Um homem que não temeu às autoridades policiais  e muito menos aqueles que lutavam contra a sua pessoa, na intenção de desmoralizá-lo nas suas empreitadas vingativas, e eliminá-lo do solo nordestino. Realmente foi feito o extermínio do homem mais corajoso e mais admirado do Nordeste do Brasil, na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, no Estado de Sergipe, mas não em combate, e sim, através de uma emboscada muito bem organizada pelo alagoano tenente João Bezerra da Silva. 


O Segundo livro da trilogia do escritor é: "FATOS ASSOMBROSOS DA RECENTE HISTÓRIA DO NORDESTE" com 332 páginas, e um grande acervo de fotos relacionado ao assunto. 


O terceiro livro da trilogia também do escritor José Bezerra Lima Irmão é: "CAPÍTULOS DA HISTÓRIA DO NORDESTE" resgata fatos sobre os quais a história oficial silencia ou lhes dá uma versão edulcorada ou distorcida: o "desenvolvimento" do Brasil, o desumano progresso de colonização feito a ferro e fogo, Guerra dos Marcates, Cabanada, Balaiada, Revolução Praieira, Ronco da Abelha, Revolta dos Quebra-Quilos, Sabinada, Revolta de Princesa, as barbáries da Serra do Rodeador e da Pedra do Reino, Guerras de Canudos, Caldeirão e Pau-de-Colher, dando ênfase especial à saga de Zumbi dos Palmares, Invasões Holandesas, Revolução Pernambucana de 1817, Confederação do Equador e Guerras da Independência, incluindo o 2 de Julho, quando o Brasil se tornou de fato independente... São assunto que dá gosto a gente lê-los.  

Adquira-os com o professor Pereira através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br

ou com o autor através deste g-mail: 

josebezerralima369@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

A arca

 
Por Rangel Alves da Costa


 
Eu não quis mais avistar
os lixões com seus pássaros famintos
os silêncios tristes nos olhos dos meninos
 
eu já não suportava alimentar
de restos de restos e putrefatos grãos
os animais que me estendiam as mãos
 
quanto me doía ouvir os lobos
uivando suas fomes em sertões tão pobres
e no alto da montanha a fartura dos nobres
 
então das lágrimas famintas eu enchi o mundo
e toda a lonjura da terra logo se tornou em mar
e todos então correram para a arca alcançar
 
mas somente os pássaros meninos
mas somente os lobos de tristes destinos
e aqueles bichos jogados aos desatinos

estavam salvos ao amanhecer!
 
 
http://blograngel-sertao.blogspot.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ÁGUAS NO RIO IPANEMA

 Clerisvaldo B. Chagas, 5/6 de outubro de 2020

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.413


A surpresa do ano em Santana do Ipanema e em todo sertão de Alagoas, foram as chuvas caídas ultimamente, pegando o fim de outubro e início de novembro. Outubro sempre foi o mês mais seco do ano e novembro o mês dos ventos. E dos meados de novembro em diante, tempo sujeito às trovoadas que chegam com relâmpagos e trovões. Choveu por esses dias no sertão inteiro, armazenando água nos açudes e barreiros para ajudar nesse período tradicional de estiagem. Mas, para espanto dos santanenses, que nunca viram cheia no rio Ipanema no mês de novembro, chegaram águas mansas tomando conta das suas areias grossas. Muitos correram para às margens do rio procurando os melhores ângulos para fotografias do incrível.

Diz um ditado santanense: “Panema botou cheia, leva um”. Deus queira, entretanto, que não seja dessa vez. Apesar das águas mansas das últimas chuvas de Pernambuco e Alagoas, não se pode facilitar com as águas do rio Ipanema. Um segundo ditado afirma que “Quando Ipanema bota cheia, o inverno é bom”. Esse mês de novembro apenas confirma a sabedoria santanense. O espetáculo das águas chegando a Santana, forma uma corrida de curiosos procurando o melhor ângulo para fotografar o fenômeno, mas resolvemos mostrar uma foto que sai da rotina dos fotógrafos. As águas passando na região das olarias, muito abaixo da ponte do Comércio onde se concentra o povo. Águas cuja mansidão, embelezam as margens do rio já bastante habitadas.

Geralmente também outras ribeiras do Sertão causam a mesma alegria em seus respectivos municípios, com as águas chegando nos rios temporários. Rio Canapi, Capiá, Traipu, Dois Riachos, este, afluente do Ipanema e que corta a cidade que leva o seu nome. Falamos apenas nos que se abastecem com as águas vindas de Pernambuco e o do nosso estado. Mas, as trovoadas antecipadas só com as chuvas sertanejas também podem dar vida às ribeiras como o Farias, Desumano, Jacaré e Riacho Grande. Além do espetáculo, proporcionam água para os rebanhos ovino, caprino, equino, bovino, asinino e muares, companheiros inseparáveis dos guerreiros do semiárido.

Rios sertanejos! Veias de vida implantadas por Deus no corpo do sertão nordestino. Graças, graças... Graças.

RIO IPANEMA E A CHEGADA DAS ÁGUAS (FOTO:JEANE CHAGAS).



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUIZ GONZAGA

 https://www.youtube.com/watch?v=PgSAp-dNAJE&ab_channel=GuadalupeCantoraBrasil

Guadalupe Cantora Brasil

Luis Gonzaga Especial TV Record (Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Guadalupe, Gonzaguinha, Nando Cordel e Zimbo Trio) Parte 4 - Acervo pessoal Guadalupe - Caros amigos, estou muito feliz por ter recuperado um material muito importante para mim, afinal, trata-se da minha memória viva ! Minha alegria foi tremenda em compartilhar com vocês de um desses momentos, creio, inédito para a grande maioria, e considero a essas alturas, com a falta que todos fazem, de uma importância grandiosa para os que admiram, amam e respeitam tanto a obra dessas figuras fantásticas do nosso cenário artístico brasileiro (Sr. Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Gonzaguinha) Foi um imenso prazer dividi-lo com vocês ! É apenas o primeiro passo desse material recuperado. Obrigada ! Guadalupe Cantora Brasil - Guadalupe Mendonça - Guadalupe Instagram - Guadalupe Cantora Brasil Youtube

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOÃO DE SOUSA LIMA E MARIA DE JURITI

Um dos filhos da ex-cangaceira doou um caderno com riquíssimos depoimentos de Maria de Juriti colhidos por ele,ao escritor João de Souza Lima, que lançará em breve um capítulo sobre esse assunto.

https://br.pinterest.com/pin/608197124672642578/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FOTO DO CANGACEIRO BEM-TE-VI

Essa foi baixada do canal do Robério Santos " Cangaço na literatura"

O Blog do Mendes e Mendes não tem certeza se este cangaceiro foi o amante da cangaceira Lídia Pereira que era companheira do facínora Zé Baiano. Ela foi cruelmente assassinada por ele a pauladas e uma determinada noite bem próximo do coito em que os cangaceiros estavam. 

Lampião e Maria Bonita estvam no coito. A Lídia pediu ao casal rei que não deixassem o Zé Baiano matá-la, mas o casal não nem que sim nem que não no que iria acontecer.  Infelizmente a morte aconteceu. Ela muito bem sabia que cangaceira que traísse o seu companheiro o seu fim seria a morte. 

Sabendo que as coisas poderiam piorar para si o Bem-Te-Vi não esperou por coisa ruim e deu nos calos antes que as pauladas fossem aplicadas na cabeça da sua amada. E quem não faria assim?

A foto do Zé Baiano não aparece quem a coloriu.

Depois de tanto meditar Zé Baiano se convenceu que o certo seria limpar sua honra derramando sangue. Iniciou as agressões sem dó e sem piedade, deixando a Lídia irreconhecível. 

Do acervo do pesquisador Robério Santos - https://www.youtube.com/watch?v=d6nPz8Jjbms 

Terminado o serviço o cangaceiro cavou uma cova rasa, depositou o corpo da sua ex-querida Lídia e o enterrou. E ali ficou um bom tempo chorando muito ao pé da cova.

https://br.pinterest.com/pin/609534130812371992/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUEM MATOU O CANGACEIRO JARARACA?

Por Na Rota Do Cangaço 

https://www.youtube.com/watch?v=BOhrn2u6cLc&ab_channel=NaRotaDoCanga%C3%A7o

Em 1927, a então próspera cidade de Mossoró conseguiu uma inédita vitória civil sobre as tropas de Lampião. A população local se armou, montou barricadas e ofereceu resistência. Surpreendidos, os cangaceiros bateram em retirada, mas um deles, Jararaca, acabou sendo capturado. Nesse mini documentário, alguns questionamentos são colocados a cerca desse evento, pois, boa parte da literatura popular afirma categoricamente que as balas que atingiram os cangaceiros Colchete e Jararaca, partiram da trincheira instalada na torre da igreja de São Vicente de Paula, mas, estudos sérios sobre o evento, confirmam categoricamente que os dois cangaceiros foram atingidos da barricada na frente da casa do prefeito Rodolfo Fernandes, por Manuel Duarte que portava uma Winchester calibre 44, é importante frisar que o cangaceiro Jararaca foi atingido com um tiro transfixante nas costas e outro na coxa direita e o cangaceiro Colchete com um tiro no olho saindo na nuca. A intenção do vídeo é provocar o questionamento e assim instigar o público a pesquisar a História que por anos vem sendo contada de forma contraditória. Livros, obras literárias, espetáculos teatrais, inúmeras fontes populares contam que os tiros partiram da igreja. Optamos por não citar os nomes dessas fontes. Espero que Gostem do trabalho e Bons estudos. 

Produção: Embolada Filmes e Led Estúdio gravações. Direção: Madson Ney Assistente de direção: Gabriel Tenix. Trilha sonora: Sizinho Junior. Apresentação: Sizinho Jr. Agradecimentos: Coordenação da capela de São Vicente de Paula e Adjandre Lopes.

https://www.youtube.com/watch?v=BOhrn2u6cLc&ab_channel=NaRotaDoCanga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AS SEPULTURAS E AS HISTÓRIAS DOS GRANDES INIMIGOS DE LAMPIÃO.

 

https://www.youtube.com/watch?v=eaVjBloOiPg&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Cangaçologia

CEMITÉRIO DA FAZENDA EMA Local onde estão enterrados alguns “Nazarenos”, que no passado fizeram parte da mais destemida e ferrenha Força Policial Volante em perseguição a Lampião e seus aliados. Luiz Ferraz Filho (Historiador) e Mabel Cristine Nogueira Sousa, membro das famílias Nogueira e Jurubeba, inimigas de Lampião, fizeram uma visita ao cemitério da Fazenda Ema, localizado no município de Serra Talhada no estado de Pernambuco e ao lado das sepulturas dos antigos combatentes de Nazaré, contam um pouco da história de cada um desses personagens da história cangaceira. Um documentário muito bem produzido e rico em informações que merecem serem conhecidas e analisadas. 

Geraldo Antônio de Souza Júnior

https://www.youtube.com/watch?v=eaVjBloOiPg

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS GRANDES INIMIGOS DE LAMPIÃO - PARTE I.

https://www.youtube.com/watch?v=U4sTnges9mY&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Cangaçologia

Nesse documentário traremos fatos e depoimentos a respeito dos irmãos Batoque e Zé Guedes que no passado fizeram parte da mais temida e implacável Força Policial Volante que se tem notícia na história cangaceira. Os Nazarenos, como assim eram chamados os membros dessa Força, eram em sua grande maioria filhos do então povoado de Nazaré distrito de Floresta no estado de Pernambuco. O que motivou a origem do apelido dos maiores inimigos de Lampião. Esse trabalho que foi idealizado e produzido pela minha querida e saudosa amiga Mabel Nogueira (Mabel Cristine Nogueira Sousa) trás os depoimentos das senhoras: Maria José dos Santos Araújo "Dadá" e Luzia Ana dos Santos "Luzia Guedes", filhas do Nazareno Zé Guedes e sobrinhas do afamado rastejador Batoque. O documentário conta ainda com o depoimento do senhor Domingos Nogueira, que fala a respeito dos acontecimentos que levaram Zé Guedes e Batoque a ingressarem na Força Nazarena. Formidável é a palavra mais adequada para definir esse trabalho. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com