Seguidores

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

ÁGUAS NO RIO IPANEMA

 Clerisvaldo B. Chagas, 5/6 de outubro de 2020

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.413


A surpresa do ano em Santana do Ipanema e em todo sertão de Alagoas, foram as chuvas caídas ultimamente, pegando o fim de outubro e início de novembro. Outubro sempre foi o mês mais seco do ano e novembro o mês dos ventos. E dos meados de novembro em diante, tempo sujeito às trovoadas que chegam com relâmpagos e trovões. Choveu por esses dias no sertão inteiro, armazenando água nos açudes e barreiros para ajudar nesse período tradicional de estiagem. Mas, para espanto dos santanenses, que nunca viram cheia no rio Ipanema no mês de novembro, chegaram águas mansas tomando conta das suas areias grossas. Muitos correram para às margens do rio procurando os melhores ângulos para fotografias do incrível.

Diz um ditado santanense: “Panema botou cheia, leva um”. Deus queira, entretanto, que não seja dessa vez. Apesar das águas mansas das últimas chuvas de Pernambuco e Alagoas, não se pode facilitar com as águas do rio Ipanema. Um segundo ditado afirma que “Quando Ipanema bota cheia, o inverno é bom”. Esse mês de novembro apenas confirma a sabedoria santanense. O espetáculo das águas chegando a Santana, forma uma corrida de curiosos procurando o melhor ângulo para fotografar o fenômeno, mas resolvemos mostrar uma foto que sai da rotina dos fotógrafos. As águas passando na região das olarias, muito abaixo da ponte do Comércio onde se concentra o povo. Águas cuja mansidão, embelezam as margens do rio já bastante habitadas.

Geralmente também outras ribeiras do Sertão causam a mesma alegria em seus respectivos municípios, com as águas chegando nos rios temporários. Rio Canapi, Capiá, Traipu, Dois Riachos, este, afluente do Ipanema e que corta a cidade que leva o seu nome. Falamos apenas nos que se abastecem com as águas vindas de Pernambuco e o do nosso estado. Mas, as trovoadas antecipadas só com as chuvas sertanejas também podem dar vida às ribeiras como o Farias, Desumano, Jacaré e Riacho Grande. Além do espetáculo, proporcionam água para os rebanhos ovino, caprino, equino, bovino, asinino e muares, companheiros inseparáveis dos guerreiros do semiárido.

Rios sertanejos! Veias de vida implantadas por Deus no corpo do sertão nordestino. Graças, graças... Graças.

RIO IPANEMA E A CHEGADA DAS ÁGUAS (FOTO:JEANE CHAGAS).



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário