Seguidores

terça-feira, 4 de junho de 2013

A Rainha do Cangaço

Por: José Mendes Pereira
Maria Gomes de Oliveira - Maria Bonita

Maria Bonita como já é do conhecimento de todos nasceu no dia 8 de março de 1911, no município de Paulo Afonso, no Estado   da Bahia). Viveu sua infância e adolescência no sítio dos pais. Aos quinze anos casou-se com o sapateiro José de Neném, e não estando satisfeita com o matrimônio, abandonou o seu cônjuge de uma vez por toda, e decidiu  acompanhar o homem mais temido do Brasil, o rei Lampião, para  fazer parte de seu respeitado bando de cangaceiros, onde permaneceu até a sua morte, na madrugada de 28 de julho de 1938, lá na Grota de Angicos, no Estado de Sergipe. 


Antonio dos Santos - O cangaceiro Volta Seca
  
Em 1973, o Jornal “O Pasquim”, Nº. 221, referente aos meses setembro e outubro publicou uma entrevista que havia feito com Antonio dos Santos, o cangaceiro Volta Seca, afirmando ele que quando Maria Bonita incorporou-se ao bando de cangaceiros, já fazia mais de dois anos que ele estava em companhia dos asseclas.

O encontro da futura cangaceira com Lampião se deu quando certo dia o bando havia se hospedado na Malhada da Caiçara, e lá, chegou uma senhora conhecida por Maria Déia, que afirmando ser a mãe de Maria (a futura Maria Bonita), e foi de encontro a Lampião, dizendo-lhe que sua filha Maria desejava muito conhecê-lo. Lampião se sentindo orgulhoso, disse-lhe que para ela o conhecer não havia dificuldades, pois ele estava sempre por ali. E voltando-se para Dona Maria Déia, perguntou-lhe onde ela morava.  Ela o respondeu que a filha era casada e residia em Santa Brígida.

Lampião e Maria Bonita

Lampião interessado para conhecê-la pediu que a chamasse, pois estaria até a manhã do dia seguinte, e não comunicasse mais a ninguém da sua presença naquele lugar. 
               
Dona Maria Déia querendo que a filha o conhecesse já que era um dos desejos dela, mandou um dos filhos chamá-la em sua residência.  E ao chegar, mãe e filha dirigiram-se à presença do desejado homem. E depois de se apresentarem, os dois ficaram palestrando. 
                
Maria desejou acompanhá-lo, mas Lampião tentou convencê-la, explicando-lhe que não tinha futuro, pois ele era um homem que vivia da desgraceira, e não era engraçado levá-la para uma vida que não tinha tranquilidade. E lá, o sofrimento era constante; passava fome, sol, poeira..., e ele mesmo vivia naquela vida, mas não gostava.
                
Disse-lhe ainda que muitas vezes passavam dias sem se banharem, e  não era justo uma mulher tão linda quanto ela levar a vida sem se banhar. Ainda a aconselhou que ficasse com o seu marido, já que haviam sido abençoados por Deus, para viverem a vida até que a morte os separasse. A vida de cangaceiro não era mar de rosas, nem para ele e nem para ninguém. Muitas vezes se sentia desprezado por Deus e por todos; e no cangaço era somente tiroteio e mais nada.  Ele ainda alegou que não era um homem da sociedade. Mas ela insistiu tanto que findou Lampião a carregando na garupa do seu cavalo para as caatingas, sendo ela a primeira cangaceira brasileira.

Minhas Inquietações

O que disse Volta Seca ao jornalista sobre a entrada de Maria Bonita para o cangaço, foi bem detalhado. Mas uma resposta me deixou confuso:
                
O jornalista do Jornal "Pasquim" fez-lhe uma pergunta:
                
- Ela atirava também?. 
               
 E ele o respondeu:
                
- Atirava! Eu queria está com ela e não queria está com dez homens da marca dos que eu conheço por aqui. Estava mais satisfeito”

A resposta de Volta Seca contraria o que disse Balão em novembro de 1973 à Revista Realidade.  Veja: “Maria Bonita usava uma pistola Mauser de 11 tiros, mas também não atirava nada”.

 Guilerme Alves - O cangaceiro Balão

Balão deixou a sua resposta com duplo sentido. Quem era que não atirava nada, Maria Bonita ou a pistola mauser?
               
Apesar de não conhecer muito sobre o cangaço, mas eu acho difícil Maria Bonita ter assassinado alguém no período em que ela participou do movimento social dos cangaceiros. É óbvio que o seu olhar era sério, duro, mas apenas o olhar, e dentro dela batia um coração amável e generoso. Afinal, Maria Bonita entrou no cangaço não para se vingar de ninguém, e sim, para ser a mulher do homem que ela achava que era a sua verdadeira alma gêmea. 
                
Em tudo que eu tenho lido sobre o cangaço ainda não encontrei algo escrito por algum autor de livros, textos ou outra coisa parecida, afirmando que Maria Bonita era perversa.
               
Mesmo eu discordando algumas respostas de Balão na entrevista que ele cedeu à Revista Realidade, e deixando a resposta com duplo sentido, eu estou mais para acreditar nele, quando disse que Maria Bonita não atirava nada.  

Embora não tenha se casado oficialmente com   Lampião, mas Maria Bonita é considerada a sua primeira esposa, onde viveram juntos durante oito anos.  


Fontes de Pesquisas:

Jornal “O Pasquim”, Nº. 221 - Setembro/Outubro de 1973
Revista Realidade - 1973.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Por que o sargento Evaristo Carlos foi poupado pelas mãos vingativas de Lampião?

Por: Antonio José de Oliveira(*)

Caro José Mendes Pereira:

Antes de tudo, os meus parabéns pelo aniversário de ANA BEATRIZ – sua neta, ocorrido neste dia  três.

Ana Beatriz e a mãe Maria Prycylla

Grato e muito grato pela postagem da minha foto. Grato ainda pelo excelente atendimento às pessoas que enviam informações para seu blog.

Sargento Evaristo Carlos

Quanto ao Sargento Evaristo Carlos, do triste episódio da Cidade de Queimadas, o blog PORTAL DO  CANGAÇO DE SERRINHA, do meu amigo 

Rubinho Lima e Guilherme Machado

Guilherme Machado (dia 14.02.012) informa  que “um pedido formulado por D. Santinha, esposa de Anfilófio Teixeira, escrivão da Coletoria Federal, fez que o Sargento Evaristo escapasse”. E, na mesma matéria 

O  cangaceiro Labareda - Ângelo Roque

“Ângelo Roque num depoimento ao Professor Estácio de Lima confirmou o fato, dizendo que o Sargento, se não fosse a intervenção da moça, “teria caído no ferro”. Cita ainda a história de um trancelim de ouro que a D. Santinha ofereceu a 

Lampião e Maria bonita

Lampião, onde o mesmo mandou que ela fizesse um pedido. E o pedido foi exatamente poupar a vida do Sargento Evaristo. O que fora atendido.

Já o mesmo blog (Portal do Cangaço de Serrinha), do dia 07.06.012, apresenta  a seguinte informação:  “(...) Passando pela cidade de São Domingos, conheci o Senhor 


Sinézio Simões de Araújo. (...) Em conversa sobre o cangaço, com o Senhor Sinézio, este me contou que nos anos 30 trabalhou com o sortudo Sargento. (...) Segundo Sinézio, o Sargento era primo do cangaceiro Virgulino”. Fala Guilherme Machado.

E aí Mendes, a história continua... (quando o mesmo foi poupado por ser primo de Lampião).

São as palavras do meu amigo GUILHERME com o qual não pude contatá-lo, devido as suas ocupações e as minhas.

Caso Guilherme leia esta matéria (cuidadoso como ele o é), creio que vai nos tirar esta dúvida.

(*) É pesquisador do cangaço, aposentado como Agente de Tributos da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. Natural do Município de Riachão do Jacuípe, mas resido no Povoado de Bela Vista – Serrinha – Bahia. Formado em Teologia, Pedagogia e fez pós-Graduação em Psicopedagogia e Psicanálise Clínica. O seu TCC em Psicopedagogia foi escrito sobre o cangaço. Assim, ficou apaixonado pela história do cangaço.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GRANDE LANÇAMENTO CARIRI CANGAÇO 2013 - "Porque Lampião Invadiu Mossoró?"

Autor: Honório de Medeiros
Kydelmir Dantas, Honório de Medeiros e Sabino Bassetti

"Saberia Lampião que sua incursão ao Rio Grande do Norte, Estado onde nunca estivera, onde iria percorrer região plana, descampada, larga e extensa, sem elevações importantes desde Luis Gomes até Mossoró, tirante a Serra do Martins, à margem do percurso, feita com barulho, saques, depredações, tiros, mortes, contrariando toda sua experiência anterior de cangaceiro vitorioso nos embates com a Polícia, contaria com a omissão do Governo do Rio Grande do Norte em combatê-lo?" 

Honório de Medeiros.

www.cariricangaco.blogspot.com


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"Porque Lampião Invadiu Mossoró?"

Por: Honório de Medeiros
Honório de Medeiros e Manoel Severo


Lançamento por Honório de Medeiros no Cariri do Ceará!
Cariri Cangaço 

17 a 22 de setembro de 2013. 
Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro e Porteiras.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com