Seguidores

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

ACADEMIA DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ACADEM ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM

 1481522002230_PastedImage

- RESOLUÇÃO ASCRIM 001/2023 –  

RECESSO  ACADÊMICO ASCRIM /2023, DE 04.01.2023  


 - REENVIADO A PEDIDOS -

 

I - NA QUALIDADE DE PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM, ALBERGADO NOS PODERES QUE ME SÃO CONSTITUÍDOS,  

 

R E S O L V O: 

1. DETERMINAR O RECESSO  ACADÊMICO DA ASCRIM ACADEM, NO PERÍODO DE 09.01.2023  A 09.02.2023, CONCERNENTE AS FÉRIAS DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM. 

2. NO PERÍODO DO RECESSO SUPRAMENCIONADO, TODAS ATIVIDADES DA ASCRIM ESTARÃO SUSPENSAS, EXCETO:

a) A PUBLICAÇÃO DO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA “REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA DIRETORIA EXECUTIVA E DO CONSELHO FISCAL DA ASCRIM – A SER PUBLICADO AO LONGO DO PERÍODO RECESSIVO, QUE SE INICIA NA DATA EM QUE AQUI SE DECRETA.

b) A PUBLICAÇÃO DO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA “ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA ASCRIM – A SER PUBLICADO AO LONGO DO PERÍODO RECESSIVO, QUE SE INICIA NA DATA EM QUE AQUI SE DECRETA.

c) A PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAÇÕES CULTURAIS, JÁ COMUNICADAS OFICIAL E TEMPESTIVAMENTE ANTES DESTA PUBLICAÇÃO RESOLUTIVA, BEM COMO OS ASSUNTOS EXCLUSIVOS DE ALÇADAS EDITILIZADAS, ESPECÍFICAS INADIÁVEIS EM PROL DA ASCRIM. 

3. EM CARÁTER EXCEPCIONALÍSSIMO, PARA DESPACHAR COMPROMISSOS EXTERNOS E ADMINISTRAR OBRIGAÇÕES INTERNAS DA PRESIDÊNCIA, INICIADAS ANTES DO RECESSO SUPRAMENCIONADO, O PRESIDENTE DA ASCRIM MANTERÁ EXPEDIENTE COM PLANTÃO EXCLUSIVO – PRAXE DESTA PRESIDÊNCIA - PARA ESSA FINALIDADE, VISANDO CUMPRIR ESSE MISTER EM ASSUNTOS QUE BENEFICIEM O CORPO SOCIAL E O PATRIMÔNIO INSTITUCIONAL DA ASCRIM. 

4. OUTROSSIM, OS PRAZOS DA ASCRIM ESTARÃO SUSPENSOS NO PERÍODO DO RECESSO SUPRAMENCIONADO, DEVENDO REINICIAR A CONTAGEM NO 1º DIA ÚTIL SUBSEQUENTE AO TÉRMINO DESSE PERÍODO RECESSIVO. 

5. EXCEPCIONALMENTE, OS PRAZOS DE RECEBIMENTO DE ANUIDADES DA ASCRIM ESTÃO SUSPENSOS, ATÉ O TÉRMINO DO RECESSO, TEMPO EM QUE SERÁ EXAMINADA A CAPA-CARTA DE AJUSTES DE PENDÊNCIAS DA ASCRIM, PELA DIRETORIA EXECUTIVA DA ASCRIM E DO CONSELHO FISCAL DA ASCRIM, ANTES DA SUA PUBLICAÇÃO.

       

II- TERMOS EM QUE EXPEDE, REGISTRE-SE E CUMPRA-SE A PRESENTE  RESOLUÇÃO ASCRIM 001/2023, REVOGANDO-SE AS DECISÕES EM CONTRÁRIO, PODENDO SER RETRANSMITIDO POR TODOS OS MEIOS DISPONÍVEIS AOS INTERESSADOS.  

 

MOSSORÓ(RN), 04 DE JANEIRO DE 2023 

 

BOAS FESTAS !  

 

SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS 

  

BOAS FÉRIAS !  

 

PROSPERIDADE E ESPERANÇA EM 2023  

 

FELIZ RETORNO 2023 ! 

  

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO 

-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM- 

 

MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO

-VICE-PRESIDENTA INTERINA DA ASCRIM-


Enviado pela ASCRIM


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO: O MILHO, O MACHADO E A MORTE DE BRAÚNA

 Por Fatos na História

https://www.youtube.com/watch?v=stAsg0lIrNY&ab_channel=FatosnaHist%C3%B3ria-Canga%C3%A7oeNordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ !

Por Heróis da Televisão

Elvis Presley nasceu em um dia 8 de Janeiro no distante ano de 1935 ! Em 1963 , investindo em sua carreira de Cinema, protagonizou o filme “ Loiras, Morenas e Ruivas “. Em uma cena ele paga 25 cents para o pequenino Kurt Russell chuta-lo . É um mirabolante plano para encontrar a enfermeira que o Rei do Rock está paquerando . Kurt Russell dispensa apresentações . Em 1979 , ele faria o papel de Elvis em uma mini série sobre o Rei e em 1995 , repetiria a dose em uma curta cena no filme Forest Gump . Nela , Forest com uma gaiola de ferro presa às pernas , ensina Elvis a dançar balançando os quadris ... Hilário e inesquecível ! Essa é a magia do Cinema !

https://www.facebook.com/photo/?fbid=592690036174069&set=a.350256430417432

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ELZA SOARES E GARRINCHA.

 

Elza Soares e Garrincha, caminhando no Viaduto do Chá, no centro da cidade de São Paulo.

Data: 8 de julho de 1966.

Fonte: Agência Estado.

https://www.facebook.com/saopaulovelhostempos/photos/a.105412517602041/714658726677414/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

POÇO DAS MULHERES

 Clerisvaldo B. Chagas, 11 de janeiro de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.827

A proposta do grupo era mostrar às autoridades e à sociedade em geral, a intensa poluição do trecho, urbano do rio Ipanema relativo ao Bairro Barragem até o final do Bairro São Pedro. Assim fomos da zona oeste da cidade até a zona leste, por dentro do rio seco e prosseguimos até o final do bairro ou subúrbio Bebedouro. Fotografando, filmando, conseguimos o nosso objetivo quando exibimos a poluição geral dominada pelo lixo doméstico que não poupa lugares. Até sentíamos pena em vermos tantas carrapateiras ao longo do rio, terrivelmente adubada, assoberbada com tanto lixo.  A carrapateira que dá o fruto mamona, é muito bonita, vistosa, folhas largas, frutos belos em cachos, tal qual a uva. É matéria-prima do biodiesel e do azeite que lubrifica o eixo do carro de boi e o torna cantador; orgulho do carreiro.

Antes da empreitada, havíamos sido informados pelo saudoso comerciante Benedito Pacífico, sobre o Poço das Mulheres que fica exatamente aos fundos do seu Restaurante Biu’s Bar, à Rua Delmiro Gouveia. O poço, situado em local de pedregulho, puxa mais para perto da margem direita do rio Ipanema. Antigamente, depois das grandes cheias, entre três a quinze dias, a o volume d’água baixava, a cor barrenta limpava, avisando ser o momento propício para os banhos nos poços: Juá, das Mulheres, dos Homens e o do Escondidinho. Pois bem, ao passarmos em nossa missão pelo poço indicado pelo senhor Benedito, paramos para fotografar, apreciar e admirar aquele trecho ajardinado de pedras e arbustos por trás da Rua Delmiro Gouveia. Imaginamos as mulheres se banhando, naquele tempo onde o banho era com vestido e tudo.

Os homens banhistas do Poço do Juá, a cerca de 300 metros abaixo, não subiam para o poço das Mulheres. Naquelas imediações ainda hoje se vê no leito do rio seco, muitos arbustos verdes e animais amarrados ou não, pastando emoldurados nas paisagens de inverno ou de verão. O poço das Mulheres representa uma espécie de resistência feminina em tempo de machismo acentuado do mundo sertanejo. O poço das mulheres deveria atualmente exibir uma escultura feminina para imortalizar o ponto tão valorizado de outrora, assim como outra escultura no poço dos Homens, o Máximo do lazer santanense até antes da construção da ponte sobre o rio e que leva o nome de General Batista Tubino.

Saudade.

NO POÇO DAS MULHERES: ESQUERDA PARA À DIREITA: PROFESSOR CLERISVALDO, CANTOR FERREIRINHA, PROFESSOR MARCELLO, FORROZEIRO MANOEL MESSIAS (FOTO: SÉRGIO CAMPOS-ARQUIVO).


http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2023/01/pocodas-mulheres-clerisvaldob.html

ESVAZIANDO A CASA

 Clerisvaldo B. Chagas, 10 de janeiro de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.826


Foi surpreendente a divulgação do IBGE em que 70 cidades de Alagoas diminuíram o número de habitantes. Em seguida relacionaremos apenas as que ficam mais perto de nós: sertão, alto sertão, sertão do São Francisco: Água Branca, Batalha, Belo Monte, Canapi, Dois Riachos, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Olho d’Água do Casado, Olivença, Palestina, Palmeira do Índios, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Piranhas e Senador Rui Palmeira. Mas o que faz uma cidade perder habitantes e mesmo se transformar em cidade fantasma? As inúmeras causas de esvaziamento são explicadas na Geografia, Sociologia, História e Economia. É preciso pesquisa sobre o assunto e cada caso pode ser uma causa específica, mas assusta quando se aponta 70 cidades perdendo habitantes de uma vez.

Entretanto, muitos fogem por motivos severos como fuga por causa de guerra, enchentes, epidemia, vulcanismo e coisas parecidas. A nós, parece causa principal de redução de número de habitantes, a própria concorrência salutar entre cidades que evoluem e cidades que se estagnam em desenvolvimento geral. Algumas já eram previstas por pessoas experimentadas, outras causaram surpresas, mas a concorrência, engole mesmo. Os gestores são peças fundamentais no desenvolvimento, na estagnação ou na decadência das suas respectivas cidades, dependendo do modo de vê o presente e o futuro  da urbe que administra. Cidade onde tudo falta a população migra naturalmente em busca de centros maiores à procura de educação, saúde, emprego e oportunidades.

E aqui para nós, não deixa de ser humilhante a redução comprovada da população da cidade em que habitamos. Muitas destas cidades que estão na lista acima, são ótimas para se viver, mas a juventude é vibrante, futurista, cheia de sonhos e não ficam amarradas ao berço em que nasceu vendo a prosperidade acontecendo em todos os itens da cidade vizinha, da capital do seu estado. Apesar de uma mentalidade nova de gestores interioranos (não aqueles que mantinham o município como feudo) que mexeram no marasmo trazendo algumas novidades para os munícipes, reagiram tarde demais e muitas cidades do Brasil ficaram na subida da ladeira estourando o motor. Outras tudo superaram e hoje despontam como lugares desejado por todos.

MARIBONDO (FOTO: B. CHAGAS).

 


http://blogdomendesemendes.blogspot.com